Coração? Gail Carriger

Resenhas - Coração?

1 | 2 | 3 | 4

Queria Estar Lendo 09/08/2016

Resenha: Coração?
Coração? é o quarto livro da série steampunk O Protetorado da Sombrinha, da escritora Gail Carriger, que tem como protagonista a sarcástica e causadora de problemas Lady Maccon. Os livros são publicados no Brasil pela editora Valentina, nossa parceira, e que nos cedeu um exemplar para resenha.

Neste livro Alexia se encontra aos oito meses de gestação e vivendo em um estado de constante fome, desconforto e com alterações hormonais que deixam a ela, seu marido e alcateia, totalmente fora de si. Os constantes atentados contra sua vida executados pela Colmeia de Westminster também não ajudam em nada a melhorar seu humor.

"Ainda no dia anterior, ela acabara de tomar café da manhã aos prantos, por achar que os ovos fritos estavam olhando de um jeito esquisito para ela. A alcateia passara meia hora tentando encontrar um jeito de acalmá-la. O marido se preocupara tanto, que parecera prestes a chorar também."

Depois de ter feito as pazes com Conall ao final de Inocência? a vida conjugal de Lady e Lord Maccon segue perfeitamente normal e agradável – apesar dos problemas com as tentativas de assassinato e os humores causados pela gravidez -, até que um surge com um aviso: estão tentando assassinar a rainha.

É claro que Alexia não pode deixar que isso aconteça, e nem mesmo seu estado e o fato de estar seriamente parecida com um dirigível de tão gorda vai atrapalhar sua investigação. O problema é que a última tentativa de assassinato contra a Rainha foi executada pela antiga alcateia de Lord Maccon e isso significa que a preternatural precisará investigar mais a fundo o passado do marido.

Esta investigação trará algumas respostas à Lady Maccon, mas talvez elas não se refiram as perguntas que ela buscava e alguns pontos sobre o passado de pessoas que lhe são queridas podem acabar vindo à tona – e tornar tudo ainda mais complexo.

"As coisas não dão certo quanto os imortais se apaixonam. Os mortais acabam morrendo, de uma forma ou de outra, e ficamos sozinhos de novo."

Coração? preencheu algumas lacunas que Inocência? tinha deixado em aberto. A presença de Lord Maccon e da alcateia me foi muito grata, mas é inegável o fato de que Lyall roubou meu coração e tomou para si o lugar que um dia pertenceu a Conall. O Beta chegou até mesmo a superar Genevieve – minha linda – e é, agora, meu personagem favorito na série.

Depois da pequena decepção no livro anterior quanto ao romance, acho que finalmente entendi algo muito importante sobre o casal Maccon: o lobisomem nada mais é do que um planeta girando em torno do sol é que é Alexia. Não vou mais esperar por cenas típicas envolvendo lobisomens e suas crias. Você venceu, Gail, aceito a derrota e reconheço que não posso me decepcionar por ter criado expectativas que nunca pretenderam ser atingidas.

Alexia e Conall são um casal sarcástico que demonstra todo seu amor através de trocas de farpas, carícias e muito pragmatismo. E eles são perfeitos exatamente do jeitinho que são. Preciso dizer que em um primeiro momento fiquei muito irritada com a solução escolhida para proteger Alexia e o bebê-inconveniente, mas novamente me rendi aos talentos da autora e aceito que o acontecimento se encaixa perfeitamente com a história e os personagens. Ainda sobre o bebê: mal posso esperar pelos próximos livros!

"- Filhotinho agitado, não é?
- Filhotinha – corrigiu. – Como se qualquer bebê tão difícil um ousasse ser menino."

E antes de terminar só queria dizer que dois plots em especial mexeram muito comigo, um de uma forma mais dolorosa do que o outro. Eu realmente adoraria ler uma série sobre um desses plots em específico, mas não sei se a Gail trabalharia com isto. Fica apenas o meu desejo.

Sobre o final, o que eu posso dizer? Foi algo digno de O Protetorado da Sombrinha, daquele jeito que só a Gail sabe fazer onde a história do livro tem o seu final mas você mal pode esperar para por suas mãos no próximo!

Gail Carriger é uma alquimista das palavras e O Protetorado da Sombrinha é a fórmula perfeita de elementos steampunk, sobrenatural e muito humor.

