Surtando

Surtando Gika Mendonça

Resenhas - Surtando

gean. 22/01/2022

Leitura leve e rápida.
Alguns textos escritos realmente por alguém trintona e alguns por uma menina de 17 anos em busca do primeiro ou pos primeiro amor.
No mais, vale a leitura.

Notas da Leitora 02/04/2021

Uma trintona
Achei super interessante e me encontrei em muitos pontos da leitura. Ainda que não seja 100% contemplada pelo conteúdo, vi muitas reflexões importantes, principalmente sobre relacionamentos.

Clube do Livro 13/06/2016

Resenha Blog Clube do livro Por Ingrid M.S
“Estar solteira não é estar sozinha, que fique bem claro. Estar sozinha é metade incompleta, solidão desenfreada num mar de opções.”

Um livro lançado recentemente, disponível somente em e-book, voltado para o público feminino, composto por Prólogo e dezoito crônicas hilárias que fazem você relaxar e se divertir até na mais brava TPM, arrancando muitas risadas.

“Eu já terminei um namoro por causa do Orkut. Vocês lembram do Orkut? Vamos chamar o carinho de G1. Foi só o G1 colocar namorando comigo que uma ex começou a provocar.”

Descreve alguns dos principais conflitos, pelos quais, as mulheres passam. Principalmente as solteiras que estão entre os 30 e 40 anos de idade, sem filhos, livres e independentes, discutindo sobre relacionamentos, dividindo os homens em grupos de acordo com a idade e experiência, enfatizando o companheirismo, entre outras coisas relacionadas que precisam ser levadas em consideração nessa etapa da vida. Trazendo reflexões e lições muito importantes.

“Podem me chamar de egoísta, mas acho que, quanto mais velhas ficamos, mais exigentes nos tornamos, queremos escolher mais e temos cada vez menos opções.”

A capa retrô tem uma pegada muito legal, atrativa, com cores fortes. A diagramação, apesar de simples, se encaixa perfeitamente ao conceito e a revisão está ótima.

A escrita da autora é fluída, envolvente, instigante. Devorei as 65 páginas em poucos minutos e fiquei com aquela vontade de repetir.

Dou cinco estrelas e, com certeza, recomendo!

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/06/colaborautoras-resenha-nacional.html
Gika Mendonça 19/12/2016minha estante

Bi Faria 05/02/2017

Amei a capa! A autora Gika Mendonça junta todas as suas crônicas e devaneios. E nos diz como é ser trintona, solteira e sem filhos.
E Gika, estou pronta sim!
"Como explicar o amor?" Como é complexo viver a vida, se relacionar, amar e ser amado. "Será que sou um ET por ainda estar solteira e não ter filhos?" Ou é viver sem cobranças e a pessoa certa vai aparecer ou se contentar com pouco, com menos do que você merece. Tudo é muito complicado. Mas ser feliz da maneira que você vive, do jeito que você se encontra é o que mais importa. Recomeçar? Sempre. Vamos tropeçar, vamos cair, vamos amar mais do ser amados, vamos nos decepcionar... mas devemos recomeçar e nos dar mais uma chance sempre!
A Gika deixa uma dicas ótimas no livro, e vou contar uma só, jamais deixe seu parceiro ver seus momentos de intimidade no banheiro, seja com uma pinça, trocando absorvente... o amor resistiria? "Convenhamos que não há melhor companhia do que a nossa mesma." @gikamendonca
Gika Mendonça 01/06/2017minha estante

