Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Kadh0 11/01/2022

Fora de Série – Outliers
Para Malcolm Gladwell o livro Otliers: Fora de Série o autor canadense faz uma desconstrução sobre o senso que temos formado em torno do sucesso. O que faz determinadas pessoas alcançarem o sucesso utilizando diversos estudos e acasos de sucesso o autor apresenta detalhes que geralmente não são conhecidos pela grande maioria, alguns dos exemplos citados são Bill Gates, os Beatles, entre outros.

Malcolm dá exemplos que provam que, muitas vezes, o sucesso é muito mais obra do acaso, das origens individuais ou das condições certas do que frutos de mérito pessoal.

Inicia o livro traduzindo uma nota que explica o desafio de traduzir o nome do livro Outliers, o mais próximo que se pode chegar foi FORA DE SÉRIE, algo fora do comum, algo que baseado em estatísticas é diferenciado dos demais.

Relata que a sociedade de hoje vê os “fora de séries" como pessoas extremamente competentes, às vezes pertencendo a outro mundo. Gladwell não desmerecendo fomenta se não fossem inteligentes, ou competentes nunca teriam obtido sucesso.

Deixa claro que não precisamos analisar o sucesso dessas pessoas, não pela perspectiva de mérito, e sim também pelo contexto em que se encaixavam.

Iremos perceber que a sociedade valoriza exageradamente a meritocracia do que as oportunidades que surgiram para a pessoa.

Cita fatores que devem ser considerados na história de uma pessoa de sucesso.

-Ano e mês que ela nasceu, e cruzar essa idade com o contexto socioeconômico, político-tecnólogo da época.

- Quanto tempo a pessoa teve de prática, experiência, estudo, treino antes do turning point (época que começou a ganhar sucesso) Aborda um ponto importante é o único paradigma essencial proposto por Gladwell para pessoa ter sucesso. *TODA PESSOA QUE TEVE 10 MIL HORAS DE PRÁTICA OU ESTUDO NA ÁREA QUE SE CONSAGROU*. Isso dá basicamente, três horas de treino por dia durante 10 anos.

Um exemplo é os Beatles. Antes de se tornarem famosos tiveram apresentações durante anos em casas noturnas.

Um legado cultural a qual a pessoa pertence ou herdou. Sua raiz conta e muito para seu sucesso.
A formação que os pais tiveram e o contexto da criação citada como inteligência prática, abordando as experiências vividas em que é o tipo de inteligência que você aprende no dia-a-dia, na improvisação do cotidiano, se espelhando nas outras pessoas da família ou conhecidas.

O livro traz uma base muito sólida que nos faz pensar sobre a trajetória de vida das pessoas até a minha. E acredito que sim, todas as pessoas tiveram sorte ou algum contexto que propicia-se uma oportunidade. E aí o mérito e competência fez o resto.

A literatura mostra algumas histórias de sucesso vista por perspectivas diferentes deixando claro que ninguém nasce destinado ao sucesso, inclusive é apresentado que a partir de um determinado QI, não faz diferença se chegar ao sucesso, a partir do QI outras características começam a ficar mais evidentes, além das oportunidades que lhe são apresentadas.

Albino 28/01/2021

Um livro necessário
Em uma sociedade sedenta pelo sucesso, pelos gênios, pelos Outliers, um livro que nos revela que tudo isso pode sim ocorrer, mas sempre tem mais por traz das histórias fantásticas.

São relatos de bastidores de sucessos e fracassos que não estão a nossa vista, portanto não nos devemos nos martirizar por si. Mas também mostra que a "sorte" está para a mente preparada.

O que captei pelo livro é que devemos sempre nos esforçar sim, mas devemos analisar as circunstâncias e oportunidades fora da caixa, pois assim, talvez, possamos ser mais Outliers.

