Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Afonso74 16/08/2009

Pra começar esse subtítulo do livro ("descubra pq certas pessoas tem sucesso e outras não") não poderia ser menos apropriado às idéias do livro, que são muito mais abrangentes e inteligentes. As editoras fazem de tudo para "auto-ajudarizar" qualquer livro que exponha pensamentos e reflexões mais interessantes. Seria menos canastrão se fosse algo no sentido de "o que faz alguém se tornar um Fora de Série", afinal Sucesso é um dos conceitos mais relativos que existem.

Mas vamos ao livro: de forma muito competente, o autor foca um determinado tipo de personagem, os fora de série, e traz lógica sobre o que leva alguém a ser uma personalidade de destaque, verdadeiros fenômenos de popularidade ou de relevância para o mundo.

Se me permitem uma digressão: A sociedade moderna se vê cada vez mais adotando a meritocracia e as pessoas ambiciosas (ou que se vêem na obrigação de assim se comportar) se frustram pelo fato de não serem "Outliers" pois, nessa linha de raciocínio, "o sucesso de um Bill Gates dependeu unicamente de seus esforços". Nesse ponto o livro é cirurgicamente preciso em relativizar esse mito e enriquecer a análise sobre o que leva alguém a ser um Fora de Série. Acredito que parte dos Outliers citados acabariam tendo sucesso em suas áreas ou em um outra, mas não teriam sido verdadeiros Fenômenos se não tivessem aquele determinado legado de sua família ou se não tivessem sofrido a influência de alguns fatores conjunturais que o livro tão bem descreve.

E também, após essa leitura me convenci de que as biografias(principalmente as auto-biografias) devem ser lidas com uma dose ainda maior de questionamentos sobre o que realmente levou pessoas a se tornarem bem sucedidas.
Paula 15/11/2017minha estante
"Auto-ajudarizar" ?? Cheguei Outliers por meio do Books4you e quando vi esse subtítulo quase caí pra trás. Feliz que li sua resenha :) Agora vou marcá-lo como "quero ler".

Rafa 15/08/2020minha estante
Pensei a mesma coisa rsrs problemas de tradução...no original seria "Fora de série - A história do sucesso"

Gi 10/08/2021minha estante
Sem contexto. Sem chance. Somos frutos do meio. A tal transpiração e um pouco de talento faz a complementação. Conheço e admiro Amyr Klink.

Carlos Jorge 18/10/2021

Livro fantástico
Mais um livro fantástico. Malcom Gladwell corrobora com algo que penso e digo constantemente: os consagrados "supergênios" não o são simplesmente. Einstein, Bill Gates, Newton, Jobs e tantos outros não são super acima da média. Eles tiveram oportunidade. Nasceram em um momento exato da história e estavam no lugar certo na hora certa para assim aplicar sua genialidade. Quantos outros gênios estão ocultos por falta de oportunidade, escolaridade, dinheiro?

13marcioricardo 09/05/2022

Pessoas de sorte sim, mas não só..
Malcolm Gladwell pretende demonstrar com este livro que ninguém vence sozinho. Os outliers, ou seja, os fora-de série, beneficiam de vantagens culturais, circunstanciais, familiares e tudo o mais.

Podemos encontrar aqui argumentos que já encontramos em outros livros de desenvolvimento pessoal, tais como a " regra " das dez mil horas ou o fato de que não importa assim tanto ser gênio, mais importante é ser inteligente e trabalhar duro sabendo aproveitar as oportunidades que aparecem no caminho.

É um livro bom, mas arrastou um pouco o tema dos aviões e do arroz. Esperava algo mais objetivo, mas vale a pena a leitura.

Para quem já tem alguma bagagem deste tipo de livros não acrescenta muito, mas é sempre bom ter mais conhecimento sobre profissões, tempos, culturas e outras coisas diferentes e nesse aspecto o livro é diversificado.

Fernanda 05/08/2021

Bom livro
O autor nesse livro, procura um padrão em pessoas que se destacam em várias áreas.

Ele fala de atletas de hóquei, como são selecionados para os grandes clubes, como é essa seleção. Ele cita pessoas como Bill Joy, Bill Gates, Beatles. Como se destacaram? O que fizeram de diferente de outras pessoas?

Um capítulo é reservado sobre acidentes aéreos e a comunicação entre piloto e co piloto, como essa comunicação pode fazer diferença na prevenção de acidentes e o que aconteceu de fato em alguns acidentes que ele cita no livro.

