All About Love

All About Love bell hooks

Resenhas - All about love

dani 15/12/2021

Aprender a amar
Entrar em contato com a obra de bell hooks tem sido uma experiência transformadora. Hoje recebi a notícia com muito pesar, mas ao mesmo tempo fica um sentimento de muita gratidão. Mesmo que bell hooks não esteja mais conosco fisicamente, tenho certeza que sua voz continuará a fazer a diferença.

"All about love" apresenta o amor de modo integral e autêntico. A cada tema explorado, são apresentadas novas perspectivas sobre o amor, em suas diversas facetas. Num mundo mergulhado em ódio e egoísmo, muitas vezes perdemos a esperança de mudança. Mas bell hooks me deu ânimo, decidi seguir seu exemplo e acreditar no amor como uma ferramenta poderosa que pode transformar o mundo.

Cada capítulo do livro é impactante, mas o que apresenta o tema da perda falou comigo de modo especial. As reflexões apresentadas são belíssimas e aprendi melhor como lidar com esses momentos dolorosos. Deixo aqui um trecho:

"Aceitar a morte com amor significa acolher a realidade do inesperado, das experiências sobre as quais não temos controle [...] A morte está sempre aí para nos lembrar que nossos planos são transitórios. Ao aprender a amar, aprendemos a aceitar a mudança. Sem mudança, não podemos crescer. Nosso desejo de crescer em espírito e em verdade é como nos posicionamos perante a vida e a morte, prontos a escolher a vida." (tradução minha)
Ana Sá 15/12/2021minha estante
Dani, fiquei tão triste hoje... Sua resenha é uma linda homenagem!

dani 15/12/2021minha estante
Ana, ainda estou com o coração apertado.

Perigor 19/06/2021

Amar é uma ação (revolucionária)
Tem resenha quentinha saída do forno lá no IGTV do meu instagram, vem ver lá no @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/CQTeZIFncC7/?utm_source=ig_web_copy_link

Marina 09/03/2023

Tem muitos posicionamentos que eu não concordei ou não me identifiquei no livro, especialmente quando a autora envolve a religião, mas a gente não precisa concordar com tudo pra apreciar, então é interessante a experiência também. Especialmente porque é raro ter conteúdos tentando falar sobre amor de uma forma mais "técnica" mas também com sensibilidade.

Luiz 04/08/2020

Pauta pra terapia ou pra tardes de domingo
Algumas coisas perderam o sentido no contexto social, pelo menos no meu, mas eu garanto que todo capítulo leva a diversas reflexões pertinentes, mesmo que o ponto de partida seja criticar o desenvolvimento.

Foi importante na minha busca por identificação no mundo. Com esse livro plantei em mim discussões que com certeza precisarei ter daqui alguns meses ou anos. Foi uma leitura feliz.

aline203 05/05/2022

razoável
vi algumas críticas sobre o livro em que julgavam esse livro ser um livro de auto ajuda. penso que em alguns momentos o livro pode parecer auto-ajuda, mas como escrever um livro sobre o amor sem falar na auto-ajuda, o auto-amor?

o livro tem passagens muito lindas, principalmente este capítulo do self-love, passagens que vou levar para minha vida como o:

"quando eu tinha um trabalho que detestava ter que fazer (o tipo do trabalho que você preferia ficar doente do que ter que executar), a única forma que eu podia parar de sofrer era dar meu melhor por ele. Essa estratégia me permitia ter um propósito. fazer o trabalho bem feito, mesmo sem gostar de fazê-lo, significava ficar com um sentimento de bem estar, nossa auto estima intacta. e essa auto-estima nos dá forças para buscar um trabalho que gostamos de fazer."

acho que o livro poderia ser um pouco mais curto, alguns momentos estava repetitivo e foi um pouco cansativo ler e levei muito tempo para terminar.

Gabriela 22/11/2023

O livro de autoajuda da bell hooks
Vou começar apontando os aspectos positivos do livro: é bom pra quem está começando a pensar sobre essas questões de amor próprio, relacionamentos, feminismo, patriarcado e etc. Ele traz algumas reflexões interessantes perdidas ali no meio que dá pra destacar e ficar pensando sobre depois. Talvez faça bem para alguém que nunca fez terapia. Foi legal ver o quanto a bell hooks teima na ideia de que amor é a coisa mais forte e poderosa do mundo, quase uma magia - coisa que sempre acreditei também.
Dito isso...

