Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim Ken Follett

Resenhas - Mundo Sem Fim

Lore 05/11/2023

Foi um livro que eu li durante meses, porque não dá ler rápido. É instigante.
É um daqueles livros que não se dá para ler numa sentada, é um livro que é lido aos poucos e faz com que a gente questione a capacidade de maldade humana.
Temos 5 protagonistas: Godwyn, Ralph, Merthin, Caris e Gwenda. Godwyn é o típico vilão da Disney, muitos planos mirabolantes e alguns dão bem errados, com ele vemos a corrupção da igreja católica.
Ralph é a união de tudo que não presta, o cara é um doente, o autor simplesmente o ama porque o cara tem várias chances de matar ele não faz e tudo que o Ralph faz ou planeja da certo o cara tem tudo que quer. O oposto do Ralph é a Gwenda, a menina é a que mais se dá mal até quando ela pensa que vai se dar bem, ela se ferra, os dois formam uma visão antagônica do que pode ser a existência de pessoas naquela época, o pobre cada vez mais pobre e destroçado pelas desgraças e o rico pode até cair mas se ergue e subjuga o pobre.
Merthin irmão de Ralph contra todas as expectativas, foi renegado e humilhado, mas se dá bem não somente na vida profissional mas amorosa todas as mulheres se interessam por ele, mas ele só tem olhos para Caris, que é uma mulher muito inteligente que poderia ter futuros brilhantes mas sempre os perde, mas sempre próspera nas adversidades. Ela e Merthin são o caso de amor que vence tudo no livro, mas sinceramente se torna chato.
O final me surpreendeu, não esperava os desfechos que se teve, o autor é muito interessante, sua escrita inicial é sempre mais lenta o processo mais introdutório que enche um pouco o saco mas na persistência conseguimos chegar no seu ápice que é incrível.

Fabby 29/10/2023

Meu lugar de conforto
Eu nunca leio os livros de Ken Follet de maneira rápida. Eles sempre me levam a um lugar de conforto, são meu momento em que me vejo transportada a histórias das quais me sinto parte. Não foi diferente com esse. Mesmo lendo outras coisas, mantenho um Follet iniciado para quando preciso que a leitura seja aquele abraço de um melhor amigo que me conhece como ninguém e que, no seu silêncio, fala tudo que me é necessário ouvir.

Lucas990 15/10/2023

Em primeiro lugar eu preciso exaltar uma vez mais a escrita do autor, Ken Follett é excelente em criar e contar histórias, as páginas te engolem para dentro e você nem percebe que passou 5 horas lendo direto.
Embora ?Os Pilares da Terra? ainda tenha minha preferência, ?Mundo Sem Fim? é uma continuação de tirar o fôlego, com personagens, cenários e enredos muito vivos, é um grande novelão medieval.

Lucas990 10/10/2023

Eu sou completamente apaixonado pela escrita do Ken Follett, essa primeira parte não decepcionou. Ansioso pelo volume 2.

Jaqueline.Xavier 30/09/2023

Deslumbrante
Foi uma aventura extraordinária. O autor soube desenvolver a trama de forma instigante e criativa. Em nenhum momento fiquei desanimada, tive muita raiva em várias partes por conta da crueldade de alguns personagens, tive medo do final não ser satisfatório. Mas terminei totalmente satisfeita, principalmente porque não me programei para essa leitura, simplesmente aconteceu. Ken Follet realmente tem o dom.

Bastos 23/09/2023

Simplesmente espetacular, o livro é um puta novelaço cheio de reviravoltas e surpresas. Nele é abordado vários temas como machismo, hipocrisia religiosa e sexualidade.

Se tem uma coisa que o Ken Follet sabe fazer são vilões. Aqui não tem aqueles vilões que você gosta não, só tem aquele aquele tipo que você odeia e que dá vontade de entrar no livro pra poder matar os desgraçados.

Único defeito pra mim é que a história se prolonga além do necessário, podia ter umas 150 páginas a menos.

Carla.Cristine 03/09/2023

Para mim, por enquanto, a melhor história da saga de Kingsbridge!
Romance, aventura, conspiração, guerra....tem de tudo para agradar a todos os gostos!

