A bela e a fera

A bela e a fera Clarice Lispector

Resenhas - A Bela E A Fera

flor de lotus 12/01/2024

Ora uma inquietação sem nome, ora uma calma exagerada e repentina
Já tem algumas semanas que terminei esse livro e ainda penso muito sobre ele. quanto mais leio clarice, mais entendo como sua escrita é um processo só dela. nós a lemos porque queremos, ela escreve porque precisa e acaba nos fazendo precisar dela também. às vezes parece um sonho, outras vezes um pensamento, mas é sempre clarice divagando. às vezes tem coisas tão incompreensíveis que parece íntimo demais. talvez nem ela entenda, mas basta que ela seja a pessoa a entender, porque ela escreve pra entender.

como a própria escreveu: "para quem leu um pouco e pensou bastante nas noites de insônia, é relativamente fácil dizer qualquer coisa que pareça profunda". sua escrita é ela e sua cabeça imparável em palavras. eu provavelmente tenha superavaliado, mas é que eu me sinto exatamente como ela. me identifiquei e marquei muita coisa, outras a gente lê e pensa (drogas ilícitas) mas com todo respeito do mundo

um ponto que é levantado no posfácio é sobre seus contos serem feministas ou não. eu concordo que não, mas meu motivo é que as mulheres que ela escreve completam suas crises nelas mesmas. elas tomam consciência de sua opressão como mulheres e acho que a crise se completa nisso, quando elas percebem que suas dores tem raízes mais profundas, que estão além delas. eu vejo essas lutas emancipatórias que ela apresenta como mais internas: elas contra elas mesmas. por mais que tenha um "inimigo" homem, a emancipação parece se completar na consciência de suas próprias prisões. acho que tudo é mais sobre a epifania da dor feminina e como o buraco é bem mais lá embaixo. algumas até tentam se livrar disso, mas acabam desistindo. é uma perspectiva mais conformista, mas que ainda gera essa reflexão de certa forma

seus contos se conectam sem ter intenção de se conectar (acredito eu), porque tudo parte da mesma mente que não para de virar e revirar acontecimentos, pensamentos e sentimentos. vários trechos são autobiográficos ou até explicam pensamentos de outros contos. ler clarice pra mim sempre vai ser um processo de cura mística.

"ora sentia uma inquietação sem nome, ora uma calma exagerada e repentina. tinha frequentemente vontade de chorar, e o que em geral se reduzia à vontade apenas, como se a crise se completasse no desejo. uns dias, cheia de tédio, enervada e triste. outros, lânguida como uma gata, embriagando-se com os menores acontecimentos."

Aliahtan 12/01/2024

A bela e a fera
"Nascer foi a minha pior desgraça. Tendo já pagado esse maldito acontecimento, sinto-me com direito a tudo".

É minha terceira leitura da Clarice, mas meu primeiro contato com seus contos. Os dois livros anteriores que li eram de crônicas, dos quais eu gostei bastante. Alguns contos desse livro eu tive que ler e reler e ler novamente, pensando ter entendido, mas suspeitando que talvez não tenha. Por outro lado tiveram contos aqui que me arrebataram por completo. Clarice, eu não te entendo, mas eu te entendo.

May 11/01/2024

Diferente
Gostei muito de quatro dos contos. É interessante que em alguns há a materialidade de temas que foram desenvolvidos em outras obras da Clarice. A Fuga e A Bela e a Fera, de 1940, me remeteram ao conto Amor, por exemplo, publicado em 1960.
O tema do suicídio foi também um espanto para mim, pois Clarice vai direto ao assunto.
Já o conto Obsessão não me pegou tanto, apesar do tema ser comum a muitas mulheres, que acabam se diminuindo ou se perdendo em relacionamentos. Gostei muito do conto da Gertrudes, porque mostra uma adolescente se descobrindo. Lembrei muito de mim, naquela idade. Resumindo, o livro aborda temas cotidianos desenvolvidos pela Clarice, mas que às vezes são um pouco confusos em alguns contos.

Albeli 06/01/2024

Contos clariceanos
É muito interessante ver a capacidade que Clarice Lispector tem de nos chacoalhar com seus contos. É um arrebatamento sem igual! Em ?A bela e a fera? temos 9 contos que nos fazem refletir sobre a vida e o que estamos fazendo com ela. Acredito que os dois contos que mais me deixaram em reflexão foram ?Obsessão ? e ?A bela e a fera?, porém todos trazem reflexões muito importantes que nos ajudam a compreender melhor a respeito do sentido da vida.

