Eclipse

Eclipse Stephenie Meyer

Resenhas - Eclipse

W Nascimento 13/08/2010

OBS: Aproveito para falar de toda a saga até aqui.
Sem dúvida a saga crepúsculo foi uma das que mais vendeu em todo o mundo e também a que causou mais polêmica. Para ser sincero, eu não gostei, mas também sei reconhecer que o trabalho de Stephanie Meyer tem pontos fortes. E meu objetivo aqui será destacar os que são, na minha opinião, os mais dignos de nota - tantos os bons quanto os ruins.

(-) Falta enredo: O primeiro livro da série,"Crepúsculo", basicamente gira em torno do dia a dia de Bella e os únicos momento em que realmente há uma trama é quando ela tenta descobrir mais sobre Edward. Até mesmo o final, aonde aparecem os vampiros do "mal", não foi bem feito e deu a impressão de que a autora só colocou aquilo para que seu trabalho não ficasse chato demais. "Lua Nova" é basicamente um "Crepúsculo" só que tira o Edward e põe o Jacob, o que na minha opinião foi uam boa troca. Talvez dos três, "Eclipse" é aquele que tinha uam história mais bem montada, com trama capaz de entreter quem lê. Pois além de termos o triângula amoroso entre Bella, Edward e Jacob, temos também o assunto inacabado com Vitória. Tão pobremente explorado no livro 2

(+) Linguagem de facil diluição: Acho que o ponto mais forte do trabalho dela foi a linguagem. E foi justamente esse o ponto que me permitiu levar a leitura até o terceiro livro. Apesar de ser um livro onde a trama é muito pequena ou inexistente, a linguagem simples permite a quem ler de passar a leitura facilmente, devorando várias páginas sem sentir-se desgastado ou com a sensação de estar se sacrificando. Esse é um livro que dá pára se levar e você não vai necessariamente dessitir de ler, mas também não será nada mais do que um passatempo.

(-) Edward Cullen: Provavelmente o idolo teen do momento. Sinceramente da para entender por que Edward é o queridinho das garotas. Ele é bonito, rico, multi-talentoso e também, imortal e misterioso. Mas acima de tudo ele também é um homem com alma de mulher. Edward fala, age, e até mesmo pensa - como pude espiar em o "sol da meia noite" - como uma mulher. Logo, ele é a mistura do homem dos sonhos mais a melhor amiga. Dificil de se superar. Porém, essa perfeição do Edward me incomoda do ponto de vista literário, pois ele, como personagem, é muito mal construído. Por tentar fazer dele o homem dos sonhos de qualquer uma, acredito que Stephanie tenha cometido um pecado grave e acabou tornando-o incoerente. Edward não tem uma personalidade definida. Ele é educado quando tem que ser educado, grosso quando é bonitinho que ele seja grosso, masoquista e altruísta quando necessário e egoista quando precisa. Enfim, ele é tão perfeito que acaba sendo maleável de acordo com as circunstâncias e isso é prejudicial pois deixa o personagem sem característica própria.

(+) Jaco Black - Na minha opinião o melhor personagem da série. Além de ser uma pessoa comum com qualidades e deifeitos como todo mundo, acredito que Jacob também foi muito bem construido e usado. Primeiro, como um garoto apagado e tímido em "Crepúsculo" e depois, em "Lua Nova", como alguém topetudo o bastante para peitar o próprio Edward. Essa foi uma mudança brusca, mas sem dúvida plausível, pois imeginemos qualquer um de nós que, do nada, descobrissemos sermos seres superpoderosos e quase imortais. Quem de nós não ficaria topetudo? Fora também que ele apimenta a relação meio sem sal de Edward e Bella, o que, só por isso, já o faz merecer meu respeito. rs

(-) Falta de pesquisa e trabalho com os mitos: Como fã do sobrenatual esse foi o pecado mortal da autora e que mereceu meu desgosto. O mito do vampiro é muito pouco explorado. A autora pega um ser que existe no imaginário popular a milhares de anos e simplesmente o manipula a seu bel prazer, acrescentando características e tirando outras sem nem ao menos se dar ao trabalho de explicar como se deram as coisas. Ela diz que cruzes não espantam vampiros, mas então por que durante anos e anos as pessoas acreditaram que sim? Seria legal se ela pelo menos tentasse criar algo e não simplesmente dizer que era tudo fruto da ignorância. A questão do sol então, nem se fale. Achei que a idéia dela foi legal. Pegar um mito e desmistificá-lo, e ainda aissim, dar um motivo para o fato dele existir. Porém, a explicação foi completamente pobre. Até por que, se vampiros só não podem andar na luz do sol direta, podendo assim andar em dias nublados, então como o mito do vampiro não poder andar na luz do dia (Estou falando dia e não sol) pôde vingar em países como a Romênia ou inglaterra onde não faz sol a maior parte do ano? E por último, mas não menos importante, temos a criança que será gerada de Edward e Bella e que foi o maior motivo de eu abominar a idéia de ler o "Amanhacer". Pois, se Edward é um vampiro - subentende-se assim um ser morto -, então como ele pode gerar vida? Afinal, ele não precisa respirar por que é morto, certo? Não come, por que é morto, sim? E também não sente a necessidade de dormir, por que é morto. Então por que, de todas as partes de seu corpo, só o seu esperma se mantem vivo?

Enfim, Essa foi a minha opinião. Quando eu tinha terminado de ler "Crespúsculo", imaginei que não chegaria tão longe, mas os livros foram caindo em meu colo. "Lua Nova" eu ganhei emprestado e "Eclipse" de presente. Então... fazer o que rs Li. E como a linguagem é simples e até gostosinha, consegui terminar os três. Mas isso não quer dizer que eu recomende. Para aqueles que gostam de romances bem leves como Sabrina, Julia e etc, até posso indicar, pois esses podem gostar. Porém, para quem gosta de vampiros ou do sobrenatural em si, não recomendo.

Nossa! Essa resenha ficou bem grande. Mas valeu a pena, pois eu quis ser justo e bem detalhado em minha crítica. Pois eu acredito que se é pra criticar, temos que pelo menos ser competentes.

Willian Nascimento
Autor de O Véu
pordetrasdoveu.blogspot.com

Raí 10/03/2010minha estante
Finalmente encontrei alguém que concorda comigo quanto ao tratamento que Stephenie deu ao mito vampiresco. Se ela tivesse trabalhado com mais zelo no contexto (como você falou, o porquê das pessoas acreditarem por tanto tempo que vampiros fugiam de cruzes, viravam churrasquinho no sol, etc), provavelmente a história seria muito mais interessante do que é.

