A arte de produzir efeito sem causa

A arte de produzir efeito sem causa Lourenço Mutarelli

Resenhas - A Arte de Produzir Efeito sem Causa

Rafa 24/05/2020

Angústia...
Não há outra palavra para a sensação que este livro trás, o que descobri que é típico das obras de Mutarelli. É frustrante o modo como você quer ter alguma esperança no protagonista, mas ele acaba te forçando a criar uma certa repulsa devido as suas atitudes.
O final em aberto e a sensação de desespero que aquilo me causou foi o motivo de eu ter dado 5 estrelas.
Felipe.Lopes 05/07/2020minha estante
Eu acabei de ler esse livro, acaba daquele jeito mesmo? Tipo, depois que ele encontra as **** ou é a edição que eu li que não estava completa?

Rafa 05/07/2020minha estante
Só lembro que acaba sem acabar kkkk

Felipe.Lopes 05/07/2020minha estante
Kkkkkkkkkkk

PedroM___ 18/09/2023

Muito loco
O livro é bem legal em si. Mas o protagonista é totalmente maluco e você vai se sentindo cada vez mais imerso no livro, traz uma atmosfera de medo, terror e angústia tão grande. Uma leitura nacional bem única eu diria. Te faz pensar

Ana Ramos 08/12/2015

VIsceral
Eu entendo os 8 abandonos que constam aqui. Eu mesma passei por momentos de muita angustia ao ler o livro, parecia ate que a perturbada era eu.
O livro nos faz sentir nas entranhas o desgosto de Jr , o avanço da "doença", o mal estar.
Achei visceral!! Acaba meio assim, te deixando no ar, precisava de mais? Ou nao? Deixa pro mundo das ideias.... Segundo livro dele q eu li, so tenho vontade de ler mais.

Lana 04/06/2023

De deixar um neurologista curioso
Um livro sombrio, delirante, curto e cheio de pontas soltas que te fazem pensar em várias possibilidades de "causas" para os efeitos que nos deparamos. Senti falta de uma maior profundidade nos temas, mas entendo que a inquietação e o vazio fazem parte da proposta da história.

03/09/2016

Lembro que li esse livro em 6 horas seguidas em 2012. Foi um dos livros que mais me entreguei, ou melhor, que me absorveu por completo.

Erich 21/05/2015

Narrativa sensacional, enredo perturbador.
Mais um excelente livro de Lourenço Mutarelli. O formato do texto difere razoavelmente do que escutamos em O Cheiro do Ralo, O Natimorto e Nada me Faltará - sim, o texto musical fica de lado neste título. Ou seja, a linguagem e humor característicos de Mutarelli agora nos são apresentados de forma mais tradicional, matendo-se os excelentes diálogos e uma construção de frases muito bem colocadas, montando a poética obscura do autor - não ha uma só linha "dispensável" à experiencia do leitor com este livro.

A história que Mutarelli nos conta aqui é também de perversão, as personagens também obcecadas, os "finalmente" também insubstituivelmente abertos. Júnior, o protagonista, parte de uma situação de vida real e até bem comum - traição, divórcio, desemprego - e caminha pela obscuridade sua própria rumo ao limite da razão, à perda completa de comunicação com o mundo e consigo mesmo, como disse o próprio autor em entrevista.

Um livro que toca profundamente o leitor, o leva a refletir sobre sua própria condição racional e sobre as possibilidades de loucura e perversão nada glamourosas ou elitistas ou épicas com as quais Mutarelli gosta de trabalhar. Mais uma vez, aqui as personagens são sujeitos comuns, num cotidiano facilmente inteligível e partindo de relações tão normais quanto qualquer cidadão médio brasileiro possa experimentar.

Leitura incrível e clímax - que ocorre no desfecho do livro (não necessariamente o da historia de Júnior e de seus próximos) - aficcionante!

Augusto Pássaro 09/10/2017

Livro bastante regular.
De fato esse não me impressionou muito.