Marcelon 28/02/2013

Quase bom
Ponto de Virada foi um livro mais surpreendente (talvez por ser o primeiro). A fórmula de Gladwell é interessantíssima: ele vê padrões onde ninguém mais vê e escreve sobre eles de uma forma que todo mundo consegue pensar "oh, é verdade, estava ali o tempo todo, mas eu não conseguia ver, obrigado". Mas em Fora de Série, o que fica muito claro é que, pelo menos para provar seu ponto de vista da origem do sucesso (uma série de fatores convergindo ao mesmo tempo - que no final das contas dá na boa e velha sorte), pouco daquele olhar único realmente é inédito. Você percebe quando ele elabora uma proposição e em seguida apresenta os dados de outros três ou quatro cientistas que estudaram aquilo previamente. Ele, ele mesmo teve o trabalho de encaixar as peças. Isso, é claro, não invalida o brilhantismo do livro, que é juntar esses pedaços de conhecimento aparentemente aleatórios numa explicação plausível sobre os diferentes tipos de sorte determinante. Mas deixou um gosto diferente na boca, um que esperava mais com a proposta do seu livro inicial. Espero que Blink seja diferente. Hoje li num livro de Paul Ekman que algum dos capítulos de Blink trata de micro-expressões e emoção. Vamos ver no que vai dar.
Virginia 02/03/2013minha estante
Marcelo,
o que realmente me inquietou na leitura de Outliers foi a ideia (não dita, mas implícita) de um determinismo existencial, tipo: não importa seu esforço, sua capacidade e nem a sorte, você e sua vida estão pré-estabelecidas pelas circunstâncias.
Tem aquela frase do Ortega y Gasset " O homem é o homem e suas circunstâncias", mas depois da leitura do livro fiquei com a impressão de que as circunstâncias predominam absolutamente e que o homem..., bem o homem seria muito pouco.
Tenho certeza que você vai apreciar Blink.

Helena 16/12/2020

Relatos interessantes
Alguns relatos reais são apresentados para embasar as ideias. Alguns são realmente interessantes! Gostei.

Ayrtonmcn 29/12/2021

Meritocracia da oportunidade
Seria o sucesso fruto de uma conquista obtida apenas pelo talento do indivíduo? Qual o papel do próprio esforço? Talento ou preparo bastariam ou seria necessário contar com um conjunto determinado de circunstâncias e oportunidades?

Malcolm Gladwell destrincha estas perguntas e apresenta boas reflexões sobre o tema nos mostrando que é o somatório de muitos fatores que fazem com que um alguém se destaque e se torne um fora de série.

Um livro bem gostoso de ler.

#desafioleiamais

Lima 09/01/2022

Interessante de forma fascinante
Ouvi falar muito do livro e não decepcionou as histórias te prende e geram curiosidade para observar as pessoas e entender o pensamento do autor.

Su 28/01/2016

Depois de ler O ponto da virada e Davi e Golias eu precisava ler Fora de série.
Nesse livro, Malcolm nos mostra que é uma mentira pensar que as pessoas alcançam o sucesso unicamente pelos seus esforços individuais. Todos dependemos de uma série de fatores, entre eles, o país em que nascemos, nossa família e a escola em que estudamos.
Na introdução, vemos o exemplo de uma pequena cidade dos Estados Unidos, cujo nome é Roseto. Ela foi tema de pesquisa para o médico Stewart Wolf. Ele percebeu que as pessoas daquele lugar raramente adoeciam, isso na década de 1950.
O autor continua nos dando exemplos de pessoas excepcionais que receberam o apoio necessário para chegar aonde chegaram, entre eles Bill Gates e a banda Beatles. O livro é composto por nove capítulos. São eles: O efeito Mateus, A regra das dez mil horas, O problema com os gênios parte 1 e 2, As três lições de Joe Flom, Harlam – Kentucky, A teoria étnica dos acidentes de avião, Arrozais e testes de matemática e A barganha de Marita. Além do epilogo, Uma história jamaicana.
Esse livro me fez ver que dependemos muito mais dos outros do que queremos acreditar. Até mesmo o ano em que nascemos influencia decisivamente em nossa vida.
“Ninguém surge do nada. Devemos alguma coisa à família e a protetores. Aqueles que são recebidos por reis podem dar a impressão de que fizeram tudo sozinhos. Na verdade, porém, eles são, invariavelmente, os beneficiários de vantagens ocultas, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitiram aprender, trabalhar duro e entender o mundo de uma forma que os outros não conseguem. O lugar e a época em que crescemos fazem diferença. A cultura a que pertencemos e os legados transmitidos por nossos ancestrais moldam os padrões de nossas realizações de formas inimagináveis. Em outras palavras, não basta querer saber como são as pessoas de sucesso. Somente perguntando de onde elas são poderemos deslindar a lógica por trás de quem é ou não bem-sucedido.”
“Mas a crença no trabalho é, na verdade, algo belo. Quase todas as histórias de sucesso que vimos neste livro até agora envolvem alguém ou algum grupo que se esforçou mais do que seus pares. Bill Gates era viciado em computador desde os tempos da escola. Bill Joy também foi assim. Os Beatles praticaram por milhares de horas em Hamburgo. Joe Flom trabalhou muito durante anos, aperfeiçoando a arte da operação de aquisição hostil, antes de obter sua chance. Dar duro é o que as pessoas bem sucedidas fazem, e a virtude da cultura formada pela labuta nos arrozais foi proporcionar aos camponeses uma forma de encontrar significado em meio a toda aquela adversidade e pobreza. Essa lição serviu aos asiáticos em muitos empreendimentos, porém raramente com tanta perfeição quanto no caso da matemática.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