Felipe 10/03/2010minha estante
Gostei muito da resenha! Eu, na verdade, só lí o primeiro livro da saga Crepúsculo, sendo que tenho todos em casa (irmã mais velha). Porque o primeiro livro foi suficiente pra mim "sacar" que não é porque é livro de vampiro (curto) que é bom! Crepúsculo me descepcionou, concordo com todos os pontos fracos que você deu à ele, e alguns positivos que cheguei a comprovar. Bom, minha opinião está mais detalhada na minha resenha do livro, mas, realmente, não acho que esse livro valha à pena!

Jana 11/03/2010minha estante
Ola amigo, me desculpe por não concordar muito com a sua resenha que em algumas partes faz muito sentido, acontece que eu amei o livro, me diverti muito e sempre que acabava um não via a hora de ler o outro. Bjosss e T+

Thata 19/03/2010minha estante
A melhor resenha da saga que eu já vi até agora. Concordo com você, especialmente no que diz respeito à releitura que ela fez do mito (adoro releituras, mas não custava nada ter explorado melhor isso) e sobre Jacob ser, de longe, o melhor personagem.

Não é à toa que muita gente torceu pra que a Bella ficasse como Jake e não com o Edward.

juliana 24/03/2010minha estante
Concordo com você em muitos aspectos William, confesso que o que me chamou a atenção para ler o livro foi o fato de tratar sobre vampiros, não sou nenhuma expert em histórias vampirescas mas...logo vi que o lado vampiresco da história ficava em segundo plano e o foto era, de fato, o romance. As narrassões geram muitas dúvidas mesmo...como o fato de Edward ter gerado um bebê mesmo estando morto, mas... eu até fico feliz por essa saga ter sido lançada...a maioria das pessoas no Brasil não tem o hábito da leitura...é, às vezes, é preciso um forte gancho para trazê-las a esse mundo (meu 'gancho, por exemplo, foi Harry Potter *-* ), conheço várias pessoas que passaram a ter o gosto pela leitura depois de ler a saga crepúsculo e, depois, passaram a ler outros autores também.

Muito boa a sua resenha Willian!

Linn 22/06/2010minha estante
Excelente resenha, concordo em todos os pontos.

Milly 18/07/2010minha estante
Concordo só em umas partes, mas no que você disse: "Então por que, de todas as partes de seu corpo, só o seu esperma se mantem vivo?" Ela explicou e pelo menos pra mim teve sentido, o esperma se mantem vivo mesmo depois de morte, igual ao nosso cabelo e unhas que continuam a crescer mesmo quando a gente "bate as botas" ;D

carol c. 23/07/2010minha estante
Acho que você está certo em todos os pontos. Eu li a saga e penso que o melhor livro seja Eclipse, apesar de eu achar que ela podia explorar mais os quileutes e sua história e, principalmente, o Jacob. Apesar de, como você disse, Edward ser o queridinho não acho que ele mereça esse posto. Como alguém pode não ter defeitos? E mais, o final da saga com a estranha história da Renesmée e o impritinhg do Jacob por ela... essa parte ficou muito ruim mesmo, pois tem um trecho no livro que fala sobre o impriting, que serviria para os lobisomens acharem as possíveis parceiras que preservariam os genes. Como o Jacob poderia "preservar os genes" com uma semi-vampira já que, um dia ela iria parar de se desenvolver e, não poderia ter filhos? Bem, como já tinha dito, essa parte não ficou nem um pouco esclarecida. Meu gosto pela leitura começou com Harry Potter, e, por mais que tivesse coisas que no início e no meio do livro ficavam pouco esclarecidas, logo depois a J.K Rowling as esclareceu.

Sua resenha ficou ótima.

W Nascimento 25/07/2010minha estante
Só uma respostasinha agora que aprendi que o autor também pode comentar a própria resenha. ^^. Eu não li o "Amanhecer" ainda, como já avisei, mas pelo que pude ver de sua explicação Milly, mesmo assim acho difício de engolir o lance do esperma, pois os espermatozóides só duram três dias, no máximo, no corpo do indivíduo, esteja ele vivo ou morto. Logo, sem os canais seminiferos vivos, a produção acabaria e não haveria reposição.
Acho que a filha de Edward e Bella representa uma tentativa de fazer o final feliz ser pleno, pois o que pode ser mais perfeito apra um casal, do que o fato de ele casar e ter um filho ao fim da trama? porém, essa tentativa de harmonizar tudo deixou uma série de pontas soltas. Ela (a autora) poderia ter feito um final mais simples ou até mais provocante (pois soube que o Jacob era um candidato a pai do filho da bella. ^^ ) em vez desse perfeito conto de fadas.

Nanda 03/08/2010minha estante
Eu li todos os livros da saga, e até gostei de me 'entreter', mas concordo com você em absolutamente tudo. Acho que a autora ficou tão presa na ideia de criar sua história de amor sobrenatural, que deixou passar muitas coisas que poderiam fazer do livro algo realmente bom.
Enfim, parabéns pela resenha!

Rejane 13/08/2010minha estante
Cara! Eu concordo com tudo que você disse. Sou apaixonada por vampiros e achei muita coisa estranha nessa história. Mas também sou uma pessoa muito romantica e mesmo com todas as faltas e delírios da escritora, eu gostei de ler, principalmente eclipse.

Vanessa 15/08/2010minha estante
Olá Willian, primeiramente gostaria de dizer que não concordo com você na maioria dos pontos que abordou, mas tenho que reconhecer que na questão do aprofundamento da história,a autora poderia ter realmente se aprofundado mais, porém, acredito que ela não o tenha feito de propósito, afinal, como ela disse em várias entrevistas, ela queria uma história diferente de vampiros, pois é um romance, na mais pura acepção da palavra, e não um livro de terror.
A linguagem é de fácil compreensão, o que atrai muitos jovens, mas não é por isso que ela deve ser desmerecida, muito ao contrario, nesse ponto ela deve ser aplaudida, pois levou muitos jovens que nada liam para o mundo da literatura.
Quanto a questão do esperma, você pode achar até engraçado, eu mesma estou rindo até agora, com a minha amiga Daiany que concorda plenamente comigo, que a explicação plausível para a existência de esperma vivo em Edward é a seguinte: ele é frio, muito frio, frio como pedra, basicamente um congelador humano(KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK), portanto conservou o esperma plenamente, e, ao entrar em contato com o corpo quente de Bella, então o milagre aconteceu, que fertilização in vitro que nada, na ficção vale tudo.
Espero que se divirta ao ler isso, pois eu me diverti escrevendo.

Ju 16/08/2010minha estante
Parabéns, William! Adorei sua resenha; concordo contigo em gênero, n° e grau!!!!

