Encrenca

Encrenca Non Pratt

Resenhas - Encrenca

1 | 2 | 3 | 4

helena_go 24/10/2021

a história é legal, a leitura flui muito bem, gostei bastante da escrita, mas o final parece faltar algo, parece estar incompleto
Clara 08/12/2023minha estante
tb achei, parece que falta o último capítulo que tudo dá certo, eles se casam e têm outros filhos KKKKKKKK (se o nome da bebê fosse Chris ia ser perfeito!!!!)

Jess 10/10/2016

Hannah tem 15 anos e vive a vida como se não houvesse amanhã. Apesar da pouca idade, ela se diverte com bebidas, cigarros e outros garotos. Outros pais podem dizer que andar com Hannah é encrenca.

Aaron é o garoto novo, chegou de para quedas no colégio no meio do ano letivo e ninguém sabe sobre seu passado. Isso também pode cheirar a encrenca.

Hannah vive com a mãe, padrasto e a irmã mais nova. Ela não é muito de estudar, prefere curtir a vida com sua amiga Katie. Mas quando ela descobre que está grávida fica perdida, muitas questões surgem. Ela teve companheiros mas sabe quem é o pai, só não pode/quer contar. E agora? Ela vai ter essa criança? Como contar pros pais? Como passar por isso sozinha?

Quando ela mais precisa, todos viram as costas e quem fica ao seu lado é Aaron, que se demonstra um verdadeiro amigo e propõe fingir ser o pai da criança pra Hannah não enfrentar tudo só. O que ninguém precisa saber é que Aaron foi o único garoto que Hannah tentou seduzir mas disse não.

Gravidez na adolescência. Amizade. Família. Confiança. Culpa. Amadurecimento. Tudo isso representa "Encrenca". Enfrentamos a gravidez com Hannah e vamos descobrindo quem é Aaron. A leitura é bem tranquila mesmo trazendo alguns pontos muito fortes na vida dos personagens.

Eu poderia classificar o livro com nota máxima mas alguns pontos me incomodaram. Ele traz muito aprendizado sobre temas sérios, que pode gerar boas discussões mas com tristes clichês de amizades falsas e julgamentos desnecessários, com uma boa pitada de drama. Alguns pontos do livro também ficaram meio soltos pra mim, deixando uma sensação de *eu precisava saber mais*.

No geral, é um livro muito bom! "Crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida."

site: www.instagram.com/saymybook
Mariana 23/02/2017minha estante
Concordo em gênero, número e grau. Tinha imaginado esse livro, totalmente diferente, acho que de uma forma mais romantizada. Não me decepcionou, mas fiquei bem surpresa com o choque de realidade dele.

Eu tbm precisava saber mais. hehehe

suellem 10/02/2020

Encrenca
Um livro super leve, com aquele tipo de história que deixa um quentinho no coração.
Gostei bastante da forma como a autora desenvolveu os personagens e como eles amadurecem de acordo com os acontecimentos.

Um livro é muito bom. Super indico para quem busca uma leitura leve, querendo sair da ressaca ou após ler um livro denso. Um amorzinho.

Andrea Campos 26/06/2021

Livro para jovens adolescentes
Li "Encrenca" com pouca expectativa por ser um livro juvenil e com avaliação abaixo de quatro estrelas. Porém, é uma história até bacana sobre uma garota que engravida em sua primeira transa e recebe o apoio de um novo colega da escola. Ambos se unem e se ajudam em seus problemas e traumas, mostrando a importância de uma amizade, principalmente na hora de segurar aquela barra.

Sabino Júnior 23/07/2021

"Ela faz um afago nas costas da minha mão com dedos macios e frios.
Você não precisa passar por isso sozinha."

AMay1 13/08/2021

Um diferente bom.
Encrenca tem um certo tipo de estilo de escrita que me fascina. Eu não sei explicar muito bem, mas de vez em quando encontro escritas assim e fico no céu. Não é pomposo ou medíocre, é uma coisa mais direta. Uma narração que prende e consome você, te faz sentir cada graminha de sentimento que está sendo retratado ali, não importa qual seja o enredo. Foi assim pra mim.

No começo tudo o que eu conseguia pensar era "e vamos de adolescentes burros fazendo besteira..." E Hannah realmente foi um teste pra mim. Ela teve comportamentos que me tiravam do sério e faz escolhas que eu nunca faria, mas ela acabou me conquistando no decorrer da leitura. Foi firme, arcou com as consequências das coisas, amadureceu em algumas questões. E é só uma adolescente, no final das contas...