Raffafust 14/04/2017

Quando fiz 30 anos passei por uma das piores fases da vida. Eu tinha começado um namoro há um ano, tinha sido demitida injustamente de um emprego que adorava e sofria para terminar uma pós que já nem me via mais trabalhando na área.
O pós 30 foi ainda pior, meu namoro não ia bem mas eu empurrava com a barriga e pra piorar engordei muito. Porque comecei falando sobre isso? Porque sei que minhas histórias amorosas dariam um imenso livro mas o ponto é que lendo o livro de contos de Gika recordei de tudo isso, e apesar de nem ter tanto tempo assim, parece que se passaram milênios.
A autora nos leva a uma viagem ao passado - no meu caso - ou a uma reflexão no presente. Passar dos 30 e ser solteira parece crime, certo? É esse o mote inicial da primeira crônica, como não avançar no pescoço daquela tia que cisma que você já devia ter casado? A mulher é do tempo de Jane Austen né...
Em seguida como não se identificar quando ela fala dos caras de 20, meu marido é uns anos mais novo e já sofri algumas piadinhas com isso, mas gente percebi que não foi só comigo que nunca pintavam homens de 40...meu sonho de consumo nos intervalos solteira.
Gika também entra no mundo dos relacionamentos, das brigas de casais, do ciúmes, não dá dicas mas sim assume o que já passou e divide com o leitor histórias interessantes.
A amizade colorida- essa de fato nunca tive- também é tema de outra crônica, tudo tão real que nos leva a pensar na vida, na idade e nos relacionamentos que temos e tivemos.
Cismar com um cara que só nos leva para baixo, trair, ser traída...tudo isso faz parte desse livro que é um super desabafo da autora com a gente e por isso mesmo tem aquele tom gostoso de uma amiga se abrindo e a gente querendo dar conselhos e também ouvir alguns.
O livro só existe em e-book na Amazon e a autora estará no evento da Menina desse sábado!

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/03/resenha-surtando.html
Gika Mendonça 01/06/2017minha estante

A Holdford 17/08/2017

Como conversar com uma amiga
Esse e-book da autora é totalmente diferente dos demais. Ele não segue uma estória, na verdade é bem mais íntimo e são em publicações assim que você se sente do ladinho (ou dentro da mente) do autor, pois podemos ver o lado mais humano por trás de todas aquelas criações que nos encantam, fazem rir ou chorar.

A autora escreveu vários textos curtos com temas diversos, praticamente postagens que fez sobre a vida, o cotidiano, o amor e as dificuldades que todas nós mulheres já enfrentamos ou vamos enfrentar nesta vida. Seja porque você passou dos trinta e ainda não é casada, não é mãe, ou seja sobre não conseguir encontrar aquele cara que realmente assuma um compromisso, mesmo que pareça que vai rolar.

A sensação ao ler é de estar naquela conversa bacana com a sua melhor amiga, onde sai de tudo um pouco, de filosofia a desabafo, de revolta a piadas, sabe?

Para ser bem franca, esse tem sido um estilo de leitura que até este momento não havia me prendido, isso até ler "Sutando", porque eu me peguei lendo e concordando com a cabeça com aquilo que a autora diz, sabe? É aquele livro que você não consegue parar e depois que acaba volta para ler alguns trechos de novo de tão bons e marcantes que foram.

A forma como a autora debate cada ponto e o como usa sua própria vida pessoal (ou a de pessoas as quais conhece) para dar exemplos que poderiam ter sido vividos por nós mesmas ou por nossos amigos é muito interessante. Não há como não acabar pensando seriamente em cada um dos textos dela e soltando algumas interjeições sozinha. Definitivamente, um daqueles livros em que você vai acabar relendo constantemente e sempre aprendendo mais um pouco.

site: https://tudooqueeuleio.blogspot.com.br/2017/08/ebook-surtando-por-gika-mendonca.html

Gabs 05/01/2018

Surtando é um livro divertido, inteligente, descontraída. Perfeito! Amei a escrita. Recomendo muito a leitura! Já esperando o próximo livro.

Aparecida71 18/02/2018

Resenha
Surtando é um conto de crônicas onde Gika, a autora, fala sobre o amor, como manter a chama acesa, solidão é vida depois dos 30,solteirice,vantagens e desvantagens de se está sozinha, sobre relacionamentos virtuais e reais, casamento e vida a dois.
De uma maneira bem humorada, e sem seguir nenhum roteiro ou contexto, ela dá dicas e conselhos, e também fala sobre seus relacionamentos, sobre quase tudo, ou podemos dizer, todos os temas que envolvam a solterice depois dos 30 e como se dá bem na paquera e no relacionamento a dois. É bem leve e divertidíssimo.

Vivi 23/06/2022

Infelizmente...não recomendo!!
Fui com bastante sede ao pote e infelizmente não encontrei nada para beber. Se vc é uma mulher ciente da toxicidade do patriarcado, não perca seu tempo com essa leitura.