O Funcionamento da Mente

O Funcionamento da Mente Augusto Cury

Resenhas -

Déh 09/02/2020

O funcionamento da mente
Uma boa introdução para uma grande teoria!

Kirk 11/10/2021

Resolvi dar uma chance ao autor
Acho que nunca vi um autor com tantos livros. Como participo ativamente de uma rede social do livro, sempre aparecia para mim algum título do Augusto Cury e acabei ficando com uma cisma.
Bom, ele é praticamente um cientista e por esta e outras resolvi experimentar uma de suas obras e olha! Foi interessante. O assunto não é tão palatável para quem não tem afinidade com o tema, mas gostei muito. Olha esta pérola encontrada no livro:
“O ser humano é um engenheiro que constrói grande quantidade de ideais, porém frequentemente constrói ideias sem qualidade e não administra esta construção com coerência e humanismo e não sabendo gerenciar estes pensamentos e suas emoções, torna-se marionete dos estímulos estressantes, vítimas do meio em que vive e dos focos de tensão criados por ele mesmo no palco de sua mente que se devem a rigidez ao sentimento de culpa ao perfeccionismo e a ansiedade diante de situações futuras”

Luana Santos 03/09/2020

Bom livro
É um bom livro apesar da leitura cansativa e repetitiva. É dos livros mais técnicos do Augusto Cury.

Nelson 11/07/2016

Interessante
Li vários livros do Autor. Este é mais técnico. Porém repete muito conteudo de outros livros. reformulou o texto para um sentido mais cientifico, porém tem outros livros melhores do autor.

Rodrigo 30/12/2016

Uma nova teoria a se pensar
Me impressiona o raciocínio do Dr Cury. Como ele resolveu esmiuçar a TIM. Mas acho que a sociedade em que vivemos levará décadas para real.e te usar esse novo método de conhecimento para além das fronteiras psíquicas. É interessante e estimulantememte curiosa. Recomendo a leitura. Uma coisa ruim, é muito repetitivo. E as vezes a leitura fica cansativa.

Manu 05/05/2018

Livro maravilhoso!
Este livro disseca a Teoria da Inteligência Multifocal (TIM). Meu livro favorito do autor. Apesar da leitura ser cansativa e repetitiva em alguns pontos, o conteúdo super vale a pena. Sei que muitos não gostam do Dr. Cury. Acham que ele produz apenas autoajuda, o que não é verdade. Todo ser humano deveria ler este livro maravilhoso! Em alguns momentos senti como se o Dr. Augusto Cury fosse um pai amoroso educando-me. Super recomendo!

camila 11/11/2018

TEORIA MULTIFOCAL - PROCESSO DE PENSAMENTOS
Augusto Cury desenvolveu a teoria multifocal sendo seu objetivo existencial: o estimulo aos pacientes para que desenvolva abertamente a gestão de sua emoção, a liderança, o pensar livremente, inteligência emocional (pensar, criticar, expor e não impor idéias,colocar-se no lugar do outro e contemplar o belo).
A teoria apresentada, foca no ser humano, é um livro que complementa e explica mais claramente o livro: Inteligência Multifocal- (Análise da construção de pensamentos e da formação de pensadores). Essa teoria abre o leque para que perguntas surgem e assim com ela novos conhecimentos se abrem e passam a ser abordados.
A abordagem do livro expande o pensar, faz com que venhamos a pensar e refletir, o espaço criado por nós mesmos, em nossa mente e sob o interior dela, fazendo com que assim, surjam vários dilemas, que os estudos da psiquiatria, psicologia e neurociência, precisam responder e movimentar em debates diversas questões.
A obra também nos mostra que a nossa sociedade esta doente, pois vivemos mundo em um mundo tecnológico, onde a atenção é apenas virtual, sendo que não conseguimos enxergar as pessoas que circulam ao nosso redor, se filtrarmos o tempo que passamos com pessoas e com os olhos fixos na tela de um computador ou celular, isso nos mostraria, que 100% de nossa atenção esta no aparelho, e no mínico 10% esta com foco na pessoa próxima. A pergunta que mais movimenta este livro é Como são formados os pensamentos? Como eles são construídos em nossa memória? As respostas não ficam claras, mas determinam ferramentas de estudo para que nós como seres humanos, curiosos e pesquisadores, vá a além das técnicas e abordagens de ferramentas de pensamentos que o autor descreve em sua pesquisa.
Em destaque os pontos principais sob meu olhar foram:
• Janelas Killer e Light
• Síndrome do Pensamento Acelerado
• Pensamentos: (Dialéticos- Antidialéticos- Essenciais)
• Bloqueios cognitivos na memória
• Teoria Psicanalítica & Comportamental (entre outros...)
OBS: Esta obra trás também algumas teoria de pensadores como: Freud, Piaget, Fromm, Skinner, entre outros.
A construção dos pensamentos, neste livro também mostra que assimilar a ciência inicia-se no fluxo vital dos processos de construção de tudo que pensamos e das idéias que fomentam nossa mente a cada minuto que se passa, não podemos apagar a memória, ou o passado, mas pode-se reeditá-lo através do processo da MUC- e da construção do EU interno e externo.
Reduzindo: Quanto mais buscamos respostas dentro de nós mesmos, e passamos fixar um olhar mais atento ao outro e não somente a nós mesmos, com as várias técnicas que a psiquiatria e psicologia fornecem, buscamos um único objetivo central, nos tornarmos seres humanos melhores, e aprendermos a enxergar o outro e não só a nós mesmos. É impossivél impor todo conhecimento maravilhoso que este livro trás, somente em uma resenha. Recomendo muuito, a todos!

Alef de P. 13/02/2021

NOSSA MENTE É UM TEATRO. SOMOS O DIRETOR OU ALGUÉM DA PLATEIA?
"[...] Quem é você nesse teatro? O Funcionamento da Mente é uma mão estendida te convidando a levantar-se da plateia, subir no palco e ser o diretor! Como diretor, você tem a plena capacidade de editar memórias ruins, traumáticas, e isso é simplesmente maravilhoso! Extremamente árduo, mas maravilhoso. [...]"
Veja a resenha completa em @vivaeleia

site: https://www.instagram.com/p/CLPye-wJqrI/