A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira Clarice Lispector

Resenhas - A Legião Estrangeira

anna 17/04/2024

Viagem a clarice
Clarice trabalha as palavras como quem trabalha com a vida. Parece que o aprofundamento psicológico e arte das palavras é tão intrínseco a ela quanto respirar. Todos os contos são recheados de significados, alguns mais complexos, que te deixam pensando se você realmente entendeu a mensagem que ele queria passar, e outros que são simplesmente a natureza humana em sua forma mais pura. Tive vários favoritos, mas dentre todos os contos destaco "o ovo e a galinha" e "viagem a petrópolis", que pra mim foram os mais recheados de simbolismo e significado. Me conectei com eles como quem vê o mundo pela primeira vez e, apesar de ter demorado para finalizar a leitura do livro, acho que foi uma excelente introdução à clarice

Mantovani 11/04/2024

Clarice sempre arrasando
Adorei a maioria dos contos, principalmente: Os desastres de Sofia, Viagem de Persépolis, A legião estrangeira, O ovo e a galinha.

Fiquei em choque com o final da Ofélia (estou em estado de indignação até agora).

Bebeie 31/03/2024

Eu li apenas o conto "os desastres de Sofia" e é muito bom. Diferente do que as pessoas geralmente falam, a leitura não é difícil e é bem envolvente

Idayane.Ferreira 30/03/2024

Clarice Lispector: uma iniciação
Comprei, em 2022, o box com a obra completa da Clarice Lispector cuja as capas dos livros são pinturas da escritora?
Em fevereiro de 2024 decidi que iria ler todos os livros do box e outros mais da Clarice que tenho na estante e comecei pelos livros de conto.

Dos livros de contos que li até agora A legião estrangeira foi um dos meus favoritos.

whatissike 28/03/2024

Uau
Foi meu primeiro contato com a escrita e as histórias da Clarice e... caraca. Eu nunca li histórias que se aprofundam de maneira tão estrondosa e delicada nos pensamentos e sentimentos humanos como esses contos. É simplesmente maravilhoso!

midnightrainz_ 15/03/2024

Antes de mais nada, queria deixar uma coisa já bem clara: no que diz respeito a conceito e qualidade técnica, essa é a melhor das coletâneas de contos da clarice (pelo menos das que eu li), apesar de eu ter apego emocional maior no "laços de família"

foi publicado pela primeira vez no ano de 1964, ano de acontecimentos marcantes, tanto na história do brasil - ano do golpe militar - tanto na vida da autora. existe uma certa relação política, algo incomum para a autora, bem discreta presente tanto na escolha do título ("a legião estrangeira" é um destacamento militar formado por soldados mercenários estrangeiros para lutarem em guerras) quanto na dedicatória (a ines besouchet, amiga de clarice e uma forte ativista política de esquerda), mas essas questões se encerram por aí. os contos em si permanecem com a abordagem psicológica e introspectiva clássica da autora, quis colocar essas informações aq - retiradas do posfácio da nova edição, q é mt bom inclusive - por ter achado interessantes.

cada livro de contos da clarice possui uma temática principal que cincunscreve os contos reunídos nela, logicamente com outras temáticas em segundo plano: no "felicidade clandestina" é a infância e o amadurecimento; no "laços de família" são as relações familiares e papéis sociais das pessoas dentro desse espectro; em "a legião estrangeira" temos algo parecido, mas ao invés de focar no ambiente familiar clarice abre o leque e fala sobre relações de um modo geral, humanas ou não. é um livro que fala sobre amor, amizade, ódio, admiração, entre outros, mostrando como muitas vezes esses sentimentos podem estar presentes ao mesmo tempo em uma mesma relação sem se contradizerem - como em "os desastres de sofia". muitas vezes fala também sobre o fator X, o invisível, aquilo que não é dito mas que está ali presente afetando essa relação de algum modo. seguindo esse conceito, todas as histórias se encaixam muito bem nesse livro e arrisco dizer que todas são bem interessantes e com um propósito muito bem definido, mesmo preferindo umas mais as outras.

