Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Lima 09/01/2022

Interessante de forma fascinante
Ouvi falar muito do livro e não decepcionou as histórias te prende e geram curiosidade para observar as pessoas e entender o pensamento do autor.

Victor Damasceno 11/04/2019

Muito bom! Exaustivo, mas compensador.
Os livros do Malcolm possuem diversas histórias que dão contexto a suas explicações. Nem sempre ele é tão direto. Por vezes, pelo menos pra mim, a quantidade de exemplos que ele dá é exaustiva, embora realmente dêem muita base para o que ele explica, além de que serve como coesão para o raciocínio e narrativa que ele segue. A leitura é leve, mas se você prefere livros mais diretos, como eu, terá que se esforçar para ler qualquer um do Malcolm, mas com certeza valerá a pena. É o terceiro dele que leio e não me importo de ter que me esforçar mais, e vou além, vejo que é um escritor brilhante. Recomendo.

Kevin Araújo 23/05/2023

Curti bastante.
O autor nos trás uma ideia de quem nem tudo o que acontece ou aconteceu na vida de diversos "outliers" são necessariamente por conta deles serem diferenciados ou acima da média, a idéia do livro é nos mostrar que o sucesso advém de vários fatores que na maioria das vezes nem se quer passar pela nossas cabeças, como por exemplo o dia do seu nascimento, o ano, a suas origens, a década em que vc nasceu, enfim são muitas as variáveis que podem favorecer ou não alguma pessoa, além da teoria das 10 mil horas que é muito boa.

O autor nos dá diversos exemplos de pessoas que são consideradas acima da média e que foram "favorecidas" por algumas dessas variáveis, eu realmente curti muito a leitura.

Beto 18/10/2022

Uma forma diferente de enxergar
O livro te traz e te faz imergir numa história diferente dos padrões. Traz pensamento crítico em relação a estatísticas e pré definições que aceitamos. Ao questionar porque os orientais são melhores em matemática, vai trazendo exemplos claros que te fazem parar para olhar diversos outros setores, dos negócios e da vida

recomendo muito a leitura para todos

Brandão 03/06/2022

Livro muito bom
O livro começa muito de encontro com algo que eu sempre defendi é que considero muito importante. O sucesso é o encontro da sorte com o trabalho duro, a persistência, o foco, objetivo, mas sim?. A sorte tem que estar presente também. Além disto também trabalha alguns pontos culturais muito importantes que nos ajuda a entender diversos fatores que até hoje eu não tinha explicação. Enfim? se ficou curioso e quer saber mais do que já escrevi aqui leia o livro. Valerá a pena.

Igor13 04/10/2018

Sinto muito, mas Outliers existiram e continuam a existir
Apesar do título, o autor não defende a existência de Outliers, isto é, pessoas surpreendentes.

Sim, cultura, família em que nasceu, hard work, circunstâncias externas e oportunidades são decisivas. A 'sabedoria popular' já diz "estar no lugar certo na hora certa".

Porém, o livro fala sobre super casos de sucesso. Pessoas que influenciaram o destino de povos, ciência, filosofia ou da humanidade em geral. Esses indivíduos não são só resultado das circunstâncias. Precisaram delas, concordo. Mas foram muito além disso.

Apesar de gostar do livro e achar seu argumento interessante e válido na maior parte do tempo, penso que o autor forçou um pouco no final.

Valorizei tanto o livro que tentarei aplicar as lições do livro na criação e direcionamento do meu filho - que ainda é um bebê de 1 ano e meio. Não há nada de errado em tentar aumentar os 'odds' dele na vida, há?

Leo Moura 10/06/2019

Muito além das 10 mil horas...
O grande hype sobre este livro sempre foi quanto a questão das 10 mil horas, no entanto, ele vai muito além. Gladwell tem uma escrita leve e fluída, os exemplos reais deixam o livro longe de ser massante. Nessa pegada, o autor nos mostra que o sucesso advém de um conjunto de fatores que muitas vezes não levamos em conta. É nesse contexto que a leitura nos faz refletir sobre nossa própria jornada, conseguimos entender tudo que nos ajudou e atrapalhou nessa caminhada, fazendo com que nossa visão de êxito e meritocracia nunca mais sejam as mesmas. Recomendo bastante a leitura.

elfojonas 13/07/2022

Agradeço a OPORTUNIDADE de ter lido essa obra
Incrível o formato que o autor aborda o tema sucesso, que nada o ocorre sem que série de fatores anteriores.

