A Menina Que Não Acredita em Milagres

Resenhas - A Menina Que Não Acreditava em Milagres

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Natália 08/04/2021

Razoável.
Demorei mais que o normal para ler esse livro, confesso que pensei em desistir, mas queria muito saber o desfecho. Já imaginava !
Não é um dos melhores, mas tenta nos passar valores, lições sobre amizade, família e amor.
Nos deixa a reflexão que pequenas coisas também podem ser consideradas um milagre, só precisamos nos esforçar para ver o que realmente importa.
viglione 06/12/2022minha estante
foi o primeiro livro que eu li depois de ficar 2 anos sem ler nada, a escrita e boa?esse foi o primeiro livro que eu chorei horrores no final

Queria Estar Lendo 04/03/2017

Resenha: A Menina Que Não Acredita em Milagres
Um dos lançamentos da editora Novo Conceito, A Menina que não Acredita em Milagres foi uma grandiosa surpresa para mim. Um sick-lit com humor ácido e personagens carismáticos que cumpre a missão de te emocionar durante toda a leitora.

Cam está morrendo, e pra ela tudo bem. Chegou em um ponto da sua vida que já aceitou a doença terminal e que está bem em continuar sua rotina longe de hospitais e daquela falsa esperança de um milagre. Pelo menos até a sua mãe resolver levá-la a um lugar conhecido como a cidade dos milagres. Se Cam vai encontrar a cura lá ou não, ela pouco se importa. Essa só parece uma última ótima aventura a se viver antes do fim definitivo.

"No interior da música não havia câncer. Nem sensação de desconforto. Nenhuma dor. Nem abandono. Nem Lista do Flamingo. No interior da música, mesmo nesses ritmos primitivos, Cam sentia-se livre."

Esse livro é sobre uma jornada. De descobertas e aceitação, principalmente, mas também uma aventura. Cam é uma garota amarga e divertida, e por isso a leitura flui tão bem. Você sente empatia pela personagem logo de cara, e quer vê-la se encontrando nos rumos tão sombrios que sua vida tem tomado. Você quer que ela viva o pouco que resta, que respire e que encontre milagres, que faça milagres acontecerem.

O ponto central dessa história é mais do que apenas uma cidade milagrosa; é sobre uma garota milagrosa. E não porque Cam é mágica ou porque as coisas acontecem fantasticamente ao seu redor, mas porque ela faz acontecer.

"As ligações entre as pessoas eram temporárias. Egoístas. Oportunistas. Destinadas a perpetuar a espécie. "Amor", o amor romântico, era apenas uma fantasia que se permitia porque, caso contrário, a vida seria chata demais para suportar."

Porque, a partir do momento em que ela aceitou sua doença e o fato de que as pessoas que ela ama e conhece talvez não tenham aceitado tão bem, ela se determina a fazer o milagre delas acontecer. Como sua mãe, por exemplo. Sua mãe é carismática e assustada, ansiosa para encontrar outro caminho para a filha. Cam não se importa com a baboseira de milagre, mas quer fazer acreditar pela figura materna.

Sua irmãzinha, Perry, tem o mesmo espírito aventureiro da mãe, e está nessa viagem para fazer companhia e para encontrar a própria esperança - ela é muito mais fechada e relapsa que a própria Cam, mas se esconde atrás dessa indiferença para não demonstrar todos os seus sentimentos a respeito do provável destino trágico da irmã, e da dor que vai ficar sombreando sua vida quando Cam se for.

"A mágica, Cam soube depois de uma vida inteira trabalhando para o Mickey Mouse, era um privilégio e não um direito."

A protagonista tem uma melhor amiga, Lily, também doente e também tida como condenada. Lily não procura por um milagre, mas fez uma lista de coisas essenciais a serem realizadas antes de morrer; a Lista do Flamingo. E é ela que guia Cam em vários momentos dentro do livro. Premissa básica de sick-lit, mas não tira a riqueza da história, principalmente por Cam tratar tudo como coisas tão banais e idiotas. Ela se importa, mas finge que não.

Na cidade milagrosa, a figura mais importante para o desenvolvimento da história é Asher. Ele perdeu todo mundo que importava para ele por essas pessoas terem deixado a ilha mágica, então se determinou a nunca sair dali. Com Cam ao seu lado, Asher aprende um pouco mais sobre riscos e sobre não se esconder do que a vida tem a oferecer, especialmente as dores dela. O casal é bonitinho e desenvolve bem, num ritmo agradável dentro da leitura. É a promessa de um romance que, quando acontece, conquista e te faz chorar em vários momentos. O humor entre os dois é ótimo, o ácido de Cam contra o sarcástico fofo de Asher.

"É assim que era ficar de coração partido. Era menos uma rachadura no meio e mais como se o tivesse engolido inteiro e ele fosse parar, ensanguentado e machucado, no fundo do seu estômago."

Em relação à edição, amei a capa mais do que lasanha. Diagramação e revisão impecáveis e uma tradução bem fiel às tiradas características da autora, que não perde em nada para o original.

A narrativa e o conjunto completo de A Menina que não Acredita em Milagres talvez te faça acreditar neles. Talvez te leve a encontrar caminhos para realizá-los ou simplesmente te faça pensar que os milagres acontecem diariamente, e você só precisa olhar para fora para encontrá-los.

