Tânatos

Tânatos Vitor Abdala

Resenhas - Tânatos

The guy on the train 09/09/2023

TÂNATOS - VITOR ABDALA
Meu primeiro contato com o autor foi à um tempo, quando eu li o primeiro conto dessa antologia e, apesar de ter gostado bastante, eu não prossegui com a leitura. Recentemente eu assisti aos dois filmes do tropa de elite e acabei lembrando desse conto. Me deu vontade de reler e eu acabei engatando a leitura do livro inteiro.
Todos os contos tem um vínculo ou com a morte ou com o oculto (ou com os dois) e, pelo menos pra mim, eles também possuem como característica em comum a angústia e a desesperança. O fato de a ambientação ser muito reconhecível para nós acentua a impressão de realidade e, consequentemente, o medo ou a angústia causados pelo conto.
Meus contos favoritos foram Combustão, Vodu, Soterrados, Prisão perpétua e Índios.
Com certeza pretendo ler outras obras do autor.

Walter 24/05/2022

"(...) A sensação de ser transportando de uma dimensão tensão para outra claustrofóbica é sensacional, e de um conto para outro você vai descobrindo que existem maneiras de morrer e porque não infernos, que te causam um leve medo para aqueles que antes não tinham, de ir dessa para uma pior.(...)" [18/05/22]

quiris_ 05/08/2021

É um livro que reúne diversos contos criativos. Me deixou com um frio na espinha em alguns, mas outros, nem tanto. Em sua maioria, gostei de verdade. Só não gostei de um detalhe em um dos contos que acaba por demonizar uma entidade de religião de matriz africana. Mas, tirando esse detalhe, eu recomendaria facilmente para um amigo ler.

Pedro Picoli 08/07/2021

Contos Insanos
Adorei todos os contos, a forma como o autor escreve é excelente, é um verdadeiro e autêntico livro de terror, e por ser contos, não cansa a leitura. O autor também soube escolher bem o título Tânatos, que significa uma pulsão em direção a morte e a destruição. O final pode ser muitas vezes surpreendente e nada é o que parece.

Anisans 12/06/2021

Ao meu ver...
O livro é bom, mas peca em aspectos como: desenvolvimento, profundidade e extensão (em alguns contos). A simplicidade de palavras que o autor usa para narrar as histórias também deixou a desejar, onde, você deseja que haja um pouco mais daquele elemento de suspense para que os contos consigam ser carregados com um grande pavor... Fora isso, tem alguns contos que se sobressaem pela temática e pela criatividade do autor, que pode ser vista em todos eles.

Victor 18/01/2021

Bem na média
Há contos bons, outros nem tanto, mas ainda assim vale a pena a leitura.

Lia Trajano 13/11/2020

12/11/2020
Bom livro, dá para ler muito rápido. Gostei mais dos contos vodu, prisão perpetua, índios e assassino hesitante.

San 02/09/2020

Primeira experiência com terror.
Acho que foi o primeiro livro de terror que li. Queria saber se a sensação seria a mesma que assistir a um filme.
O livro reúne contos de terror e suspense e pode ser lido em um dia ou uma noite. Alguns me pareceram meio bobos, como 'Mensagem instantânea'. Outros me deixaram bem perturbado, como 'Vodu' e 'Soterrados'.
Os principais diferenciais do livro são o uso de diversas formas de escrita e planos de fundo contemporâneos.

Elis 04/07/2020

Frio na espinha
Pequenos contos de terror com desfechos incriveis que nos levam a temer o invisível e acreditar no sobrenatural. Prende a sua atenção ao mesmo tempo que faz você querer parar de ler.

Ana 30/05/2020

A princípio, achava que não ia ser nada além do que já conhecemos deste tipo de literatura; mas me surpreendi, e achei muito bom os contos serem contemporâneos e tratarem de alguns temas sociais, sem com isso, é claro, tirar o protagonismo do terror em cada enredo.
Os meus contos preferidos desse livro: Combustão, Soterrados, e Vodu.
Realmente me deram muito medo só de ler, e uma angústia quase palpável.

Pedro Guimarães 28/04/2020

Surpresa
Esse livro me pegou de surpresa!!!