O livro é uma grande coletânea de mensagens de autoajuda. Ele fala muito e não diz muita coisa. Ele se propõe a discutir sobre o amor, e realmente tenta, porém igual a um disco riscado que permanece sempre tocando o mesmo trecho da música. Poderia facilmente ter 100 páginas, e não 300.

Sem exagero, achei o livro extremamente chato, repetitivo, insistente em ideias básicas de feminismo e patriarcado. Um livro que nos diz "é importante se amar, é importante se abrir para o amor, o amor é a coisa mais importante do mundo", e se mantém apoiado apenas nisso. Com um assunto desses, uma proposta dessas nas mãos, entregar SÓ isso? Que tristeza. Cadê a poesia? Cadê o realismo? Amiga, você está num limbo.

Talvez se eu tivesse lido quando tinha uns 17 anos, ele teria me cativado mais. Mas com 27 ele me pareceu uma introdução da introdução ao que é o feminismo e o amor próprio. Me questionei algumas vezes se talvez o livro simplesmente não foi escrito pra pessoas da minha idade. Mas depois lembrei que são reflexões de uma mulher bem mais velha que eu... Então não sei bem o que pensar. Talvez ela engatinhou pra que nós pudéssemos correr? Não sei. E isso não justifica a escrita repetitiva e sem sabor.

!!! E nem vamos falar sobre as partes que falam de espiritualidade, alma, anjos... PELO AMOR DE DEUS BELL HOOKS, O QUE FOI AQUILO??? Um show de horrores.

Eu vi uma moça falando "acho que eu deveria gostar mais da bell hooks porque ela é feminista", e eu sinto o mesmo. Bate uma certa culpa de criticar tanto, porque parece que estou contra alguém do meu próprio time. Mas quando não dá, não dá. É uma tristeza? Sim. O livro não é bom, ponto.
Tamara 12/04/2024minha estante
Concordo com tudo!

Adriana Scarpin 16/03/2016

Terceiro livro do Clube do Livro da Emma watson no Goodreads
O horror. Sei que deveria dar duas estrelinhas pelo fato da hooks ser feminista, mas é humanamente impossível. Ninguém que seja estudioso do ser humano pode levar um livro de autoajuda desses a sério, é terrível e há muitos anos não sentia vergonha de estar lendo um livro e (pasme!) conseguir terminá-lo! Mas veja pelo lado bom, finalmente fiquei incitada a pegar para ler o A Arte de Amar do Erich Fromm.
Paula 23/03/2016minha estante
O livro tem alguns (pouquíssimos) trechos que têm uma abordagem mais crítica, que nos fazem pensar, mas é só isso. O restante é uma grande autoajuda, parece uma grande repetição. E a parte dos anjos é absolutamente insuportável!

Gabriela 22/11/2023minha estante
Exatamente o meu sentimento. Terminei o livro hoje na força do ódio mesmo... Foi apenas mais um livro de autoajuda (cheio de takes espirituais desnecessários).