"- Eu vou me comportar, prometo.
- Por que será que eu sempre fico mais receoso ainda quando diz isso?"

Fabiana 14/01/2022

Coração?
Coração é a sequência da obra Inocência. A história na verdade é bem chata, a autora enrola a obra quase inteira com situações que não tem relação nenhuma com a trama e nem ao menos são interessantes. Já quase no final revela o mistério, que sim faz sentido. Entretanto, com um desfecho totalmente semelhante ao restante da obra. A Alexia desta obra não tem nenhuma relação com a da primeira. Minha sensação com as obras 2 (Metamorfose) e 4 (Coração) é que a autora de alguma forma precisava continuar a história. Vamos para a última tentativa com o desfecho da série.

Viiics 25/07/2023

Ansiedade
Muitas revelações, um pouco de enrolação, onde parece que a autora utilizou a irmã desagradável da Alexia, só para render páginas a mais no livro, pois no contexto a mesma foi inserida de forma totalmente desnecessária. Mas, tirando isto, com os acontecimentos, principalmente no desenrolar final, valeu super a pena! É impossível largar o livro até terminar, quase não me aguentei de ansiedade, do contrário a opinião de outros leitores acho que tem muita ação, o que ocorre é que a autora concentra mais do meio pro final da história, impressionante como cada vez admiro mais a Alexia, que mulher poderosa e inteligente! Ah e finalmente, a cria dos Maccon veio ao mundo, o que fechou com chave de ouro. Ansiosa para acompanhar essa criaturinha no próximo livro.

gariglio 19/03/2020

Coração? Metanaturais e (muito) chá
Uma obra com muitos vampiros, lobisomens, fantasmas, sem almas e alianças improváveis.

Por surpresa do destino, nesse quarto livro não é Alexia que está quase morrendo (assim, na verdade...).

Gail Carriger acertou mais uma vez em cheio ao trazer personagens esféricas, não planas. A densidade psicológica das personagens se revela ainda mais forte nessa obra, que trás bastante surpresas (algumas, como a grande curiosa que sou, já tinha imaginado, no entanto, as outras, foram intrigantes, sem dúvida).

O sentimento sobre o que são alcateias e colmeias é muito mais presente, o Professor Lyall continua maravilhoso como sempre e a Genevive precisa urgentemente de umas férias da sua própria vida.

Bastante coisa muda nesse livro, de enredo envolvente e escrita cativante.

E tem muito, muito chá (sinto falta do apreço pelo café, entretanto acho que vou dar uma chance a tal bebida aromática).

Coração? O Protetorado da Sombrinha vale a pena ser lido. Com absoluta certeza. Você se sente dentro do livro e da época vitoriana.

E quem não quer se sentir como se estivesse salvando a vida da rainha?

Nathi 10/10/2021

Uma doideira só!!!
Literalmente acontece de um tudo nesse livro!!!

Alexia saracutiando entre Londres e o castelo de Wolsey com uma barriga gigantesca, Lorde Alkedama no auge da moda, da manipulação e da fofoca e Lorde Maccon amando sua esposa intensamente e comprando todas as loucuras dela

Lady Maccon que estava no final da gravidez, mas eu que quase paria a cada estripulia dela.

Como sempre o livro se resume em alguém tentando matar a preternatural e ela aborrecendo e se intrometendo em todos os assuntos sobrenaturais da Inglaterra.

Um livro recheado de aventura, segredos e muita confusão!

Geovana 07/05/2021

babado forte
Aí como eu amooooo essa série. A Alexia lenda memorável que mesmo quando erra é tentando acertar.

Fiquei chocada com o plot do professor e do pai da Alexia, não esperava mesmo.

O bebê da Alexia e do Conall foi o motivo do meu colapso, ansiosa pro ultimo livro :(((

Eu amo que absolutamente todo
mundo eles socam no calabouço kkkk

Thais 15/06/2021

O começo foi muito enrolado. Mais o final valeu a pena. Bastante emoção e confusão.