outra coisa que sinto necessidade de comentar: essa é o livro de contos mais "cabeçudo" dela, no sentido de ser um dos mais abstratos e mais digressivo. existem alguns contos mais tranquilos, mas existem também os q exigem uma particular atenção do leitor que deseja compreendê-los, e não falo somente do famoso conto, que nem a própria clarice entendia, "o ovo e a galinha" - embora esse seja o mais estranho e enigmático deles. também temos contos como "os obedientes", "a mensagem", "evolução de uma miopia" e o próprio conto título "a legião estrangeira" que me exigiu um pouco mais de esforço e que muitas vezes me obrigavam a reler uma mesma passagem 4 ou 5 vezes para absolver seu conteúdo completamente, mas posso afirmar sem sombra de dúvidas que valeu muito a pena. e é aquilo, ler clarice é uma experiência muito subjetiva, então siga o seu próprio fluxo :)

para finalizar, queria destacar aq os textos que achei mais interessantes do livro: "os desastres de sofia", "o ovo e a galinha", "viagem a petrópolis" (ou "o grande passeio", gosto bem mais desse título), "evolução de uma miopia", "a quinta história" (grande percursora do "a paixão segundo g.h", e uma das mais interessantes), "uma amizade sincera" e "a legião estrangeira" - esse para mim é uma dos melhores contos da clarice ever. mesmo assim, acho que vale a pena ler o livro como um todo, mais pra quem já teve contato com a autora do que para leitores de primeira viagem, apesar de ter contos que acho muito bons para se introduzir nesse universo mágico de clarice :)

Aislaaa 12/03/2024

?é que na falta de jeito de amá-lo e no gosto de persegui-lo, eu também o acossava com o olhar: a tudo que ele diria eu respondia com um simples olhar direto, do qual ninguém em sã consciência poderia me acusar.?

Wesley424 07/03/2024

Clarice e a estrangeira legião
sobre este livro de contos, emoções e sentimentos, clarice lispector é poesia!
em suas obras, ela consegue transmitir sentimentos, nos passar suas emoções, desde uma história de uma menina que matou um pinto, por amar demais, até a receita de como matar baratas!
clarice me fascina!

raíssa. 02/03/2024

Teve uns contos que meu pensamento era "Clarice mulher pelo amor de deus" hahahha Mas no geral achei delicioso os fluxos de consciência. Minha menção honrosa sem dúvidas vai para o O ovo e a galinha! Mas igualmente deliciosos de ler foram: A repartição dos pães, Evolução de uma miopia, e A quinta história.

Dk 27/02/2024

Cada conto marca de um jeito diferente, com semelhanças e diferenças claras, mas o que prevalece em cada um deles é a genialidade de Clarice ao descrever e tratar coisas aparentemente tão cotidianas ou dento do que julgamos "banal". É sempre um prazer se assombrar pelas epifanias e pela escrita deliciosamente perturbadora que ela tem. Sem dúvidas minha autora nacional favorita.

Leticia 12/02/2024

Melancolia e inquietação
Foi meu segundo contato com a Clarice e vou tá mentindo se achei uma leitura bem fácil e eu não compreendi metadekkk mas acho que faz parte de ser leitor dela, não sei descrever mas é como se fosse crescendo uma felicidade e quando menos espera tudo se transforma em melancolia, confesso que chorei horrores com o ovo e a galinha e no final tudo se completa, simplesmente incrível.

Bruno 23/01/2024

13 contos a felicidade sofrida que é a vida.
Histórias extremamente cotidianas apresentadas da forma mais profunda possível. Clarice vai no âmago do que é viver a partir de coisas como um ovo, ou animais, ou o repartir do pão. Acho interessante que esse tenha sido lançado no mesmo ano de ?a paixão segundo G.H? porque os dois, no meu entendimento, percorrem o mesmo caminho que é o de encontrar ou talvez só entender um pouco sobre o ?eu?. Foi uma leitura assombrosa. Amei demais.

Paula1735 21/01/2024

Guenta, coração!
é só descobrir, o tesouro que está escondido onde menos se espera. é só descobrir? tudo o que em mim não prestava era o meu tesouro!

Ana Pereira 20/01/2024

“Mas se eu antes já havia descoberto em mim todo o ávido veneno com que se nasce e com que se rói a vida, eu teria curado quem sofresse em mim.”

Uma coletânea de contos com temática em comum sobre o desabrochar da vida e das relações pessoais e interpessoais.
A escrita da autora é de uma maestria sem igual. Cada conto melhor que o outro. Uma leitura rápida e viciante.

tefa.alves 19/01/2024

Um mix de sentimentos
é a primeira vez que leio um livro de contos da clarice, na época em que esse livro foi lançado foi ofuscado pelo ?a paixão segundo g.h.?. achei incrível como o livro vai ficando cada vez mais melancólico a cada conto que passa, recomendo muito!!!