Com Aaron foi diferente. Aaron me fisgou desde o início e me deixou muito curiosa. Oras, o menino tinha uma alma dolorida e um passado sombrio que pesava sobre seus ombros. Fiquei ávida pra descobrir o porquê. E eu AMO uma narração emotiva! Então os POVs dele foram tudo pra mim.

Ambos os personagens tem questões familiares e pessoais difíceis. Gostei da forma que foram abordadas. É delicado e simples. Achei perfeito.

O final foi abrupto. Não é o tipo de final que eu gosto, prefiro quando todas as minhas perguntas durante a leitura são respondidas. E, bem, as principais aqui não foram. Mas e então? No que se deu isso tudo? Qual o futuro de Hannah e Aaron?

Bom, ficou a nosso critério imaginar. E, sinceramente, pra esse tipo de história e escrita, eu acho que o final foi certeiro.

Samira.Alice 04/05/2020

O livro é muito bom ,mas o final deixa a desejar.
Parece que ficou incompleto

Pieri 14/04/2022

que encrenca hein?!
Encrenca nos traz Hanna, uma adolescente de 15 anos que vive intensamente ao lado da sua amiga Katie.
Aaron é novo da escola onde Hanna estuda, e o pai dele é professor na escola.
Hanna se vê em apuros ao descobrir que está grávida e não querer divulgar quem é o pai do bebê. Katie abandona Hanna para se tornar amiga de umas patricinhas e começa a provocar ela.
Aaron que se mudou recentemente por causa de uma confusão que teve na outra escola, terá o seu segredo divulgado.
Hanna e Aaron se tornam grandes amigos, ele se oferece para ser o pai do bebê e a Hanna não ter que falar quem realmente é o pai.

Eu gostei da história, mas achei o final tão ruim. Tão vazio.

Dandara 27/04/2022

Interessante
Gostei bastante da história e da forma como ela fluiu... Só o final que me deixou um pouco insatisfeita.
Eu não pediria por uma continuação, só uma ceninha pós-créditos kk.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 21/05/2016

“Mas ela parece estar com a alma tão cansada, e eu sei como é isso”.
Hannah Sheppard tem 15 anos, tem uma família o mais comum possível, pais separados, uma irmã pequena e uma melhor amiga, Katie. É tachada de “rodada” por sua fama de ficar com vários garotos, e pra ajudar, a reputação de Katie também não ajuda.
E então, acontece. Hannah engravida. Aos 15 anos. E não revela quem é o pai da criança, o que, à vista de muitos dá a entender que ela não sabe quem é. Mas, na verdade, Hannah sabe...
Aaron Tyler tem um passado conturbado. Cometeu erros que ao seu ver são imperdoáveis, e culpa, omissão e tristeza vem o corroendo desde então. Mudou de colégio no meio do período letivo, o que é considerado por todos uma peculiaridade e tanto, mas com o passar do tempo, se acostuma.
Aaron e Hannah se conhecem, e desenvolvem uma amizade forte, e quando o boato da gravidez de Hannah se espalha pelo colégio, visando o bem-estar de sua amiga e se redimir dos erros do passado, Aaron se oferece para fingir ser o pai do bebê.
E é quando isso vem à tona que percebem que quem dizia ser amigo na verdade não era, e que os seres menos prováveis são aqueles que mais oferecem total apoio.
Sabe o que é mais incrível?
Duas basicamente “crianças” de 15 anos souberam lidar com esse assunto DEZ MILHÕES de vezes mais do que muita gente de 20,30,40 anos... A Hannah é tão madura lidando com isso, muitas vezes eu me esquecia da idade dela. Tinha crises adolescentes? Sim! Mas conseguia ser adulta o suficiente pra não colocar em momento algum a saúde da criança em risco por mimos.
Aprende a lidar com uma vida sem garotos, festas, bebidas, cigarros... Nesse período de convivência, Aaron percebe o tanto que Hannah vêm a se parecer com ele, mas existem coisas que ainda não foram reveladas..
Hannah esconde quem é o pai da criança.
Aaron esconde o seu erro do passado.
Poderiam duas pessoas com segredos conturbados ajudarem uma à outra em meio à tanta encrenca?
Non Pratt tem uma escrita incrível, totalmente tocante, realista e crua, discorre a história mantendo o leitor inteiramente na história, fazendo-o questionar e criar hipóteses sobre os segredos e sentindo euforia e dor com os personagens. O que me fez diminuir a classificação foi a expectativa que fiquei sobre Aaron e Hannah como casal, e o final que apesar de normal, poderia ter dramatizado um pouquinho mais.
A escrita dela me lembrou a de Jennifer Niven de Por lugares incríveis, e com certeza se houver outro livro da autora, irei comprar. Uma leitura leve, tocante e doída, que te faz questionar que tudo o que você planeja na vida, toda a sua realidade, pode virar de cabeça pra baixo em um piscar de olhos, e se você não se atentar, você afunda.
Érica | @aquelacomlivros 21/05/2016minha estante
Parece bom!!! Gostei especialmente da parte "...fazendo-o questionar e criar hipóteses sobre os segredos" kkkkkkkk
Mas o final é feliz? Pq vc é a louça do drama né? Tenho que perguntar! Hahaha

