O ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio Christine Carter

Resenhas - O ponto de equilíbrio

Dea 21/04/2020

Também sou uma divergente!
Terminei mais este... 16° livro do ano... muito bom... eu, assim como a autora, sou uma divergente... não aceito a ideia de que só se pode ser o(a)trabalhador(a) ideal, a mãe superdedicada ou o pai provedor... nós podemos, sim, ser um pouco de tudo, a perfeição não nos é exigida ou obrigatória e a nossa vida pode ser muito bem vivida levando em consideração todos os nossos papéis e interesses pessoais também... a autora ensina MUITAS formas de se alcançar esse equilíbrio, imprescindível para se ter resultados satisfatórios externamente e internamente. Recomendo muito. Como mulher superocupada, já tirei proveito de várias dicas dela.

Paty 30/04/2022

A proposta do livro é que é possível equilibrar vida pessoal e profissional e encontrar prazer e felicidade no processo.
Ela vai dar dicas práticas ao longo do livro de como equilibrar as coisas.
Ela começa relatando sua própria experiência, de quando foi parar no hospital por ter uma rotina tão frenética.
Ela vai falar da importância de dar pausas e relaxar ao longo dia. Fala da importância de cultivar bons relacionamentos, entre outros assuntos. Eu gostei, mas não me prendeu. Ainda assim tive alguns inshigts, e comecei o diário da gratidão, que ela incentiva, e eu já desejava há algum tempo, e está sendo muito bom exercitar a gratidão pelas coisas que acontecem em minha vida.

Cyntia44 08/03/2022

Vale a pena! ?
"O ponto de equilíbrio" é um livro onde a autora Christine Carter compartilha experiências de sua própria vida, detalhando de que forma buscou e encontrou seu próprio equilíbrio, passando de uma rotina caótica, de uma profissional extremamente ocupada, a um status de maior controle sobre si mesma e sobre como conduzir melhor a própria rotina.

Não se trata necessariamente de mais uma publicação sobre como gerenciar o tempo, embora esse elemento, inevitavelmente, apareça no livro.

Com narrativa amparada em inúmeras pesquisas que cita no decorrer da obra, a autora procura demonstrar que, com algumas medidas não tão difíceis de aplicar, é possível melhorar o foco, proporcionar mais serenidade e tranquilidade à rotina, melhorar as relações interpessoais, ser mais prático na hora de preparar as próprias refeições, dentre outras coisas.

Através de seções com "antídotos" para sanar comportamentos viciosos que costumamos desempenhar conosco e com aqueles com quem convivemos, a autora propõe reflexões simples, mas, ao mesmo tempo, profundas, aguçando a percepção de que podemos melhorar sempre.

O livro também se contrapõe àideia de produtividade com base no acúmulo de tarefas e em poucas horas de sono, reforçando a tese de que, para sermos mais produtivos e alcançar a maestria, precisamos respeitar nosso corpo, nossa mente, nosso lazer e o tempo que passamos em família.

?? A única ressalva que faço ao livro é quanto à sua estrutura. Embora a autora crie referências assistemáticas no texto, quando indica a releitura de algum capítulo (anterior) para aprofundar ou mesmo entender melhor determinados preceitos, me senti um pouco perdida em algumas passagens.

Em livros com muitos conceitos e referências a pesquisas, sinto necessidade de esquemas, de pequenas estruturas sumarizadas em cada capítulo, para que, ao ler, eu já tenha a noção do todo. Foi a única coisa que me fez falta nesse livro.

?? No mais, indico às pessoas que querem melhorar seu estilo de vida como um todo, valorizando as coisas mais simples e que, na verdade, são as mais importantes.

Raquel Comunale 25/04/2017

A capa desse livro foi o que mais me chamou atenção e fiquei extremamente feliz com a leitura! A autora aborda as dicas, exemplos e situações de maneira bastante amigável e fazendo comparativos com situações vividas por ela. Abaixo destaco os itens que mais chamaram minha atenção.