Tamara 12/04/2024

O livro evangê da bell hooks
Para começar, tenho que dizer que sou uma mulher negra que estudo basicamente outras mulheres negras; sendo assim, bell hooks é uma das maiores influências para mim e pro meu estudo. Então foi uma surpresa super desagradável me deparar com um livro como esse escrito pela bell hooks. Eu levei um ano para terminar esse livro e só terminei por realmente ter uma devoção pela escritora – se fosse escrito por qualquer outra pessoa, eu já tinha largado de mão lá no capítulo sobre ganância. Aliás, acho que o peso do nome da bell hooks conta bastante para as pessoas ignorarem os vários absurdos que tem nesse livro.
Esse livro é extremamente repetitivo e com uma visão de amor muito, muito cristã. Não que seja um problema gigante – cada um com suas crenças – mas eu achei que iria encontrar um livro muito mais técnico sobre como a nossa socialização em uma sociedade delimitada pelo racismo, misoginia, heteronormatividade entre outros influencia na nossa visão de amor. O que eu recebi: um capítulo inteiro de passagens bíblicas e muitos momentos de “mulher sábia edifica o seu lar.”
A parte da Monica Lewisnky foi uma facada no meu coração porque não acreditei que a bell hooks ignorou absolutamente toda a diferença de poder político, social, etário e capital entre as duas partes para praticamente chamar a ex-estagiária da Casa Branca de prostituta porque vendeu a sua própria história. “Sua ganância é ainda mais intensa, porque ela também quer ser vista como vítima. ” Pelo amor de deus.
O último capítulo sobre anjos, eu nem sei... Fico feliz que ela tenha achado o que procurava na igreja, mas o livro inteiro parecia um grande sermão de um padre sobre o que seria o amor. As boas passagens que me fizeram ainda dar 2 estrelas foram sobre como o amor nasce quando a gente abandona o individualismo e quando ela contradiz essa noção capitalista de que a gente deve viver de forma a apenas alcançar grandes posições no trabalho.

mareisss 20/03/2024

?the act of opening is a way of seeking love?
Confesso que esperava algo diferente. achei um bom livro para quem está tendo as primeiras reflexoes sobre o amor além do amor romântico principalmente mas acredito que simplesmente nao foi para mim, especialmente o aspecto auto ajuda do livro. gostei muito de algumas reflexoes e vou levar algumas delas para a vida.

jadhe 21/06/2020

é sobre esperança
magnífico. dada a bibliografia da bell hooks, eu esperava que esse livro fosse falar das dificuldades no campo sentimental ocasionada pelo racismo, mas ela sequer tocou no assunto (o que senti falta). de qualquer maneira, fui surpreendida positivamente com análises sociais e comportamentais extremamente pessoais mas muito coletivas. conseguiu tocar vários pontos sensíveis mas sem deixar uma sensação de desespero e tristeza total. decidi que iria ler 1 capítulo por dia antes de dormir e diversas foram as vezes que adormeci com o travesseiro úmido, porque de vez em quando não existia escapatória pro choro — às vezes de lamento e dor, mas mais frequentemente de pura emoção e de vontade de transformação e de vida. na verdade, é um livro sobre esperança pra tempos melhores e sobre as mudanças que precisam ser feitas. apesar da pegada cristã que eu não compactuo, vale muito a pena. não imaginava que fosse eu fosse ser dissecada dessa forma, obrigada por tudo, bell hooks!

Auud Herself 13/10/2020

bell hooks é uma autora realmente excelente, alguém que não recebe tanto reconhecimento quanto merece.

Larissa.Santos 16/12/2023

It really is all about love
Reading this books I had so many awakenings that I can't even count. I've always been passionate about love and knowing someone that found a way to write about it in a scientific, sociological and insightful way all at the same time made me fall in love with the author. Can't wait to read more of her work.

Mari 01/01/2022

Queria que todos lessem esse livro.
Foi um livro que demorei para terminar. Não pela escrita, pois, mesmo lendo a versão em inglês não me trouxe dificuldades. Mas acho que foi um dos livros que mais me fez pensar na vida e que, volta e meia eu retomo, leio de novo, reflito. E, acho que me fez/faz mudar bastante também. Ledo engano é achar que é um livro sobre amor no sentido romântico e idealizado da coisa, ao contrário. Recomento tanto e meu desejo é que todo mundo um dia possa ter contato com essa obra que eu, realmente, amo.

Melissa 12/12/2023

A leitura mais miserável do ano e talvez uma das mais miseráveis da vida. Nada me preparou para os estágios do luto que eu passei durante e depois da leitura. Meu analista acabou lendo o livro de tabela.

Godoy Ambrozio 09/03/2023

Incrível, mas leia devagar
Esse é um livro maravilhoso e acho que li em um momento certo em minha vida, mas é denso.
Então saiba que pra funcionar, você tem que estar nesse lugar para conseguir pegar tudo do livro. E leia devagar, um capítulo por dia, isso faz a experiência ser melhor.