Malcolm diz que ser bem sucedido não necessariamente significa ser mais brilhante, ter um dom extraordinário e que muitas vezes vitoriosos são os que tiveram mais oportunidades, e que quando estas apareceram, as agarraram.

Portanto, segundo o autor, o sucesso para uma geração de pessoas tem muito a ver com a época que nascem e o que está acontecendo nessa época. Então, as chances de se dar bem na vida de quem nasce após uma guerra são bem diferentes de quem nasce quando há algo em expansão no mundo em época de paz.

As oportunidades variam de época para época da humanidade, e o sucesso de quem nasce em cada momento diferente da história também é influenciado pelo o que está acontecendo no mundo.

Então alguns são mais sortudos que outros? Pode ser, foi mais ou menos isso que eu, Fernanda, interpretei, Eu entendi que o sucesso de cada um tem muito a ver com a época que nasce, mas também tem a ver com a forma como é criado, e com as oportunidades que aparecem e quais delas cada um de nós agarra ou ignora.

O livro traz muitos casos concretos e muito assunto para refletirmos.

Bom livro, recomendo.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2021/08/resenha-fora-de-serie-outliers.html

Jessica M. 05/03/2023

O sucesso é uma combinação de talento e preparação
Enquanto eu lia a biografia de Steve Jobs, uma coisa me veio à cabeça: estaria ele estava no lugar certo e hora certa?

“Steve Jobs cresceu em Mountain View, Califórnia, ao sul de São Francisco, o epicentro do Vale do Silício. Seu bairro estava repleto de engenheiros da Hewlett-Packard.”

Este livro desmistifica o fator sucesso ao argumentar que as pessoas bem-sucedidas na verdade puderam se dedicar mais às tarefas que o permitiram alcançar a excelência (pesquisas indicam que são necessárias 10 mil horas de prática), considerando também os fatores culturais que o beneficiam.

“Eles são os beneficiários de vantagens ocultas, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitiram aprender, trabalhar duro e entender o mundo de uma forma que os outros não conseguem.”

Eu sempre tive muitas dúvidas sobre por que algumas pessoas agiam de determinada forma, e também costumava comentar que me parecia que pessoas nascidas em determinada década não tiveram tanta sorte profissionalmente.
Sei que o trabalho do autor tem algumas pontas soltas, mas achei-o fantástico. O capítulo que fala sobre os pilotos de aviões repetia incessantemente as mesmas falas e explicações de diferentes ângulos, mas basta apenas pular alguns parágrafos. Nada que me fizesse tirar estrelas. Aprendi muito.

Nafn 07/09/2011

O Melhor Livro de Malcolm Gladwell
Comecei a me interessar pelos livros de Malcolm Gladwell quando li “Blink: A decisão num piscar de olhos”. Comprei logo em seguida seus outros livros, “O Ponto de Virada” e “Fora de Série”, respectivamente. Se eu soubesse que “Fora de Série” era tão bom, eu o teria comprado primeiro.

Atualmente, com as livrarias e supermercados entupidos de obras de auto-ajuda é realmente difícil acreditar que algum autor realmente saiba "o segredo” do sucesso. Malcolm Gladwell também não sabe o segredo do sucesso, mas ele nos convida a investigar o passado de pessoas bem sucedidas para mostrar que o sucesso não surge por acaso.

O sucesso, obviamente, depende de diversos fatores. Os mais significativos são o contexto o qual estamos inseridos e o trabalho duro. Leia o livro e entenda porque Bill Gates, Steve Jobs e outros se tornaram bem sucedidos por terem vivido na época certa e terem trabalhado muito (fica o destaque para regra das 10 mil horas).

Leia o livro e entenda porque ter um QI alto não implica em chances maiores de sucesso, porque os legados culturais são um fator chave para ser bem sucedido, porque os orientais são melhores em matemática do que os ocidentais, entre outras curiosidades sobre a origem do sucesso. Nada é por acaso.

Como de costume, o autor constantemente revisa as histórias e os fatos apresentados nos capítulos anteriores para reforçar a idéia que está passando. Isso pode ser bom por um lado (fixação pela repetição), mas pode ser um pouco chato às vezes (justamente devido à repetição).

“Fora de Série” é um livro para leitores céticos que sabem que "o segredo” do sucesso não está dentro de um biscoito da sorte chinês; muito pelo contrário, está no trabalho duro e na capacidade de estar atento às oportunidades quando elas aparecerem.

