As Listas de Ellen

As Listas de Ellen Renata Varela

Resenhas - As Listas de Ellen

gabi.s03 18/03/2022

Decepção
Esperava um clichê romântico e de fato é isso, mas não do modo que achei que seria. O livro é curto e a leitura flui, o romance clichê até existe mas poderia ser bem mais desenvolvido. É tudo muito rápido, começa com uma "amizade" e do nada vira romance.
Achei a protagonista chata, reclama muito e não liga pra carreira dela, por pura bobeira. A única coisa boa realmente é o mocinho e os amigos da Ellen, mas nem isso salva o livro.
Vi que tem uma continuação, da forma que o livro termina pulando uns meses do nada, realmente é necessária mas não pretendo ler.

hully 31/12/2017

"As listas de Ellen" tinha a faca e o queijo na mão, mas preferiu cortar os pulsos.

Apesar do tema não ser inovador, a ideia de listas numa era do jornalismo BuzzFeediano rende pano pra manga. Não foi o caso.

As listas, na verdade, não passam de pequenos post-its que resumem em poucas palavras o que o capítulo apresentou. Não emociona, não tem clímax.

O livro entrega uma narrativa superficial, sem aprofundamento nos personagens, de modo que a autora lança mão de uma apêndice, intitulado "curiosidades" para explicar detalhes simples sobre os personagens que ela não desenvolve durante a narrativa.

A personagem principal é uma egocêntrica pobre-menina-rica formada em Administração que foi parar na redação de uma revista e que acredita ter inventado o jornalismo de listas. Se você, cara leitora, é fã de lista, recomando A Lista de Brett.
LS0 19/03/2018minha estante
Concordo.
Fiquei decepcionada.
Eu queria ver mais atitude da protagonista...mas tudo ela não faz praticamente nada. Só reclama. :(

Na 16/02/2020

Divertido!
O livro é divertido e a leitura é leve e fluida. Gostei de como a Ellen lidou bem com as mudanças em sua vida e adorei a Brenda.
O livro me prendeu bastante e adorei ter lido. Sou fã da Renata!

@leiturasdemari 01/08/2016

Só vim aqui para dizer que AMOOOO ESSE LIVRO, UM DOS MEUS FAVORITOS, COM CERTEZA❤
@renatavarelaescreve 26/09/2016minha estante
SUA LINDAAAAAAAAA ?

@renatavarelaescreve 26/09/2016minha estante

Alice.Torinho 19/08/2017

Adorei. Recomendo.
Livro divertido, bem escrito, personagens reais. Mocinho que não tem personalidade escura e problemática. Foca na amizade dos personagens.

Mari 14/01/2018

|RESENHA| As Listas de Ellen, Renata Varela

As listas de Ellen propiciou meu primeiro contato com a autora Renata Varela. E, sinceramente, não poderia ter conhecido o trabalho da autora de melhor forma.

Neste, conhecemos através de uma narrativa em primeira pessoa, Ellen Farley, uma jovem na casa dos vinte e que já tem uma vida razoavelmente estabilizada - ou pelo menos era o que ela pensava.

Ellen mora com o namorado - Max - em Nova York, possui um emprego fixo em uma revista não tão famosa, mas que lhe faz bem. Porém, como nem tudo são rosas: de um dia pro outro Max decide colocar um fim no relacionamento de anos e de quebra ela descobre que a revista em que trabalha está cortando gastos e que a qualquer momento pode ser demitida.

Com a sua vida de pernas para o alto, Ellen precisa achar uma forma de não enlouquecer diante todos os últimos acontecimentos. Assim, ela decide utilizar um dos seus pontos fortes ao seu favor: listas. Começando por criar uma de possíveis empregos caso seja realmente demitida. E é aí que surge a possibilidade de concorrer a uma vaga na mais renomada revista feminina do momento, a Social Feminin.

O que Ellen não sabe é que a Social Feminin não somente pode lhe render um futuro emprego, como também um futuro affair com o Brandon Morgan, o redator-chefe da revista, para virar ainda mais sua vida de cabeça para baixo - ou talvez trazer um pouco mais de estabilidade a sua vida.

Apesar de todo o caos que envolve a vida da Ellen, é possível ver aos poucos as coisas voltando aos seus devidos lugares. A autora soube trabalhar extremamente bem questões relacionadas a amizade. Mostrando aos seus leitores o quanto é importante ter amigos por perto em momentos difíceis.

Mesmo tendo algumas vezes discordado com as atitudes tomadas por Ellen, consegui estabelecer um vínculo com ela. Torci a cada instante por suas conquistas. E fiquei tão apreensiva quanto ela a cada obstáculo. E foi incrível observar o quanto a mesma evolui do início do livro até o fim.

Além disso, é impossível não se apaixonar pelos outros personagens. Todos foram construído bem e são extremamente cativantes. Por diversos momentos, quis acolher Andy e Brenda, ao ver seus coraçõezinhos sendo estraçalhados, mas assim como Ellen ambos conseguiram levantar a cabeça e superar todos os impedimentos da vida.

site: http://anneandcia.blogspot.com.br/2017/11/as-listas-de-ellen-renata-varela.html

journalliterario 05/07/2021

No começo achei que a leitura não ia engatar. Mas conhecendo outros livros da autora, sabia que o melhor ainda estava por vir. Adorei acompanhar essa história onde a amizade foi o destaque! ?

Bruna Ermida 12/03/2022

Não sei opinar
A proposta do livro é legal, me puxou para ler. Amo romances clichês e comecei achando que seria assim. Mas não, não tem tanto romance, não tem tantos momentos que mexem com a gente, sabe? Sempre espero isso quando leio romance. Outra coisa que foi meio frustrante, as listas. São sem graça, não são realmente listas, sei lá, não condiz com o que parecia ser. Enfim, gostei dos personagens, da história, porém, poderia ter um pouco mais de desenvolvimento deles e dos ocorridos.