Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Su 28/01/2016

Depois de ler O ponto da virada e Davi e Golias eu precisava ler Fora de série.
Nesse livro, Malcolm nos mostra que é uma mentira pensar que as pessoas alcançam o sucesso unicamente pelos seus esforços individuais. Todos dependemos de uma série de fatores, entre eles, o país em que nascemos, nossa família e a escola em que estudamos.
Na introdução, vemos o exemplo de uma pequena cidade dos Estados Unidos, cujo nome é Roseto. Ela foi tema de pesquisa para o médico Stewart Wolf. Ele percebeu que as pessoas daquele lugar raramente adoeciam, isso na década de 1950.
O autor continua nos dando exemplos de pessoas excepcionais que receberam o apoio necessário para chegar aonde chegaram, entre eles Bill Gates e a banda Beatles. O livro é composto por nove capítulos. São eles: O efeito Mateus, A regra das dez mil horas, O problema com os gênios parte 1 e 2, As três lições de Joe Flom, Harlam – Kentucky, A teoria étnica dos acidentes de avião, Arrozais e testes de matemática e A barganha de Marita. Além do epilogo, Uma história jamaicana.
Esse livro me fez ver que dependemos muito mais dos outros do que queremos acreditar. Até mesmo o ano em que nascemos influencia decisivamente em nossa vida.
“Ninguém surge do nada. Devemos alguma coisa à família e a protetores. Aqueles que são recebidos por reis podem dar a impressão de que fizeram tudo sozinhos. Na verdade, porém, eles são, invariavelmente, os beneficiários de vantagens ocultas, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitiram aprender, trabalhar duro e entender o mundo de uma forma que os outros não conseguem. O lugar e a época em que crescemos fazem diferença. A cultura a que pertencemos e os legados transmitidos por nossos ancestrais moldam os padrões de nossas realizações de formas inimagináveis. Em outras palavras, não basta querer saber como são as pessoas de sucesso. Somente perguntando de onde elas são poderemos deslindar a lógica por trás de quem é ou não bem-sucedido.”
“Mas a crença no trabalho é, na verdade, algo belo. Quase todas as histórias de sucesso que vimos neste livro até agora envolvem alguém ou algum grupo que se esforçou mais do que seus pares. Bill Gates era viciado em computador desde os tempos da escola. Bill Joy também foi assim. Os Beatles praticaram por milhares de horas em Hamburgo. Joe Flom trabalhou muito durante anos, aperfeiçoando a arte da operação de aquisição hostil, antes de obter sua chance. Dar duro é o que as pessoas bem sucedidas fazem, e a virtude da cultura formada pela labuta nos arrozais foi proporcionar aos camponeses uma forma de encontrar significado em meio a toda aquela adversidade e pobreza. Essa lição serviu aos asiáticos em muitos empreendimentos, porém raramente com tanta perfeição quanto no caso da matemática.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Kauane Parra 29/10/2021

De fato um livro Fora de Série!
Estar no lugar certo, na hora certa nunca fez tanto sentido? mas também é preciso estar preparado pra este momento, realmente muitos gênios não foram e não serão apreciados por não terem oportunidade, os motivos para isso são óbvios. No entanto, muitas dessas pessoas de sucesso criaram as suas oportunidade e isso não pode ser desconsiderado.

Vanessa.Mariano 10/12/2022

Livro interessante , que traz um outro olhar por traz de toda história de sucesso , nós faz enxergar que não foi só sorte , tem um monte de fatores que os levaram aquele ponto e acima de tudo que nunca é fácil e rápido assim . No mais o livro é rápido e fácil de ler , mas senti que o livro prometia mais do que realmente apresentou.

Dannielholanda 24/01/2023

Não é uma leitura comum pra mim.
Outliers - Fora de Série:

Não é um livro que eu geralmente iria ler. Realmente gostei da indicação do meu tio, fez a minha perspectiva de sucesso mudar completamente.

O sucesso não é somente ter sorte ou talento, deriva de outras variáveis. E nesse momento da minha vida eu estava precisando de um livro que abrisse meus olhos como esse fez, mas não sabia.

Nada vêm do nada pra ninguém, é preciso de muitos fatores pra que algo aconteça, e se a pessoa estiver disposta a fazer aquilo acontecer.

Não sei muito o que falar sobre o livro, mas é muito bom. Só teve um capítulo que achei extremamente maçante de ler, o capítulo dos advogados. De resto é um livro que dá pra ler bem rapidinho, o escritor brinca com a gente durante a narrativa.

Estou disposto a fazer o que eu preciso pra garantir meu futuro e meu sucesso.

lucas.pinheiro.5815 28/08/2022

Fora de Série
Título: Outliers - descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não.
Ano: 2008
Autor: Malcolm Gladwell ??

