Outros Escritos

Outros Escritos Clarice Lispector

Resenhas - Outros Escritos

Beatriz Almeida ð«ð 31/03/2024

Eu amei conhecer mais sobre cada parte intrínseca da personalidade de Clarice : a Clarice mãe , a Clarice estudante , jornalista, dramaturga e etc. Cada uma especial à seu modo?

Idayane.Ferreira 13/03/2024

Clarice em suas várias faces
Outros Escritos é meio um apanhado de textos inéditos da Clarice, em diferentes formatos: contos, textos jornalísticos, peças de teatro, conferências e etc. Gostei particularmente da transcrição do depoimento que ela concedeu ao Afonso Romano de Sant?anna, Marina Colsanti e João Salgueiro.

lidoporluana 10/03/2024

20ª leitura de 2024
Depois que você começa a ler Clarice Lispector, não há possibilidade de você não se encantar com a autora. Ler suas obras é se admirar com a escrita, com as palavras, com o poder, enfim...

Essa edição é comemorativa e foi organizada por Teresa Montero e Licia Manzo, marcando o centésimo aniversário de Lispector.

Esse livro reúne textos nunca publicados antes ou de acesso restrito, além disso conta com uma entrevista bem bacana com a autora, nos proporcionando uma visão bem diferente de quem é a Clarice mulher, mãe, jornalista, escritora, etc.

É uma edição realmente engrandecedora e eu gostei muito. Para quem gosta da autora, é uma dica de leitura valiosa.

Vic 27/02/2024

Que sorte a minha poder viver Clarice.
Foi uma experiência gratificante conhecer outras facetas da Clarice, o livro é bastante rico em conteúdo e termina de forma maravilhosa: com uma entrevista da Clarice, que curiosamente é a entrevista que menos gosto dela, por ela estar tão melancólica, acredito que na época já estava doente. Mas não deixa de ser uma entrevista da Clarice, né?

Tem uma parte específica do livro que eu achei muito preciosa, que é a transcrição de diálogos que Clarice teve com os filhos. Ela os estimulava muito, então as conversas sempre caminhavam beirando o inimaginável, como acontece de forma tão bonita nos pensamentos mais incríveis, que só podem vir de uma criança.

Ter acesso à Clarice sempre vai ser um privilégio e uma honra. Termino essa leitura um pouco mais preenchida do que quando comecei.

beatriz3345 22/01/2024

Genial!
Nesse livro a gente entra em contato com as diversas faces de Clarice como escritora, e eu posso garantir que uma é mais surpreendente que a outra. em cada detalhe, há uma surpresa. em cada surpresa, apaixona-se mais. cabe a nós, então, não tentar decifrá-la, pois isso nem a própria admitia conseguir, mas saboreá-la até que o seu ato de escrever se torne para nós o que era para ela - penoso, mas indispensável.

Marcilio Duarte 12/09/2023

Geniais fragmentos históricos
Fundamental para compreender a produção jornalística e literária da jovem Clarice. Recomendo ler "Outros Escritos" paralelamente a uma das biografias - ajuda muito a entender o quadro completo de sua vida. Destaque para o "Ovo e a Galinha"

Luana 26/08/2023

Esse livro é um bom compilado de alguns textos soltos de Clarice escritos por ela enquanto mãe, estudante universitária, jornalista, dramaturga, entre outros e uma entrevista que ela concedeu ao Museu de Imagem e Som do Rio de Janeiro. É uma leitura que nos aproxima da autora através de alguns relatos dela sobre certos temas que atravessavam sua vida, de como era a sua relação com a literatura, com a escrita e com suas próprias obras e como ela se via enquanto escritora. Além disso, também há entre esses escritos o conto "o ovo e a galinha" e uma peça teatral.
A parte mais interessante desse livro, para mim, é o da entrevista, pois é muito curioso o seu relato sobre o processo de criação das suas obras e de como ela lida com elas depois de finalizadas e até traduzidas. Já em outros capítulos, foi um pouco difícil prosseguir a leitura, como o conto "o ovo e a galinha" que talvez eu releia em um outro momento.

