Um Reflexo na Escuridão

Um Reflexo na Escuridão Philip K. Dick

Resenhas - Um Reflexo na Escuridão

Henrique Moutinho 17/04/2021

Um relato sobre o mundo das drogas, suas psicoses e lutas. Por vezes confuso, como deve ser a cabeça de um viciado, mas uma historia interessante e um debate muito vivo sobre o que é realidade. Melhor ainda o epílogo e entrevista com o autor.

Camila Mantoanelli 24/02/2021

Interessante
Comecei esse livro acho que em 2019 e não conseguia engatar. O final meio que conecta o livro inteiro, mas pra chegar no final foi meio difícil. Um livro bom, de temática importante e interessante.

Barbs 17/01/2021

No começo a leitura é um pouco confusa mas depois fica mais fluída. É quase uma autobiografia e por isso é tão triste e pesado, mostra a realidade das pessoas viciadas em drogas e as sequelas deixadas nas pessoas em decorrência disso, além da relação delas na sociedade. Muito bom, recomendadíssimo

Johnatan 14/01/2021

Confusão e desordem
A narrativa gira em torno de personagens completamente alheios ao mundo real, onde a única manivela de desenvolvimento e do dia-a-dia destes, é a dependência química.

Com uma série de inserções altamente contemplativas, o autor nos coloca na mente de seu personagem principal e nos leva em sua jornada melancólica, até a ruptura com a sua realidade.

Explicitamente crítica, a obra escancara seus questionamentos e discussões acerca desse problema social, em um final surpreendente e assombroso.

Primeiro livro de PKD e certamente, não será o último.

Rubia 08/01/2021

Um mundo onde nada é o que parece
Li esse livro sem ter visto a sua sinopse. Para mim, o nome "Philip K Dick" já é suficiente para que eu me decida. O que eu não esperava era encontrar uma história tão desconectada com a realidade, que eu precisaria parar, pesquisar sobre o livro, para que eu não questionasse minha sanidade mental de leitora.
Construído de maneira magistral, traz uma história que é uma crítica incrível ao mundo das drogas.
Recomendo!

Nenequest 28/08/2020

Caótico e pertubador
Quanto mais adentro das páginas, mais pertubador e caótico o livro vai demonstrando a perda da consciência de quem o protagonista verdadeiramente é.

Philip k dick consegui passar essa angustia do protagonista, que utiliza de substância D, uma droga extremamente viciante e perigosa mostrando a sua trajetória a sua consequências a seu uso descontrolado.

Henrique Fornasari 25/08/2020

Quando perdemos o controle...
Primeiro contato com PKD e fiquei impressionado com a profundidade de sua obra.

Em Um Reflexo Na Escuridão é abordado os problemas que os usuários de drogas enfrentam e as cicatrizes que ficam devido ao abuso. Perda de identidade é o relato maior tratado no livro, e seu título faz total sentido. Existe uma dualidade em cada pessoa que entra nesse mundo, a realidade e a ilusão imposta por substâncias.

Quem sou eu? O que estou fazendo? Eu existo?

Gamarra 24/07/2020

Uma ficção autobiográfica
É muito importante ler a nota do Philip sobre o livro. Assim percebemos como a realidade vivida por ele no mundo das drogas e suas leituras sobre psiquiatria estão fortemente presentes em mais essa ótima obra dele. Segue minhas passagens favoritas, que são da nota:
"Eu mesmo não sou um personagem neste romance; eu sou o romance."
""Seja feliz agora, porque amanhã você estará morrendo". Só que essa morte começa de imediato, e a felicidade vira uma memória. Então, ela passa a ser apenas uma aceleração, uma intensificação da existência humana."

Naomy 01/05/2020

Primeiro contato com Philip K. Dick. Apesar de ser diferente do que ele escreve (aparentemente), gostei bastante. O livro não tem bem uma história que te instiga a continuar lendo sem parar, mas faz refletir bastante sobre o uso de drogas, o vício e o que ele faz conosco. É surpreendente que mesmo à época em que foi escrito, já existia uma luta de combate às drogas e ao tráfico.
Vale lembrar que o livro se trata sobre as experiências do próprio K. Dick com o vício.

Thiago Araujo 28/04/2020

Mente em desordem
O começo confuso pode atrapalhar um pouco, mas com o decorrer da história, tudo faz sentido.
O mestre K. Dock em plena forma nessa obra em tons de insanidade, que apresenta a evolução do uso de drogas.
Um cenário que, na maioria das vezes, acaba de forma triste e que corrói a mente das pessoas sem elas nem perceberem.
Essa leitura foi como um vício, por mais que o negasse, não conseguia larga-la.

Hibrael.Araujo 20/03/2020

Em um reflexo da escuridão, Philip K Dick traz vários temas a se tratar, o uso de drogas e suas consequências, o não reconhecimento da própria identidade. Uma trama um tanto quanto interessante. Como todo livro de ficção científica, este também traz consigo uma forte análise sobre a sociedade, e, neste caso como as drogas influenciam os personagens. É notável de forma clara que PKD se inspirou em sua própria experiência e de amigos próximos pra escrever este, com uma homenagem à eles no final.
Uma obra que todo fã do gênero irá adorar e se questionar bastante sobre estas situações!

Tally 27/02/2020

Um reflexo da sociedade presa aos vícios nos dias atuais. Uma história assustadoramente real em todo o mundo.