A fórmula básica para sentir o gosto de força e tranquilidade com mais frequência:
Faça um Intervalo + Ligue o Piloto Automático + Livre-se das Amarras + Cultive Relacionamentos + Tolere Algum Desconforto = O Ponto de Equilíbrio

Faça um Intervalo
Todos precisamos de diversão e, obviamente cada um terá uma fonte específica. Quando nos permitimos rir e tirar prazer das pequenas coisas a vida fica muito mais leve. Trabalhar 18 horas diárias e chegar exausto pode parecer produtivo mas a médio prazo provavelmente vai gerar mais problemas do que lucros. Se permitir parar, relaxar e curtir a vida não é luxo e sim um dever.

Gratidão
A gratidão é uma habilidade, como aprender a falar alemão ou jogar bola. Pode ser ensinada e precisa ser exercida de maneira consciente e deliberada. Mas, diferentemente de aprender uma língua, praticar gratidão pode ser muito simples. Basta enumerar as coisas pelas quais você se sente grato.

Eu criei esse hábito uns meses atrás. Todo dia de manhã, no caminho para o escritório, dedico um tempo para agredecer pelas coisas boas que aconteceram nas últimas 24h. Me sinto muito mais disposta e animada para enfrentar um dia de trabalho além de parar de reclamar por coisas pequenas. Existem centenas de exercícios de gratidão, vale a pena procurar!

Hábitos
Quando transformamos algo em hábito, liberamos o centro de força de vontade do cérebro para focar na estratégia do jogo, na solução para um problema, na realização do nosso trabalho mais importante.

Quando automatizamos determinadas tarefas fica muito mais fácil passar por elas e seguir em frente. O mais bacana é que quase qualquer coisa pode ser transformada em hábito. Por exemplo, o hábito de fazer execício pela manhã pode ser desenvolvido até ser algo tão automático quanto escovar os dentes ao acordar. Tudo é uma questão de prática, comprometimento e disciplina.

Estímulos sucata
Na nossa rotina recebemos centenas de informações completamente irrelevantes que no início aparentam ser divertidos mas depois tornam-se exaustivos. Quando aprendemos a filtrar esses estímulos criando barreiras fica muito mais fácil. Da mesma forma barulhos irritantes e desorganização também geram estímulos físicos prejudicias. O importante é definir estratégia para diminuir o impacto na sua vida. Por exemplo:
- limpa uma gaveta por dia, religiosamente, até que todos os objetos em sua casa tenham um lugar específico
- de X em X tempos fazer uma avaliação dos itens que podem ser doados
- se sua casa, ou lugar de trabalho, é barulhenta, coloque para tocar uma música tranquila ou ligue uma fonte de ruído branco

Vício moderno
Existe algo de gratificante em passarmos o tempo todo vendo os e-mails e as redes sociais. A distração é prazerosa, pois nos dá o que os pesquisadores chamam de “Reforço em Razão Variável”. Em outras palavras, somos atraídos pelo celular do mesmo modo que somos atraídos pela máquina caça-níqueis. Nunca sabemos quando vamos receber uma mensagem legal ou boas notícias, então continuamos verificando. Centenas. De vezes. Ao longo do dia.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Mari 23/12/2020

Adorei a leitura
Leitura leve e fluída. O livro traz ações práticas, acessível e que podem ser realizadas de imediato, sem enrolação.

Cintia 16/05/2023

Bom, mas podia ser melhor
Na média, eu gostei do livro Ponto de Equilíbrio. A leitura é bem fluida e o tema é bem desenvolvido. A autora parece realmente ser especialista em estudos sobre a felicidade.

No entanto, algumas coisas me incomodaram. A primeira foi a falta das referências dos estudos citados no decorrer do livro. Adoro livros de autoajuda com embasamento científico (são meus preferidos inclusive!), mas faltou colocar a fonte dessas pesquisas, pra permitir o leitor checar esses estudos, até porque não é incomum que livros de autoajuda embasem suas teorias em cima de hipóteses não comprovadas cientificamente.

Outro ponto que não me permitiu dar 5 estrelas foi que, por mais que a leitura seja muito fluida e o livro seja relativamente curto, eu demorei meses pra conseguir terminar esse livro. Passei por uma ressaca literária enorme nos últimos meses e toda vez que eu olhava pra esse livro ficava com preguiça de terminar de ler.

Terceiro, achei o livro bem genérico. Já li muitos livros sobre organização e produtividade, e esse aqui não se destacou muito entre eles. Ao ponto de que, quando terminei de ler o livro (meses depois de ter começado), tive que voltar folheando as partes anteriores, para me lembrar do que eu tinha lido.