Larissa Destro 13/10/2020

Sofrência
Campbell tem 17 anos e câncer por todo o corpo. Enquanto ela tenta completar sua lista do flamingo, a lista que ela e a melhor amiga fizeram com ítens que querem fazer antes de morrerem (porque Lily também está doente), a mãe dela tenta buscar a luz no fim do túnel, uma cidade chamada Promise, que tem fama de ser milagrosa.
??
Gente.. nem sei o que dizer. É um sicklit né.. mesma pegada dos outros. Pra quem quiser sofrer um pouquinho, se apegar aos personagens e valorizar mais a vida!

geovannav 19/05/2021

bom
É um livro bem clichê, em muitos aspectos, o final é previsível e na maioria das vezes as referências a cultura pop irritava (por aparecer toda hora e eu nem sempre entender). Mas acaba sendo um livro legal quando não se tem nada pra fazer, acho que os animais foram os mais legais do livro todo, bart e buddy.
A avaliação expressa bem o que eu achei em geral, porque tudo valeu mesmo umas 3/3.5 estrelas.

Enzza 17/10/2020

Um livro lindo, forte, apaixonante, que te faz rir, chorar e pensar muito sobre a vida....uma história linda de um adolescente com câncer totalmente cínica e sem esperança de nada na vida, que acaba indo pra uma ?milagrosa? cidadezinha do interior a pedido de sua mãe e acaba encontrando o que ela nem sabia que procurava e descobrindo que o verdadeiro milagre da vida é o amor.

lou 06/01/2021

Campbell é uma garota de 17 anos com câncer em estágio terminal, ela já foi designada pelos médicos e não tem mais esperança de nada. Ela e a família dela cresceram trabalhando na hula da Disney, então a mãe dela crê em várias coisas. A mãe dela descobre uma cidade chamada Promise: conhecida por seus eventos miraculosos e o poder de curar qualquer enfermidade, Promise se torna a última esperança de Alicia para salvar a sua filha. O que se torna uma missão difícil pois Cam, diferentemente da sua família, não é exatamente o tipo de pessoa que acredita em milagres e mitologias.

Andressa.Soares 28/11/2022

Gostei!
Comecei a leitura bem desanimada, pois vi algumas resenhas falando que o livro não era bom. Mas eu gostei.
Gostei porque o que muitos leitores consideram clichê pra mim são histórias super possíveis.
Eu acredito no amor. Eu entendo que não é fácil não desistir e os milagres acontecem sim, porém nem sempre é o milagre que a gente espera.
kaadesa 28/11/2022minha estante
profundo

jamillecorreiax 07/12/2020

Livro muitoo forte, a autora conseguiu trabalhar perfeita com as emoções da protagonista e o final me surpreendeu (ao mesmo tempo que me matou kkkk). Uma das minhas primeiras recomendações pra qualquer pessoa. Vale muito a pena a leitura.

Tamara 05/01/2021

Expectativa não cumpriu com a realidade
"A menina que não acredita em milagres" era para ser uma história clichê do romance de uma menina nos seus últimos momentos de vida. O típico livro adolescente para te fazer chorar, o que não torna o livro necessariamente ruim. John Green é um exemplo de como clichês adolescentes podem também ser bem feitos e divertidos. Infelizmente, não é o caso dessa obra.

A autora começa a obra num tom trágico comumente conhecido para esse tipo de trama. Ela coloca já no começo que o tema é a protagonista aprendendo a ter esperança, por mais que em toda sua vida a tenham incentivado do contrário. Porém, em certa parte da história o enredo parece ficar meio perdido e adquirir outro foco. Como se a personagem principal, do nada, adquirisse outra personalidade e outros problemas, ainda que os antigos não tenham se resolvido.

A história te cativa e interessa, mas esse furo na narração, tira um pouco do sentido dela.

Não chega a ser um livro péssimo ou perda de tempo, só que realmente poderia ter um rumo mais claro.

Aleksia 01/02/2021

Eu amo muito esse livro e ele é de longe o meu YA favorito da vida. Tem uma história muito bem desenvolvida, uma leitura fluída, um crescimento pessoal maravilhoso da personagem principal e a forma como as relações são tratadas é muito linda.
Acho que esse livro merecia mais reconhecimento pois é uma história muito cativante apesar de dolorosa.

kett 18/04/2020

Não me agradou muito...
Cam é jovem, perdeu o pai e sofre de um câncer incurável. Aqui não temos uma história de amor como em "A Culpa é das Estrelas", mas temos uma história de amor à vida, aquele amor que te faz acreditar no impossível, no milagre, e por isso te faz viver da melhor maneira possível.

Cam já se conformou com a ideia de morrer, e isso não é um spoiler. Mas embora ela já tenha aceitado seu fim, sua mãe se recusa a desistir e convence Campbell a ir para Promisse, a cidade conhecida por seus milagres

O livro não é religioso e nem repassa essa ideia.

Final bem pensado, é uma boa história, mas sinto que não foi prazeroso de ler, talvez pelo modo que foi escrito, eu não sei. Confesso que empurrei o livro com a barriga, mas mesmo não tendo me agradado tanto, não sinto que foi um tempo perdido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5