Para Não Esquecer

Resenhas - Para Não Esquecer

1 | 2 | 3 | 4

Idayane.Ferreira 30/03/2024

Clarice Lispector: uma iniciação
Ler Clarice é sempre desafiador para mim, me exige mais energia mental e mais conexão. Por vezes leio algo dela e fico um bom par de tempo digerindo o impacto do que li. Gostei dessa coletânea e do fato de que alguns textos são mais curtos e outros mais longos. Embora o livro seja fino, demorei mais do que o habitual para finalizar, principalmente porque não consigo ler muitos textos seguidos da autora e tenho que fazer pausas e intervalos.

Israel Vancouver 24/03/2024

Estranhamente não identificável
Mais uma coletânea de clarice. acho que meu "erro" principal quando caí nesse livro foi as experiências anteriores com ela. meu gosto em ler clarice era o de me identificar com muito do que ela escrevia, mesmo que estranhamente, mesmo que de uma forma diferente da que ela pensou quando escreveu. clarice gera uma identificação estranha, é assim que eu a definiria.
porém, infelizmente, não senti isso em "para não esquecer". apesar de vários textos interessantes e reflexivos (especialmente os menores), muitos pareciam uma confusão enorme (e não do jeito bom (omo geralmente clarice faz). várias vezes sentia que demorava muito para finalizar uma história. preciso destacar que a crônica sobre brasília foi extremamente difícil de ler.
apesar disso, definivamente não acho que foi uma perda de tempo. por vários momentos foi, sim, uma leitura prazerosa. o conto do mineirinho, que fecha a coletânea, é um exemplo de porque vale a pena ter esse livro na estante. foi uma experiência interessante e sempre acho isso que tenho muito mais a conhecer de clarice.
ps.: acho o posfácio do jeito que foi publicado uma coisa bem desnecessária.
???

verô 19/03/2024

Clarice não deixa de surpreender
Esse livro foi publicado pós morte, com dezenas de contos alguns minúsculos outros mais extensos, não consegui ver profundidade e significado em todos mas neste livro tem contos fenomenais , que ficam na margem do cotidiano e vão se aprofundando, demorei para ter interesse pois não me encantei tanto com os primeiros, mas esse livro é uma crescente eu diria .

Renato420 18/02/2024

Um livro para quem gosta de reflexões
Essa leitura foi bem prazerosa, a primeira do ano. É um bom livro para quem quer saber mais sobre o processo de escrita da Clarice, pois aqui (como dito no posfácio) podemos resumir as crônicas em 3: a posição de escritor na sociedade, a escrita e o ambiente familiar. Porém caso não goste de textos curtos, recomendo não ler.

Eliane406 23/01/2024

A mente é um terreno fértil
Para não Esquecer é 17° livro de Clarice. Essa nova edição da Rocco comemorativa dos 100 anos de autora está belíssima, a capa tem textura emborrachada e o título em alto relevo, papel amarelado e fontes Didot e Akzidenz Grotesk.Tive que mudar a minha coleção, pois a outra edição esgotou, valeu a pena!
O livro é uma compilação de textos que não entraram em "Laços de Família", que é uma compilação da miscelânea de textos publicados na revista Senhor na coluna "Children's Corner". Heterogêneos, esses textos são, em sua maioria, de pequena extensão, caracterizando-se como anotações, fragmentos, pensamentos, frases que registram instantes de iluminação poética, crônicas, notas sobre artes plásticas ou espetáculos, reflexões sobre o ato de escrever e a literatura, contos...

Clarice, sempre nos mostra a vida além das aparências, observando e enxergando os mecanismos que fazem da vida uma existência dramática e sobretudo poética. A vida não é para se entender, vive-se além dos entendimentos, observando as obviedades e as sensações.

"....E, por equívoco, o ser foi eleito. Por equívoco o ser era amado. Mas sentir-se amado seria reconhecer-se a si mesmo no amor. E aquele ser era amado como se fosse um outro ser: como se fosse um ser eleito..."pág.107, Conto: Perfil dos Seres Vivos.

Yasmim 23/01/2024

Vindo de Clarisse se espera muito, mas não se deve esperar nada. Um livro que me ensinou muito sobre ela, mas também sobre mim, algo pra ser lido com a alma, não com a mente. Nesse livro é muito falado sobre a escrita, algo de que, graças a tal, me apossei novamente. Não se lê Clarisse quando quer, mas quando a leitura te escolhe. Meses atrás dei uma rápida lida na primeira página quase reconhecendo ter zero intelecto por ser incapaz de entender uma só frase, mas quando o peguei novamente tempo depois, foi simples como ler algo que eu mesma escrevi minutos atrás. Um livro universal para mim, porque sei que quando abri-lo novamente mais velha, minha atenção será tomada por algo que hoje não compreendi. Amo que Clarisse me faz sentir ao invés de pensar.