Gostei dessas perspectiva, o jeito que foi apresentado. Reforçou minha crença de que ninguém é independente na vida e por isso sempre precisamos ser humildes e gratos pelas oportunidades que tivemos.

Uma leitura fácil, repleta de exemplos e de compreensão simples.

ivanat 10/03/2022

Outliers
Não é sobre sorte, não é sobre talento, não é sobre contatos, é sobre um conjunto de tudo isso, sobre oportunidades. O livro mostra que se não fossem as adversidades e os obstáculos das épocas vividas por grandes nomes da ciência, da tecnologia, do direito, eles não seriam quem são. Do ponto de vista pessoal, isso parece lógico pois as vivências mudam o nosso ser, mas o livro retrata principalmente sob o ponto de vista profissional, em que eles se tornaram quem são graças a um conjunto de fatores que os fizeram alcançar coisas que não seriam facilmente alcancadas se fossem em outra época. Aborda muitos fatos, desmistifica outros e nos dá a possibilidade de enxergar o talento nato por outro viés. A escrita é bem clara e muito fluída.

Roger Ruiz 17/05/2022

Sutilezas que fazem a diferença
Este é mais um ótimo livro de Malcolm Gladwell. Ele traz vários casos em que a minúcia na anáise é necessária. Nos dá um sentido sobre a importância de ter cuidado ao tratar causas e consequências. Qual a causa raiz? Isto determina o sucesso numa ação preventiva ou reparadora. E quando há um efeito cumulativo no processo, torna-se mais desafiador.

22/01/2020

Gostamos de acreditar que pessoas bem-sucedidas contaram somente com sorte ou um talento nato e pronto, as coisas simplesmente aconteceram. Como se o sucesso tivesse surgido como mágica na vida delas. Claro que não é bem assim, e neste livro o autor vai destrinchar casos famosos de sucesso e nos mostrar que talento é necessário sim, um pouco de sorte sempre vai bem, mas principalmente, o que torna uma pessoa “fora de série” é uma sequência favorável de eventos, na qual a oportunidade somada ao aperfeiçoamento fará toda a diferença.

Ter nascido numa época propícia para determinado segmento pode ser fundamental para o sucesso. Bill Gates não seria quem é se não tivesse nascido no período em que nasceu, porque isso determinou mais para frente a sua entrada num mercado que estava em expansão. Soma-se isso o fato de ele se interessar por computador logo cedo, numa época em que isso não era acessível, e possuir pais ricos que podiam bancar esse hobby. Tudo isso está conectado e é um ótimo exemplo de uso das oportunidades que foram surgindo em sua vida. Caso tivesse nascido antes ou depois, poderia ter perdido o boom da informática que surgiria mais adiante. Caso não tivesse pais ricos, talvez não tivesse acesso a computadores tão cedo. Caso não tivesse esse acesso, não teria aperfeiçoado seus conhecimentos. O fator sorte estava presente também, claro, mas mais que isso, foi uma série de oportunidades que acabou determinando o seu sucesso.

Um capítulo muito interessante também é sobre os gênios com QI altíssimos. Quando pensamos neles, automaticamente pensamos em sucesso, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ter inteligência analítica não é o mesmo que inteligência prática, e nessa hora conta muito a cultura em que você está inserido e seu ambiente familiar. Crianças que são expostas a diversas situações, acabam tendo mais conhecimento de mundo, assim como as que são incentivadas a lidar com a autoridade. Futuramente, crianças assim se sentirão menos intimidadas com as situações adversas que surgirão pelo caminho.