Kennia Santos | @LendoDePijamas 22/05/2016minha estante
sério, faz questionar e eu acertei uma parte do dela, do dele eu nem desconfiava... sim é drama, o final é feliz, mas como eu disse, queria mais emoção ASUGYSGY

clara 06/07/2022

A Hanna é bem insuportável, mas as partes em que ela ta envolvida com o Aaron são fofas, o final é bem ruim, tenta ser em aberto mas acaba só parecendo que a autora largou e esqueceu de terminar o livro mesmo

Jeh Asato 16/08/2016

Encrenca (amei!)
Quando o livro Encrenca chegou aqui em casa fiquei muito curiosa para voltar à minha adolescência (não que a história tenha alguma ligação com o meu passado, longe disso). Com o passar da leitura eu fiquei tão, mas tão apaixonada pelos personagens e enredo criado pela Non Pratt que a única coisa que consegui fazer, ao final da última página, foi favoritar o livro no meu Skoob.
O post de hoje é a resenha de uma das leituras favoritas de 2016, e você vai saber porquê!

Hannah Sheppard é uma garota de 15 anos cursando o ensino médio e mais disposta a conquistar o sexo oposto do que se dedicar aos estudos (ou qualquer outra coisa). Sabe aquele tipo de menina que vai até o fim após conhecer um carinha? Essa é Hannah. Ela é aquela menina famosa na escola, com visual considerado vulgar, rodeada de pessoas descoladas (mas tem uma melhor amiga) e adora participar de festas e encontros no parque da cidade toda sexta-feira com a galera do colégio.
Mas para Aaron Tyler, fazer parte desse mundo é um pouco estranho. Ele acabou de se mudar para a escola Kingsway com seu pai – que é o novo professor de História do colégio – e sua mãe. A fim de buscar uma nova vida (nova rotina, novos amigos, novas ideias), Aaron está disposto a visitar velhinhos na casa de repouso Cedarfield, participar desses encontros no parque, conversar com os meninos do basquete e, curiosamente, se interessar por Hannah. Não é que Aaron tenha se apaixonado por Hannah mas com toda a (má) fama que a garota tem pelo colégio fica difícil não se interessar por ela.

Por causa da sua (má) reputação, o maior medo de Hannah começa a se tornar realidade: o boato sobre o pai da criança. Uma pequena fofoca se torna algo maior e todos da escola já sabem sobre a gravidez e apostas sobre o verdadeiro pai. Observando toda a encrenca em que Hannah está metida, Aaron se oferece para passar-se como o pai da criança! Isso, com certeza vai causar uma bagunça e muita encrenca para todos os envolvidos…

Eu não conhecia esse livro até o momento em que ele veio parar em minhas mãos. Fui direto para a contra capa para conhecer a história, que parecia bem divertida. E, pela sinopse, realmente tinha tudo para ser divertida. Mas confesso que, durante a leitura, Encrenca foi muito mais que isso.

Sobre nossos protagonistas: temos Hannah, uma anti-heroína aos 15 anos, fútil e egoísta enquanto Aaron é sensato, pacato e me atrevo a dizer fofo. Quem iria se responsabilizar pela gravidez de alguém só para ajudá-la a não ser mal vista? Difícil, né? Mas apesar disso há muita coisa oculta sobre a vida dele que a gente fica se mordendo de curiosidade pra descobrir.
Você pode ter certeza que esse livro não é um guia ou exclusivo sobre maternidade, ou seja, fique tranquila se você não está a fim de uma história repetitiva e exclusiva sobre a coitada-que-engravidou-cedo-demais-e-agora-vai-ter-que-aprender-tudo-sobre-mamães mas o pouco que é discutido já me tirou muitas risadas e ótimas lembranças do meu próprio mundo. Bom, o foco aqui é a encrenca que Hannah se meteu ao descobrir que está grávida e ter um amigo-pai-de-mentira-para-seu-bebê e livrá-la das línguas maldosas do pessoal do colégio. E ninguém sabe quem é o verdadeiro pai do bebê, só Hannah.

Resenha completa:

site: http://www.maegnifica.com.br/encrenca-non-pratt/