Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Monica.Fusco 18/12/2021

Fora de série
Um livro interessante com exemplos reais de como pessoas conseguiram o sucesso e outras não. São relatos bem detalhados.

Vinicius.Pedrosa 12/07/2020

Bom como todos do autor
Livro muito interessante para ser lido, na mesma linha dos demais livros do mesmo autor tenta desmistificar a questão dos que se sobressaem na vida mostrando fatos e estudos. Livro que te faz aprender muita coisa interessante usada como paralelo às explicações.

ferkw 20/12/2020

Livro muito interessante para quem gosta de histórias sobre pessoas notáveis do presente, neste o autor indica que algumas não são tão geniais assim e que tiveram ajuda de diversas maneiras para chegar onde chegaram. Gostei bastante.

Felipe.Mello 30/11/2023

Esse não é um livro de auto-ajuda
Deixo aqui dois trechos finais do livro que resume o resume bem:

?Advogados celebridades, prodígios de matemática e empresários de software parecem, à primeira vista, estar fora da experiência comum. Mas não estão. Eles são produtos da história, da comunidade, das oportunidades e dos legados. Seu sucesso não é excepcional nem misterioso. Baseia-se numa rede de vantagens e heranças, algumas merecidas; outras, não; algumas conquistadas, outras obtidas por pura sorte - todas, porém, cruciais para torná-los o que são. O ?outlier? no fim das contas, não está tão à margem assim.?

?Essas foram dádivas da história à minha família - e se os recursos daquele comerciante, os frutos daquelas greves, as possibilidades daquela cultura e os privilégios daquele tom de pele tivessem sido estendidos aos demais, quantas outras pessoas estariam vivendo agora uma vida de realização, numa bela casa na montanha??

Less 27/04/2023

Mais ou menos
Neste livro, o autor Malcolm Gladwell fala sobre pessoas Fora de Série, ou seja, pessoas dotadas, muito inteligentes. Ele fala sobre temas como: oportunidade, esforço, dom e q.i.

Para o autor, o Fora de Série é aquele que tem oportunidades e se agarra a ela. Corre atrás, trabalha, acorda cedo. Para ele, estar em um contexto cultural é de suma importância para o Fora de Série aflorar-se.

Por exemplo, Viena é um centro econômico e cultural que abrigou diversos gênios, dentre estes: Haydn, Mozart, Beethoven e Freud. Isso é essencial. Para ele não adianta alguém como Beethoven nascer na África onde não teria pianos e recursos.

Os recursos são importantes para o aprimoramento intelecto-moral. Sem livros não há progresso científico.

Malcolm Gladwell aborda o tema do dom. O dom ele deve ser usado é transformado. Uma pessoa que tem dom e não faz o uso não germina a semente do conhecimento mais expandido.

Ainda assim, aborda o fato do q.i. ser um teste que muitas vezes não aborda outras inteligências como a visual e da sinestesia. O q.i. é um exame limitado, pois julga apenas o lado racional e crítico, deixando de lado outras múltiplas inteligências.

JoAo.Magno 28/09/2020

Livro muito bom
O título parece ser sensacionalista, mas ao adentrar e refletir sobre as ideias expostas no livro, é possível entender exatamente o porque do título.

Muito bem escrito e explica os ?cases? de sucesso de maneira clara e objetiva, nos impulsiona a trabalhar duro por algo que desejamos e buscar essa combinação de fatores pra ser um fora de série.

Thiago 02/02/2021

Gladwell argumenta que o sucesso pessoal não pode ser interpretado somente como esforço individual (a ideia do self made man). Mas, é uma mistura que envolve outras pessoas, cultura e oportunidades que se apresentam. A história da influência da cultura de respeito à autoridade nos acidentes aéreos é assustadoramente fascinante!

Maria13367 08/05/2023

Fora de série Outliers
É uma leitura bem tranquila e fácil de compreender. O livro fala sobre a importância da sociedade, da família e das oportunidades quando se diz respeito à ser ou não uma pessoa bem sucedida.

Existem várias pessoas com QI altíssimo e que não tiveram muito sucesso na vida, assim como existem pessoas com QI baixo, porém, se tornaram grandes nomes e ganharam prêmios incríveis por grandes feitos...

Foi uma indicação que valeu muito apena. ? Amei a leitura pelos insights, por mostrar que mesmo quando temos muito esforço e determinação é necessário uma "chance" para conseguirmos ter sucesso. Quanto a essa chance... Muitas vezes cabe a nós mesmos cria-lá!

Sandi 20/02/2023

A construção do sucesso
Esse livro é para quem se interessa por entender a construção do sucesso, o que contribui. Tudo vem vem do eu e do meio.

Toiço Master 05/04/2023

Fora de série , mas nem tanto assim .
Malcolm conseguiu explicar que o sucesso não é somente questão de sorte, mas sim as pessoas estarem inseridas num espaço tempo propício a dar certo sua ideias e desenvolverem seus trabalhos garantindo a conquista e ganho econômico.

Gostei da escrita dele e fácil e leve , tem dicas de livros e estudos científicos.

Vale a pena a leitura, ?.

Bruno.Saraiva 23/01/2021

Outliers
Livro "Fora de Série - Outliers"

Este livro é sobre homens e mulheres que fazem coisas fora do comum. Explica que ninguém surge do nada, devemos sempre alguma coisa á família e a proterores.

Reforça que para se chegar a maestria, excelência ou destreza em algo é necessário no mínimo 10 mil horas de praticas deliberadas, que os ingredientes para o sucesso são realmente a paixão, o talento e esforço, porém, a época em que nascemos, nossa cultura e saber aproveitar as oportunidades que aparecem também são ingredientes indispensáveis, quase que uma lei natural, uma rota previsivel.

Algumas frases:

"Os bem-sucedidos não são os mais brilhantes."

"Os vitoriosos são aqueles que receberam oportunidades - e que tiveram força e presença de espírito para agarrá-las."

"O sucesso depende de muitos fatores: resistência, motivação, incentivo, recompensa, atividades divertidas e também da velha e boa disciplina."

02/2021, partiu para próximo.

#foradesérie #outliers #malcomgladwell #escolhaseuproximolivro

MauricioTiso 05/07/2014

O Livro aborda como a disciplina e a dedicação podem transformar os resultados em todos os campos da vida.
Como hoje tudo é rápido e descartável, avalio como muito importante para ajudar a dar uma outra visão sobre comprometimento e persistência.
Cid Espínola 04/01/2018minha estante
A melhor resenha! Direto ao ponto.

Essa obra tá na fila com outros dois: Maestria (Robert Greene) e Onde Nascem os Gênios (Eric Weiner).

Curto muito esse tema de desenvolvimento pessoal, tem mais sugestões?