Dívida

Dívida David Graeber

Resenhas - Dívida

CisoS 26/03/2021

Antropólogo contra as dívidas
Grande demonstração de conhecimento (mais de 100 páginas de referências) a serviço do Occupy Wallstreet.
A antropológica é interessante, a parte econômica não. Os fatos são torturados ao máximo para levar a conclusão de que dívidas não devem ser pagas, mas sim perdoadas; e que o dinheiro é mau, bom era a troca humana, sem uso de dinheiro, como nas tribos c de séculos atrás.
Eduardo.Coelho 22/08/2023minha estante
Com certeza vc não tá falando sério!

emanuelly 16/10/2023minha estante
E o sr concorda ou discorda desse pensamento?

Bordingon 17/03/2022

Excelente e provocativo!
Quando comprei esse livro, não tinha uma idéia muito clara do seu conteúdo, só que provavelmente me ensinaria um pouco mais da história do nosso dinheiro. Mas o que o David Graeber traz aqui é uma outra maneira de entendermos o que é o dinheiro de fato.

David vai a fundo na história para explicar a diferença do significado de dinheiro e cunhagem. Nós temos o costume de pensar que o dinheiro é a moeda impressa e isso deve representar o nascimento do mesmo. Contudo, David deixa claro que a cunhagem foi só uma prática adotada de tempos em tempos na nossa história para que as transações impessoais fossem possível, mas o dinheiro — ou seja, a dívida já estava lá a muito tempo.

David também explora o tema da escravidão, conta como as pessoas se tornavam escravos no passado e como eram negociados, contando como tudo girava em torno da dívida. Também faz um paralelo da servidão por dívida, algo que muitos de nós chamam hoje de trabalho e traz alguns pontos incomuns entre os dois modelos.

Durante o livro, David tenta deixar claro que o modelo de capitalismo que temos hoje já chegou no seu limite, monstrando as evidências ao longo da história que comprovam o que já deveria ser óbvio: é impossível manter crescimento infinito em um planeta de recursos finitos.
David também deixa claro que não existe uma resposta fácil para esse problema. Não é uma questão de capitalismo x socialismo, ou mercado x estado, como muitos gostam de simplificar a questão usando esses termos. A resposta desse problema ainda esta por vir, mais David alerta que os recentes acontecimentos — crise de 2008, aquecimento global e posso até fazer um adendo por conta própria citando a guerra na Ucrânia, mostram o tamanho da urgência para encontrarmos novos caminhos.