Sabrina 01/06/2023

Obra indispensável.
Obra indispensável para quem quer conhecer a Clarice para além de sua prosa, Outros Escritos traz outras faces da escritora, que compõem o enigma que ela foi. Há escritos desde suas conversas com Pedro, seu filho, como escritos feitos para sua participação em conferências. É uma obra importante, também, para quem só leu a ficção e acredita que Clarice é uma escritora alienada quanto às questões sociais. Nessa obra, vemos o interesse de Clarice sobre as questões femininas e os direitos das mulheres.

llynxlight0 17/05/2023

Bom.
Um livro bom para ter um primeiro contato com a clarice, com explicações e contextos sobre os escritos, interessante.

Wellen 23/04/2023

"Gosto de um modo carinhoso do inacabado, do malfeito (...)"
Esse compilado de escritos ao longo da vida demonstra ainda mais a genialidade de Clarice, que pouco se comprometeu a entregar uma literatura palpável, tangível e já refletida.

Pelo contrário, Clarice sempre esteve no limiar do inacabado, em busca de epifanías e catarses, porque a literatura existia enquanto ela vivia, e a vida é, em si, circular.

Vale a pena para quem quer conhecer mais a fundo a trajetória desta importante escritora.

Brenno.Garcia 06/02/2023

Apresentando uma visão ampla sobre as várias facetas criativas de Clarice Lispector, o livro traz conjunto de notas, crônicas e contos que ajudam a conhecer melhor o talento multifacetado da autora.

Isabelly.Godoy 14/06/2022

Um olhar diferente para Clarice
Este livro é um compilado de diversos escritos de Clarice organizados de acordo com diferentes facetas da autora, indo desde reportagens escritas por ela, até entrevistas em que ela fala livremente sobre sua vida e carreira.

Mais do que tudo, para mim, este é um livro que mostra a Clarice escritora mas também mulher, pessoa, mãe, tudo. Quem Clarice pensava ser Clarice e como ela enxergava sua própria obra. O livro todo é muito interessante, porém a entrevista final talvez seja a minha parte favorita.

Clarice viverá eterna em sua obra, um presente para a literatura brasileira.

Lari 31/01/2022

Espetacular
É o primeiro livro que realmente leio da Clarice, antes havia lido apenas textos e trechos soltos ao acaso e fiquei muito feliz por ter começado pelo "fim" com esse livro que reune suas diversas facetas e textos inéditos.
Minhas partes favoritas são da escritora iniciante, estudante,mãe e tradutora. Sua própria forma de ver a vida era arte. Sua humildade era sem tamanho e é terrível pensar que enquanto hoje (nem tanto tempo depois) sua obra é reverenciada e seus livros vendem mais que água no verão, ela vivia com escassos recursos financeiros dependendo sempre de complentar sua renda. Tantas traduções pelas quais ela não recebeu absolutamente nada.
Só posso concluir que Clarice Lispector era uma artísta no sentindo mais íntimo da palavra.

Leticia 22/12/2021

Escrita fascinante!
Já tem um tempo que tenho alguns livros da Clarice parados em minha estante e até então não sentia que era o momento certo para ter esse primeiro contato com a autora, mesmo tendo curiosidade.
Até que o momento certo chegou. Esse ano, senti que estava na hora de começa a ler Clarice e não estava errada - e escolhi o livro certo para essa introdução!
Para quem nunca leu a autora, acredito que esse livro seja uma bom começo. Além de seus contos clássicos, o texto apresenta outros textos de Clarice, textos que ela escreveu na época que trabalhava em um jornal, textos de seu tempo de faculdade, além de registros pessoais sobre sua convivência com seus filhos.
Eu gostei bastante e achei a escrita dela magnífica. Admito que as histórias contadas nos contos foram razoáveis para mim (fiquei surpresa com algumas, mas, a maioria, foi só ok), porém a escrita de Clarice acaba por dar um toque diferente. O domínio que ela tinha com a língua portuguesa, a forma como se expressava, é simplesmente incrível e mesmo que história em si não esteja te fascinando, a escrita da autora te causa essa sensação.

Mfarits 15/11/2021

Superou em muito minhas expectativas
Por ser um livro de outros escritos, cheguei a temer nunca ler. Pensei que ia empacar e tudo mais, mas não.
Quero deixar claro que pulei 10 páginas da parte conferencista de Clarice e não me arrepende em nenhum momento até então. Digo, ainda li um pouco de Clarice conferencista, mas não tudo.
De longe, o melhor deste livro é o caderno onde cultivava diálogos com seus filhos: Conversas com P.
Gostei muito do livro tendo em vista o objetivo!