Os pescadores

Resenhas - Os pescadores

1 | 2 | 3 | 4

Renata 02/02/2024

Forte
Acho que quem pega esse livro pra ler sabe que a leitura não vai ser fácil, nem feliz!!! Em alguns momento me senti angustiada, mas a história dos irmãos é muito instigante

Julia5048 27/12/2023

Profundo e muito bem escrito
Adorei as pequenas analogias que o autor faz no início de cada capítulo com elementos da cultura nigeriana. achei o plot muito bem estruturado e muito bem amarrado, sendo descrito de forma quase perfeita. fiquei muito emocionada com o final, principalmente depois de tudo que os personagens principais passaram. Gostei demais, porém se for ler, espere pura depressão, o livro não tem momentos de alívio, você se sente dentro dessa realidade dura o tempo inteiro. além disso, a construção dos personagens é muito boa, e os elementos culturais deixam a história mais completa e mais interessante também. favoritado

Iris 26/11/2023

Escolhi o livro ao acaso, sem ler resenhas e foi surpreendente. Com escrita fluída que fez a leitura voar, o autor apresenta um pouco da Nigéria através de uma história pesada, ficcional mas sem fantasia.

Rudiely 02/08/2023

Que dor!
Esse livro conta a história de uma família nigeriana formada por um Pai, a Mãe, cinco irmãos (Ikenna, Boja, Obembe, Benjamim e David) e uma irmã mais nova (Nken). Sendo que os acontecimentos se iniciam nos anos 1990 e terminam nos anos 2000.
Benjamim é o narrador da história, e também um dos protagonistas. Porém, ele conta a história da família toda.
Esse livro tem uma série de acontecimentos terríveis e tristes demais, e várias vezes fiquei pensando se seria possível suportar tantas aflições. E tais acontecimentos se dão início após os garotos darem ouvidos a um louco que vivia na cidade deles.
O livro me trouxe a vontade pungente de ter irmãos, e o nojo repugnante de certos episódios relatados. Não é um livro leve, abrange assuntos bem sensíveis e polêmicos!
Por outro lado é cultura pura. Mostra um vislumbre da Nigéria de 1990, mostra um pouco de como a religião nativa de um povo é substituída por seus colonizadores e como as pessoas colonizadas aprendem novos costumes ao ponto de abandonar os antigos.

"O ódio é uma sanguessuga: Uma coisa que gruda na pele das pessoas; alimenta-se delas, suga a seiva de seus espíritos. Transforma uma pessoa e não se vai enquanto não sugar a última gota de paz dela. O ódio gruda à pele da mesma forma que uma sanguessuga, enterrando-se cada vez mais na epiderme, de maneira que, para arrancar o parasita da pele, é preciso rasgar uma parte da carne, e matá-lo é o mesmo que um autoflagelo."

"A esperança era um girino: Uma coisa que você pegava e levava para casa numa lata, mas que logo morria, apesar de estar na água certa."

NatAlia784 04/07/2023

OS PESCADORES
Uma história emocionante do começo ao fim, que faz a gente querer ler sem parar, a trama é bem feita. A morte dos irmãos é bem triste, que me fez lembrar até um pouco da história de Abel e Cain

Ana 28/06/2023

Intenso e envolvente
Comecei a leitura sem saber quase nada sobre o livro, e fui me surpreendendo ao longo dele. É uma leitura envolvente, que te prende em querer saber o que vai acontecer com esses meninos, te coloca torcendo por eles e sentindo as dores e alegrias do protagonista, Ben, junto com ele. Mas principalmente as dores. Em diversos pontos a leitura é angustiante, chega às vezes a ser até meio macabra. Não é um livro que eu recomendaria pra qualquer um, não é pra quem gosta de leituras leves e descontraída, mas pra quem gosta de ser levado por sentiments intensos enquanto lê, bons ou ruins. Mas é realmente impactante e me trouxe diversas reflexões, a principal com certeza sendo quanto ao medo consumir uma pessoa e até mesmo as pessoas ao redor de quem está sendo vitimado por ele. O autor tem uma sensibilidade incrível na descrição dos sentimentos e no uso de metáforas. A tradução também é excelente, o vocabulário é rico e me peguei usando o dicionário do Kindle diversas vezes. O que me pegou foi que achei algumas partes um pouco excessivamente descritivas em relação ao cenário, por exemplo, ou muito "empacadas" em comparação a toda a trama dos últimos capítulos, que ficou meio corrida. Por isso achei que não é tão fluído e não quis dar 5 estrelas.

Súh 04/05/2023

Absurdamente lindo!
Confesso que precisei de forças em determinados trechos para continuar a leitura, esse livro vai crescendo e se construindo através do amor entre os irmãos. Um livro para se recordar para sempre.

Ana Paula Carnevale 10/04/2023

Uma história recheada de tristeza
Um belo conto que enquanto narra a vida dos irmãos e suas agurias, traça a história da Nigéria e as agurias de todo um povo com suas guerras civis e golpes de estado. O futuro dos irmãos é tão nebuloso quanto o futuro do seu país, da cor da desesperança .

Planells 27/01/2023

Um soco na boca do estômago!
Estou tentando descrever minha experiencia com esse livro em quanto sinto meus olhos húmidos ao chegar na última pagina dessa obra. Confesso que no principio estive quase abandonando a leitura; não conseguia conectar com a forma de narrativa de Chigozie Obioma, porém, algo em mim não deixou eu desistir dele. Esse livro me abalou de uma forma surpreendente. Difícil o leitor não se colocar no lugar de seus protagonistas e, de uma forma perversa, questionar o que você faria se esses acontecimentos fossem com sua família. Sabendo o que sei agora, queria ter conseguido desfrutar dele desde o inicio.