Polly 17/08/2010minha estante
Gostei muito da sua resenha William, até porque não é porque sou fã roxa da saga "Crepúsculo" que não possa admitir as falhas da escritora. Gostei do livro principalmente pelo romance, ainda que tenha que admitir que odeie romance, mas a forma que ele escreve me prende muito mesmo. Não gostava muito até que li o segundo livro e concordo com a questão da falta de personalidade do Edward, pôr o que ele não tem em questão de defeito, sobra na Bella. Por fim acredito que o foco da autora era mesmo o romance e a questão do Edward ser um vampiro foi somente porque o vampiro em si era o monstro que poderia ser mais charmoso e atraente sem ser feio. rsrsrsrsr

Beijão

W Nascimento 17/08/2010minha estante
rsrsrs. Realmente seria meio grotesco se a autora fizesse um romance de uma garota com um frankstein, não é mesmo Polly? rrsrs E Van, eu também concordo com a questão da linguagem, pois acho muito bom que existam livros que chamem a atenção do leitor iniciante, aquele que com certeza não entenderá nada de um Saramago ou um Machado de Assis, ou então que vai ler e achar o livro um fardo. Na verdade foi por isso que destaquei esse ponto como sendo um positivo da obra. Por isso ele estava com um sinal de + entre parênteses. ^^
kkkkkk Realmente acho a sua teoria sobre o esperma mais plausível que a da autora. rsrsrsrs Agora, "na ficção vale tudo"? Bem... Discordo em partes. Pois uma coisa é você criar algo só seu, algo totalmente novo e pintá-lo como quer. Outra, é usar algo já existente e mudar a seu bel prazer, ignorando as construções feitas anteriormente. Stephanie não criou um novo vampiro, ela apenas (e me desculpem aos fãs por isso) pegou um já existente e, em parte, o sacaneou bastante. Bem, é isso. ^^ Adorei esse negócio de poder responder comentários.

Vanessa 18/08/2010minha estante
Também adorei esse negócio de responder comentários, e eu concordei com você a respeito de sua resenha na parte de leitura de fácil compreensão, eu percebi o sinal positivo, mas posso ter me expressado mal, tudo bem é a vida né.
Que bom que achou minha teoria plausível, quanto ao na ficção vale tudo,o importante e escrever algo que lhe deixe feliz e satisfeito consigo mesmo o sucesso, a aceitação do público e a crença com aquilo que escreve é consequência.
Não se desculpe pelas suas opiniões, afinal opinião é assim mesmo, cada um tem a sua e desde que pessoa saiba defender sua tese com clareza e convicção naquilo que diz isso será ótimo.
Ah, outra coisa, quanto aos mestres literários que citou, ás vezes as pessoas tem que começar de baixo, pegar um autor fácil para depois ler um bem complexo, eu mesma comecei a lendo literatura infanto-juvenil, com o livro O escaravelho do diabo(que eu adoro até hoje), e depois comecei a ler os mestres que você citou e outros que considero maiores e mais complicados como Friedrich Nietzsche e Fiódor Dostoiévski enem por isso vou desmerecer os outros autores.
Gosto é gosto, o importante é que as pessoas criem o hábito da leitura, e você como escritor vai contribuir muito com esse desafio.
Beijos.

W Nascimento 18/08/2010minha estante
Concordo muito. Sou muito contra usar clássicos como leitura obrigatória em ensino fundamental, pois muitas vezes essa abordagem traumatiza mais o jovem o do que estimula a ler. Por isso a literatura comercial, aonde não só crepusculo, mas também Harry potter, os Sete e outros livros se encaixam, é muito positiva como primeira leitura. Depois, com o próprio desenvolvimento do leitor, ele saberá partir para leituras mais complexas. Eu, por exemplo, começei com Turma da Mônica XD. rsrsrsr

Vanessa 18/08/2010minha estante
Assino em baixo.
Você comoeçou a virar devorador de livros com que idade?
Eu comecei com 09 anos, quando li O escaravelho do diabo, mas eu ja lia bastante coisa infantil antes disso, é que considero esse livro o mais instigador da época, por isso o escolhi como primeira leitura.
Rsssssssssssssssssssssss
Bem comecei com contos de fadas e também li muitas histórias da Turma da Mônica, e também lia a revista em quadrinhos da Xuxa!Depois descobri Homem-Aranha e X-Men e viciei!
Beijos.

W Nascimento 18/08/2010minha estante
Eu demorei um pouco mais para me viciar. Começei a ler mesmo de tudo a partir dos 12 anos, quando começei a jogar RPG. ^^ O fato de ser o narrador das histórias me fez ir atrás de vários títulos a fim de conseguir inspiração para criar histórias.

Vanessa 19/08/2010minha estante
Que legal Will.
Ah, deixa eu te contar uma coisa, a Ana, que você pediu para adicioná-lo é minha prima.
Ela é muito legal, eu que a introduzi nesse mundo fantástico da literatura, apesar dela ser um pouco mais velha que eu, e de ja gostara de ler, foi depois de minhas indicações que ela virou devoradora de livros.Adoro levar ela para esse mau caminho!
Rssssssssssssssss.
Adoro falar com você!

W Nascimento 22/08/2010minha estante
Fez um excelente trabalho. ^^ Seria bom se cada um de nós introduzisse à leitura a algum parente, amigo ou conhecido. O Brasil estaria bem melhor. Eu faço esse trabalho basicamente todos os dias com meus amigos. rsrsrsrsrs Beijão Van

Nessie 26/08/2010minha estante
Concordo com seus comentários!
Não sei em qual livro (Crepúsculo, Lua Nova ou Eclipse) tem um capítulo - quase inteiro - que mostra como a Bella limpou a sua casa!!! Hã? Bebeu? Fala sério...

Mas, como disse Felipe Neto em seu vlog, a autora foi mto feliz qdo colocou todas as inseguranças de uma mulher numa só personagem.

Enfim, a obra q agrada alguns, desagrada à outros.

PS: Leu Diários de Vampiros? Tem uma cena parecida com a aquela de Edward e Bella na clareira (Crepúsculo). Aí eu pergunto: foi sonho ou inspiração??? Seria mais bonito admitir uma inspiração q poderia ter tido ao ler a obra de L J Smith...

W Nascimento 30/08/2010minha estante
Ainda não li não. Só vi a série de TV até agora e gostei. Realmente existem muitas semelhanças e acredito sim que Meyer tenha se inspirado nela. Não dizendo que seja plágio, mas sim inspiração. Beijão Nessie

Piatã 24/10/2010minha estante
Por que excluiu a resenha do Crepúsculo. Achava engraçado o seu comentário: depois que leu o livro foi tomar café preto sem açúcar para lembrar que ainda era "macho". Mas enfim, a ideia é produzirmos resenhas com melhor teor intelectual.

Parabéns! Esta resenha está ótima.

