A Teia da Vida

A Teia da Vida Fritjof Capra

Resenhas - A Teia da Vida

Fhanton 12/09/2009

A nossa educação formal nos treina para aprender sobre as coisas partindo das partes, mas nunca juntamos as partes certas e não entendemos o todo. Ainda bem que tem uns caras que conseguem sintetizar conceitos fragmentados e nos mostra como tudo está interligado, como uma teia. Esse livro é um exemplo disso e nos ajuda a entender um pouco sobre como a vida se desenvolve e se autoregula.

Truga 06/09/2019

Gente, esse livro é muito bom, sério. Referências dos artigos no final (o que não polui o texto, deixando fluir sem manter o caráter sério das informações). Capra definiu todos os termos científicos que apareceram. ▪

De vez em quando, nos deparamos com alguma teoria/ideias/modelos mais técnicos , então em algumas passagens do texto o autor dedica um pouco mais de atenção a isso. Ou seja, fica uma leitura mais carrancuda, e como eu não tenho formação na área, percebi o esforço que fiz para acompanhar. Capra pega vários artigos e trabalhos que foram importantes para introduzir/disseminar certas teorias e os disseca de maneira notória. ▪

Do conteúdo: esse livro se difere dos outros devido a preocupação de Capra para mostrar que a vida é um todo muito maior que a soma de suas partes. Há elementos que surgem apenas quando vemos a totalidade, o conjunto, a verdadeira teia de conexões entre eles. ▪

Lendo este livro eu me senti como se estivesse assistindo um documentário de 3h mostrando as controvérsias e os embates para a compreensão da vida. Da formação da Terra a nós, uma verdadeira viagem de informações. Eu trocaria metade das minhas aulas de biologia de todo o ensino básico pela compreensão total desse livro. ➡️➡️➡️RESUMO: esse livro vai te levar numa viagem (com embasamento científico sério) pela evolução da vida. Com foco principal na era pré-biótica e do microcosmo. Esteja preparado para grifar muita coisa.
Camila 23/03/2021minha estante
Preciso ler livros como esse. Nós últimos dias estou numa obsessão com esse tema de origem da vida, tb do ponto de física filosófico, e não sei o que ler porque não sou da área kkk

Truga 23/03/2021minha estante
hahaha Camila, esse é uma boa indicação. O livro "o que é vida" do Erwin Schrödingertambém é interessante. Também, do ponto de vista física-biológico (não tao filosofico), o livro "A vida no limite" é ótimo! (review dele: https://www.instagram.com/p/CHqp3B1Bmao/)

Camila 23/03/2021minha estante
Obrigada!! Vou procurar :)

Rodrigo 05/04/2010

Abandonei
Não aguentei ler até o final. Não é que o livro é ruim, aliás ele traz informações interessantes, mas demora muito pra ficar realmente envolvente e não estou com tempo agora para me dedicar - o livro é praticamente um estudo, definitivamente não é uma literatura pra toda hora. Acho que vou ler "O Tao da física" antes desse. No mais é interessante sim, pretendo voltar a lê-lo (e dessa vez até o final!) em alguns meses. RCSV
Bi Tondin 31/03/2021minha estante
Eu achei o tao da física mais difícil de ler aind kkk, realmente, não é uma leitura fácil, ja li 2x e quero ler de novo

Leticia 11/12/2014

A Teia da Vida
“Isto sabemos, todas coisas estão ligadas como o sangue que une uma família... O que acontecer com a Terra acontecerá com os filhos e filhas da Terra. O homem não teceu a teia vida, ele é dela apenas um fio. O que ele fizer para a teia estará fazendo a si mesmo”.
- Ted Perry, inspirado no Chefe Seatle.

Esta frase abre o livro A Teia da Vida, escrito pelo físico e ambientalista Fritjof Capra após 10 anos de pesquisas sobre teorias e estudos científicos que levaram à visão sistêmica da vida. Ecologia profunda, movimento romântico, biologia organísmica, cibernética, pensamento sistêmico, tectologia, laços de realimentação, estruturas dissipativas, cognição, sistema de Gaia, teoria da complexidade, teoria do caos, teoria de Santiago e outros estudos comprovaram a existência da teia da vida, a interligação e a interdependência entre todos os seres vivos, estruturas e elementos presentes no Planeta Terra e no universo (afinal, o que seria de nós sem o sol?).

Abordando os acontecimentos em ordem cronológica, Capra conseguiu conectar todas as teorias e estudos com maestria, refletindo, através de sua escrita e narrativa, o que os próprios cientistas comprovaram em suas pesquisas: a conectividade, inter-relação e interdependência entre todos os pontos da teia da vida. Além disso, o livro tem o mérito de falar de questões científicas com uma linguagem acessível, menos técnica.

Ao longo do texto, Capra vai nos mostrando como o planeta Terra é uma rede, uma cadeia viva de eventos que vão se relacionando e se modificando mutuamente. É um sistema, a Terra e todos os seres e elementos que nela existem fazem parte de um sistema. Do grego, a palavra sistema significa “colocar junto”, portanto, a visão sistêmica das coisas diz respeito a colocá-las dentro de um contexto e estabelecer qual a natureza das suas relações. E quando o “eu”, cada um de nós, se vê pertencente ao meio ambiente, não são necessárias advertências morais para que eu preserve o meio, pois o meu comportamento seguirá naturalmente a ética ambientalista.

No capítulo final do livro, Capra faz uma reflexão sobre o surgimento da visão fragmentada de mundo e expõe a necessidade de recuperarmos “nossa plena humanidade e nossa experiência de conexidade com a teia da vida”. É olhar para a natureza e para as relações naturais como um modelo a ser seguido pelas comunidades humanas.

“Reconectar-se com a teia da vida significa construir, nutrir e educar comunidades sustentáveis. [...] Ser ecologicamente alfabetizado, ou “eco-alfabetizado”, significa entender os princípios de organização das comunidades ecológicas (ecossistemas) e usar esses princípios para criar comunidades humanas sustentáveis” (p. 231).

Os seres humanos são apenas uma dentre milhares de espécies e necessitam da natureza e seus bens tanto quanto qualquer outra para sobreviver. É isso que a maioria das pessoas esquece. Os humanos não existem sozinhos, nós precisamos da natureza, da teia da vida, para sobreviver. Não é lutando contra ela que conseguiremos “progredir”, é se aliando a ela. Como disseram Margulis e Sagan, estudiosos do microcosmo, (apud Capra, p. 185), “a vida não se apossa do globo pelo embate, mas sim, pela formação de redes”.

site: http://sustentaacoes.blogspot.com/2014/11/resenha-a-teia-da-vida-fritjof-capra.html

Sandro.Zacarias 03/05/2018

Teia da Vida
Excelente para quem estuda ciência. Teoria dos sistemas complexos, holística... Boa leitura para quem deseja ver a natureza com outros olhos.

Thimoteo 08/03/2022

É bem cansativo no começo, com muita coisa técnica que deixa meio confuso. Mas a forma como tudo se encaixa no final é incrível, simplesmente leitura obrigatória para quem quer entender mais sobre a vida e sua origem na terra.

Robson M 28/08/2022

Para um público específico
Aparenta ser uma continuação do Ponto de Mutação. Particularmente , o único livro do autor que faria a leitura novamente é o Tao da Física.