Assim se pariu o Brasil

Assim se pariu o Brasil Pedro Almeida Vieira

Resenhas - Assim se pariu o Brasil

Leonardo 11/08/2021

Um livro que fala sobre os principais acontecimentos do Brasil Colonial de uma forma muito leve e de fácil entendimento. Vai desde a descoberta até a independência.
Uma leitura muito leve e que te prende, nos mostrando que muitas vezes a realidade é tao fantástica quando as historias de fantasia.

Gisa 29/05/2016

Eu sou apaixonada por história, mas confesso que a história do Brasil nunca havia me atraído. Isso até ser lançada a coleção "História Politicamente Incorreta". Aliás, o livro que conta a história politicamente incorreta do Brasil eu pretendo ler ainda esse ano. Então quando a Sextante lançou este livro, claro que eu já fui solicitando para leitura. Pelo título, imaginei que seria alguma sátira ou algo do tipo. Não foi exatamente o que eu encontrei...

Assim se pariu o Brasil é contada de uma forma bem didática na verdade. Apesar da linguagem simples e de algumas piadinhas no meio da narrativa, a leitura não é fácil. São muitos dados, muitas datas, nomes e acontecimentos. Pedro pesquisou muito para escrever esse livro. Ao final da obra, encontramos as referências bibliográficas. E elas são muitas.

Outro problema que eu tive durante a leitura, é que a narrativa não é linear. Nós temos muitos saltos no tempo e logo após, voltamos alguns anos e tudo isso pode ser bem confuso se não prestarmos muita atenção.

Mas apesar de uma certa dificuldade na leitura, eu achei a experiência muito válida. Foi muito enriquecedor ir mais a fundo na história do nosso país. Mas confesso que não acredito em tudo o que está escrito no livro. Apesar de amar história, sei o quanto as coisas podem ser distorcidas/modificadas/omitidas. Não importa o que digam os relatos oficiais. O papel aceita tudo. A memória de quem escreveu também. Estou correta? Talvez sim, talvez não. Mas história não é uma coisa exata para a gente ter certeza absoluta.

Isso é uma crítica? Não! De jeito algum. Só estou falando que não acho correto a gente acreditar em tudo o que nos contam. É preciso investigar. Na verdade, o próprio autor aborda isso quando ele fala sobre pessoas que hoje nós julgamos como heróis. Mas que talvez, a história não tenha sido bem assim. Talvez, essa pessoa esteja se revirando no túmulo por ser considerada uma figura heroica em nosso Brasil.

Ao final do livro, Pedro fala que o Brasil passou por muitos outros momentos históricos, mas depois da Independência não cabe a ele comentar. Afinal, uma coisa era falar da terra que "pertencia?" a Portugal (o autor é português) outra coisa era meter o bedelho no país livre.

Confesso que gostei desta atitude e acho que o autor estava correto. Mas confesso, que particularmente, não me senti muito confortável lendo a opinião - história também é opinião - de um português sobre o MEU Brasil. Minha genética indígena não me permite aceitar muito bem algumas coisas.

Mas claro pessoal, isso é muito pessoal. Como já mencionei, acho que a leitura é super válida. Realmente vale a pena. E no mínimo, vai instigar você a pesquisar mais. E você vai ficar com uma pulguinha atrás da orelha. Será que a história que te contaram na escola era mesmo verdadeira?

A edição do livro também é super bacana. A capa é muito chamativa, as páginas são amareladas, há ilustrações nas páginas e os títulos dos capítulos são bem interessantes. Só não curti o tamanho da fonte. Achei a letra muito pequena.

E então é isso pessoal. Sei que o livro não chama a atenção de todo leitor, mas como eu disse, acho a leitura bastante proveitosa para quem deseja conhecer e buscar mais sobre a história do nosso país tão amado - e às vezes tão odiado.

site: https://profissao-escritor.blogspot.com.br/2016/05/assim-se-pariu-o-brasil-pedro-almeida.html#comment-form

Cristiane.Giaretta 31/05/2020

Um dos livros mais completos sobre a história do Brasil!
Esse livro é muito bem escrito, contém riqueza de fatos, datas e nomes. Porém, foi um desafio, pois tive que ler degustando, pouco a pouco, vagarosamente!
Mas gostei muito pois retrata melhor a história, os heróis e as disputas de territórios.
Fiz muitas anotações durante a leitura!

David 15/04/2021

Uma viagem pelo Brasil colonial.
Livro muito bem elaborado, te leva para os momentos da chegada dos portugueses até a chegada da família real no Brasil. Uma leitura prazerosa e muito bem escrito por Pedro Almeida Vieira. Embora já havia lido outros livros sobre o período, Pedro conseguiu me levar para dentro da história e desmascarando alguns "heróis" e ainda traz alguns detalhes curiosos de vários personagens da História do Brasil colonial.
Super interessante, recomendo.

Edson Camara 21/10/2018

Trezentos anos da panela de pressão que foi a formação do Brasil contada em detalhes curiosos e divertidos.
O livro, divertido e curioso, do escritor português Pedro Almeida Vieira, cobre mais de trezentos anos da panela de pressão que foi a formação do Brasil, desde o descobrimento até bem pertinho aqui no século XIX.
Pedro conta em detalhes e em passagens curiosas, divertidas e as vezes amedrontadoras todo o processo de colonização e formação da nação e do povo brasileiro.
Suas páginas desmitificam vários personagens ilustres e redimi outros tantos, a começar pelo rei Dom João VI, pelo qual mudei minha forma de imagina-lo, a imagem de homem preguiçoso, sujo e "burro" some e da lugar a um homem, cauteloso, reflexivo e estrategista, a quem entre outros feitos devemos agradecer a unificação da nação que conhecemos hoje como Brasil.
A vida daqueles tempos não era fácil, e muitos homens deram a vida para o fortalecimento do Brasil. A grande mistura de culturas, raças e credos é explicada neste livro de forma clara e legível, sem preconceitos ou censuras.
A ação dos bandeirantes, dos navegadores, dos jesuítas, e aventureiros de todo o tipo que muitas vezes movidos pela ganancia e outras pela coragem, consolidaram no meio de tanta confusão, falta de recursos, comunicação demorada e precária, inúmeros interesses e a cobiça desenfreada da corte portuguesa que exauriu o jovem Brasil de seus recursos naturais e depois voltou sua força para extorquir seus habitantes, tudo isso junto fizeram o Brasil ser do jeito que é. Este país maravilhoso do qual tenho muito orgulho de pertencer.
Para quem quer conhecer a história do Brasil e aumentar sua cultura, este é um livro que vale a pena ser lido e debatido entre amigos.