Acácio 03/09/2023

Sangue, suor e lágrimas ao melhor estilo Ken Follet
O livro retrata a história de vida de algumas crianças, descendentes dos personagens de Kingsbridge do primeiro livro, que se entrelaçam em torno do segredo guardado por um ex cavaleiro que se torna monge.
O livro é repleto de história em um período conturbado pela guerra dos cem anos e pela grande peste que devastou a Europa neste período.
Achei que a história demorou a embalar um pouco na primeira parte, mas depois ganha um ritmo frenético, repleto da violência nas batalhas, tristeza ao relatar casos da doença, romances proibidos envolvendo o clero, crimes, orgias, injustiças, assassinatos e tudo que a baixa idade média permitia.

Acácio 18/07/2023

Mas que momento pra acabar o volume 1 hein?
Nesta edição o livro foi quebrado em 2 volumes por isso essa é uma avaliação parcial.
Do meu ponto de vista até aqui o livro é surpreendente! Demorou um pouco pra embalar e para eu conseguir me conectar com os personagens, mas agora a leitura se tornou compulsiva! E lá vamos nós para o volume 2.

Erick Macedo Pinto 25/06/2023

Uma boa história, mas que ficaria melhor com mais cinza
Tags de recomendação: ficção; ficção histórica; romance; romance histórico; idade média; idade medieval;

Continuação do livro Os Pilares da Terra, o livro se passa no mesmo local, o agora condado de Kingsbridge e arredores, anos depois de seu antecessor. Portanto, não precisa se preocupar em ficar perdido na história pois os personagens do primeiro livro já não estão mais vivos, quem protagoniza são pessoas que pertencem, ou não, à descendência desses primeiros personagens e recebemos ao longo da história toda a informação do primeiro livro de que precisamos pra se ambientar e continuar com a narrativa.
Assim como em Os Pilares da Terra, Mundo Sem Fim começa narrando a história de seus 4 protagonistas bem jovens, ainda crianças, e acompanhamos esses personagens crescerem e se desenvolverem ao longo de décadas. Sobre o ambiente em que a história é contada, estamos no agora condado de Kingsbridge, na Idade Média, e vemos como as coisas mudaram de um livro pro outro. A catedral agora já está construída, os monges do mosteiro precisam dividir alguns espaços com as freiras do convento e esses mesmos monges "governam" o entorno da catedral, mostrando a força da Igreja naqueles tempos. Os são testemunhas de uma perseguição à um cavaleiro por homens que servem à nobreza em um floresta nos arredores de Kingsbridge que acaba em assassinato. Um segredo é escondido. As crianças, assustadas, juram nunca mais tocar neste assunto ou revelá-lo para alguém.
É nítida a evolução na escrita do autor entre as obras e, por ser uma continuação que veio anos depois, é impossível não comparar ou traçar paralelos entre os livros. E, infelizmente, ao fazer isso, é possível notar a repetição de diversos padrões: uma boa protagonista feminina (minha preferida), um construtor muito habilidoso, figura no clero antagonizando com os protagonistas e fazendo de tudo para frustrar os planos, uma projeto grande de construção.
E, destacando os personagens, algumas decisões no desenvolvimento me incomodaram, pois faltou um pouco mais de cinza (os personagens ou eram quase sempre bons ou quase sempre ruins. Foram poucos os momentos em que eles tiveram atitudes mais contrárias ao que era esperado deles) e alguns fatos foram bem forçados (um jovem construtor mas que tinha sempre as melhores ideias e soluções mesmo em um ambiente com outros construtores mais experientes; os protagonistas sempre atingirem seus objetivos mesmo sendo muito difíceis). Já sobre a história contada, achei que o autor esticou muito pra chegar em um desfecho, criando arcos desnecessários e que poderiam ser removidos, além das repetições com a história anteriormente contada e, no final, o grande segredo escondido por anos, que foi escanteado ao longo da obra, nem era tão segredo assim e foi resolvido muito rápido, virando só um auxílio para resolver um dos últimos arcos a serem fechados na história.
No mais, o autor é um gênio em contar romances históricos ambientando bem o leitor no local e no tempo que a história se passa, e esta é uma boa história.