Denise 05/03/2022

O quarto livro da série! Penúltimo! E mais uma quase completamente sem ação o livro todo para tudo acontecer nos últimos 20%.
Definitivamente, está série não me conquistou....
Vivis 05/03/2022minha estante
Tsc tsc tsc

Nathy 16/04/2020

Penultimo livro da minha amada Alexia
Coração Gail Carriger
Mesmo com sua enorme barriga de grávida, Alexia não deixa o seu cargo de Mujah. Em meio a agitação de Londres a preternatural ainda lida com os problemas vampirescos e lupinos constantes tentativas de assassinatos contra ela.
Ela nunca imaginou que seria fácil estar grávida, claro que ela amava o bebê, mas nada poderia ser mais incoerente para seu cargo. Inclusive pelas constantes de matar ela e o bebê vinda dos vampiros.
Como se não bastasse um fantasma brota em sua sala e lhe conta sem mais nem menos sobre uma conspiração para matar a rainha! O trabalho de Alexa agora é descobrir que conspiração é essa e proteger a soberana. E não pode deixar sua alcatéia de lado. Porque ficar grávida? Logo agora?
Coração é o quarto livro da saga steampunk O protetorado da sombrinha. Escrito pala autora Gail Carriger conta a história de Alexa Maccon e as suas aventuras como preternatural e Mujah em uma Londres cheia de vampiros e lobisomens e uma cidade cheia de inventos e mistérios.
Sou super suspeita para falar dessa série por que amo a alexia e acho ela absurdamente divertida. Os livros tem histórias tão surpreendestes... coração não seria diferentes.
Os personagens secundário estão tendo mais vida na trama e meu queixo caiu quando comecei a descobrir algumas histórias. Alexia e Maccon estão cada vez mais perfeitos juntos e ela independente da barriga está mais ativa e se metendo em confusões que ela nunca imaginaria.
A narrativa da Gail é super imersiva mas feita em terceira pessoa. A escrita é fluida, então eu nem percebi que estava acabando. O enredo conta mais uma das aventuras de Alexia. Toda a narrativa encher a imaginação.
A ambientação é no centro da grande Londres no sec. XVII. Então a aura sobrenatural é perfeita dentro do grande centro histórico de Londres e as reuniões de seres sobrenaturais. As invenções são perfeitas e deixa o steampunk mais evidente.
Estou muito triste que está acabando, só falta um livro para que eu me despeça da minha querida Alexia.

Michelle 02/09/2022

Coração?
Lady Alexia Maccon, a sem alma, está de novo em apuro, só que desta vez o problema não é culpa dela. Quando um fantasma louco ameaça a rainha, Alexia está no caso, seguindo uma trilha que a leva ao passado do marido. Para completar, uma irmã que se juntou ao movimento sufragista (chocante!), a mais recente invenção mecânica de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis, e Alexia mal tem tempo de lembrar que está grávida de oito meses. Alexia conseguirá determinar quem está tentando matar a rainha Vitória antes que seja tarde demais? São os vampiros de novo ou há um traidor à espreita em roupas de lobo? E o que, exatamente, passou a residir no segundo melhor armário de Lorde Akeldama?

Fernanda1893 01/05/2022

Não há muito o que dizer, a não ser que a escrita da Gail continua ótima e hilária como sempre, e a Alexia continua se metendo em cada confusão? Nem grávida de oito meses a mulher consegue se acalmar!
Finalmente, respostas! Confesso que fiquei um pouco surpresa com as revelações desse livro, e estou muito curiosa para o desfecho.

Jessica891 12/06/2022

Finalmente, cheguei ao final. Depois de 2 meses de leitura (maior tempo que passei em um mesmo livro esse ano). Mas, não foi por conta da história, pelo contrário.
Lady Macon agora precisa investigar uma tentativa de assissanato contra a Rainha, e já sabemos que muitas aventuras e tentativas de assassinato contra a preternatural irão acontecer no decorrer da história.
O medo dessa mulher parir a qualquer momento é angustiante, e fora as quedas que ela pega, meu senhor!
Admiro o lobisomem por ter casado com ela ok
Recomendo

Aninha Schimidt 25/02/2022

Faltou Coração
Sinceramente, este foi o mais fraquinho até agora. Apesar dos acontecimentos serem interessantes, foram desenvolvidos de forma desnecessariamente maçante. Além disso, a junção de vários elementos não fez sentido algum e, na minha visão, formam um grande furo no roteiro, só porque a autora lerdou em 80% do livro e quis resolver tudo correndo no final. O começo foi bom e bem característico do bom humor e extravagância da série, entretanto. Ainda planejo ler o último para fechar a grande saga da Alexia na descoberta de suas origens.

1 | 2 | 3 | 4