Esse livro explica a origem do sucesso de alguns indivíduos considerados como ?fora da curva?, os chamados outliers.

O autor explica que o talento e a dedicação, embora sejam fundamentais, não são suficientes para garantir o sucesso de alguém. O contexto da cultura de uma sociedade e os fatos históricos são quase tão fundamentais quanto o talento e o trabalho duro.

O livro também popularizou a teoria das 10.000 horas (quem se dedicar esse tempo no exercício de qualquer atividade pode ser considerado um verdadeiro especialista na área) e traz vários exemplos concretos de casos de sucesso que foram fundamentalmente influenciado por questões que vão além do puro talento.

Obra de escrita leve, agradável e que gera boas reflexões. Recomendado!

Victor Damasceno 11/04/2019

Muito bom! Exaustivo, mas compensador.
Os livros do Malcolm possuem diversas histórias que dão contexto a suas explicações. Nem sempre ele é tão direto. Por vezes, pelo menos pra mim, a quantidade de exemplos que ele dá é exaustiva, embora realmente dêem muita base para o que ele explica, além de que serve como coesão para o raciocínio e narrativa que ele segue. A leitura é leve, mas se você prefere livros mais diretos, como eu, terá que se esforçar para ler qualquer um do Malcolm, mas com certeza valerá a pena. É o terceiro dele que leio e não me importo de ter que me esforçar mais, e vou além, vejo que é um escritor brilhante. Recomendo.

Riccardo0 18/02/2023

Lições de vida pra muito além do "Sucesso"
Eu ouvi esse livro, não li, na voz do próprio autor, no Youtube. Os "estudos de caso" que ele apresenta me deu insights poderosos sobre várias situações do meu cotidiano e expandiu minha visão da sociedade para sutilezas que me passavam completamente despercebidas.

Beto 18/10/2022

Uma forma diferente de enxergar
O livro te traz e te faz imergir numa história diferente dos padrões. Traz pensamento crítico em relação a estatísticas e pré definições que aceitamos. Ao questionar porque os orientais são melhores em matemática, vai trazendo exemplos claros que te fazem parar para olhar diversos outros setores, dos negócios e da vida

recomendo muito a leitura para todos

Nila 28/07/2021

Não é mais um livro de coach superestimado
Com certeza absoluta este livro entrou no meu ranking de favoritos. Não é mais um livro de coach superestimado em que basicamente falam que basta querer e tentar. Neste livro o autor traz sim a importância da iniciativa e, principalmente de aproveitar as oportunidades, mas também reconhece que existem diversos fatores que impactam no sucesso de uma pessoa. Como o próprio livro traz à sua maneira, este negócio de fui alguém na vida apenas com meu proprio esforço é uma grande mentira, visto que somos seres sociais, dependemos de outros e justamente são nossas relações e nossos aprendizados que impactam no tão chamado sucesso. Simplesmente maravilhoso.

Junior Santos 09/08/2021

Fora de serie
Outliers é um bom livro, exemplifica muitooo o contexto, fazendo com que a cada dica, tenhamos um monte de exemplificações e situaçoes que nos colocam dentro do contexto do livro, desse modo acredito que vale a leitura, por ser leve.

Cah 13/07/2021

Outliers
Não basta ter talento, inteligência e tantos outros mais atributos, uma pessoa não alcança o sucesso sozinha.
Costumo dizer que um QI bem grande ajuda e não estou falando do Quociente de Inteligência, mas, sim, do Quem Indica. Uma série de outros fatores são certeiros para que as pessoas consideradas fora de séries alcancem o seu sucesso.
O livro é de leitura fácil, com muitas histórias, gostei.

Tayná Drielly 29/12/2020

O livro é interessante, mas é uma leitura maçante, no início a leitura flui bem, mas passa a ser repetitivo e cansativo. Demorei muito pra conseguir finalizar por esse motivo.
Apesar de ser um livro pequeno, as informações são tão repetitivas e tabelas estatísticas que a leitura não flui bem, e as informações passam a ser uma sucessão de repetições... Enfim, apesar de não ter gostado do método que foi escrito, é bem interessante ver que não é o esforço que faz as pessoas crescerem e serem excepcionais, tem uma porção de fatores que podemos resumir como sorte.
Gabriella.Spirandelli 17/02/2021minha estante
Concordo plenamente com você!

Taci 08/11/2021

Outliers
"As pessoas não se tornam bem-sucedidas sem ajuda. A sua origem importa. Elas são produtos de lugares e ambientes específicos"
Essa citação acima, retirada do livro, basicamente resume sobre o que aborda. Explicando e levando inúmeros fatores em conta para explicar o sucesso de pessoas e organizações.

Helena 16/12/2020

Relatos interessantes
Alguns relatos reais são apresentados para embasar as ideias. Alguns são realmente interessantes! Gostei.