lucas.pinheiro.5815 28/08/2022

Fora de Série
Título: Outliers - descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não.
Ano: 2008
Autor: Malcolm Gladwell ??

Esse livro explica a origem do sucesso de alguns indivíduos considerados como ?fora da curva?, os chamados outliers.

O autor explica que o talento e a dedicação, embora sejam fundamentais, não são suficientes para garantir o sucesso de alguém. O contexto da cultura de uma sociedade e os fatos históricos são quase tão fundamentais quanto o talento e o trabalho duro.

O livro também popularizou a teoria das 10.000 horas (quem se dedicar esse tempo no exercício de qualquer atividade pode ser considerado um verdadeiro especialista na área) e traz vários exemplos concretos de casos de sucesso que foram fundamentalmente influenciado por questões que vão além do puro talento.

Obra de escrita leve, agradável e que gera boas reflexões. Recomendado!

Junior Santos 09/08/2021

Fora de serie
Outliers é um bom livro, exemplifica muitooo o contexto, fazendo com que a cada dica, tenhamos um monte de exemplificações e situaçoes que nos colocam dentro do contexto do livro, desse modo acredito que vale a leitura, por ser leve.

Dannielholanda 24/01/2023

Não é uma leitura comum pra mim.
Outliers - Fora de Série:

Não é um livro que eu geralmente iria ler. Realmente gostei da indicação do meu tio, fez a minha perspectiva de sucesso mudar completamente.

O sucesso não é somente ter sorte ou talento, deriva de outras variáveis. E nesse momento da minha vida eu estava precisando de um livro que abrisse meus olhos como esse fez, mas não sabia.

Nada vêm do nada pra ninguém, é preciso de muitos fatores pra que algo aconteça, e se a pessoa estiver disposta a fazer aquilo acontecer.

Não sei muito o que falar sobre o livro, mas é muito bom. Só teve um capítulo que achei extremamente maçante de ler, o capítulo dos advogados. De resto é um livro que dá pra ler bem rapidinho, o escritor brinca com a gente durante a narrativa.

Estou disposto a fazer o que eu preciso pra garantir meu futuro e meu sucesso.

Helô 01/03/2023

O livro mostra muito claramente como todos os fatores históricos, culturais e familiares tem influência no sucesso, pois o sucesso não é feito sozinho, ele é um conjunto de fatores que proporciona possibilidades a alguns indivíduos que agarram com todas as suas forças.

Kauane Parra 29/10/2021

De fato um livro Fora de Série!
Estar no lugar certo, na hora certa nunca fez tanto sentido? mas também é preciso estar preparado pra este momento, realmente muitos gênios não foram e não serão apreciados por não terem oportunidade, os motivos para isso são óbvios. No entanto, muitas dessas pessoas de sucesso criaram as suas oportunidade e isso não pode ser desconsiderado.

Amanda 12/12/2021

Bom mas repetitivo.
O livro tem uma proposta interessante e cativante, porém a leitura é extremamente metódica e repetitiva. Após o meio do livro, não é mais necessária a leitura, pois só há repetição dos fatos.