Jessqui 05/06/2023

Uma longa jornada
Quatro crianças brincando na floresta se deparam com algo que mudaria totalmente suas vidas dali em diante. Seria a consequência da experiência ou apenas o destino já traçado?
Sou suspeita para falar de qualquer obra de Ken Follet que desde o primeiro livro que li me conquistou. E claro, a junção de ficção com fatos históricos é algo que sempre me deixará interessada.
Diferente do seu antecessor, Os pilares da terra, senti que esse enredo foi um pouco mais lento, mas não perdeu em nada a qualidade, sempre me mantendo presa na leitura, que só não foi concluída antes por causa da rotina de pouco tempo livre.
Recomendo de olhos fechados, 10/10

Bano 30/05/2023

Uma primorosa reconstituição da Idade Média

"Mundo Sem Fim" é uma obra-prima do renomado autor Ken Follett que cativa os leitores desde as primeiras páginas. Com sua narrativa magistral e detalhada, Follett nos transporta de volta ao mundo medieval, trazendo à vida a cidade de Kingsbridge de uma forma envolvente e autêntica.

O que torna esse livro excepcional é a forma como os personagens são desenvolvidos. Follett nos presenteia com uma vasta gama de personagens, cada um com sua própria história, motivações e complexidades. Desde a corajosa e determinada Caris, até o ambicioso e controverso Ralph, cada personagem ganha vida nas páginas, fazendo com que o leitor se sinta imerso em suas lutas, alegrias e tristezas. É impossível não se envolver emocionalmente com esses personagens tão bem construídos.

Além disso, a trama é repleta de reviravoltas, intrigas políticas, romance proibido e conflitos religiosos. Follett tece habilmente esses elementos em uma teia complexa, mantendo o leitor ansioso para descobrir o desenrolar dos eventos. O contexto histórico é ricamente detalhado, oferecendo uma visão fascinante da vida na Idade Média, desde as hierarquias sociais até as crenças e costumes da época.

Outro ponto forte de "Mundo Sem Fim" é a sua capacidade de retratar os contrastes entre a riqueza e a pobreza, o poder e a opressão, o amor e a traição. O livro aborda temas universais que ressoam com o leitor, como a luta pelo poder, a busca pela liberdade e a luta contra a injustiça. A escrita de Follett é envolvente e emocionalmente impactante, mantendo um ritmo constante que não deixa espaço para o tédio.

Se você é fã de romances históricos épicos, "Mundo Sem Fim" certamente é uma leitura obrigatória. Ken Follett mais uma vez prova sua maestria em criar narrativas cativantes e personagens inesquecíveis. Com seu enredo intricado, sua ambientação rica e sua escrita envolvente, o livro prende o leitor do início ao fim, deixando um impacto duradouro. Uma verdadeira obra-prima que merece um lugar de destaque na estante de qualquer amante de literatura.

