Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Prim 16/08/2009

Pra começar esse subtítulo do livro ("descubra pq certas pessoas tem sucesso e outras não") não poderia ser menos apropriado às idéias do livro, que são muito mais abrangentes e inteligentes. As editoras fazem de tudo para "auto-ajudarizar" qualquer livro que exponha pensamentos e reflexões mais interessantes. Seria menos canastrão se fosse algo no sentido de "o que faz alguém se tornar um Fora de Série", afinal Sucesso é um dos conceitos mais relativos que existem.

Mas vamos ao livro: de forma muito competente, o autor foca um determinado tipo de personagem, os fora de série, e traz lógica sobre o que leva alguém a ser uma personalidade de destaque, verdadeiros fenômenos de popularidade ou de relevância para o mundo.

Se me permitem uma digressão: A sociedade moderna se vê cada vez mais adotando a meritocracia e as pessoas ambiciosas (ou que se vêem na obrigação de assim se comportar) se frustram pelo fato de não serem "Outliers" pois, nessa linha de raciocínio, "o sucesso de um Bill Gates dependeu unicamente de seus esforços". Nesse ponto o livro é cirurgicamente preciso em relativizar esse mito e enriquecer a análise sobre o que leva alguém a ser um Fora de Série. Acredito que parte dos Outliers citados acabariam tendo sucesso em suas áreas ou em um outra, mas não teriam sido verdadeiros Fenômenos se não tivessem aquele determinado legado de sua família ou se não tivessem sofrido a influência de alguns fatores conjunturais que o livro tão bem descreve.

E também, após essa leitura me convenci de que as biografias(principalmente as auto-biografias) devem ser lidas com uma dose ainda maior de questionamentos sobre o que realmente levou pessoas a se tornarem bem sucedidas.
Paula 15/11/2017minha estante
"Auto-ajudarizar" ?? Cheguei Outliers por meio do Books4you e quando vi esse subtítulo quase caí pra trás. Feliz que li sua resenha :) Agora vou marcá-lo como "quero ler".

Rafa 15/08/2020minha estante
Pensei a mesma coisa rsrs problemas de tradução...no original seria "Fora de série - A história do sucesso"

Nafn 07/09/2011

O Melhor Livro de Malcolm Gladwell
Comecei a me interessar pelos livros de Malcolm Gladwell quando li “Blink: A decisão num piscar de olhos”. Comprei logo em seguida seus outros livros, “O Ponto de Virada” e “Fora de Série”, respectivamente. Se eu soubesse que “Fora de Série” era tão bom, eu o teria comprado primeiro.

Atualmente, com as livrarias e supermercados entupidos de obras de auto-ajuda é realmente difícil acreditar que algum autor realmente saiba "o segredo” do sucesso. Malcolm Gladwell também não sabe o segredo do sucesso, mas ele nos convida a investigar o passado de pessoas bem sucedidas para mostrar que o sucesso não surge por acaso.

O sucesso, obviamente, depende de diversos fatores. Os mais significativos são o contexto o qual estamos inseridos e o trabalho duro. Leia o livro e entenda porque Bill Gates, Steve Jobs e outros se tornaram bem sucedidos por terem vivido na época certa e terem trabalhado muito (fica o destaque para regra das 10 mil horas).

Leia o livro e entenda porque ter um QI alto não implica em chances maiores de sucesso, porque os legados culturais são um fator chave para ser bem sucedido, porque os orientais são melhores em matemática do que os ocidentais, entre outras curiosidades sobre a origem do sucesso. Nada é por acaso.

Como de costume, o autor constantemente revisa as histórias e os fatos apresentados nos capítulos anteriores para reforçar a idéia que está passando. Isso pode ser bom por um lado (fixação pela repetição), mas pode ser um pouco chato às vezes (justamente devido à repetição).

“Fora de Série” é um livro para leitores céticos que sabem que "o segredo” do sucesso não está dentro de um biscoito da sorte chinês; muito pelo contrário, está no trabalho duro e na capacidade de estar atento às oportunidades quando elas aparecerem.

Bom entretenimento, e acima de tudo, uma boa fonte de inspiração.

Pedro.Xavier 28/05/2021

O peso da sorte para o secesso
Com uma escrita leve e bem dividida, o autor através de exemplos e dados bem precisos confronta o sucesso com acontecimentos ao acaso, na vida de pessoas bem sucedidas.

Amanda M 16/05/2020

Importante Reflexão
O livro relata diversas histórias que servem como exemplo para explicar o motivo do sucesso de pessoas como Bill Gates. Contudo, se o leitor espera ideias mirabolantes, ficará surpreendido ou decepcionado, pois, o que Gladwell tenta, é mostrar como o sucesso dessas pessoas possue uma perspectiva totalmente diferente do esteriótipo sustentado socialmente. Não são pessoas dotadas de uma inteligência única, singular ou inalcançável, pelo contrário, são tão comuns quanto qualquer outro. O que as difere, são as oportunidades, as chances ou/e o legado os quais foram submetidas. Vale a pena a reflexão.

Campos 25/05/2021

Curioso
Interessante, t alguns conceitos que acho meio exagerados, mas creio que serve como uma maneira de enxergar diversos cenários de outras formas

Angela.Bittencourt 23/06/2021

Amei
Esse livro é incrível. Baseado em inúmeras pesquisas científicas já realizadas, ele mostra o quanto nossa cultura e as profissões dos nossos antepassados têm impacto no nosso presente e futuro.

