Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

nathyarmy 07/04/2024

Ia colocar como abandonei mas vale a pena ler algumas partes
Pela forma que esse livro abre nossos olhos para nos questionar quem faz sucesso e porque essas pessoas alcançaram isso, esse livro atinge seu objetivo. Mas assim ele é mto longo para falar só sobre isso, eu tiraria umas 100 páginas facilmente mas mesmo assim vale a leitura e quando sentir que quer passar para frente, faça isso pq não vai perder mta coisa. Só uns exemplos de pessoas de áreas diferentes

Luiz Neves 01/04/2024

O QI realmente importa?
Para os ansiosos, sim! O QI e sim importante, e o livro apresenta isso ao longo dos capítulos, porém, somente ter o QI não será um fato decisor em sua vida e sim, um conjunto de fatores externos e internos.

O livro apresenta em diversos capítulos como algumas pessoas que obtiveram sucesso simplesmente por nasceram no dia 1 de um mês ou em um ano específico.

Em resumo, o livro é excelente, embora eu tenha demorado para lê-lo, eu adorei a leitura. Entender porque existe uma correlação entre Campos de arroz e as escolas dos Estados Unidos foi fantástico, e além disso, entender um pouco mais sobre como a cultura afeta nas quedas de avião.

Recomendo fortemente a leitura para
aqueles que gostariam de entender o mecanismo do sucesso, o conjunto de fatores que o criam. O livro não entrega uma fórmula mágica, mas ele o ensina a entender o sucesso de pessoas do nosso mundo.

vhtonetti 25/03/2024

Ótimas reflexões
Para refletir, na criação de filhos, nas decisões a tomar, no jeito de trabalhar, de encarar a vida.
Recomendo!

Clara Xavier @araclana 19/02/2024

Fora de série
"Fora de Série: Outliers" é um livro escrito por Malcolm Gladwell. Nessa obra, Gladwell explora padrões e fatores que levam algumas pessoas a alcançarem o sucesso extraordinário. Ele examina a influência de elementos como cultura, oportunidade e prática intensiva nas trajetórias individuais. O autor destaca casos de pessoas notáveis e analisa como fatores externos podem desempenhar um papel crucial no sucesso. O livro estimula reflexões sobre o que realmente contribui para o excepcional desempenho humano.

Like a Sir 14/02/2024

Controverso
Esse livro pra mim é controverso.

E segue muito aquele padrão de best-sellers americanos, tipo o "Mindset".

É chato de acompanhar, tenho que ser sincero.

O cara vai lá, dá uma hipótese, e tome-lhe história pra "ilustrar" o que disse.

Dito isso, não sei o que achar desse livro.

Primeiro porque, sim, existem determinados fatores na vida de cada ser humano que são determinantes para o seu nível de sucesso.

E sim, a maioria desses fatores (senão todos) são causados pela sorte, pela probabilidade pura e simples.

Mas o autor vai em detalhes tão específicos que você se perde na leitura. Tipo, se é tudo tão aleatório assim, então é tudo sorte? Se sim, qual o sentido em continuar fazendo as coisas?

Mas sei que, provavelmente, não foi essa a intenção do autor, e sim, explicar que o mínimo detalhe faz a diferença, e que só podemos ter a nós mesmos como régua comparativa.

Porque toda comparação é injusta.

Lembra muito o livro Freakonomics.

Laishvenvs 14/02/2024

O sucesso vem ao encontro
? ????????? ???? | ???????? ??- 5/5.?Fingimos que o sucesso é uma questão de mérito individual, porém nada nas trajetórias que analisamos sugere que os fatos sejam tão simples assim. Essas são histórias de pessoas que receberam uma oportunidade especial de trabalhar muito e a agarraram e que, por acaso, estavam entrando na maioridade numa época em que aquele esforço extraordinário era recompensado pela sociedade. Seu sucesso não foi criado só por elas. Foi o produto do mundo onde cresceram.?

