Impasses da democracia no Brasil

Impasses da democracia no Brasil Leonardo Avritzer

Resenhas - Impasses da Democracia no Brasil

Icaro.Jatoba 01/12/2020

Boa análise sobre os acontecimentos políticos na década de 10 do século XXI. Afastamento das esquerdas das bases populares, avanço da direita etc.

Bianca.Ferreira 29/07/2020

Excelente livro! Trata dos dilemas da democracia brasileira, fazendo uma análise sobre o financiamento privado de campanha, a atuação dos partidos, os impactos da corrupção e o posicionamento da classe média brasileira.

Joaquim 27/06/2019

Preciso e profético
A obra foi escrita em 2015 com um posfácio de 2016 e é impressionante a lucidez na análise de fatos recentes. A maior contribuição certamente é a análise complexa das manifestações de 2013, mas o livro aborda diversos eixos da política nacional, desde Lava Jato, impeachment da Dilma e o processo de redemocratização do país desde 1988.
No final, adquire tons proféticos, encerrando com um assombroso parágrafo que menciona Bolsonaro como uma ameaça, já vislumbrando aquilo que se realizaria anos depois.
Um autor ao qual sempre é compensador prestar atenção.

Ana Ruppenthal 19/04/2019

Ótimo
Entre tantos best sellers tendenciosos disponíveis nas livrarias que se propõem a "explicar" a política brasileira, esse livro vem praticamente como uma dádiva.

Com uma análise científica rigorosa das democracias, mas ainda assim sem tornar a leitura pesada, Leonardo Avritzer consegue ser algo muito difícil em uma análise política: imparcial.

Pode ser que o autor tenha lá suas preferências políticas, mas não fica evidente no livro, e ele traz o tempo todo diferentes perspectivas de diferentes politólogos, análises de diferentes momentos da democracia brasileira, diferentes métricas, e tem uma explicação pormenorizada.

Sinceramente, um dos melhores livros sobre a política brasileira atual - na ótica estrita da análise democrática, obviamente - e espero que o autor faça novas edições.

Julio Alessio 31/01/2018

Um ótimo livro para entender o panorama político atual do Brasil
Baseado na premissa de que o presidencialismo de coalizão adotado ainda no governo FHC encontrou seu limite o livro traz dados sobre o papel do PMDB no apoio aos partidos de situação e o sucesso que isso representou para a alta taxa de aprovação das propostas do Executivo pelo Legislativo.
O livro narra também a ascensão de uma classe que antes era baixa ao mundo do consumo que só a classe média participava - e também como isso implicou na insatisfação das subdivisões "alta" e "média" dentro dessa classe, que com a inflação sobre os serviços de consumo como saúde e educação passou a gozar de menos benesses do que antes nutria.
Basicamente com os dois apontamentos acima o autor traça paralelos entre modelos de participação democrática que, por mais que seja a marca maior dos governos PT, deixaram de ter o vigor que outrora tivera, unido à insatisfação de uma classe média que se viu obrigada a dividir o que antes era privilégio, atrelado ao discurso moralista que remontam os anos 60.
Como conclusão, feita antes da concretização do impeachment da presidente Dilma, fez a previsão de que se não superadas as mazelas que se impunham naquele momento, em 2015, corríamos risco de uma ruptura democrática, da judicialização da política e do risco de utilização da máquina estatal para bombardear apenas um lado do jogo - o que acabou acontecendo.

Ryllder 11/02/2017

Leitura válida
Percebi que o autor tem uma inclinação para a Esquerda,não que necessariamente isto seja um demérito.Tem boas análises da nossa conjuntura.

Sergio 07/05/2016

Impasses da Democracia no Brasil
Imagino que alguns de vocês saibam que curso Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba. Logo, considero que não seja estranho observar a presença desta obra por aqui. Logo que vi que o Grupo Editorial Record lançaria ‘Impasses’, fiquei bastante curioso acerca do que nos seria retratado – a premissa apresentada pelo autor encantou-me. Decidi, mesmo com um milhão de coisas acontecendo em minha vida, solicitar tal livro para agregar conhecimentos à minha pessoa, conhecimentos estes que me auxiliariam (e auxiliaram), em especial, no desenvolvimento crítico sobre política que meu curso requer. Creio que esta tenha sido a decisão mais sensata que fiz este ano.

Impasses da Democracia no Brasil poderia ser mais um livro que defende um dos lados da política brasileira. Mas, felizmente, não o é. Leonardo Avritzer nos apresenta uma análise aprofundada e de fácil compreensão acerca dos problemas sociais, políticos e econômicos que estão em processo no Brasil.

Logo no início da obra, o autor aborda termos técnicos (como poliarquia, por exemplo), para definir a democracia brasileira. Pausa para explicar o que é poliarquia: existem diversas teorias que medem o grau democrático de um Estado, usando diversos meios para tal (meios estes que não são importantes para esta resenha). A mais aceita, porém, é do autor Robert A. Dahl. Logo, o termo ‘poliarquia’ teria como objetivo designar de forma mais objetiva o estágio mais avançado da expressão democrática dentro do Estado.

Além disso, outros temas importantes são abordados. Um dos primeiros é sobre os problemas sociais no Brasil. O autor fala, em vários momentos, acerca do avanço dos movimentos sociais brasileiros e sua importância no cenário democrático nacional, em especial no que diz respeito à formação de políticas públicas. Além disso, criticas de cunho político são feitas, ressaltando os pontos positivos de cada governo, bem como seus erros. Obviamente, é evidente que podemos perceber certa afeição do autor por um dos lados (entendam lados como “esquerda” e “direita”), mas em momento algum o mesmo coloca em um pedestal aquele pensamento que acredita. É interessante perceber o grau de lucidez da obra, que retrata os fatos de fato como são, sem dois pesos ou duas medidas.

Além disso, Impasses da Democracia no Brasil nos apresenta também uma síntese das manifestações de 2013, com infográficos demonstrando as maiores reclamações da população insatisfeita, que foi às ruas neste período. Presidencialismo de coalizão, cultura e corrupção nas instituições públicas são alguns dos outros temas abordados em grande escala no decorrer da dissertação. No mais, a obra apresenta-se como sendo uma tentativa de elencar as falhas no processo de gestão pública no âmbito nacional, mas com um caráter diferenciado de outras teses e artigos que circulam pelo meio acadêmico, tendo em vista que possui sugestões de resolução que podemos considerar como sendo, de fato, palpáveis em curto prazo; que podemos considerar, até, como efetivas.

‘Impasses’ é um livro enxuto, mas ao mesmo tempo recheado de informações importantes. Básico, mas ao mesmo tempo robusto. Em tese, polêmico e assustadoramente atual. Politize-se!

Até logo,
Sérgio H.