Tehani 15/01/2024

Crônicas da Clarice
Nessa obra ?Para não esquecer? são crônicas da Clarice, com a narrativa bem fluida, um conto que me chamou atenção foi ?Brasília?. Se você tem a curiosidade ou quer conhecer mais as obras da Clarice eu recomendo esteve livro.

pitypooralfie 05/12/2023

É a primeira vez em que fiquei um tantinho cansada com os escritos da Clarice. Algumas coisas não conversaram comigo; sinto que não estou, de certo modo, pronta para ler ou contemplar temas que a Clarice traz de formas tão ambiciosas e bonitas. Continuo a amar sua escrita e a tê-la como referência máxima em questões de alma e fazer literário, mas talvez tenha exagerado um pouco na minha imersão clariceana, principalmente considerando o momento que atravesso.

Gostaria de ressaltar a beleza e elegância da escrita da Clarice, e como ela consegue colocar no mundo sentimentos e pensamentos tão difusos e complicados de captar. Essa é uma das coisas que mais me fascinam na Clarice. Dito isso, eu definitivamente leria mil textos dela sobre Brasília!

lynsstt 03/11/2023

A leitura foi ótima, consegui compreender muitas coisas escritas pela autora, além de adentrar totalmente o universo do livro e cada crônica presente nela. Clarice nos mostra seu interior, seus pensamentos e indecisões, além de falar muito sobre o fato de escrever. Gostei bastante da leitura, foi 4 estrelas por eu não ter marcado muito, gostei mesmo, só não foi um gostar TÃO GRANDE.

FellipeFFCardoso 02/11/2023

Livro póstumo, coletânea de textos que, num primeiro momento, não dá uma unidade narrativa, mas que reúne sim tanto do traço característico de uma de nossas maiores, com ocasiões nas quais somos transformados por uma simples frase. São textos de digestão, como costumo chamar, aqueles que se escreve para entender o que, na verdade, ainda se quer escrever. Sempre vale ler Clarice, o bom dela é ainda sempre muito acima da média.

Murphy 05/10/2023

"Tenho um medo seco de enfrentar pessoas que me ouvem."
Difícil, hein? Esse aqui foi meio complicado de lidar. Se trata de uma coletânea de contos e textos que capturam a natureza pura e enigmática de Clarice. E se me permitem dizer, é uma bomba, por ser sobre vários assuntos, a única linha tênue que possui é o da loucura e a liberdade. Continua sendo mais um livro desafiador e fascinante, mas, é como uma bigorna caindo na sua cabeça.

Tenho uma profunda admiração e curiosidade sobre a autora, porque a mulher simplesmente disseca o corpo e a alma do leitor apenas com algumas frases, então me aventurei em procurar entrevistas de pessoas falando sobre ela (já que a própria não gostava de ser entrevistada), foi ai que achei uma entrevista com Chico Buarque, que tentou desvendar e repassar um pouco sobre a natureza de Clarice. Confesso, que a situação foi peculiar, até meio cômica, pois era evidente o desconforto que ele sentia ao tentar descrevê-la. Ele compartilhou o impacto que ela causava nele e em todos ao seu redor quando chegava a algum lugar. Descreveu essa intensidade igualmente como a do Chapeleiro Maluco, na festa do chá, quando começava a proferir palavras e fazer perguntas desconcertantes antes de desaparecer e deixar os outros perplexos e confusos.

Chico também mencionou que, apesar de sua aura maternal, Clarice intimidava a todos. Acredito que o charme de Clarice residia em sua franqueza e clareza. Qualquer mulher misteriosa que nos fizesse questionar a origem dos nossos sentimentos sem nome, aqueles que nos tornam profundamente humanos e nos levam a um abismo de introspecção, explorando a vastidão de um vácuo eterno de sensações entre o ser e o não ser, é, de fato, intimidante.

Enfim, o livro é isso. É sobre o bicho Clarice. Sobre ela e seus pensamentos. Sobre fatos cotidianos, aparentemente normais, mas com aquela pitada de sentimentalismo e pensamentos altamente pensantes (muito parecido com o que temos antes de dormir (sabem, aqueles que te dão insônia)).

S.Paz 23/09/2023

Era uma vez um pássaro, meu Deus.
Crônicas puríssimas, revelam a maturidade incontestável da escrita de Lispector.

O objeto do livro é mesmo ser uma colagem de retalhos dos aspectos que fazem de Clarice uma das maiores mentes criativas que já tivemos.

Não é um dos meus favoritos, mas vale muito a pena.

Natan.Bruno 16/09/2023

Para não esquecer... não esquecerei Clarice...
Um livro de cronicas e ensaios, um verdadeiro laboratório de escritas da autora, um grande feito para nós de ter uma oportunidade de ler em alguma vez na vida. Nos apresenta diversos textos e relatos da autora.
Nesse livro contem ainda o "Mineirinho", relatado na entrevista famosa da Clarice na Tv cultura, que fecha com chave de ouro o livro, e que inclusive me fez a comprar o livro.
Um livro que transporta no cotidiano, na visão de uma perspectiva infantil, e descaracterizada de um clichê barato. Leia, se for capaz de compreendê-la.
Meus textos favoritos são:
* A VINGANÇA E A RECONCILIAÇÃO PENOSA
* MINEIRINHO

Maria.Batagin 03/09/2023

Crônicas
Esse livro encontrei perdido em um sebo e para minha surpresa li várias das quais me encantei.
?Boa notícia para uma criança
Em tudo, em tudo você terá a seu favor o cor-po. O corpo está sempre ao lado da gente. É o único que, até o fim, não nos abandona.?

1 | 2 | 3 | 4