?Fora de série - Outliers? (Outliers) -
Editora Sextante, 2008
Malcom Gladwell

Pela primeira vez, entrei em contato com o gênero de sucesso. Com medo mas, fui. E posso dizer que gostei muito e fui surpreendida. De cara: recomendo muito a todos!

A proposta de Gladwell passa longe de trazer um livro motivacional ou uma abordagem coach. Esse é um livro cientifico onde, dados, circunstâncias, árvores genealógicas, culturas e idades são expostas para que o SUCESSO de grandes personas na história do mundo sejam exatamente o que são: a combinação de muitas camadas - mais simples do que imaginamos.

No início da leitura, me apequenei e questionei se nesse tempo ?ainda existem oportunidades para o sucesso??. Entendi que em todas as situações, as pessoas (privilegiadas ou não em QI, classe social ou habilidades), estavam vivendo ao máximo o que o tempo PRESENTE proporcionou para elas? Para algumas pessoas, foi o fato de construírem as condições ideais para o sucesso de gerações futuras; para outras, foi a dedicação e empenho exímio na atividade exercida.

Não é que as oportunidades para o sucesso não existam. Precisamos estar atentos(as) e focados em entregar o melhor no presente! O sucesso, mais cedo ou mais tarde, vem ao nosso encontro (ou das próximas gerações).

Johnny60 22/01/2024

Esse livro é uma obra incrível de pesquisa e desenvolvimento humano.
Para quem deseja acender à carreira de executivo, ou empreendedor é obrigatório!
Recomendo muito!

Denise 15/01/2024

Será que de fato entendemos o sucesso?
Esse livro me fez refletir bastante sobre o sucesso.
O sucesso é o conjunto de várias situações que levam o sujeito a ter uma grande vantagem entre os demais.
Além disso, os valores do mundo em que habitamos e as pessoas que nos cercam exercem um grande efeito em quem nós somos.
O lugar e a época em que nascemos também moldam os padrões de nossas realizações de formas inimagináveis.

barbosa_ana 30/12/2023

Pensei que seria mais um livro de "coach" com uma fórmula mágica para alcançar o sucesso. mas foi bem diferente.
importante para entender que não existe um padrão e que nosso entorno influência muito sobre onde iremos chegar e o que iremos alcançar.

Dionathan 29/12/2023

Reescrevendo biografias
Fora de Série desmistifica toda e qualquer ideia de genialidade pura e suficientemente única pra se atingir o topo e deixar seu nome na história!

A obra mostra que as oportunidades e o fator "lugar certo, na hora certa" tem tanto ou mais impacto no resultado de uma pessoa do que sua capacidade intelectual para tal.

Além disso, apesar de mostrar que o esforço por si só não garante nada, também traz a lei das 10 mil horas, que dá o devido reconhecimento a todos os "gênios" que tiveram sua dedicação riscada das suas biografias!

read.to.stars 16/12/2023

Chato demais, dava preguiça de olhar, usava ele pra pegar no sono. mas passei na prova então tá top.

alex_fsi 10/12/2023

Não, o sucesso não é puro esforço
É um livro que instiga e, ao mesmo tempo, alivia aquela pressão que a sociedade nos faz por não sermos um sucesso tremendo.

O autor trás uma análise detalhada do que estava por trás do sucesso de grandes nomes, como Jobs, Gates e outros, e demonstra que o esforço não foi e continua não sendo o único fator para se alcançar um grande sucesso.

Porém, nos mostra que, sem o esforço e disciplina, não importam as oportunidades, não é possível crescer. Ao mostrar também o que favoreceu alguns destes grandes nomes e o que atrapalhou grandes candidatos ao sucesso (e que não conseguiram), nos dá uma luz do que podemos buscar e tirar do caminho pra conseguir chegar mais próximos das nossas ambições.

Ele não tem a pretensão de ser um livro motivacional, mas trás relatos bem ponderados sobre sucesso em diversas épocas.