Marcos Santos 02/01/2024

Uma coletânea de contos que abordam varios temas como solidão, angústia e a procura de algo que tenha sentido.

sarah.taylors 29/11/2023

1a vez lendo clarice <3
eu amei esse livro! por mais que clarice seja muito difícil, eu achei mais fácil doq imaginava. porém, seus contos precisam de muita atenção, se não nada se entende. e esse foi meu único problema: o foco.
mas a clarice escreve belamente, e sou muito grata por ter a oportunidade de lê-la. Seus contos são tao geniais, que me deram vontade de ler e reler e reler pra sempre!!!

Camila1856 31/10/2023

Clarice ?
Sempre amei a Clarice , mas ler um livro dela com seus contos foi encantador.
Passei uns dias sem acessar a internet , e consegui terminar esse livro livro.
Obrigada, Clarice !
Você sem dúvidas é MARAVILHOSA ?

Gabriela2500 02/10/2023

Mais uma vez clarice surpreendendo demais! não sei exatamente o que senti durante essa leitura? talvez um pouco de confusão em determinados contos, mas em outros me identifiquei muito.

como em obsessão. acho que todos nós já tivemos uma experiência mesmo que mínima com algum ?daniel? e ler um conto sobre essa experiência da personagem só me fez refletir em como somos tão cegos quando nos relacionamos?

enfim, o livro inteirinho é incrível, clarice não erra nunca!

Kami34 02/10/2023

Clarice lispector é arte! clarice lispector é sentimento!!! esse livro é extraordinário e o conto "a bela e a fera ou a ferida grande demais" se tornou um dos meus favs. muito bom, recomendo demais

gaby 27/09/2023

Lindos contos
Que brilhante é clarice, que palavras bonitas e tão pertencentes. os contos de clarice são curtos, embora seja necessário tempo e atenção para serem compreendidos. é de se enxergar em alguns deles, que remetem a dependência, a solidão, o preconceito, o anceio, a chegueira e outros temas. obrigada pelos contos clarice, obrigada pela obra.

belagrc 19/08/2023

Por ser meu primeiro livro da Clarice, tive um pouco de dificuldade de ler no começo (principalmente porque é fora do meu costume) mas conforme foi passando as páginas eu fui pegando o jeito, e sinceramente, que livro. Cada conto é super envolvente e com finais surpreendentes. Recomendo.

loiiza0 17/08/2023

Mua
Ameeeeeeeeeei quase todos os contos
Nao entendi alguns. Precisei olhar resenhas antes da leitura de uns contos para entender.
UM DIA A MENOS é meu conto favorito agora

Dessa ou Dressa 26/07/2023

A bela e a fera é um livro de nove contos sensacionais e impecáveis. A forma que a Clarice escreve os sentimentos e ações de cada personagem é único, ela vaz com que a gente se envolva na história e cabe se identificando em algumas situações.
O conto Gertrudes pede um conselho foi o que mais me identifiquei, pois assim como eu a personagem Tuda é forte mesmo que ainda não saiba, o interessante é que nossa personagem é uma adolescente, que está em busca de sua personalidade e cheia de perguntas. O conto fala sobre o momento de descoberta ou redescoberta de uma pessoa e eu gostei muito.

Israel Vancouver 21/07/2023

Primeiras experiências
Enrolei muito pra ler clarice. tudo que tinha lido era trecho solto, mas que davam um gostinho do que seria a obra dela. a bela e a fera é uma coletânea póstuma, com contos escritos a partir de 1942. a introspecção dessa mulher, seus devaneios profundos ditos a cada oração, a mistura de prosa com poesia provoca muitas reflexões. a história que dá nome ao livro, contada por último, me fez pensar muito sobre a vida e, de certa forma, me conectou à personagem - exceto pela parte do dinheiro -. o posfácio é muito interessante e escrito por um claro admirador da clarice. gostei dos pontos levantados por ele ao retomar certos trechos dos contos e achei bem escrito, mas não gostei do formato de carta ao passado (meio brega, ao meu ver).
gostei muito da experiência e quero ler mais contos. essa coletânea realmente me instigou a me aprofundar na obra de clarice; gostaria muito de ler suas poesias, sobretudo.
acho também que não é uma leitura tão fácil, no sentido de entendimento. acho que não recomendaria a leitores "iniciantes".

"passaram duas mocinhas de uniforme de colégio, conversando e rindo alto. olharam para tuda com a animosidade que as pessoas sentem umas pelas outras e que os jovens ainda não disfarçam".

????