Outros escritos

Outros escritos Clarice Lispector

Resenhas - Outros Escritos

Allyne 28/08/2021

Curioso
Outros escritos é um compilado de vários escritos de Clarice. Desde alguns contos até a conversas com seus filhos pequenos que ela colocava no papel.

Lara 16/08/2021

Com a proposta de ser um compilado de escritos diversos da Clarice, somos apresentados às facetas diferentes da vida dessa autora: contista, jornalista, estudante, mãe, ensaísta, tradutora e muitas outras.

É um livro bastante diverso, o leitor tem um contato maior com uma variedade de escritos da autora que partem desde a sua adolescência até a sua vida adulta, bem como com uma entrevista extremamente intimista e bem humorada que ela concedeu para amigos muito próximos, como Marina Colasanti, Affonso de S'antanna e João Salgueiro.

De modo geral, ao terminar a leitura fica a sensação de ter conhecido a Clarice de fato, o que acaba se estendendo de uma forma ainda maior após o posfácio melancólico, íntimo e carinhoso de sua amiga Nélida Pinon.

Laércio Becker 30/01/2021

No aniversário, um presente velho e defeituoso em embalagem nova
"Outros escritos" é um bom livro, com várias preciosidades organizadas pelo tipo de produção de Clarice Lispector. Agradecimentos à editora por disponibilizar esse material.

No entanto, esta edição, apesar de ser chamada de "comemorativa" (do centenário de nascimento da autora), não traz nada de novo em relação à anterior, exceto a questão puramente gráfica. Fora um posfácio da Nélida Piñon (que nada acrescenta), o conteúdo é basicamente o mesmo. Poderia ter incluído mais material. No mínimo, poderia ter corrigido alguns erros, p.ex., o artigo "Deve a mulher trabalhar?" foi publicado em setembro de 1941, não em agosto. E poderia ter saneado um defeito imperdoável: a injustificável ausência de um sumário. Obrigar a folhear o livro todo para encontrar o que se quer é um desrespeito ao leitor.

Em resumo, temos o seguinte: a autora evidentemente é cinco estrelas; a edição normal merece quatro (devido aos defeitos acima) e esta edição "comemorativa" merece três. Porque uma "edição comemorativa" que se limita a maquiar a edição normal parece propaganda enganosa - ou subterfúgio para aumentar o preço.

Charlene.Ximenes 09/08/2018

Textos diversos
Clarice é a minha escritora favorita, por razões que vão além de qualquer grande explicação literária, pois seus textos me transformam e transbordam sentimentos, explicações e não entendimentos peculiares. Os contos da autora são dos melhores da literatura brasileira e mundial, seus romances falam de um "eu" que me pareceu ser sempre necessário na literatura. Cada nova leitura ou releitura é uma grande descoberta. Sua obra é rara, única e inesgotável.

No livro "Outros escritos", o mergulho é um pouco diferente, organizado por Tereza Montero e Lícia Manzo, mas não por isso menos intenso. O livro é um compilado de textos inéditos de Clarice, que se encontram assinados pela escritora iniciante, pela jornalista, pela estudante de direito, pela colunista feminina, pela dramaturga, pela mãe, pela conferencista e ensaísta. Encontra-se presente também o mais importante, mais longo e completo depoimento que Lispector jamais concedeu, uma entrevista concedida ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, em 1976 - um ano antes de sua morte.

Seus escritos unem essa mulher diversa, multifacetada, cujo olha singular, forte e imensamente sensível refletem seu gênio criativo, sua força avassaladora.
Carol Abrantes 03/07/2019minha estante
??

@andersssson 28/07/2011

Mil Clarices
Em "Outros Escritos", conhecemos as várias facetas de Clarice Lispector: mãe, estudante de direito, conferencista, jornalista, gost writer... Cada capítulo do livro nos revela uma personagem diferente. O termo "personagem" está de acordo com o que é revelado pelas pesquisas da Dra. Nádia Batella Gotlib - que percebeu que a própria Clarice aparece em sua obra ficcionalizada, transformando-se em um de seus personagens.

Clarice viveu seus 57 anos totalmente imersa no mundo das letras. Poderia parecer exagero utilizar todo o período de vida dela para dizer isso, mas se tratando de Clarice parece-me bem adequado, uma vez que escrevia desde muito pequena. Como costumava dizer a própria Clarice, desde bem criança já fabulava, tanto que aos oito anos resolveu inventar uma história que não terminava nunca.

Só chamo a atenção para os inúmeros equívocos cometidos por Clarice (e que passaram despercebidos por quem organizou o volume) no que diz respeito à ortografia e à pontuação. Nesse sentido, os textos apresentados são problemáticos. Entretanto, no que tange o conteúdo... (sinto-me suspeito para bem-dizer o trabalho de Clarice por ser admirador de sua obra.)O conteúdo é de uma excelência sem igual e de uma sensibilidade surpreendente.

Não recomendo o livro para iniciantes ou para aqueles que ainda não leram nenhuma obra de Clarice Lispector. O livro é para aqueles que querem conhecer as mil faces da autora e notar que a mesma sensibilidade presente em obras tão conhecidos e traduzidos pelo mundo afora está contida em textos que ela escrevera sem nenhuma ou pouca pretensão estética.
17/09/2022minha estante
"no que tange ao"

Coolerman 03/01/2011

Excelente coletânea de escritos que mostram todos os lados da Clarice: a estudante de Direito, a literária e a mãe.

Gabriella169 30/07/2010

Ênfase para a parte "Clarice mãe"..

As frases e conversas, anotadas pela autora ao longo da infância de seus filhos, são muito interessantes e espirituosas

Lilix / outrasbagatelas 23/12/2009

Clarice antes de Lispector
Parodiando Coco...

Uma seleção de textos "não literários" da escritora. Se assim se pode dizer quando falamos de Clarice Lispector.
Ótimo observar sua escrita jornalista e acadêmica.

Vale: para quem é fã.