Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim Ken Follett

Resenhas - Mundo Sem Fim

skuser02844 28/05/2023

Uma continuação que não deixa nada a desejar
Os Pilares da Terra foi um livro que ficou muitos anos estacionado na minha estante até eu finalmente pegá-lo para ler, e se tornou um dos favoritos do meu ano, assim sendo não quis cometer o mesmo erro com a continuação, e fico feliz em dizer que minhas expectativas aqui foram não apenas supridas, mas também superadas.
Este livro se passa cerca de duzentos anos após a construção da Catedral de Kingsbridge, agora o priorado é grande e próspero. Conhecemos cinco crianças que depois de um ofício na catedral (onde vemos que as pessoas se aproveitam da penumbra da imponente construção para praticar todo tipo de pecado lá dentro) entrar na floresta para que um deles, Merthin, mostre suas, er... "habilidades" com o arco que ele mesmo fez. Além de Marthin esse grupo conta com seu irmão mais novo, embora maior, chamado Ralph, a pequena Gwenda e seu irmão Philemon, além de Caris. Logo temos uma cena que vai mostrar muito bem a índole de cada uma dessas personagens. Depois disso eles acabam presenciando... e contribuindo... com um assassinato, este evento vai permear tudo o que acontece no restante do livro nos muitos anos que se seguem.
Depois de um salto temporal vemos essas mesmas crianças já crescidas, e também alguns pontos da história s repetindo, afinal, o ka é uma rosa... ah não, pera... saga errada. Mas é isso mesmo, a primeira parte do livro segue uma sucessão de eventos que podem ser ligados facilmente com os acontecimentos do livro anterior: intrigas políticas, acidentes catastróficos que exigirão o trabalho de um construtor habilidoso e anos de trabalho, a troca do prior de Kingsbridge... mas apesar de parecido os caminhos pelos quais o autor conduz torna a história distinta, além do fato de que aqui termos muito mais personagens, o que culmina em v´rias personalidades e visões de mundo diferentes, as personagens são muito mais cinzentas aqui do que no livro anterior, onde heróis e vilões eram mais definidos, não que aqui não sejam, mas vamos pegar o exemplo da Gwenda, que foi minha personagem favorita no livro, ela é uma mulher boa, mas ela não hesita em usar de artimanhas não muito morais para alcançar seus objetivos.
Outra grande diferença deste livro para o anterior é que agora Kingsbridge tem também um convento, e as freiras são, em vários sentidos, mais importantes que os monges... e por essa causa muito conflito entre eles acontece durante a história.
É um livro que vai falar muito sobre determinação, responsabilidade, hipocrisia e moralidade, nunca colocando isso de forma explícita, mas com situações que levarão as personagens principais aos seus limites.
O protagonismo fica principalmente nas 5 crianças que conhecemos no início do livro, sendo elas os mocinhos ou vilões da história, mas é inegável, infelizmente, que Caris e Merthin recebem mais atenção na narrativa, digo infelizmente porque Caris , muitas vezes, vai irritar muito o leitor, com sua forma de pensar que a faz recusar seus próprios sentimentos por não querer ficar presa a responsabilidades onde ela não viveria apenas pelo próprio umbigo, o tiro acaba saindo pela culatra, já que, a menos que queira ser um ser desprezível, como Ralph se torna, você terá que viver um pouco para os outros. Um coisa que gostei muito na forma que o autor conduziu a vida da Caris foi o fato de que ela toma suas atitudes extremamente revoltantes e deploráveis, mas a vida e o arrependimento amargam a personagem, o autor não a poupa das consequencias só por ela ser, obviamente, a protagonista.
Como disse a Gwenda foi a minha personagem favorita, mesmo que não tenha recebido tanta atenção da narrativa quanto a chata da Caris, enquanto Caris tem um pensamento que podemos qualificar como feminista Gwenda é mais ligada na realidade, sem vitimismo ou revolta, mesmo sua vida sendo muito mais difícil do que a da amiga ela se prova uma personagem muito mais forte e capaz que a outra.
O irmão de Gwenda, Philemon, se torna o braço direito e sombra do prior Godwyn, que é um dos principais antagonistas da história, fazendo tudo o que pode para dificultar a vida dos nossos protagonistas de um lado, enquanto Ralph os inferniza pelo outro.
Cheio de voltas, reviravoltas, construções, destruições nascimentos e mortes o livro nos cativa em cada páginas, com personagens secundários tão maravilhoso quanto os principais, com desenvolvimento belamente feito e sem deixar nenhum ponta solta, mesmo que levem anos para se amarrarem.
O evento inicial na floresta é trazido à tona em alguns momentos, quando o leitor está quase se esquecendo dele, até ser finalmente exposto e desvendado próximo ao final da história. É um livro fenomenal, extremamente fluido e que, assim como o seu antecessor, nos deixa em um turbilhão de acontecimentos e querendo mais... muito mais.