Se eu tivesse que pedir para alguém ler somente um capítulo deste livro, seria sobre o do Índice de Distância de Poder, na qual o autor usará exemplos de desastres aéreos ocorridos por um motivo que a princípio não faz sentido: a hierarquia dentro da cabine de comando. Ao acompanharmos a transcrição da caixa preta, nos deparamos com um comportamento bizarro dos copilotos, claramente intimidados perante a presença do piloto, ou seja, da autoridade. É algo tão grave, que nem mesmo em situações assim, de emergência, a pessoa consegue se impor, e isso pode ser explicado pelo IDP. Quanto maior a distância, maior será a dificuldade da pessoa em lidar com autoridade e maior será seu complexo de inferioridade. Achei fascinante e me vi concordando em diversas partes, já que parte da minha cultura é a japonesa, em que essa questão da hierarquia é bastante enraizada.

Por outro lado, quando ele entra no capítulo sobre os motivos por trás do alto índice de violência no sul dos EUA, devo dizer que achei um pouquinho forçado. Outro ponto que não concordo muito é quando ele fala que não importa muito a faculdade que você ingressar, que Harvard, por exemplo, é tão boa quanto qualquer outra. Se o sucesso está atrelado a oportunidades, na minha visão, Harvard pode oferecer mais oportunidades – e melhores! – do que as com menos prestígio. Mas ao mesmo tempo, entendo o que ele quer dizer com isso, afinal, ter feito Harvard não é garantia de sucesso se os outros pontos não estiverem alinhados.

Leitura interessantíssima! Assim como ocorreu com os advogados judeus, espero que haja alguma oportunidade futuramente envolvendo mulheres descendentes de imigrantes japoneses, nascidas no Brasil na década de 1980. A essa altura, somente aproveitando alguma situação adversa para me salvar!

Mimi 01/06/2022

Outliers é tão bom que não merece o subtítulo atribuído na língua portuguesa (Descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não). A obra do início ao fim prende o leitor a fatos e grandes estudos, sem qualquer pretensão de conceder ao leitor algum tipo de autoajuda, pelo contrário, de forma abrangente, minuciosa e muito inteligente o autor desmistifica os grandes sucessos daqueles que alcançam o ápice em suas carreiras. Não basta empenhar apenas grande esforço para se tornar um Outlier, fatores culturais, geracionais, período em que cada indivíduo nasceu, ajuda financeira, oportunidades e tantos outros contribuem para o almejado sucesso. É como o próprio autor menciona no livro "Baseia-se numa rede de vantagens e heranças, algumas merecidas; outras, não; algumas conquistadas, outras obtidas por pura sorte - todas, porém, cruciais para torná-los o que são." E de fato, o sucesso não é excepcional tampouco misterioso.

Caio Lamarão 04/03/2020

O porquê do sucesso
Superação? Esforço individual? Sorte? Oportunidades? Um legado?

O autor expõe ao longo do livro diversas vantagens e chances que levaram indivíduos notáveis à se destacar da multidão e quebra alguns mitos ao longo do livro também.

Achei muito interessante como ele derruba a questão da meritocracia (individual, que muitos usam para se vender), porém, o "sucesso" é abstrato, diferentes níveis de exigência levam a diferentes níveis de realização. Nem sempre o sacrifício que está em jogo para se tornar um "Outlier" é válido para uma pessoa com padrões mais baixos e pensamentos mais simples, ignorando isso e levando em conta o padrão convencional de "sucesso" o livro faz todo o sentido.

A grande lição que fica para mim após a leitura do livro é que: sozinhos, não conseguimos obter o sucesso acima da média, não importa a inteligência, vantagens naturais ou culturais nem decisões acertadas. Estar bem preparado quando a Chance aparecer faz toda a diferença

O livro começa com um questionamento e capítulo após capítulo consegue respondê-lo e conecta-lo. Leitura fácil, agradável e altamente informativa. Recomendo.

Morsinaldo 20/03/2020

Muito Top
Tem muitas coisas legais nesse livro. Eu fiquei muito feliz por ter lido ele num período da faculdade que eu estava pagando probabilidade e, por isso, deu pra relacionar muitos conceitos. Tem muitas curiosidades e o autor mostra elas de maneira simples e objetiva.