A Canção de Outrora

A Canção de Outrora Josiane Veiga

Resenhas - A Canção de Outrora

Livrospamor 09/09/2020

A Canção de Outrora
"Antes de soprarem as brisas de maio,
Antes de o melro cantar no bosque:
Se me quiseres ver uma vez mais,
Vem, oh, vem depressa!
Vem, oh, vem depressa!" Em uma época onde as mulheres não tem voz, Rose Davis sofre no corpo e na alma as piores violações , mas seu caminho cruza com dois irmãos gêmeos e este encontro mudará a sua vida! Um seu algoz e outro seu cavaleiro de armadura brilhante , aquele que não somente a salva , mas que a ensina a cuidar de si mesma.
Se apaixonem junto comigo por Damien e Rose nesta história linda de superação, onde amor sempre vence!
Obs. Contém cenas de estupro e abuso ,não detalhado , romace de época.

crislane.cavalcante 06/01/2017

A canção de outrora
Cara mais uma vez sou presa, sugada, hipnotizada por mais um romance escrito por Josiane. A mocinha sofre demais, é triste todo esse sofrimento, abusos, estupros... E em meio a tanto desespero, a falta de esperança, eis que surge alguém e que a olha no meio da própria lama e a enxerga não como a culpada dos seus males, mas como a vítima das atrocidades dos homens pervertidos e cruéis, e a faz enxergar que tem valor, que não deve e nem precisa baixar a cabeça ante a injustiça, ao preconceito, que não deve se envergonhar pelo mau que teve que ser submetida, e a dá meios para seguir em frente e a capacita para lutar quando necessário. Não vou falar mais nada, pois não quero dar spoiler, mas só digo uma coisa: compre e leia, vale muito a pena.
Josy-chan 09/01/2017minha estante
Agradeço muito. Acho que todos que começam o livro pensam que será de uma forma e se surpreendem no final ? kkk

Cassia 06/03/2016

Rose Davis sempre sofreu demais. Desde muito nova, sofreu abusos terríveis. Num dia em que passaria por um ataque particularmente brutal, é salva por Damien Hill, um homem honrado e gentil, com quem acaba vivendo uma linda história de amor. Eis que acontece a Guerra de Secessão, onde a vida de Rose sofre uma reviravolta e ela foge, grávida, disposta a recomeçar sua vida em outro lugar. Mas, por mais uma dessas coisas da vida, ela retorna e fica cara a cara com Drew Hill, irmão gêmeo de seu amado morto, e um dos que mais a maltratou no passado. Ela já não era mais uma vítima, e estava mais do que disposta a mostrar isso e a fazer muita gente a pagar pelo que lhe fizeram - mas como lidar com as emoções conflituosas que o cunhado lhe despertava?

A Canção de Outrora é uma história bacana. As emoções estão à flor da pele durante a maior parte da narrativa, tornando-a aquele tipo de história que você começa a ler e não consegue largar enquanto não vê o fim.

É uma história descompromissada, que não tem grandes pretensões e, de certa forma, tem até elementos clichê. Mas, mantendo aquela que é sua característica principal, a autora busca fazer seus leitores refletirem. Pra mim, o que pegou com força foi a questão da indiferença (afinal, muito do que Rose passou foi porque pessoas que poderiam ter feito algo ficaram indiferentes ou se omitiram diante do que estavam acontecendo; e, como disse Martin Luther King, a omissão dos bons, por vezes, é pior que a crueldade dos maus).

Contudo, apesar de ter gostado bastante da história, achei que alguns elementos poderiam ter sido um pouco mais trabalhados (principalmente mais para o final do livro, que, em determinado momento, me deu a impressão de ter tido seu fim apressado, com alguns fatos e personagens que poderiam ser um pouco mais desenvolvidos). Nada que tire o brilho da história, mas me impediu de dar uma nota um pouco maior.

Uma bela narrativa, feita por uma grande escritora (sou uma fã confessa!) - e que, certamente, vai te emocionar muito. Vá logo começar a sua leitura!