W Nascimento 01/11/2010minha estante
Oi Cara. rs Bem, acho que você me confundiu com outra pessoa, pois eu ainda não postei nenhuma resenha sobre Crepúsculo. ^^ Resolvi pular direto para o Eclipse e falar dos três de uma vez. Mas acho que a resenha desse cara deve ter sido muito egraçada mesmo. Abração

mariana 06/11/2010minha estante
eu,dependendo das situações sou extrovertida mas também muito timida e seria.
edward age de maneiras diferentes dependendo das situações.
acho que Meyer no fundo explicou a parte de os vampiros não poderem andar á luz do sol.O mito era de eles se incendiarem.Mas nunca ninguem viu um a incendiar-se ! è um mito.Meyer inventou , dizendo que esse mito partiu do facto de os vampiros só sairem á noite (pois brilhavam de dia) e dai ás pessoas inventarem um mito: o de se incendirem.

W Nascimento 30/12/2010minha estante
Uma coisa são nossas emoções, nosso estado de espírito que, como você disse, mudam dependendo das circuntâncias, outra é a nossa maneira de ser, nossa maneira de ver o mundo. Edward tinha extremos ciúmes da Bella, encarava Jacob como uma ameaça, não só para seu amor, quanto para a própria vida da Bella. Para então, de repente do nada, abrir mão de tudo e dizer que ela poderia ser feliz com ele... Francamente isso não é só uma mudança de estado de espírito. Foi uma mudança radical que uma pessoa levaria anos para ter e ele teve em apenas uma noite. E sobre o Mito do Sol, realmente é um mito. Concordo com você nisso, mas acho importante chamar a aatenção para algo que confundimos muito: mito é diferente de mentira. Um mito é uma construção que leva gerações e gerações para ser formada, tem haver com toda a realidade de um povo, e é criado atra´ves de um recorte de muitas fábulas distintias, que se mesclam e se interegram até formar um mito. Logo, um mito não é apenas uma mentra, é uma construção, que tem haver com amaneira como determinados seres humanos enxergam seu mundo, seja através da fantasia, seja através de especulações filosóficas. Logo, desconstruir um mitos de séculos e dar uma explicação de duas linhas, acho algo muito pobre. Não digo com isso que ela esteja errada em fazer. É um trabalho de ficção e ela tem todo o direito, mas afirmo mais uma vez que isso é pobre do ponto de vista literário.

Kathlyn 17/03/2011minha estante
É realmente bom quando se lê uma resenha critica que não acaba de vez com a obra. Não quando a obra tem seus pontos positivos. Concordo com tudo que você disse e foi bem legal isso de você separar as partes ruins das boas e não generalizar a obra inteira igual todo mundo faz com os livros da Meyer. Bem explicativa.

Walison 23/03/2011minha estante
Concordo plenamente com você !!!

Me admira muito encontrar alguém tenha lido e feito, então, uma critica plausível. Li todos os livros da serie e concordo com pontos "positivos" e "negativos", apresentados por você.

No Amanhecer tem uma parte, como você deve saber, da historia contada pelo ponto de vista do Jacob foi parte "melhorzinha" do livro., Sempre gostei do Jacob embora não seja fã da serie e não entendia o porquê, e você esclareceu para mim, ele é mais humano [passível de erros e defeitos], e percebi que é por isso.

Muito Obrigado pela ótima resenha

paloma 28/05/2011minha estante
Parabéns, sua resenha ficou incrível. Nossa, sem palavras.

Nil 26/06/2011minha estante
Oi Willian! Parabéns pela resenha!!
Eu acredito que a compreensão da história está relacionada com a história e visão de vida de cada leitor. Por isso há pessoas que amam e pessoas que odeiam. Ou pessoas que se encantam e pessoas que não acham a menor graça...
E a cada vez que converso sobre os livros dessa série com algumas pessoas, mais claro isso fica para mim. E percebo essa diferença principalmente entre homens e mulheres.
Por isso eu não concordo quando vc diz que falta enredo.
A autora mostra como a vida de Bella era comum e sem graça mesmo. É proposital.
Vida de adolescente interessante hoje em dia é o estilo da patricinha que vai ao shopping todo o dia com as amigas fazer compras, é lider de torcida, não sai do salão de beleza e é popular. Pra mim isso não é nenhum pouco interessante, para outros pode ser...
A autora mostra como Bella é uma adolescente diferente da maioria, ela é responsável, estudiosa, se preocupa com o pai, não é popular e passa o dia cuidando da casa (alguém dirá: Que horror!). Não estamos acostumados com personagens assim hoje em dia.
Agora sobre os vampiros, eles não existem!! Cada pessoa pode imaginá-los da maneira que quiser.
Eu nunca fui fã de histórias de vampiros... Na verdade eu detestava!! Achava ridiculo e completamente sem sentido!
Confesso que li Crepúsculo com um certo receio... Mas achei realmente interessante.
Em Crepúsculo há muitas histórias por trás da história central. Há valores diferentes dos que existem em outras histórias.
Algo que me fascina nos vampiros de Meyer é o fato dessas criaturas lutarem contra sua natureza bestial. Querer ser melhor do que aquilo que lhes é imposto.
Pra mim, todas as características dos vampiros de Meyer fazem sentido, porque eles são originais.
Os personagens tem personalidade definida e é fácil, durante a leitura, prever seus atos e compreender seu raciocínio.
Há coisas que poderiam ser melhores?? Sim, sempre há!!

W Nascimento 09/10/2011minha estante
Gostei de suas considerações Nil. Apesar de discordar completamente. Viva a liberdade de interpretação. o/

Lipe 26/10/2011minha estante
Não estou querendo te ofender e nem criticar negativamente sua resenha, pelo contrario, ficou muito boa. Mas não concordo com nada que você disse aí. E quero destacar a parte em que você critíca os vampiros dessa saga, porque o conseito da palavra vampiro é de um ser hematófago(que se alimenta de sangue), então, eu acho que contanto que se mantenha essa caracteristica a autora da saga poderia criar seu vampiro como bem entendesse.

Elaine 28/11/2011minha estante
Amigo, você disse tudo, eu assino em baixo de tudo que você escreveu, Bom , uma parte boa , depois de anos mesmo antes de sair o filmes eu descobri crepúsculo, ta, ja era um best-seller, mais me fez querer voltar a ler, eu gostei, porque a Bella era uma simples menina normal, e descobre que o menino mais Cat da escola é um Vampiro que esta apaixonado por ela, eu acho que a Bella gravida ficou meio estranho e estragou a historias (tenho o livro mais nao quis ler amanhecer) Deu um Up para jovens querer ter filho kk serio, conheço gente que nem quer sair no sol pra ver se fica branco igual o Edward e meu personagem favorito também é Jacob tanto que acho que em lua nova Edward deveria desaparecer , ou acabar com a frescura e voltar como um sanguenario kk e Jacob OO o Herói rsrss amei sua resenha, esta de parabéns.
Bjs

Cinthia 20/12/2011minha estante
ótima resenha! você conseguiu tantos "gostei" porque agradou tanto aos haters quanto aos fãs hehe e quanto aos mitos dos vampiros, ela explicou o porquê de alguns serem falsos e outros verdadeiros no guia oficial da série... eu sei que tá carinho, mas tem em inglês pra achar fácil na internet; talvez a explicação dela não te convença, mas é interessante dar uma olhada. ;)

Tali @letrasmaislivros 24/02/2012minha estante
Concordo com sua resenha.
A única coisa que discordo foi o fato de você dizer que a autora errou ao ''mudar'' o estilo dos vampiros. Em minha opnião foi criatividade. Ela mesmo confessou em uma entrevista que a história de Crepusculo surgiu de um sonho! Em sonhos; tudo é possível.