Achei que ia encontrar mais um daqueles contos nacionais enfadonhos que encontramos mofando nas prateleiras.Mas percebi talento e certa ousadia na criação e elaboração dos personagens.

Alguns contos são bem bizarros ou a bizarrice é o reflexo de seus livros para criatividade
Uma linguagem tranquila e rápida.Um livro para ler em poucas horas e só.

Rafaela.Oliveira 24/03/2020

Um livro bem curtinho, fácil de ler contos bem bizarros, amei :)

Nu e As 1001 Nuccias 29/10/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Na mitologia grega, Tânatos era o deus que fazia personificação da morte. Ele vivia em pé de disputa com Eros, o deus do amor e da vida.

O livro que leva o mesmo nome do deus em seu título faz jus à sensação de escuridão que carrega.

"O fogo chega até meu rosto. Já não consigo gritar. A morte não chega."

Tânatos é composto por 9 contos, cada um com uma temática ocultista em especial, mas todos girando ao redor do tema mórbido.

Alguns são curtos, outros mais longos. Alguns temas já explorados em diferentes livros, outros totalmente novos.

"Ele fez um pacto com um loa, uma entidade que só responde pra ele. Só ele pode pedir pra maldição ir embora."

Dos 9, gostei mais de 3: "Amanhã vai ser pior", "Tem uma coisa dentro de mim" e "Soterrados". Vamos a eles.

AMANHÃ VAI SER PIOR:
O conto já começa na ação em si. A pessoa acorda e encontra um leve corte em seu pulso. O caso foi esquecido até o dia seguinte, quando acordou com um corte mais profundo.

E a coisa foi piorando dia após dia. Chegou o momento em que o pensamento de um invasor na casa tomou conta da pessoa. E aí ela encontrou o bilhete escrito em sangue.

A situação continua a piorar. A pessoa continua sendo cortada, cada vez mais profundo, perde membros e a sanidade. E os bilhetes? Sim... amanhã vai ser pior.

SOTERRADOS:
O conto é narrado pelo assessor do prefeito. Após uma tragédia, ele descobre que o prefeito participou de uma maracutaia nas obras de impedimento de queda de barreiras que levou à morte de mais de 300 pessoas e muitas casas perdidas.

Mas isso não foi o pior: sombras passaram a perturbar o prefeito. Sombras que invadiam seu sítio e o torturavam psicologicamente.

"Quando o colocamos sentado na poltrona, ele falou sobre sombras invadirem sua casa, sobre corpos em decomposição se aproximando dele e tentando matá-lo."

O prefeito tentou desesperadamente entender o que acontecia. Deixou o cargo, mas as sombras não o deixaram. E o assessor ainda não consegue acreditar no que viu.

TEM UMA COISA DENTRO DE MIM:
Os irmãos gêmeos moram juntos e tudo ia bem até que um deles chega correndo em casa, passando mal, reclamando do estômago.

Só que não era uma dor de estômago comum, era algo mais sensível, mais presente. Incomodava. Arranhava.

A dor piorava a cada dia. Médico nenhum via nada ou descobria o que causava tanta dor no estômago do rapaz. Os gritos de dor avançavam pela noite. Quando a dor diminuiu, coisas começaram a sair pela boca.

"Ele fez menção de vomitar, mas não expeliu nada. Então, ele colocou a mão dentro da boca e tirou um dente. Era um molar, e dos grandes. E u olhei espantado, enquanto ele punha o dente em cima da mesa. (...) constatei que todos os seus dentes estavam lá."

A situação ficou cada vez mais caótica e paranoica. Havia algo lá? O que era? E o irmão, o que fez? Só lendo para descobrir.

Gostei bastante desses, gostei de alguns outros também. No geral, o livro é bacana, mas senti vontade de mais contos. Só 9 foi pouquinho rs...

Convido vocês a conhecerem a morte mais um pouco!

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/10/resenha-livro-tanatos-vitor-abdala.html

Luan.Fontes 05/07/2018

Fraco
Livro pequeno que da pra ler em algum tempo livre, alguns contos previsíveis, infantis com palavras repetitivas
Vitor.Abdala 17/09/2018minha estante
Valeu, Luan. Obrigado pelo feedback. Te convido a conhecer Macabra Mente. Abração e boas leituras!