(Vou enxugar as lágrimas agora e pegar um pouco de ar fresco.)

Nilsonln 04/01/2023

Trágico, angustiante e emocionante
Meu Deus, que me deu forças para esta leitura, obrigado!

Poucas vezes me angustiei tanto por causa de um livro. Isso porquê não tem como reagir diferente a esta história narrada em primeira pessoa por Benjamim, um dos 6 irmãos de uma família nigeriana.

Ambientado na Nigéria, nos anos 90, em um momento de disputas políticas, guerra civil, insegurança, violência, corrupção, fome e quase zero de perspectiva para o futuro.

Em meio a tanta turbulência vemos a família de Benjamim, e todo o país, tentando sobreviver e visualizar um futuro melhor, falhando miseravelmente.

Jovens tendo suas vidas ceifadas precocemente, irmãos sendo separados, justiça sendo feita pela próprias mãos passam a se normalitizar. O desespero, abandono e desamparo passam a fazer parte fo cotidiano. A dignidade é reduzida à extremos desumanos.

A medida que avançamos a leitura a tragédia vai se avolumando, a perspectiva de algo melhor se reduz cada vez mais. É possível um final feliz? Para alguns, talvez, mas nem isso, tudo escapa pelas mãos no caos instaurado por um governo desumano, cruel e ignorante.

Todos são punidos, sejam pessoas de bem, com problemas mentais ou miseráveis (pobre Abulo!).

Sofri com a leitura deste livro, mecheu muito com meu emocional, o autor fez com que eu me importasse com os personagens, me fez sentir suas dores, medos e angústias.

Recomendo a leitura de forma consciente. Não é uma história bonita de ler, pois é muito possível no mundo injusto em que vivemos. ?

Fernanda 19/11/2022

Os Pescadores de Chigozie Obioma
"Quero que vocês sejam pescadores de bons sonhos, que não descansem enquanto não apanharem um grande peixe. Quero que sejam pescadores colossais, ameaçadores e incontroláveis." (p. 39)
O livro conta a história de uma família vivendo na Nigéria nos anos 90, com intensas transformações políticas.
São 6 irmãos, Benjamin, Boja, Ikenna, Obembe, David e Nnem, sendo que a história é narrada por Benjamin já adulto fazendo um apanhado de suas memórias de infância e adolescência.
A história começa quando o patriarca da família é transferido da cidade de Akure onde trabalha no Banco Nacional da Nigéria para uma outra cidade do interior, tendo que deixar esposa e filhos em Akure e visitando-os algumas vezes. Mas as coisas começaram a mudar quando Abulu, o doido da cidade, faz uma profecia a Ikenna no rio, lhe dizendo que ele seria morto por um pescador. Depois disso, o rapaz começou a enlouquecer e a evitar os irmãos, achando que, no futuro, um deles iria matá-lo.

bardo 13/11/2022

É sempre uma grata surpresa quando a obra de estréia de um autor possuí qualidades que superam expectativas e exploram camadas não tão óbvias. Através do relato de Benjamin somos apresentados a história da família Agwu, àquilo que poderíamos descrever como sua ascensão e declínio. Passando por questões como o amor fraterno e filial, a inevitabilidade do destino, as turbulências políticas; impressiona como o autor com uma história relativamente simples explora múltiplas camadas. Várias questões são propostas ao leitor e o autor não se incomoda em esclarecer todas e esse talvez seja o seu maior mérito. Temos um elemento sobrenatural que em nenhum momento é confirmado ou refutado. Existe um destino? Pode uma profecia determinar os rumos de uma família ou é a aceitação tácita dela que determina seu cumprimento? Com elementos que remontam a Édipo Rei misturados ao imaginário nigeriano e a uma escrita que tem um quê de poético mesmo em seus momentos mais brutais; temos um romance que captura o leitor. Vale ainda dizer que o próprio autor comenta que seu romance admite também uma leitura política onde cada irmão representa um grupo ético da Nigéria e suas complexas relações frente as influências do domínio britânico representado pelo enigmático Abulu. Certamente um livro que vale a pena ser lido e faz jus as premiações que recebeu.

Raissa 11/11/2022

Os Pescadores (Chigozie Obioma)
Em um cenário no qual a palavra proferida tem grande poder, o livro parece uma verdadeira história narrada, respeitando as tradições orais da Nigéria. Ao mesmo tempo é como uma tragédia grega, na qual os personagens conhecem o seu destino através das profecias que recebem, e é justamente evitando os destinos que os reservam, que os personagens antecipam a realização destas mesmas profecias, tal qual um Édipo moderno.

Então, ao longo do livro, vamos nos debruçando muito mais sobre as consequências de um assassinato (não, isso não é um spoiler) do que sobre o próprio ato em si. Acompanhamos o conflito interno característico dos países colonizados e reconhecemos em Abulu (o profeta) muito mais que uma figura com características míticas, mas o elemento externo que desestabiliza a cultura local. O colonizador que rasura a experiência dos seus colonizados.

BrunaQuidute 27/08/2022

Um dos melhores livros que já li na vida!
Eu refleti tanto lendo esse livro, principalmente com relação a como o mundo exterior pode influenciar em nossos pensamentos... Chorei muito com o final.
Que livro perfeito!

Vanessa.Carla 28/07/2022

um dos melhores do ano
Ultimamente tenho gostado bastante de embarcar nas leituras com informações mínimas dos livros.
Os pescadores é de cara um dos meus favoritos do ano, desde a forma poética e profundo do autor de descrever sentimentos cotidianos até os personagens complexos, bem construídos e reais.
A forma como o autor retrada e interpreta sentimentos como medo e amor, afeto e vingança é incrível.

1 | 2 | 3 | 4