Cotrim 21/04/2012minha estante
Concordei com sua resenha em quase tudo!
Só não gosto de nenhum dos três principais e, pra mim, as histórias e personagens de fundo (Alice, Jasper, Carlisle, Seth e os Volturi em especial) são MUITO mais interessantes do que a história e personagens principais...
Talvez eu tivesse gostado mais se a autora tivesse desenvolvido mais essas pequenas histórias e menos Edward, Bella e Jacob (que foram excessivamente desenvolvidos)...

W Nascimento 18/05/2012minha estante
Só respondendo ao Lipe. Olha cara, eu sei que a terminologia de vampiro significa apenas um ser que se alimenta de sangue, contudo, um mito vai além da nomenclatura. A lenda do vampiro é uma construção secular, que mescla várias culturas e atravessou todo um imaginário para chegar até nós e acredito que nesse sentido, houve sim uma descaracterização do mito. algo válido, mas que eu não gostei, principalmente porque foi feito de má forma ao meu ver. Acho que a autora deveria ter estudado um pouco mais o tema antes de se aventurar.

Jessica 26/05/2012minha estante
Hmmm acho que Sabirna é melhorzinho hem... Eu lembro de ter lido alguns "Sabrina" que pelo menos tinham um pano de fundo histórico interessante ou algo assim...

Vitória 02/08/2012minha estante
"E também não sente a necessidade de dormir, por que é morto. Então por que, de todas as partes de seu corpo, só o seu esperma se mantem vivo?" eu ri ... Não entendi muito bem o que a autora pensou nessa hora.

Gabriel Silva 17/09/2012minha estante
"E também não sente a necessidade de dormir, por que é morto. Então por que, de todas as partes de seu corpo, só o seu esperma se mantem vivo?" Realmente raxei de rir.. Meyer tinha fumado alguma coisa estragado.. só pode

Natália 16/10/2012minha estante
Olha, eu super entendo a galera que desgosta da saga por causa da fuga do real mito dos vampiros. Mas preciso dizer que esse foi o principal fator que me atraiu no livro. Sabe aquele lance de ser algo diferente, inovador e, por que não, original ? Então .. Acho que foi isso que trouxe a obra de Stephenie Meyer. Eu nunca fui fã desse mito de vampiros e lobisomens, sempre achei um saco. Mas a saga crepúsculo vem destruir praticamente tudo do que entendíamos como sendo parte do mundo de vampiros e lobisomens. O que nos é apresentado é uma figura totalmente nova. Não vai fugir de alguns clichês como a alimentação de sangue, mesmo que seja de animais (aliás, super curti também essa ideia de vampiros vegetarianos - haha), mas de resto.. caixão, cruzes, água benta, alho e blá blá blá, tudo é desconstruído. Essa desconstrução também acontece por parte dos lobisomens que, primeiramente, possuem uma motivação de existência super coerente e que casa muito bem na trama. A relação é muito bem feita. E a história em si já é uma desconstrução. Um triângulo amoroso entre vampiro, humana e lobisomen é algo que, pelo menos, eu, muito leiga nessas obras vampirecas, nunca tinha visto. Acho que tais fatores citados foram os motivadores do sucesso da saga, que marcou minha adolescência e que, pela qual, eu possuo o maior carinho.

Marina 17/10/2012minha estante
resenha muito boa - concordo em vários pontos, eu comecei gostando bastante da saga mas fui desgostando em Amanhecer.
S. Meyer é uma escritora talentosa que devia ter explorado melhor seu potencial.

Nadege 29/10/2012minha estante
Não vou mentir. Gostei sim da série crepúsculo.Não considero o melhor livro de todos os tempos, mas como o William falou a linguagem do livro é de fácil diluição.A trama tem todos os ingredientes para o sucesso,romance proibido,suspense,ação,drama,triangulo amoroso.
Concordo que o Edward é um personagem muito sem sal, chega até a cansar de tão perfeito.Mas se não existisse o Jacob com certeza a história seria massante.A Bella é como a maioria das meninas inseguras.
Sinto que faltou um pouco mais de ousadia na trama,talvez se ela tivesse apimentado um pouco mais os relacionamentos,sei que são livros principalmente voltados para os adolescentes mas esse amor água com açúcar é muito sem graça as vezes.Enfim essa é a minha opinião.

Sue 23/01/2013minha estante
Gosto muito da Saga Crepúsculo, especialmente do Edward, li todos os livros, vi todos os filmes inclusive a maioria deles no cinema, sempre que podia defendia das críticas de alguns amigos, mas isso não quer dizer que eu não possa reconhecer os defeitos e as qualidades do livro e do filme. Como você mesmo escreveu a linguagem é boa e mesmo o romance sendo daqueles mais "água com áçucar" o livro não é ruim, na minha opinião.
Realmente pra quem se prende as historias, lendas e mitos de vampiros e lobisomens a historia será um pé no saco e uma verdadeira afronta a tudo que já foi contado , mas para pessoas como eu, que não suportam historias de vampiros sanguinários, malvados, sem sentimentos que mais se assemelham a monstros do que a pessoas o enrendo será bom, Stephanie conseguiu transformar algo assustador em um verdadeiro conto de fadas, e como vc mesmo falou pra quem curte romances mais leves (tipo eu, amo os livros da Sabrina e Julia *-*) é um ótimo passatempo!
Gostei muito da sua critica, foi coerente e significativa do começo ao fim.

Heitor Oliveira 14/02/2013minha estante
Sem dúvidas, essa foi uma das melhores resenhas que li sobre a saga Crepúsculo. Só pra constar, eu realmente não gosto da saga, mas não a odeio desde sempre, só passei a desgostar mesmo após ler os livros, especialmente Lua nova e Amanheecer.

Gostei da Resenha sobretudo pela coerência. Foi Breve e não deixou de ressaltar os pontos positivos que a saga realmente tem. Concordo com a maioria das opiniões inclusive sobre o fato de ECLIPSE ser o livro melhor construído.
Vamos as minhas impressões que podem não ser tão breves assim.

1- Acho que Crepúsculo poderia ser um livro só: isso mesmo, acho que poderia ser um livro só. Porque? então vamos aos próximos tópicos.