Lu 25/07/2020

O livro apresenta diversas reflexões por vezes inusitadas, mas muito surpreendentes, sobre os fatores que levam alguém a ser um outlier. Muito interessante para reflexões sobre a educação, o contexto em que cada pessoa está situada e como as oportunidades certas podem contribuir muito para o sucesso de alguém.

Val Donato 26/09/2020

Não curti muito a leitura não, achei um pouco cansativa, espera outra codas mais enfim.
"O sucesso é o resultado do que os sociólogos denominam ?vantagem cumulativa?.

Leandro.Santana 28/11/2020

Fala de tudo um pouco
Malcolm Gladwell é um jornalista britânico que mora em Nova York e é colunista da revista The New Yorker. Ficou famosos pelos seus livros, que se tornaram grandes best-sellers. Além de Fora de Série (Outliers), que tratarei a seguir, ele também escreveu The Tipping Point (O ponto da virada), Blink: num piscar de olhos e Davi e Golias: a arte de enfrentar gigantes.

Tive a oportunidade de ler todos eles, que seguem mais ou menos a mesma linha. Um tópico principal que é tratado em capítulos pequenos, nem sempre conectados uns com os outros, e fortemente embasados. De forma geral, a interpretação dos estudos utilizados é bastante original.

Em Fora de Série, Gladwell aborda as questões que influenciam no sucesso, desde fatores como mil horas de treino até o acaso e o local de nascimento. Esse trabalho é frequentemente citado por ter estabelecido a linha de corte de 10 mil horas de treinamento para se tornar expert em um determinada área. Contudo, gostaria de destacar outro ponto do livro.

O Efeito Mateus baseado no trecho da Bíblia que afirma o seguinte “porque todo aquele que tem será dado e terá em abundância; mas, daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado”. A ideia subjacente é que pequenas desigualdades na largada podem levar a imensas desigualdades no futuro. Por exemplo, crianças que estudam em boas escolas e tiveram apoio dos pais tendem a ter carreiras mais bem-sucedidas do que aquelas crianças que não tiveram essa oportunidades.

À medida que avançam, novas boas oportunidades são dadas aos privilegiados originais (aulas de reforço, cursos extra escolar, participação em atividade voluntária etc.) A compreensão do Efeito Mateus é fundamental para qualquer discussão sobre meritocracia.

Vinicius.Pedrosa 12/07/2020

Bom como todos do autor
Livro muito interessante para ser lido, na mesma linha dos demais livros do mesmo autor tenta desmistificar a questão dos que se sobressaem na vida mostrando fatos e estudos. Livro que te faz aprender muita coisa interessante usada como paralelo às explicações.

JoAo.Magno 28/09/2020

Livro muito bom
O título parece ser sensacionalista, mas ao adentrar e refletir sobre as ideias expostas no livro, é possível entender exatamente o porque do título.

Muito bem escrito e explica os ?cases? de sucesso de maneira clara e objetiva, nos impulsiona a trabalhar duro por algo que desejamos e buscar essa combinação de fatores pra ser um fora de série.

MauricioTiso 05/07/2014

O Livro aborda como a disciplina e a dedicação podem transformar os resultados em todos os campos da vida.
Como hoje tudo é rápido e descartável, avalio como muito importante para ajudar a dar uma outra visão sobre comprometimento e persistência.
Cid Espínola 04/01/2018minha estante
A melhor resenha! Direto ao ponto.

Essa obra tá na fila com outros dois: Maestria (Robert Greene) e Onde Nascem os Gênios (Eric Weiner).

Curto muito esse tema de desenvolvimento pessoal, tem mais sugestões?

Thiago 02/02/2021

Gladwell argumenta que o sucesso pessoal não pode ser interpretado somente como esforço individual (a ideia do self made man). Mas, é uma mistura que envolve outras pessoas, cultura e oportunidades que se apresentam. A história da influência da cultura de respeito à autoridade nos acidentes aéreos é assustadoramente fascinante!

Bruno.Saraiva 23/01/2021

Outliers
Livro "Fora de Série - Outliers"

Este livro é sobre homens e mulheres que fazem coisas fora do comum. Explica que ninguém surge do nada, devemos sempre alguma coisa á família e a proterores.

Reforça que para se chegar a maestria, excelência ou destreza em algo é necessário no mínimo 10 mil horas de praticas deliberadas, que os ingredientes para o sucesso são realmente a paixão, o talento e esforço, porém, a época em que nascemos, nossa cultura e saber aproveitar as oportunidades que aparecem também são ingredientes indispensáveis, quase que uma lei natural, uma rota previsivel.

Algumas frases:

"Os bem-sucedidos não são os mais brilhantes."

"Os vitoriosos são aqueles que receberam oportunidades - e que tiveram força e presença de espírito para agarrá-las."

"O sucesso depende de muitos fatores: resistência, motivação, incentivo, recompensa, atividades divertidas e também da velha e boa disciplina."

02/2021, partiu para próximo.

#foradesérie #outliers #malcomgladwell #escolhaseuproximolivro

ferkw 20/12/2020

Livro muito interessante para quem gosta de histórias sobre pessoas notáveis do presente, neste o autor indica que algumas não são tão geniais assim e que tiveram ajuda de diversas maneiras para chegar onde chegaram. Gostei bastante.