Apesar desses três pontos, não consideraria Ponto de Equilíbrio como um livro ruim. Pelo contrário, ele me deu alguns insights muito interessantes que eu pretendo levar pra minha vida, como por exemplo a ideia de acumular experiências positivas para compensar as negativas. Também gostei bastante da ideia de encaixar na rotina pequenos atos de gentileza aleatórios e de ser mais gentil com as pessoas no geral.

Edu 07/01/2018

Uma fonte de energia positiva
Na minha humilde opinião, "O ponto de equilíbrio", de Christine Carter não é só uma coleção de conselhos. É um livro portador de uma escrita que satisfaz o desejo de uma uma boa leitura ao mesmo tempo que faz o leitor refletir sobre muitos aspectos da própria vida. Para mim serviu como um "visitador de momentos" nos quais eu me construí e me moldei a ser como sou hoje, assim como me encorajou para me manter maleável, pois há muito ainda pra ser vivido, muito ainda há pra crescer, muito há ainda pra se aproveitar essa vida.
O ponto de equilíbrio é um convite para amar mais à si mesmo e aproveitar a nossa energia à nosso favor e à favor da nossa felicidade.

carolmureb 01/09/2020

Incrível e inspirador! O subtítulo em português é péssimo e não existe em inglês. Impossível citar apenas uma referência. Leve, reflexivo, pé no chão e inspirador. Ajuda a analisar e reorientar nosso estilo de vida!???

Carolina 11/03/2021

Inspirador e prático
Há muitos aprendizados nesse livro. Com o que a autora escreve, aprendi como um habito funciona e foi o que realmente me fez por em prática tudinho. Aprendi sobre os preciosos intervalos, sobre aliviar a sobrecarga, sobre relacionamentos e gratidão, identificar prioridades, e muita muita inspiração para alcançar o equilíbrio nas áreas da vida.

Recomendo fortemente para quem esta buscando sobre desenvolvimento pessoal!

Recomendação da querida Thais Godinho, autora do Vida Organizada. Como sempre recomendando livros incríveis.

Jessica 05/08/2021

SENSACIONAL
Exatamente o que está precisando neste momento. O livro é incrível e recheado de informações relevantes. Amei e pretendo colocar muitas das coisas que aprendi aqui em prática. Recomendo para quem está em busca de desenvolvimento pessoal com qualidade e fundamento.

Badlouis 11/09/2021

Recomendo
Bom livro, traz informações boas, as vezes até você sabe mas sabe que não sabe. (haha)
É uma temática muito boa, visto que nesse mundo está tudo tão louco, e algumas coisas não dão certo.
Para quem tem uma mentalidade fixa, esse livro é pra você se libertar, voa meu querido (a).
As listas úteis no final são boas, como pílulas, rápidas e eficazes sem perda de tempo.
Teve momentos que deu descrença de ler, porque tem umas informações que ao me ver só estendeu o livro.

Roger Ruiz 06/01/2017

Boas dicas
O livro tem algumas dicas interessantes. Contudo, como se trata de um livro de auto ajuda, é preciso ter cuidado com as informações que ele fornece, pois na prática, problemas podem nao ser tão faceis de se resolver.

Leilane 22/06/2019

Ótima aquisição
Para quem procura equilíbrio, esse definitivamente é o livro. Apesar de reunir muitas referências que já devem ser conhecidas dos leitores do gênero, as dicas dadas são muito boas e relativamente fáceis de serem colocadas em prática.
A leitura flui muito bem, é típico daqueles livros em que você fica ansioso para o capítulo seguinte, mesmo se já for familiar com as estratégias sugeridas. Creio que o fato de a autora compartilhar vários exemplos da sua vida ajuda no propósito de prender a atenção do autor.
Com certeza foi um livro que me fez refletir bastante. Gostei muito.

Gra Cae 21/11/2021

Um livro bem o interessante e que mostra pontos bem interessantes para tentar encontrar um equilíbrio na vida. Mostra que para vivermos uma vida completa e significativa precisamos considerar diversos aspectos da nossa vida, que isso nem sempre é fácil, mas é possível.
Para mim foi um ótima leitura que trouxe uma nova perspectiva sobre diversos pontos da vida.