# O primeiro livro tem uma história bem simples e definida e, embora pudesse ter 30 ou 40 paginas a mais se a Bella não dissesse "ele é lindo" ou inserisse a palavra "lindo" em tudo que se refere ao personagem. Crepúsculo é o melhor livro porque a Stephenie Meyer ainda não se aprofundou nos personagens, eles conseguem ser levemente interessantes e ainda compreensíveis. Tem o mérito que eu não tiro de reinventar um mito secular a sua própria maneira, o que facilita sua simpatia ao primeiro instante, e nesse livro até os poderes dos vampiros são sensacionalmente bem escolhidos, nada muito extraordinário: Edward lê mentes, Jasper manipula o humor com o contato, Alice vislumbra o futuro, Carlasle é imune ao desejo de sangue.

#Lua Nova é um livro, com todo respeito, particularmente inútil, é o que me fez realmente odiar a saga, demorei dois meses e meio para ler. Acontece é que Edward vai embora, a Bella fica letárgica por meses e depois o Jacob(Team Friendzone) entra na jogada até o vampiro voltar. A subtrama do despertar de lobo de Jacob podia ser inserida em algum lugar entre a metade de CREPÚSCULO e o inicio de ECLÍPSE. A ausência do Edward poderia ser encurtada, o arco do triângulo amoroso poderia ser adiantado, não a passagem do tempo mas a escrita retardatária, apesar de simples. Pontos importantes do livro: história dos Volturi, de Carlasle e Esme, final do livro.

#Eclipse é o meu livro preferido, o único que eu realmente simpatizo que consigo ler sem querer arrancar os cabelos. A trama é definida, os vilões são um pouco melhor explorados. A Stephenie deu alguns tropeços como matar inexplicavelmente a vampira Bree Turner. Esse livro tem as histórias de Jasper, Rosalie e Alice, que são as melhores passagens da saga inteira.

#Quando você pensa que há esperança para os vampiros brilhantes, eis que surge AMANHEECER. O pior livro da saga. Bella e Edward finalmente se casam, eles finalmente vão pra cama, amém. E a bella engravid... oh, wait. Se esses fossem os vampiros de Vampire Academy, que são seres da magicos e vivos, isso poderia acontecer, mas os vampiros de Meyer são mortos, de mármore. Eles não precisam de ereção, são de mármore, mas esperma não existe em hipotese nenhuma. E a do esperma congelado não cola porque a pessoa demora cerca de 2 ou 3 dias para ser transformada em vampiro segundo a própria Meyer, e seu corpo queima tanto que certamente fritaria todo o esperma. Os Capítulos do Jacob são agradáveis porque ele é favorito de quase todo mundo que odeia Personagens inverossímeis como o Edward, ele é um dos poucos homens verossímeis da saga, ao passo que Leah seria uma das mulheres. O final é que ferra tudo, vampiros a lá X-men, sem boas explicações, erros de coesão e continuidade e uma batalha épica onde ninguém morre, o filme foi inteligente em transformar tudo numa visão da Alice, faz mais sentido que uma conversa amigável e final feliz.

#Pontos Positivo: adolescentes lendo. Reinvenção de um mito. Jacob, Jasper, Alice, Carlasle, Leah, Sam, existem muitos personagens secundários bem construídos, eles é que seguram a saga, na minha opinião.

#Pontos Negativos: Stephenie Meyer pecou ao não pesquisar com um pouco de afinco o assunto onde ela se meteu, não se preocupou em explicar o que escrevia, os leitores não são idiotas, não vão engolir desculpas idiotas. Edward Cullen tem mais de 100 anos de vida, ser formou no High School dezenas de vezes, leu todo o tipo de literatura clássica americana, britânica e francesa, lê mentes e ainda age como um adolescente? Nada justifica isso, aquela montanha de informação não foi posta lá só pra ele recitar Shakespeare para os leitores. Bella não possui nenhum atrativo real ao próprio Edward exceto o aroma do sangue. Deveria ter ALGUMA COISA qualquer coisa nem que fosse um extenso conhecimento sobre comédias românticas. Bella é a soma de todas as inseguranças femininas/adolescentes sem orgulho ou talento ou determinação em nenhuma área, o que a torna inverossímil Ao passo que Edward... esse eu já expliquei. Lua Nova é um grande filler que poderia se resolver numa soma de 60 paginas + o capítulos finais somados ao primeiro livro, Eclipse somaria mais 150 paginas, e ainda sim Crepúsculo ainda estaria por volta das 360 páginas talvez. Eu não escreveria Amanheecer, pois a história poderia ter acabado, muito melhor, no primeiro livro: em vez de Edward curar Bella, deixaria a transformação em vampira acontecer, isso nos pouparia de ler os outros 3 (muito fracos) livros.

Conclusão: como saga, Crepúsculo satisfaz muito pouco. Mas se Meyer tivesse pensado um pouco mais, daria um livro de 500 paginas, talvez 400 infinitamente superior. Ela tinha a faca e o queijo, mas não soube como cortar.

Heitor de Jesus (riraymage)
livretoescuro.blogspot.com

Bea 27/04/2013minha estante
W Nascimento, finalmente uma critica coerente, gostaria de parabenizar, afinal, no mundo de hoje, são poucas pessoas que criticam e sabem do que estão falando. Parabéns.

nabia 08/10/2013minha estante
Simplesmente uma das melhores resenhas sobre a saga Crepúsculo que já li! Muito boa, parabéns!

Camila 20/03/2014minha estante
hahaha sou uma eterna fã da saga e adorei sua resenha, você argumentou com fatos, isso que é bonito de ser ver kkk
"Então por que, de todas as partes de seu corpo, só o seu esperma se mantem vivo?" realmente, isso é inexplicável. Por que justo o esperma não é como o resto do corpo dele, morto?
Enfim, parabéns pela resenha!! Uma das melhores (e com lógica) que já li!

ginny 29/06/2020minha estante
Essa resenha é de 10 anos atrás, mas mesmo assim vou dizer aqui que gostei muito dela. Diferente da maioria das pessoas que só chegavam com farpas criticando e as vezes até mesmo ofendendo os fãs da saga, você falou com muita sabedoria e respeito, apenas trazendo a tona seu ponto de vista e isso é ótimo. Também conseguiu, mesmo que eu seja fã da série, me fazer concordar com muitas das suas opiniões.

