Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Gustavo Mahler 18/06/2023

Pelo fim do romance sobre meritocracia
As pessoas gostam de criticar a dificuldade do outro, ao alcançar determinado status social ou conquista profissional, utilizando-se sempre do mantra : seja esforçado que vai dar certo. Mentira? Não, mas a conquista de um indivíduo não está calcada apenas em seu esforço pessoal, mas nas oportunidades que vão surgindo somando-se ao seu espírito e força de vontade.

Eu gosto muito da escrita do Gladwell, com aquela pegada jornalística e ritmo fluído, consegue-se devorar em pouco tempo um obra singular e instigante.

Val Donato 26/09/2020

Não curti muito a leitura não, achei um pouco cansativa, espera outra codas mais enfim.
"O sucesso é o resultado do que os sociólogos denominam ?vantagem cumulativa?.

Eichelberg 26/06/2023

Fora de série - Outliers
Um livro muito bom de leitura fácil porém com muitas informações e conteúdo.

[...] o sucesso segue uma rota previsível. Os bem-sucedidos não são os mais brilhantes. [...] o êxito não se resume à soma das decisões e dos esforços individuais. Trata-se de uma dádiva. Os vitoriosos são aqueles que receberam oportunidades - e que tiveram força e presença de espírito pra agarrá-las.

Vitor Hugo 11/05/2022

Sucesso vai muito além do esforço...
Diariamente somos “bombardeados” por histórias de sucesso, seja na internet, na mídia tradicional, ou até mesmo nos livros. É um tipo de conteúdo válido, motiva milhares de pessoas para correr atrás dos objetivos. Normalmente a palavra mérito é a mais utilizada, justificando que o esforço é o que basta. Bom, não é o que explica o livro “Fora de Série”.
O jornalista Malcolm Gladwell fez uma minuciosa pesquisa para entender como algumas pessoas conseguem chegar ao sucesso e outras não. Ele também utilizou várias pesquisas existentes da área da psicologia e sociologia para explicar sua tese e deixar o livro ainda mais interessante. O mais revelador: não basta apenas o seu esforço. Em um mercado editorial, onde os livros de motivação com pouco conteúdo técnico estão dominando, o título “Fora de Série” me parecia mais um livro com conteúdo raso, estava enganado!!
O autor vai te explicar em cada capítulo, que outros fatores (além do esforço), são essenciais para alcançar determinado sucesso. Fatores como: idade, época em que nasceu, ajuda financeira, família abastada, morar em cidades/bairros melhores, ter apoio, melhores ferramentas, até mesmo contar com a sorte. Tudo isso vai alavancar o seu trabalho, trazendo o almejado êxito na vida.
É nesse livro que temos a famosa “Regra das 10 mil horas”, muito utilizada por coaches, empresários e palestrantes motivacionais. A regra diz o seguinte: ao passar 10 mil horas aperfeiçoando alguma determinada atividade, você se tornará um fora de série, uma pessoa talentosa. Esse é o pequeno trecho que as pessoas saem falando por aí. Mas, esquecem de passar a mensagem completa, onde Gladwell afirma que para chegar nessa quantidade de prática, é preciso ter uma alavancagem, onde você poderá focar totalmente nessa única atividade, o que para a grande maioria da população, se torna inviável.
Se esforçar é fundamental para crescer na vida, mas é preciso ter algum tipo de apoio que facilite o processo. É a grande reflexão que fiz da leitura. Fica a dica de um excelente livro que vai explicar os motivos de alguns se tornarem fora de série!!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Café 11/02/2023

Excelente
O livro olha as pessoas de sucesso por um ângulo diferente, não olha o talento da pessoa e o esforço que ela fez pra chegar onde chegou, olha pela oportunidades e chances que a pessoa teve ao longo da vida. Essa perspectiva trás insights diferentes. Vale a leitura

Leandro.Santana 28/11/2020

Fala de tudo um pouco
Malcolm Gladwell é um jornalista britânico que mora em Nova York e é colunista da revista The New Yorker. Ficou famosos pelos seus livros, que se tornaram grandes best-sellers. Além de Fora de Série (Outliers), que tratarei a seguir, ele também escreveu The Tipping Point (O ponto da virada), Blink: num piscar de olhos e Davi e Golias: a arte de enfrentar gigantes.

Tive a oportunidade de ler todos eles, que seguem mais ou menos a mesma linha. Um tópico principal que é tratado em capítulos pequenos, nem sempre conectados uns com os outros, e fortemente embasados. De forma geral, a interpretação dos estudos utilizados é bastante original.

Em Fora de Série, Gladwell aborda as questões que influenciam no sucesso, desde fatores como mil horas de treino até o acaso e o local de nascimento. Esse trabalho é frequentemente citado por ter estabelecido a linha de corte de 10 mil horas de treinamento para se tornar expert em um determinada área. Contudo, gostaria de destacar outro ponto do livro.