site: https://hiattos.blogspot.com/2023/04/opiniao-mundo-sem-fim-ken-follett-506.html

Joab 12/05/2023

Ken follet segue surpreendendo.
Acabei a primeira parte de "Mundo sem fim", nunca pensei que fosse gostar tanto. Achei que depois de Pilares da Terra a história ficaria ruim ou monótona. Muito pelo contrário, a trama é cheio de emoção, altos e baixos como sempre. Agora vamos à parte 02 para saber o desfecho de tudo.

Paola.Grossl 09/05/2023

Ken Follett
Faz muito tempo que queria ler alguma obra desse autor, e agora consegui.
Que história bem construída, vários personagens e todos com suas características marcantes, o jogo político é incrível, traições e reviravoltas.
Tirei meia estrela só porquê o começo me deixou meio desanimada, mas insisti um pouco e amei.

Arthur.CAsar 29/04/2023

Uma inesperada identificação
Mais um livro de Ken follet que traz toda sua genialidade num caráter fictício histórico que arrebata a gente de vez.
Os personagens são incrívelmente construídos trazendo uma fácil identificação e nos levando para dentro daquela história que se passa a quase mil anos atrás.
O fato de se passar no tempo da peste negra trouxe uma identificação maior ainda por estarmos vivendo algo parecido, mas de menor intensidade, que foi a Covid.
Enfim, é uma obra muito grande(talvez até demais) mas que traz toda a riqueza de detalhes e emoções que as obras de Ken trazem.

Nando Brekker 22/04/2023

Tao bom quanto Os Pilares da Terra
Tao bom quanto Os Pilares da Terra, com personagens ainda mais bem construídos e interessantes de se acompanhar;
O Ken consegue surpreender, revoltar, alegrar e entristecer em cada virada de pagina.
Eu li o livro dividido em duas partes e a segunda parte pode ser simplificada em dor, sofrimento, raiva e luto (deixa qualquer um a procura de atendimento médico depois de terminar haha).
Toda a abordagem sobre bruxaria, a peste, a medicina precária da época foi muito bem desenvolvida e "gostosa" de ler, o Ken Follett escreve muito bem.
Prontinho estou para o próximo livro nessa saga.

Peter.Molina 15/04/2023

Segunda parte
Esta continuação de Pilares da Terra foi ainda superior ao volume inicial. As tramas e intrigas pelo poder, a chegada da Peste, o amor quase impossível do casal principal, as maldades dos poderosos antagonistas, seja na Igreja ou na política,fazem dessa história um grande deleite para a leitura. É muito difícil não se envolver nas enormes reviravoltas do enredo, sem contar com a reconstrução da famosa catedral de Kingsbridge. Muito bom!

@Umpouquinhodemim 12/04/2023

Maravilhoso
Mas que livraço, mais uma vez fui arrebatada pela escrita do Ken, eu tive a sensação de fazer parte do cenário e ser amiga dos personagens, um calhamaço de quase 1000 páginas que nem sente a leitura,(embora eu demorei um pouquinho a mais, porque degustei essa leitura), um livro cheio de fortes emoções, envolvente, personagens bem construídos, com reviravoltas incríveis, guerra, paixão, conflitos familiares e com um final merecido para cada personagem.