Ana Daniela 20/09/2020minha estante
Queria saber sua opinião de sol da meia noite agora

Duda 12/03/2022minha estante
Amei a sua resenha, concordo com tudo. Eu nunca consigo dizer com clareza o que penso sobre essa história, e você conseguiu dizer pelo menos um pouco delas.

fernandes 05/12/2022minha estante
o jacob beijou a bella sem a permissão dela (?) ele foi covarde e nem ligou pro fato dela não ter permitido e nem gostado.

fernandes 05/12/2022minha estante
crepúsculo tem muitas falhas sim mas acho que cumpre seu trabalho como intreterimento teen. ele pareceu bastante com uma fanfic pra mim.

fernandes 05/12/2022minha estante
entreterimento* (não consigo responder o comentário)

fernandes 05/12/2022minha estante
entreterimento* (não consigo responder o comentário)

Lara.Coimbra 06/09/2023minha estante
Primeiramente, quero esclarecer que tem um livro que conta os detalhes da mitologia de Crepúsculo, em que a autora Stephenie meyer, explica o processo de construção do livro e la tem o porque de os vampiros serem diferentes, os Volturi, para esconderem o segredo de que os vampiros existem, espalham mentiras, para as pessoas, segundo lugar, o Edward não é um personagem mal construído, aliás, ele é um personagem muito complexo, e caso vcs não saibam, a Stephenie Meyer lançou um livro pelo ponto de vista do Edward, em que ele conta como ele se apaixonou pela Bella, e não foi assim, do nada, eles conversaram muito. Concordo, que a série é um pouco machista, mas no quarto livro, A Bella vira a protagonista, ou seja, ela é a mais forte e ela é razão de eles lutarem.

Inae 11/10/2022

"Eclipse" ?
Acabei de reler e não lembrava como todo mundo era tão chato nesse livro.
Começando pela Bella que está ainda mais chata. Entendo que ela ame o Edward e queira ficar o tempo todo com ele mas a dependência é demais, o modo como ela trata o Charlie, querendo que ele aceite o Edward sendo que ele viu ela quase morrer quando o Edward foi embora.
O Jacob INSUPORTÁVEL. Chega a ficar chato o quanto ele é insistente e não deixa a Bella em paz mesmo após ela ter deixado bem claro que prefere o Edward. A cena do beijo dos dois, tanto na reserva quanto na luta são irritantes para mim e eu finjo que foi surto. CHATO.
Já o Edward acho que a autora quis passar muita perfeição no personagem nesse livro. Ele aceitar o que o Jacob fez e nunca se irritar também me estressa. O grande erro foi ele não ter descido a porrada quando ele beijou a Bella a força. Não gosto também dele querer proibir a Bella de fazer algumas coisas.
Enfim gente eu amo os dois, amo o casal mas em cada livro fica clara a dependência emocional deles. Achei esse bem melhor que os outros dois, a emoção dos capítulos finais.
Gosto muito da trégua entre os lobisomens e vampiros e amo o foco que outros personagens recebem nesse livro como Jasper e Rosalie. Ansiosa para reler o último.
@poisennanda 11/10/2022minha estante
Tudo nessa saga é chato kkk e de longe esse pra mim foi o melhor livro, apesar de todas as chatices ???

Inae 11/10/2022minha estante
Siim kkkk

Clara3871 26/04/2021

eclipse-5 estrelas
eu simplesmente fico apaixonada pelo jeito que a stephenie escreve.
dentro da propia historia a bella da varias menções a morro dos ventos uivantes, e se parar para ver eclipse parece uma historia recontada do classico só que com toda a tematica da saga crepusculo.
ler esse livro mudou muito os meus pensamentos sobre varios personagens, ver que o edward da espaço e tenta entender a bella o máximo que pode me deixa bobinha. ver que ele mesmo com ciúmes tenta manter a calma com o jacob.
a parte do pedido de casamento foi o que me deixou com mais vontade de continuar a ler a obra, é uma coisa tão fofa e fluida.
o pingente que o edward dá a bella, o coração transparente, também me deixou muito intrigada com a escrita da Stephenie, "frio e duro que nem eu" eu simplesmente amei essa parte kskskks
simplesmente perfeito

Vee_1008 24/02/2022

Só ladeira abaixo
Eclipse pra mim sempre foi um filme que passava batido, nunca conseguia lembrar da história mesmo maratonando a saga. Com o livro não foi muito diferente, acho que de todos esse acaba sendo o mais esquecível, embora lua nova - pra mim - tenha sido péssimo, ainda era mais memorável.

Até a metade do livro nada realmente interessante aconteceu, deu pra dar umas risadinhas em alguns momentos e até foi rápido de ler, mas de longe não tão legal quanto crepúsculo.

Só queria deixar registrado que esse conseguiu ser pior que lua nova simplesmente pelo fato de ter estragado tudo, a narrativa divertida que existia no primeiro livro morreu e a amizade (que pra mim era realmente muito linda) entre o Jacob e a Bella virou essa? coisa, tudo pra enfiar um triângulo amoroso bem ruim.

Pra mim tudo desandou na metade, depois da cena (DESPREZÍVEL diga-se de passagem) do Jacob forçando a Bela num beijo eu desisti, na boa, como tem gente que defende esse cara depois de ler isso???
Toda essa parte é muito desconfortável de ler, ver como ele simplesmente ignora tudo que a Bela fala e não compreende um NÃO, fora que o pai dela ainda levou como normal tudo, sendo que ela ainda quebrou a mão dela batendo no Jacó.

O fato de que isso aconteceu e foi menosprezado no livro é no mínimo irritante, por que a autora coloca esse cara numas cenas onde é até legalzinho, minha cabeça bugou nisso - até por que não dá pra passar batido -.

O filme deixou várias coisas (isso em específico) mais leve, assistindo até passar batido, agora lendo é outra história, não dá cara. Essa é uma das poucas vezes onde o filme é melhor, vou terminar essa saga na força do ódio.

Talissa.Gularte 25/01/2023

25/01/2023
Eclipse sempre foi meu filme favorito, apesar que hoje em dia prefiro muito mais lua nova tanto livro quanto filme por causa do jacob, mas com eclipse eu pude ter uma visão melhor sobre os relacionamentos da bella, que por sinal são extremamente abusivos kkkkkk
Nossa eu tinha pavor do edward pq achava ele muito tóxico mas em eclipse até o jacob conseguiu quebrar meu encanto, principalmente na parte do beijo q no livro a gente percebe o quanto foi forçado.
Por mais q seja bemm chato na parte que eles tão tentando descobrir quem ta cometendo os assassinatos em seatle, depois que os lobos entram em jogo (demora pra 🤬 #$%!& ), o livro engata e fica melhor de ler.
Ah e aqui é bem mais enfatizado a rivalidade dos lobos e vampiros, e tem mt apelido infantil também parecem crianças

lolo :) 22/04/2022

Para mim esse é o livro mais movimentadinho da saga. Talvez por isso esse seja meu favorito da saga kkk. Explicou bem mais detalhado a história dos lobos, e consegui ver a maturidade ficando mais evidente nos personagens. Mas será msm que a Bella ama o Jacob? sla... eu não acho a Bella uma narradora confiável, por ela não se entender as vezes, seus ataques não são muitos descritivos pq ela não consegue ter noção, ent seria legal ver a visão dos outros personagens para fazer uma análise melhor. To adorando a saga

@_leandropaixao 30/09/2022

"Das nuvens eu posso cuidar, mas não posso lutar contra um eclipse"
Nesse volume continuamos a acompanhar o desenrolar da vida da Bella, Edward e claro o Jacob, nesse volume para mim ficou ainda mais evidente que isso está mais próximo a um trisal do que qualquer outra coisa (rsrs).
Bom, iniciemos com o retorno de Edward para Forks e vamos ter uma boa enrolada em cima disso com mais ou menos 80% do livro nesse vai e vem entre os três, vamos descobrir como foi todo o processo de transformação da Rosalie, duas lendas contatadas para que possamos entender melhor como surgiu a tribo dos lobisomens o que foi até interessante. Um ponto que quero ressaltar é a autora informar que o Edward ser mais forte que outros vampiros bem mais velhos que ele sem nenhum fundamento, mas enfim. Uma outra jogada da autora que achei meio forçado foi a chantagem que o Jacob fez com a Bella e principalmente ela ter gostado disso tudo e ficar em dúvida sem saber o que quer.

alie ;D 18/04/2021

Uma bagunça
Quando comecei a leitura eu realmente acreditei que seria ao menos melhor que o anterior. Vejo que me enganei.

