Tonico e Carniça Francisco de Assis Brasil

Resenhas - Tonico e Carniça

ellen s 28/02/2022

apenas os amigos de verdade irão permanecer
Para uma escrita dos anos mil novecentos e tantos e para uma pessoa que está acostumada a ler livros da atualidade com assuntos comuns e romances clichês,eu digo com tranquilidade que esse é um ótimo livro para se passar o tempo e descobrir sobre amizades.
Amo minha professora de geo e acho ela uma mulher incrível,aí vocês me perguntam "o que sua professora tem a ver com isso??" simplismente tudo.
Lembro de ouvir ela dizer que leu toda a coleção dos livros da série vaga-lume e sobre passar horas na biblioteca da escola,lembro de eu já ter lido dois livros dessa série para um trabalho de português e ter gostado,por isso apenas por curiosidade (e indicação da minha prima) peguei mais um pra adicionar na conta.
Tonico e Carniça é ambientado em plena época da ditadura,nos anos mais duros pra serem vividos,onde liberdade de expressão era um sonho distante.
O livro trata sobre temáticas que infelizmente encontramos até hoje,como: a pobreza,a violência,problemas de escolaridade e o preconceito (não só social como de cor).Tudo no meio da euforia e a alegria que são as brincadeiras das crianças na rua e os jogos de futebol que não pode faltar.
Ótimo livro pra se usar na escola ou pra se sentar na varanda e passar um tempo e ainda aprender coisas como cultura e entender onde vivemos.
Apenas digo: a coleção vaga-lume é o harry potter de hoje em dia (tirando todo o papo de magia e bruxos,mas com muito mistério!!)

p.s. continuação cadê a minha continuação
hein José Resende Filho e Assis Brasil ??
ellen s 28/02/2022minha estante
pera josé rezende filho e assis brasil são a mesma pessoa como assim

ellen s 28/02/2022minha estante
jurava que eram duas

Cássia 22/02/2010

Não cheguei a ler dez livros dessa coleção. Certa vez ouvi uma amiga dizer que achava os livros da série Harry Potter melhores do que os da coleção Vaga-Lume. Não sei se ela tinha razão, mas acho que não dá pra comparar. Embora ambos sejam destinados ao público adolescente, são formatos muito diferentes e retratam realidades diferentes(sim, Harry Potter é uma série de fantasia, mas o que há de real nos livros é o estilo de vida britânico, em seus costumes e valores).

Tonico e Carniça é ambientado em plena época da ditadura, mais especificamente nos anos 1970. Ou seja, os anos mais duros. O livro insere timidamente temáticas sociais como a violência, a pobreza, problemas de escolaridade e o preconceito social e de cor. É claro que isso tudo intercalado com a euforia dos garotos com futebol e tudo e tal... xD

Acho um livro excelente pra se usar na escola. Ensina história de maneira simples e humaniza. Valoriza a cultura nacional, incentiva os pequenos a lerem mais autores brasileiros. E permite firmar os pés no chão dessa galëre que acha que tudo é fantasia. A gente tá no Brasil e não na Inglaterra. #prontofalei

Ainda bem que eu tive isso na minha infância/adolescência.

DrAlu 13/09/2021

Não foi como eu esperava...
Até procurei na Internet outra versão, pois minha leitura foi baseada num e-book, achei que faltavam páginas,mas pelo que parece o final era o que eu li...
Decepcionado.

William LGZ 29/07/2023

"Apenas" bom
Uma história que eu tava querendo ler desde que ganhei este livro de presente mas que no fim, embora traga boas mensagens, não achei nada demais.

Em diversos pontos é meio chato de se acompanhar e tu consegue prever grande parte dos acontecimentos que vem a ocorrer, mas ainda assim traz momentos instigantes principalmente na reta final e no geral é bom em comparação aos outros livros de sua categoria. Eu recomendo para quem tiver interesse.

Luana 27/07/2021

Eu sei que hoje em dia aos 22 anos, provavelmente não acharia tão bom quanto achei com 13 anos. Mas na época eu ganhei esse livro da minha professora e ao ler foi tão especial para mim, não só pelo presente. Mas ler uma história que tem embasamento social (sem ao mesmo me ligar nisso quando criança) ajudou e muito no meu crescimento social.

MilaMagalhães 11/06/2021

Tonico e Carniça
Recentemente reli esse livro e como é interessante olhar a história com uma perspectiva de adulto.
Quando criança nunca tinha notado o quão melancólica é a história do Carniça apesar de ser um livro bem superficial.
De qualquer forma, vale a pena para estimular jovens leitores ?.
Cleber 11/06/2021minha estante
Saudades da coleção vagalume?

MilaMagalhães 18/07/2021minha estante
Nossa, muita!!

Aline.Rodrigues 21/05/2021

A realidade dura e crua
Essas histórias da série Vaga-lume são ótimas pra jogar na nossa cara a realidade,dura e crua da sociedade Brasileira.