Priscilla 24/08/2016

Sensacional
Antes de começar a leitura a autora deu uma breve explanação sobre o processo de criação do livro que durou apenas 45 dias, que era um livro simples contando uma história que não saia da cabeça dela, e foi para isso que me preparei para um romance histórico tranquilo e foi o que a primeira parte do livro proporciona.

Mas de simplório esse romance não tem nada, onde a história teria um ponto final foi onde o livro realmente começa.

Damien Hill salva Rose de uma vida de exploração e acaba dando para ela mais que esperança entregando seu coração para a jovem loira, mas vai tendo que partir para a guerra junto com seu irmão gêmeo Drew antigo carrasco de Rose e ela foge para recomeçar a vida em outro lugar.

Com o fim da guerra apenas Drew sobrevive e por questões testamentárias acaba tendo que ir atras de Rose que volta para a antiga cidade com desejo de vingança.

O que era para ser um romance sem pretensões acabou se mostrando uma história de amor linda e muito bem escrita e o pano de fundo com questões abolicionistas trabalhado de uma maneira incrível, confesso que virei fã da autora.

site: http://www.cafecomenergeticoelivros.com.br/2016/08/a-cancao-de-outrora-josiane-veiga.html

Cailes Sales 29/08/2016

A Canção de Outrora tem como cenário o Sul do Texas, Estados Unidos, entre os anos de 1846 e 1867. Conta a história de sofrimento, tristeza e superação de Rose Davis. Órfã, mora com o padrasto, pois o pai morreu há anos e a mãe se casou novamente, contudo, também veio a falecer, deixando a menina sozinha e desamparada, com o monstro que transformaria sua vida num mar de agonia e desespero.
Desde os 6 anos, Rose é violentada pelo padrasto e não satisfeito em abusar da criança, o desgraçado a vende para outros homens da própria cidade em que vivem e a forasteiros, por alguns dólares ou fumo. Quando menina, não tinha como se proteger, com o passar dos anos tentava se defender como podia, todavia, mesmo já sendo jovem, tinha apenas os braços e as pernas para lutar e sua força física nunca poderia ser comparada a daqueles monstros. Assim, a garota cresce conhecendo apenas a dor e a violência, jamais o afeto, o amor.
Todos da cidade sabiam quem era Rose Davis, a mulher que era vendida pelo senhor Loreto, mas não, ele não tinha culpa, era um bom homem, cortês com todos, a prostituta era a moça que se deitava com qualquer um, era a escória da cidade, com a qual ninguém falava a não ser para escorraçar como a um cachorro, este talvez fosse mais bem tratado.

“– Por favor, me mate...
A risada maquiavélica de Drew adentrou sua mente e se instalou lá. Ela o viu retirar o revólver do coldre e apontando para a sua face, apertando o cano contra sua bochecha.
- Implore- murmurou.
Não se fez de rogada. Não suportava mais.
- Por favor, aperte o gatilho.
Fechou os olhos, sentindo, subitamente, um alívio tão imenso que nenhuma palavra poderia descrever.”