Bom entretenimento, e acima de tudo, uma boa fonte de inspiração.

dnascif 04/10/2023

Interessante
Fala muito bem sobre o tema, usa muitos exemplos para confirmar suas teses, o título pode enganar um pouco, mas o conteúdo é bom e interessante

Pedro.Xavier 28/05/2021

O peso da sorte para o secesso
Com uma escrita leve e bem dividida, o autor através de exemplos e dados bem precisos confronta o sucesso com acontecimentos ao acaso, na vida de pessoas bem sucedidas.

Amanda M 16/05/2020

Importante Reflexão
O livro relata diversas histórias que servem como exemplo para explicar o motivo do sucesso de pessoas como Bill Gates. Contudo, se o leitor espera ideias mirabolantes, ficará surpreendido ou decepcionado, pois, o que Gladwell tenta, é mostrar como o sucesso dessas pessoas possue uma perspectiva totalmente diferente do esteriótipo sustentado socialmente. Não são pessoas dotadas de uma inteligência única, singular ou inalcançável, pelo contrário, são tão comuns quanto qualquer outro. O que as difere, são as oportunidades, as chances ou/e o legado os quais foram submetidas. Vale a pena a reflexão.

Campos 25/05/2021

Curioso
Interessante, t alguns conceitos que acho meio exagerados, mas creio que serve como uma maneira de enxergar diversos cenários de outras formas

Sabrina382 29/06/2022

Fora de Série - Outliers
Outliers nos trás ideias, casos e situações ?fora da curva?. Com explicações bem interessantes e estudos sobre, conseguimos entender melhor porque essas situações aconteceram e o que serviram para absorvemos como aprendizados nas nossas vidas.

Não sei o que dizer exatamente desse livro. O autor faz um apanhado geral de vários conceitos e trás interessantes pontos, exemplos e ideias nos mostrando ao final que outliers são produzidos por vários fatores como sorte, oportunidades certas, etc. É uma visão interessante, mas senti falta de algo.

Fora isso, o livro é de fácil leitura, nos apresenta contextos interessantes.

Davi 12/11/2023

O autor se propõe nesse livro a levantar a tese de como pessoas alcançam o sucesso. E o interessante é o caminho que percorre para comprovar sua tese. Idade, étnia e data de nascimento são alguns dos fatores que Malcolm usa para validar sua idéia.

Lala Clement 23/08/2021

O livro traz reflexões bem interessante.
Ele é desenvolvido como um estudo de caso, ele vai falar de determinado conceito, com isso ele apresenta exemplos e vai discutindo o tema abordado com os sucessos citados

Vitor Hugo 11/05/2022

Sucesso vai muito além do esforço...
Diariamente somos “bombardeados” por histórias de sucesso, seja na internet, na mídia tradicional, ou até mesmo nos livros. É um tipo de conteúdo válido, motiva milhares de pessoas para correr atrás dos objetivos. Normalmente a palavra mérito é a mais utilizada, justificando que o esforço é o que basta. Bom, não é o que explica o livro “Fora de Série”.
O jornalista Malcolm Gladwell fez uma minuciosa pesquisa para entender como algumas pessoas conseguem chegar ao sucesso e outras não. Ele também utilizou várias pesquisas existentes da área da psicologia e sociologia para explicar sua tese e deixar o livro ainda mais interessante. O mais revelador: não basta apenas o seu esforço. Em um mercado editorial, onde os livros de motivação com pouco conteúdo técnico estão dominando, o título “Fora de Série” me parecia mais um livro com conteúdo raso, estava enganado!!
O autor vai te explicar em cada capítulo, que outros fatores (além do esforço), são essenciais para alcançar determinado sucesso. Fatores como: idade, época em que nasceu, ajuda financeira, família abastada, morar em cidades/bairros melhores, ter apoio, melhores ferramentas, até mesmo contar com a sorte. Tudo isso vai alavancar o seu trabalho, trazendo o almejado êxito na vida.
É nesse livro que temos a famosa “Regra das 10 mil horas”, muito utilizada por coaches, empresários e palestrantes motivacionais. A regra diz o seguinte: ao passar 10 mil horas aperfeiçoando alguma determinada atividade, você se tornará um fora de série, uma pessoa talentosa. Esse é o pequeno trecho que as pessoas saem falando por aí. Mas, esquecem de passar a mensagem completa, onde Gladwell afirma que para chegar nessa quantidade de prática, é preciso ter uma alavancagem, onde você poderá focar totalmente nessa única atividade, o que para a grande maioria da população, se torna inviável.
Se esforçar é fundamental para crescer na vida, mas é preciso ter algum tipo de apoio que facilite o processo. É a grande reflexão que fiz da leitura. Fica a dica de um excelente livro que vai explicar os motivos de alguns se tornarem fora de série!!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/