História da Virgindade

História da Virgindade Yvonne Knibiehler

Resenhas - História da Virgindade

Lorena738 30/07/2023

INTERESSANTISSIMO
Uma boa leitura para quem está começando a literatura feminista. A autora narra a história da sociedade e religião através da virgindade, expondo comportamentos que foram mudando e ressignificando a virgindade; desde a grécia antiga, passando pela chegada do crisitanismo chegando aos dias de hoje, a virgindade moldou como a sociedade enxergava a importância da mulher, pude ver - quem diria não é mesmo - que algumas noções permancem na atualidade. Ótimo livro introdutório do feminismo, recomendo à todas as garotas.

Mama 25/07/2023

Leitura importante
"História da virgindade" é um livro que mostra a progressão do pensamento coletivo sobre a virgindade e sua importância social. Ao mesmo tempo, vemos um pouco de como a mulher é tratada da antiguidade até os dias atuais. Gostei bastante, foi uma leitura de estudo, portanto demorada, mas valeu a pena.

Emy 18/01/2022

Em história da virgindade a autora mostra toda uma história envolvida sobre a virgindade e o que ela significava para os antigos e nos dias de hoje. Dá pra perceber que o principal papel da virgindade era garantir a dominação do sexo forte, ou então uma declarada liberdade para as mulheres que não queriam se casar entrando para a igreja etc...

A autora trouxe um bom contexto, porém a escrita é bem difícil de entender as vezes, eu tive que reler algumas páginas pra entender.
Mas o que esse livro me fez perceber é que o feminismo é necessário, pode ter sido muito radical no começo, mas mostra como as mulheres estavam revoltadas!!!!

Gabriela Paulino 09/07/2020

Um livro que não leria nem pela capa nem pelo título, mas que li pelo ócio (já que estava ali, por que não?). A ordem cronológica pela qual são contados os fatos históricos acerca desse assunto tão polêmico garante uma fluidez na leitura, que apesar de não parecer atraente a primeira vista, é bastante enriquecedora e provoca no leitor algumas reflexões interessantes.

Jackie 19/01/2019

O livro começa meio desinteressante, mas a partir da terça parte, em que o assunto se aproxima de nossa realidade, o texto começa a ficar mais fluido.

Acho que esse livro me tornou mais tolerante com minhas avós e mãe quanto a pouca ou má – não intencional - educação sexual passada a mim por elas. Quanto elas eram privadas do saber... Às vezes eu fico nervosa por ver, ao longo da História, muitas mulheres inertes diante da situação de submissão, mas com quem elas poderiam contar? O quanto elas não iriam ser marginalizadas ou mesmo ameaçadas de morte ao se rebelar? Nós mulheres sofremos muito. E ainda passamos por cada uma... Admiro as mulheres que tentam superar essa história de opressão. Apesar de muitos obstáculos que ainda temos que superar, me sinto aliviada por ter nascido no final do séc. XX.

Por que ler este livro? Eu amo História dos mais diversos assuntos. Parafraseando a autora, História é como a Psicanálise, “ela elucida a memória, peça mestra da consciência de si.” Compreender o passado nos permite quebrar preconceitos, compreender a sociedade, entender o presente e nos direcionar para um futuro melhor. Se instruir abre as portas da lucidez e da liberdade.