Basicamente o autor possui sérias influências do Kafka, do Dostoiévski e do James Joyce, porém a técnica não corresponde à profundidade do livro. O enredo tem de tudo pra ser bom, já que é uma cópia moderna de "A Metamorfose" do Kafka. Ele gira em torno de um personagem que perde o emprego, perde a mulher, vai morar com o pai e se encontra numa situação sufocante de tédio. Até aí tudo bem, porém ao decorrer das suas 206 páginas o livro em si acaba se tornando o próprio tédio. O autor é pouco descritivo, o que, na falta de enredo, acaba tornando a leitura cansativa; fica pulando de uma cena pra outra, tenta reproduzir alguns fluxos de pensamentos ao estilo Joyce mas sem o menor sucesso, tenta colocar um mistério com a história das correspondências mas isso também não tem nenhum desfecho e não mudaria nada se não estivesse na narrativa, é como um ícone, um detalhe insignificante que consome boa parte da leitura.

Se a ideia do autor era reproduzir a sensação de tédio, conforme muitos entusiastas do livro afirmam, então ele atingiu seu objetivo. O livro é entediante.

Mlimafox 12/03/2015

A fina barreira entre a sanidade e a loucura.
Logo após terminar de ler "A Arte de Produzir Efeito Sem Causa" do Lourenço Mutarelli, não pude evitar de traçar um paralelo imediato com outra obra que sempre permeou minhas leituras, a clássica história em quadrinhos "A Piada Mortal" escrita pelo Alan Moore e ilustrada magistralmente pelo Brian Bolland. Como não associar essa história de mergulho na insanidade com a teoria do Coringa sobre a fina barreira que separa os pessoas ditas sãs dos loucos. Não querendo estragar a história pra quem não leu, a teoria do Coringa é simples, ele diz que a única diferenca entre uma pessoa sã e uma pessoa louca é um "dia ruim" e essa obra mostra como isso pode ser verdade, ou não.

Em sua escrita crua, simples e direta, Mutarelli te leva a uma viagem a psiquê de Júnior e como ele rompe essa fina barreira da sanidade. Quem é louco? Quem é são? O sobrenatural existe? ou não? Acreditar em algo, faz isso se tornar real? Uma palavra pode enlouquecer? Loucura pega? Leia e descubra.

site: https://www.facebook.com/mlimafox/posts/10203465641512999?pnref=story

@varaomichel 03/02/2015

O livro e inquietante e denso. Apesar de algumas partes soarem um pouco ingênuas, como a cena na casa de praia que mais parece que foi tirada de conto erótico barato, o livro em sua maior parte consegue maravilhar com o poder descritivo e te leva facilmente para o universo instável e totalmente conturbado da personagem. Vale a pena.

Lucas 31/12/2022

Leitura 8 ou 80
Começa com uma boa premissa, mas escorrega no final. A história cresce num suspense pra não entregar nada nas últimas páginas,

Atila.Carlos 08/11/2021

Primeiro livro do autor que leio. Gostei muito da escrita, muito fluida e assertiva na escolha das falas e dos relatos curtos, de forma que se faz entender a parte da história que não é descrita. Sobre esse livro em si, também gostei do enredo, da progressão da doença do Júnior e do potencial do desfecho.
Contudo, antes de ler esse livro, o pegue sabendo que se trata de um livro em aberto. Gosto de livros com essa pegada, todavia acredito que o autor, neste caso, passou um pouco do ponto no que diz respeito ao desfecho que cada um faz em sua cabeça. Mas sim, recomendo a leitura.

Rafael 15/07/2020

Tenso e desconfortável, mas difícil de largar. Como tudo que eu li do Mutarelli, mas esse acho que é o mais angustiante/envolvente.

Depois de abandonar (ou perder) a mulher e o emprego ao mesmo tempo, o protagonista Júnior vai passar um tempo na casa do pai viúvo. Garante um teto mas perde o rumo.

Como nos outros livros, mostra um personagem introspectivo, pensativo e confuso. Ao longo dos capítulos a fraqueza aumenta, a confusão cresce, o controle diminui e a loucura ameaça.

Pertubador.