All About Love

All About Love bell hooks

Resenhas - All about love

Ana Paula Martins 07/12/2022

Uma obra que desfaz e refaz a gente
Bell Hooks fala de amor como nunca tinha visto antes. Ela traz a ideia de um amor em comunidade, um amor que nutre espiritualmente, fora da lógica de dominação que somos ensinados a acreditar pelo senso comum. Uma leitura para sempre recorrer e consultar. Obrigada, Bell Hooks! ♥

nicozito 31/01/2023

sensacional
é muito potente a forma como bell hooks aborda o amor como uma ferramenta de libertação e emancipação. no capitalismo vivemos em uma lógica individualista que diverge completamente de uma lógica que visa buscar o amor. quebrando a ideia de amor romântico como o único amor possível, hooks traz temas desde o perdão, relações familiares, vida em comunidade, nossa relação com o divino até a misoginia, racismo e o capitalismo enquanto sistema estruturador e estruturante de tais opressões.

gio :) 10/01/2023

quero dar esse livro de presente pra todo mundo que conheço
Eu amo o jeito que a Bell Hooks escreve e, por isso, acho que sempre vou gostar de qualquer livro dela, o que pode tornar a minha opinião um pouco suspeita. Por ser um assunto tão íntimo como o amor é, o sarcasmo e os relatos pessoais dela tornam tudo ainda mais interessante e envolvente. Esse livro consegue passar por todas as facetas possíveis do amor, desde a paixão até o luto, explicando minuciosamente o significado de cada um e citando outros autores e seus conceitos ao longo do caminho.

DTK 20/01/2022

Essa leitura me levou a reflexões relevantes sobre os meus relacionamentos, românticos ou não.
Gostei demais das definições de amor apresentadas e gostei ainda mais do estímulo para pensar sobre o que o amor significa para cada um e como isso afeta nossas vidas, bom livro.

Carol @solemgemeos15 21/11/2019

Traduções que fiz desse livro
Utilizando de histórias pessoais junto a pensamentos de outros estudiosos, ela cria uma espécie de guia sobre o amor, pois crê que a razão do desamor está em alta é em parte porque nós — enquanto uma sociedade — não sabemos definir o que é amor. E se não sabemos o que é amor, não sabemos também como amar e ser amado.
Aprendemos desde a infância que o tema do amor é tido como bobo e banal — um tremendo absurdo, convenhamos — e que há coisas mais importantes e mais urgentes a serem discutidas e produzidas, tais como a fome, epidemias, a miséria, entre outros.

Tal pensamento nos diz que endurecer nosso coração equivale a estar mais adaptado e mais apto a viver bem. Mas a verdade é que endurecer nosso coração equivale a nos fechar oportunidades de viver com dignidade.

O livro é dividido em um prefácio, uma introdução e treze capítulos. Nesses capítulos, hooks discute os aspectos do amor, um por um. Inicialmente, ela afirma que

o amor é uma combinação de cuidado, comprometimento, conhecimento, responsabilidade, respeito e confiança.

por Bright Drops

É importante observar que hooks não cai em falácias comuns que associam o amor com dominação de um parceiro por outro, comumentemente abraçado pelos ideiais heterocisnormativos. Nem concebe a possibilidade da coexistência do amor com situações de injustiça e/ou desrespeito.

Para hooks,

o amor não é apenas um sentimento, mas sim uma ação.

Amor e Relacionamentos

Em larga escala, hooks fala sobre o amor entre um homem e uma mulher, mas não necessariamente um relacionamento romântico; ela fala sobre o relacionamento entre pais e filhos, entre irmãos, entre amigos, consigo mesma e também entre namorados.

Ela sabiamente questiona sobre os ensinamentos equivocados sobre amor que reproduzimos no decorrer de nossa vida, tais como “se ele te machuca é porque te ama”, “dói mais nele que te machuca, que em você”, “mulheres são mais capazes de amar que homens”.
O poder transformador do amor: Amor Cura

O poder transformador do amor é a fundação para toda mudança social significativa.

por bell hooks institute

hooks crê que costumeiramente não visualizamos a força que o amor possui pois acreditamos que seja nossa condição natural a angústia e infelicidade.

De fato, a mesma afirma

Se todas as políticas públicas fossem criadas no espírito do amor, nós não teríamos que nos preocupar com desemprego, desabrigo, escolas falhando em ensinar crianças ou vícios.

Afinal, políticas públicas não seriam uma forma dos governantes exercerem seu domínio sobre a população; e sim de nos auxiliar a viver em comunidade.
O divino

O livro também discute a relação do amor com sua espiritualidade e como muitas religiões organizadas são dissociadas do que significa o amor e focam no ódio e desprezo pelo outro.

Como a mesma diz:

Costumeiramente, fundamentalistas, sejam eles cristãos, muçulmanos, ou de qualquer outra fé, moldam e interpretam o pensamento religioso para conformar e legitimar o status quo conservador. Fundamentalistas usam religião para justificar o apoio ao imperialismo, ao militarismo, ao sexismo, ao racismo, a lgbtfobia. Eles negam a mensagem unificadora do amor que está no centro de toda grande tradição religiosa.

Conclusões

Entrar em contato com os pensamentos de hooks sobre amor foi essencial para minha vida e para minhas relações. Suas palavras me levaram a repensar a forma em que demonstro amor — para além do cuidado — e como algumas relações precisam se tornar mais amorosas — como minha relação confusa com meu pai.

Suas palavras discutem uma nova perspectiva sobre o amor, uma em que o amor seja justo e comprometido.

E em tempos de conversas sobre responsabilidade afetiva, autocuidado, amor próprio, esse livro tem muito a contribuir.

site: https://medium.com/revista-subjetiva/all-about-love-uma-nova-perspectiva-sobre-o-amor-fcf893d3abf9