Dentre todos os abusadores, Drew Hill, filho do coronel e xerife da cidade, era um dos mais perversos e torturadores. Apesar da beleza física, para Rose, era o próprio demônio. Quando tentava fugir mais uma vez de suas garras infames, ela se depara com outro Drew, mas este é diferente, tem olhos gentis e a salva de ser violentada novamente.
Apesar de serem gêmeos idênticos, Damien é o oposto de Drew, ele é justo e tem ideias pouco aceitas para a época, principalmente no Sul, onde prevalecia a escravidão, sendo a força de trabalho baseada na mão de obra escrava. Damien é um abolicionista e mesmo vivendo em uma fazenda repleta de escravos, pois seu pai é um defensor ferrenho da escravidão, ele deixa claro seu descontentamento com a situação daquelas pessoas que são tratadas como animais e, ao contrário de todos, busca sempre trata-las com o devido respeito. Ao defender Rose Davis e tomar conhecimento de sua condição, ele passa a protegê-la de todos, ao mesmo tempo em que a ensina a se defender. Desse modo, os dois passam a ser amigos e gradativamente um novo sentimento surge entre eles. Porém, a guerra entre o Norte abolicionista e o Sul escravagista, bate as portas e Damien tem que partir, deixando Rosie mais uma vez sozinha e, talvez, para sempre.
Josiane Veiga novamente traz uma história que choca e incomoda, mas que nos faz refletir. Uma trama bem construída, com fatos históricos habilmente abordados e interligados ao cenário criado, de modo que propicia a nós leitores, uma vivência mais real e crua dos acontecimentos. A autora retrata, mais uma vez, temas complexos e importantes, como o abuso sexual e o racismo. Por vezes, foi difícil realizar a leitura do livro, principalmente a primeira parte, na qual é relatada todo o sofrimento da protagonista, tais passagens me deram repulsa, ao mesmo tempo, que me revoltaram. O que auxiliou no desenvolvimento da leitura, além da fluidez com que a autora escreve, foram as cenas entre Rosie e Damien, pois via ali uma centelha de esperança para a mocinha, a qual, para mim, foi a mais sofredora e forte de todas as mocinhas criadas pela Josi.
Os personagens construídos pela autora são sempre peculiares. Existem aqueles que odiamos profundamente e outros que amamos, essa é uma das características que mais gosto nos livros da Josiane. Alguns me lembraram seus personagens de outros de livros, principalmente Richard, ele me parece com o Richard de A Insígnia de Claymor, talvez esta tenha sido a intenção da autora, e eu gostei da ideia.
Enfim, o livro traz um romance muito bonito e envolvente, que supera barreiras para realmente acontecer. Além de ser uma história de luta, enfrentamento e vingança. É também uma leitura muito rápida de ser feita, que me prendeu do início ao fim. Indico para todos que gostam do gênero e buscam uma trama forte e emocionante.

site: http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/

Silvia.Souza 09/01/2018

Lindo...
Lindo e perfeito como tudo o que a Josiane escreve... Linda história que nos prende muito... Claro que a teimosia da Rose irritou um pouco, mas super recomendo a leitura...

Aisha Andris @AishandoBooks 18/11/2018

Uma história de paixão e vingança
É o segundo livro Western que eu leio da Josiane Veiga e nossa, que livro bom, embora o começo seja um pouco difícil de ler.
A Rose é uma das mocinhas mais sofridas que eu já conheci. Molestada desde os seis anos pelo padrasto e usada como prostituta, não faz ideia do que é ser tratada como gente e desconhece sentimentos como amor, carinho e compaixão. Sua história só muda de rumo quando conhece Damien, que a salva de um estupro e mata o maldito que a vendeu aqueles anos todos. O sentimento puro e intenso que se desenvolve entre eles faz com que surja um pouco de luz e alegria em sua vida, mas infelizmente esta alegria dura pouco. Logo a guerra civil irrompe e seu amado é enviado para longe dela; não demora muito e a notícia da morte dele chega, enterrando de vez os sonhos de amor alimentados entre eles.
Grávida, Rose vai embora para longe daqueles que tanto mal lhe fizeram, sendo acolhida pelos amigos que Damien confiou para cuidar dela em sua ausência. Alguns anos se passam e a notícia de que seus filhos são herdeiros de parte da fortuna deixada pelo pai de Damien faz com que volte à cidade onde nasceu e cresceu, mas Rose há muito deixou de ser a mocinha delicada de antes e agora seu maior objetivo se torna obter a vingança contra todos que a maltrataram no passado, sobretudo Drew, irmão gêmeo de seu amado, um de seus mais cruéis abusadores. É quando a história se torna muito mais interessante...
Gostei muito da evolução da Rose e da sua saga em busca de vingança; isso enquanto luta para resistir à imensa atração que tem pelo homem que em muito lembra seu adorado Damien. É uma leitura rápida, mas muito intensa e, como tudo o que a Josiane escreve, de uma fluidez e envolvimento ímpares.

site: https://aishando.home.blog/