skuser02844 28/05/2023

Uma continuação que não deixa nada a desejar
Os Pilares da Terra foi um livro que ficou muitos anos estacionado na minha estante até eu finalmente pegá-lo para ler, e se tornou um dos favoritos do meu ano, assim sendo não quis cometer o mesmo erro com a continuação, e fico feliz em dizer que minhas expectativas aqui foram não apenas supridas, mas também superadas.
Este livro se passa cerca de duzentos anos após a construção da Catedral de Kingsbridge, agora o priorado é grande e próspero. Conhecemos cinco crianças que depois de um ofício na catedral (onde vemos que as pessoas se aproveitam da penumbra da imponente construção para praticar todo tipo de pecado lá dentro) entrar na floresta para que um deles, Merthin, mostre suas, er... "habilidades" com o arco que ele mesmo fez. Além de Marthin esse grupo conta com seu irmão mais novo, embora maior, chamado Ralph, a pequena Gwenda e seu irmão Philemon, além de Caris. Logo temos uma cena que vai mostrar muito bem a índole de cada uma dessas personagens. Depois disso eles acabam presenciando... e contribuindo... com um assassinato, este evento vai permear tudo o que acontece no restante do livro nos muitos anos que se seguem.
Depois de um salto temporal vemos essas mesmas crianças já crescidas, e também alguns pontos da história s repetindo, afinal, o ka é uma rosa... ah não, pera... saga errada. Mas é isso mesmo, a primeira parte do livro segue uma sucessão de eventos que podem ser ligados facilmente com os acontecimentos do livro anterior: intrigas políticas, acidentes catastróficos que exigirão o trabalho de um construtor habilidoso e anos de trabalho, a troca do prior de Kingsbridge... mas apesar de parecido os caminhos pelos quais o autor conduz torna a história distinta, além do fato de que aqui termos muito mais personagens, o que culmina em v´rias personalidades e visões de mundo diferentes, as personagens são muito mais cinzentas aqui do que no livro anterior, onde heróis e vilões eram mais definidos, não que aqui não sejam, mas vamos pegar o exemplo da Gwenda, que foi minha personagem favorita no livro, ela é uma mulher boa, mas ela não hesita em usar de artimanhas não muito morais para alcançar seus objetivos.
Outra grande diferença deste livro para o anterior é que agora Kingsbridge tem também um convento, e as freiras são, em vários sentidos, mais importantes que os monges... e por essa causa muito conflito entre eles acontece durante a história.
É um livro que vai falar muito sobre determinação, responsabilidade, hipocrisia e moralidade, nunca colocando isso de forma explícita, mas com situações que levarão as personagens principais aos seus limites.
O protagonismo fica principalmente nas 5 crianças que conhecemos no início do livro, sendo elas os mocinhos ou vilões da história, mas é inegável, infelizmente, que Caris e Merthin recebem mais atenção na narrativa, digo infelizmente porque Caris , muitas vezes, vai irritar muito o leitor, com sua forma de pensar que a faz recusar seus próprios sentimentos por não querer ficar presa a responsabilidades onde ela não viveria apenas pelo próprio umbigo, o tiro acaba saindo pela culatra, já que, a menos que queira ser um ser desprezível, como Ralph se torna, você terá que viver um pouco para os outros. Um coisa que gostei muito na forma que o autor conduziu a vida da Caris foi o fato de que ela toma suas atitudes extremamente revoltantes e deploráveis, mas a vida e o arrependimento amargam a personagem, o autor não a poupa das consequencias só por ela ser, obviamente, a protagonista.
Como disse a Gwenda foi a minha personagem favorita, mesmo que não tenha recebido tanta atenção da narrativa quanto a chata da Caris, enquanto Caris tem um pensamento que podemos qualificar como feminista Gwenda é mais ligada na realidade, sem vitimismo ou revolta, mesmo sua vida sendo muito mais difícil do que a da amiga ela se prova uma personagem muito mais forte e capaz que a outra.
O irmão de Gwenda, Philemon, se torna o braço direito e sombra do prior Godwyn, que é um dos principais antagonistas da história, fazendo tudo o que pode para dificultar a vida dos nossos protagonistas de um lado, enquanto Ralph os inferniza pelo outro.
Cheio de voltas, reviravoltas, construções, destruições nascimentos e mortes o livro nos cativa em cada páginas, com personagens secundários tão maravilhoso quanto os principais, com desenvolvimento belamente feito e sem deixar nenhum ponta solta, mesmo que levem anos para se amarrarem.
O evento inicial na floresta é trazido à tona em alguns momentos, quando o leitor está quase se esquecendo dele, até ser finalmente exposto e desvendado próximo ao final da história. É um livro fenomenal, extremamente fluido e que, assim como o seu antecessor, nos deixa em um turbilhão de acontecimentos e querendo mais... muito mais.

site: https://hiattos.blogspot.com/2023/04/opiniao-mundo-sem-fim-ken-follett-506.html

Joab 12/05/2023

Ken follet segue surpreendendo.
Acabei a primeira parte de "Mundo sem fim", nunca pensei que fosse gostar tanto. Achei que depois de Pilares da Terra a história ficaria ruim ou monótona. Muito pelo contrário, a trama é cheio de emoção, altos e baixos como sempre. Agora vamos à parte 02 para saber o desfecho de tudo.

Paola.Grossl 09/05/2023

Ken Follett
Faz muito tempo que queria ler alguma obra desse autor, e agora consegui.
Que história bem construída, vários personagens e todos com suas características marcantes, o jogo político é incrível, traições e reviravoltas.
Tirei meia estrela só porquê o começo me deixou meio desanimada, mas insisti um pouco e amei.