Danilo 16/11/2022

Péssimo
Odeio falar e pensar que um livro é péssimo, pois me permito pensar na obra do autor e na mensagem que um livro quer transmitir e carregar. Contudo, preciso dizer que fui sem expectativas e mesmo assim me decepcionei muito com esse livro.

Assim como o livro Tonico, essa continuação também trata de temas sociais muito significativos e pertinentes até os dias atuais. Esse é o ponto positivo. Mas, se tratando de narrativa e contexto da história, o livro é muito fraco, pois carece de um desenvolvimento com início, meio e fim. Ele apenas, joga alguns fatos e informações adicionais ao enredo contado no primeiro livro, e faltando 20 páginas para acabar o livro, a história corre e termina com um final extremamente aberto. Do qual, você realmente fica no ar e sem saber o destino dos personagens.

Penso, que poderia até deixar o final aberto, mas por se tratar de uma história narrativa, poderia ter mais detalhes, mais pautas sociais e maiores desdobramentos que levassem ao desfecho.

Valeu a leitura e a experiência, principalmente porque sempre me lembrei do livro Tonico com muito carinho, mas não teria paciência para ler Tonico e Carniça novamente, prefiro fingir que não existe uma continuação para o primeiro livro.

Jazz 18/03/2021

Pra se ler em uma tarde
Um livro rápido, gostoso de ler e que toca profundamente.
Não li o livro Tônico, mas também não foi necessário. Os personagens são bem cativantes e emocionam a gente.
O final foi um choque, inesperado e no começo fiquei com a sensação: "pera, é isso? É só isso?"
Mas pensando mais tarde pude entender o que o autor quis passar. Tocante.
Podemos ver que mesmo sendo curto vários assuntos são abordados.
Gostei de ler.

Antonio Maluco 16/06/2021

Emocionante
O livro conta a história de um menino de rua e seu amigo que trabalha e estuda mas graças a vontade de ambos venceram na vida deles

Bruno Leandro 14/07/2011

Terminando de quebrar meus preconceitos
Escrito por José Resende Filho e Assis Brasil, este livro dá continuidade às aventuras de Tonico e seu parceiro Carniça, dois menores abandonados que fazem o possível e o impossível para sobreviverem em um mundo hostil à suas existências. Além de enfrentar os preconceitos de uma sociedade que os vê como sub-humanos, os dois precisam provar, tanto aos outros, quanto a si mesmos, que não é apenas por serem menores abandonados que são marginais.
Este livro, assim como o anterior a ele, foi considerado por mim, a princípio, um livro que falava sobre garotos marginais. Apenas quando li de novo entendi a verdadeira história por trás da história e pude rever meus julgamentos. Recomendo este livro para pessoas que querem parar de julgar livros por capas e pessoas por aparências.

Douglas 20/09/2013

Tonico e Carniça
Um livro para ler e pensar.

Puxa, é inacreditável ver como um livro, escrito a mais de 30 anos atrás, ainda seja tão atual.

"Tonico e Carniça" é um questionamento sobre vários problemas sociais do nosso país.
Questões como menores abandonados, marginalizados, questões como preconceito e discriminação.
Tudo isso é retratado no livro.

É incrível como um livro curto, apenas 80 páginas, possa levantar tantos questionamentos e fazer o leitor pensar.

Tonico e Carniça são 2 amigos que não tem pai, apenas mãe. Tonico tem uma vida um pouco "melhor" que o amigo Carniça. Tonico é criado pela mãe e pela avó. E tem um tio que ajuda o menino.
Carniça é criado apenas pela mãe, que mal pode dar atenção ao menino, pois tem que trabalhar para sustentar os dois.

Com este cenário os autores levantam todas as questões que eu citei anteriormente.

É um livro que além de ser lido por crianças, deveria ser lido pelos pais das crianças. Afinal o livro questiona quanta responsabilidade os pais terão ao colocar um filho no mundo. E leva o leitor a um cenário de exclusão de pessoas. Leva ao leitor a raiz de todos os problemas sociais que tem o nosso país: A pobreza.
Como a falta de oportunidade levam as crianças para o crime.

E ainda levanta uma questão muito maior. Você pode tentar fechar os olhos para tudo isso. Mas, mais dia, ou menos dia, pode descobrir, da pior maneira possível, que a pobreza é um problema crônico, que afeta a todos, seja ao criminoso, ou a sua vítima.

Leitura recomendada.
Não sei se é o melhor da série Vagalume, talvez não seja, mas com certeza, é o que mais emociona o leitor.
Vale conferir.

Um abraço e meu respeito a todos.

Evelize Volpi 07/08/2022

Mais um Clássico da Coleção Vagalume.
Este livro nos mostra a realidade nua e crua das grandes cidades, e também a continuação da amizade entre os dois meninos.
Para a época que foi escrito, continua muito atual.