baby targaryen 11/04/2023

Mundo sem fim
Esse livro se passa 200 anos depois dos acontecimentos de os pilares da terra. Quatro crianças presenciam um conflito entre soldados na floresta e tem que manter segredo sobre o que viram. Duas delas se apaixonam, porém muitos conflitos e intrigas ocorrem durante suas vidas e a chegada da peste muda muitas coisas.
Mais uma vez aqui o Ken Follett consegue me deixar impressionada com a história, a escrita desse cara é simplesmente maravilhosa.
Eu tenho a vaga impressão de que esses livros sobre a cidade de Kingsbrigde nunca mais sairão da minha mente, e sou grata por isso antecipadamente.

baby targaryen 03/04/2023

Mundo sem fim 1
Esse livro é um compilado de gente podre por metro quadrado, assim como seu antecessor, Os Pilares da Terra, a cada capítulo é um ódio diferente, querendo que todo mundo morra. Esse padre safado, sonso e mentiroso...
O final desse primeiro livro foi muito bom!!! Eu tô muito ansiosa pra começar o segundo e saber oq vai ser dos queridos Merthin e Caris.

Barbie 30/03/2023

Maravilhoso!
Quem amou Pilares da Terra, com certeza também vai se apaixonar por esse livro. História rica, cheia de tramas e personagens fortes. Ken Follett sendo Ken Follett. Recomendo!!

Wagneroliveirrah 29/03/2023

Livro Maravilhoso
Acabei de me dar conta de que não havia deixado minhas impressões sobre esta obra. Havia lido Os Pilares da Terra e ficara maravilhado com a narrativa do autor. Você se transporta para a época e consegue visualizar muito bem os cenários descritos. Obviamente a expectativa pela leitura da continuação da saga não seria pequena e Ken Follett não decepcionou: QUE LIVRÂO DA P....!!!! Maravilhoso mesmo. Não tem como não se envolver na leitura; este livro tem quase 1000 páginas e eu o devorei em cerca de 12 dias, de tão envolvente que a estória é. Vale a pena ler!!!!!!!!

Marli 15/02/2023

Neste livro, 200 anos após os acontecimentos em Pilares da Terra, em Kingsbridge conhecemos quatro crianças Caris, Merthin, Gwenda e Ralph, eles se encontram por acaso e acontece algo que marcará suas vidas!!!
As crianças crescem e continuam a manter contato. Caris e Merthin se apaixonam, mas há muitos conflitos entre eles!
Há em volta muitos problemas envolvendo o clero, a nobreza, os comerciantes... muita intriga, corrupção, inveja!!!
E ainda aparece uma doença, a peste negra, que dizima uma imensidão de pessoas!
Leitura muito boa!
Recomendo!!!

May 09/02/2023

Mundo sem fim
Um livro de linguagem simples mas envolvente. Não promete nada mas entrega tudo. Essa perfeição em forma de livro, traz a história do dia a dia de seus personagens em uma determinada região da Inglaterra, durante a o século XI.

O livro é dividido em varios arcos. Pessoalmente o vejo como três grandes cenários. O primeiro se dar na queda e construção de uma ponte de suma importância para a cidade principal da história. O segundo grande cenário a história corre paralela a guerra dos 100 anos entre Inglaterra e França, onde o povo sofre com a fome e escassez generalizada consequente da mesma. O terceiro cenário é o da peste negra, que afetou toda a Europa e matou milhares de pessoas.

Super recomendo o livro. Fazia muito tempo que não lia algo assim. Fiquei até triste de terminar....kkk

Tato 06/02/2023

Maravilhoso
O que falar de Mundo sem fim. É uma continuação maravilhosa de "os pilares da terra", claro que não chega aos pés do primeiro livro, mas o que temos aqui é fantástico.
Terminei o livro em 1 mês.
O livro é cheio de reviravoltas impressionantes. Você sente ódio e amor pelos personagem, é um grande novelão que quando chega o horário de ler vc pega o livro e fala "deixa eu ver onde deixei Carris e Mertin" e segue a historia a partir daí.
O livro também faz leves referencias aos personagens anteriores, você finda vendo Jack em Mertin, Tom em Caris e por ai vai...
O livro é fantástico!

Pedro Schabarum 23/01/2023

Mundo sem fim
De volta a Kingsbridge. ???

É maravilhoso voltar a um mundo em que nos sentimos vivos.

Assim como o primeiro livro, esse é de tirar o fôlego.

PS: quero matar o prior. ?