O Efeito Mateus baseado no trecho da Bíblia que afirma o seguinte “porque todo aquele que tem será dado e terá em abundância; mas, daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado”. A ideia subjacente é que pequenas desigualdades na largada podem levar a imensas desigualdades no futuro. Por exemplo, crianças que estudam em boas escolas e tiveram apoio dos pais tendem a ter carreiras mais bem-sucedidas do que aquelas crianças que não tiveram essa oportunidades.

À medida que avançam, novas boas oportunidades são dadas aos privilegiados originais (aulas de reforço, cursos extra escolar, participação em atividade voluntária etc.) A compreensão do Efeito Mateus é fundamental para qualquer discussão sobre meritocracia.

bruriccio 23/06/2022

Muito fator ?sorte??
Achei bem interessante vários pontos em que o livro mostra que muitos dos outliers que vemos ao longo da história tiveram também uma certa ?sorte?, ou acabaram fazendo parte de uma estatística mais favorável exatamente naquele momento da história. Mas acho que pega tão intensa nessa ideia que tira um pouco também a disposição e força de vontade que uma pessoa tem que ter para que seja lembrada pela história toda como alguém fora da curva.

kmilabk 18/12/2021

Livro muito legal no quesito entender um pouco mais sobre as pessoas "fora de série". Achei uma ótima analogia dar o título de outliers.
Mas ao mesmo tempo, assim como o livro Blink, é repetitivo e cansativo.
Eu particularmente não gosto muito da escrita do autor, mas minha curiosidade sobre os livros fala mais alto e acabo lendo por ser bem recomendado.

Taísy 16/09/2022

Que livro maravilhoso!
O autor vai explorando as histórias de grandes pessoas na história da humanidade pra gente entender o que está por trás do sucesso delas.

E é incrível como o legado cultural e as oportunidades são fundamentais para a construção do que chamamos de gênio.

O autor é um excelente contador de histórias e a gente fica muito envolvido nelas...

Vale muito a pena a leitura.

alex_fsi 10/12/2023

Não, o sucesso não é puro esforço
É um livro que instiga e, ao mesmo tempo, alivia aquela pressão que a sociedade nos faz por não sermos um sucesso tremendo.

O autor trás uma análise detalhada do que estava por trás do sucesso de grandes nomes, como Jobs, Gates e outros, e demonstra que o esforço não foi e continua não sendo o único fator para se alcançar um grande sucesso.

Porém, nos mostra que, sem o esforço e disciplina, não importam as oportunidades, não é possível crescer. Ao mostrar também o que favoreceu alguns destes grandes nomes e o que atrapalhou grandes candidatos ao sucesso (e que não conseguiram), nos dá uma luz do que podemos buscar e tirar do caminho pra conseguir chegar mais próximos das nossas ambições.

Ele não tem a pretensão de ser um livro motivacional, mas trás relatos bem ponderados sobre sucesso em diversas épocas.

Kayõ 25/09/2021

O que é responsável pelo sucesso das pessoas? Não basta ter talento, inteligência, entre outros atributos, uma pessoa não consegue alcançar o sucesso sozinha.
Esse livro trás reflexões bem interessantes, apresentando estudos de caso, sobre como pessoas "fora de série" alcançaram o sucesso.
É uma leitura bem leve e muito, com várias histórias, gostei bastante.

Fernanda.LeAncio 05/07/2023

Os pontos que ficaram como mais relevantes desse livro foram: 1) o estudo que disse que para se obter excelência em determinado ponto (assunto) são necessárias 10.000 horas de prática. Não importa se você tem talento natural ou se é só dedicado, quanto mais você praticar, melhor você vai ficar. Isso não significa que será fácil.... 2) o ambiente em que você está inserido ou a cultura de onde você se origina (família, cidade) são importantes para determinar como você lidará com as dificuldades ou necessidades de crescimento pessoal e profissional. Sendo assim, fortaleça seu subconsciente e identifique suas crenças sabotadoras.

brunoleomont 03/04/2022

Não é um livro direto ao ponto, é cheio de detalhes, e o autor usa tempo suficiente para explicar sua ideia. No geral, a maiorias dos sucessos não são resultado de como pensamos que são. Existem muito mais variáveis que fazem um outlier chegar lá.

JoAo.Magno 28/09/2020

Livro muito bom
O título parece ser sensacionalista, mas ao adentrar e refletir sobre as ideias expostas no livro, é possível entender exatamente o porque do título.

Muito bem escrito e explica os ?cases? de sucesso de maneira clara e objetiva, nos impulsiona a trabalhar duro por algo que desejamos e buscar essa combinação de fatores pra ser um fora de série.