É difícil apontar onde estão os erros, tem muita coisa fora do lugar, uma verdadeira bagunça. Tem passagens que me fizeram revirar os olhos e fechar o livro para não surtar.

Não tem emoção real, só um monte de conflitos sem pé nem cabeça. Cada capítulo aparece uma coisa nova e nenhuma delas é bem resolvida. O triângulo amoroso é muitíssimo mal construído e só me deu angústia de ler.

Gostei que esse fala bastante sobre a origem de alguns personagens e lendas da tribo quileute. Mas apesar de boas, essas passagens não foram suficientes para aplacar minha raiva pelo resto da trama.

Oi, eu sou a Mila ^^ 21/06/2020

Minha Cathy e meu Heathcliff ( em partes ), as histórias se assemelham um tanto quanto..

auroras 09/05/2022

Fogo e Gelo
"Alguns dizem que o mundo acabará em fogo,
Outros dizem em gelo.
Pelo que provei do desejo
Fico com quem prefere o fogo.
Mas, se tivesse de perecer duas vezes,
Acho que conheço o bastante do ódio
Para saber que a ruína pelo gelo
Também seria ótima
E bastaria."
- Robert Frost

Eu sempre gostei muito do modo como a Stephanie Meyer traz um poema no início do livro e o mesmo faz todo sentido em relação a história que virá.
Sempre que fica frio ou começa a chover sinto uma vontade louca de ler os livros da saga e me sentir levada para Forks.
O terceiro livro da saga não é o que mais gosto, sempre me incomodei muito com ele por conta do personagem Jacob Black. Ele traz uma carga muito pesada para o livro, o modo como ele força a Bella em determinados momentos me deixa tão furiosa que a minha vontade é de entrar no livro e socar a cara dele, e o máximo que eu iria conseguir seria uma mão quebrada, mas tudo bem. É claro que a Bella muitas vezes reforça alguns comportamentos do Jacob, ela também é muito babaca nesse livro, não sei como o Edward se manteve firme. O ponto que mais gosto é como o relacionamento da Bella e do Edward cresce, principalmente por conta do que aconteceu em Lua Nova, só que também é perceptível algo de diferente neles. Outro ponto é a convivência da Bella com Charlie, não tem como não amar o personagem, ele é um ótimo pai, tirando os momentos que ele é um baita babaca com o Edward. Também gosto muito de conhecer mais sobre a Rosalie e o Jasper, que ganha mais foco nesse livro e mostra todo o seu conhecimento em batalhas. E finalmente aquela desgraçada da Victoria teve o seu fim! O livro é muito bom, mas algumas partes o tornam muito cansativo. Essa saga sempre terá um espaço no meu coração.

- A chuva não me incomoda - grunhi. - Só significa que está na hora de fazer alguma coisa que será muito desagradável e possivelmente ainda muito perigosa.
Seus olhos de arregalaram de susto.
- Ainda bem que você é à prova de balas. - Eu suspirei. - Vou precisar daquela aliança. Está na hora de contar a Charlie.
Ele riu de minha expressão.
- Muito perigoso - concordou ele. Riu de novo e colocou a mão no bolso do jeans. - Mas pelo menos não há necessidade de enrolação.
Ele, mais uma vez, colocou minha aliança no dedo anular da mão esquerda.
Onde ficaria - acredito que pelo resto nada eternidade.
masochistic lion 09/05/2022minha estante
Adoro que você queira socar o Jacob às vezes tanto quanto eu. rss
Incrível a sua capacidade de colocar os pontos mais importantes e marcantes do livro, sem encher muito ou dizer demais para aqueles que ainda não conhecem a história. É ótimo ver a opinião sincera de alguém que conhece a saga e já releu tantas vezes, e que não tem medo de falar a respeito dos comportamentos ruins de personagens como Bella, Jacob e até mesmo Edward - e não digo isso só porque te amo, mas porque você sempre traz resenhas incríveis e que sempre me deixam de queixo caído, seja pela maneira como escreve ou pelo o que aborda. Sinto muito orgulho de você e sei que muitos irão adorar a resenha tanto quanto eu. ??

masochistic lion 09/05/2022minha estante
E finalmente terminamos o pior livro da saga, verdade seja dita.

auroras 09/05/2022minha estante
A vontade de socar o Jacob é incontrolável, amor. KKKKKKK
Obrigada pelo feedback! É muito importante que você me fale sobre as resenhas. Tento ser bem sincera sobre o que acho do livros e seus personagens, principalmente por se tratar de um livro que eu li diversas vezes. Obrigada por ser fã número um das minhas resenhas, coisa linda. ??

Pry 09/06/2021

De todos os livros da Saga esse é o que eu menos gostei, poxa vida que triângulo amoroso doentio, que competição machista entre dois homens pelo amor de uma mulher, ok que os dois queriam o bem estar da Bella e que ela e a família ficasse protegida mas essa competição, essa disputa foi muito desconfortável de ler. E ao mesmo tempo a dúvida da Bella de com quem queria ficar foi muito doentio pro relacionamento dela e pra amizade com o Jacob, o livro é bom mas, sem esse triângulo amoroso seria melhor.

Emily977 26/10/2022minha estante
Se o Jacob ficasse no plano de fundo - ou nunca mais aparecesse depois do primeiro livro - a saga seria infinitamente melhor

comunistinha 26/10/2022minha estante
ai simmmm, chega uma parte que o jacob é tão ?? uma pena, em crepúsculo ele era melhorzinho

Gabriela.Matieli 26/10/2022minha estante
eu nem li o livro ainda e entendo, até pelo filme acho ele insuportável

Daphne 23/06/2020

O queridinho
O que empata com o Lua Nova no quesito queridinho. É simplesmente sensacional!!!!!
O livro tem mais ação e tensão e intensifica o triângulo amoroso dos personagens principais. Eu amo cara detalhe! ??