Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim Ken Follett

Resenhas - Mundo Sem Fim

Francisco M. 25/12/2023

Um romance épico com várias reviravoltas
Gostei muito desse primeiro volume das do segundo livro sobre as Crônicas de Kingsbridge... Follet mostra uma genialidade ímpar para criar cenas cômicas e ao mesmo tempo tensas no intervalos de poucas páginas .. não saberia classificar esse romance como drama ou suspense.. mas é um otimo livro que nao precisa ser lido o primeiro livro da serie para entender esse.. se bem que tem referencias....Follet sabe bem como descrever a idade média com maestria.. fez me sentir dentro de Kingsbridge .. e gosto dessa sensação de imersão que o livro dá a você isso torna a leitura muito prazerosa sem ser cansativa...

Jessqui 05/06/2023

Uma longa jornada
Quatro crianças brincando na floresta se deparam com algo que mudaria totalmente suas vidas dali em diante. Seria a consequência da experiência ou apenas o destino já traçado?
Sou suspeita para falar de qualquer obra de Ken Follet que desde o primeiro livro que li me conquistou. E claro, a junção de ficção com fatos históricos é algo que sempre me deixará interessada.
Diferente do seu antecessor, Os pilares da terra, senti que esse enredo foi um pouco mais lento, mas não perdeu em nada a qualidade, sempre me mantendo presa na leitura, que só não foi concluída antes por causa da rotina de pouco tempo livre.
Recomendo de olhos fechados, 10/10

Antunes 30/05/2022

Um segundo volume de tirar o fôlego!
Como não apaixonar-se por essa história???

Segundo volume da quadrilogia de Kingsbridge, Mundo sem fim acompanha a vida de 4 crianças que presenciaram um ato brutal na Inglaterra em 1340!
A partir dessa linha narrativa, Ken Follet vai traçando suas narrativas impressionantes e nos deixando cada vez mais grudados em todos os meandros dessa epopeia!!!

Merthin, Caris, Gwenda e Ralph são excepcionalmente apaixonantes e ao mesmo tempo odiosos com suas atitudes... e no fim das contas, é assim mesmo que deve ser!!!

Ken Follet conseguiu mais uma vez!!!!

Coluna de fogo que me aguarde!!!!
Andre.Vieira 30/05/2022minha estante

Mundo sem fim
Coluna de fogo
Crepúsculo e a aurora

Andre.Vieira 30/05/2022minha estante
Sério que Crepúsculo e aurora faz parte? Peguei esse livro ??????????????? que droga!

Antunes 31/05/2022minha estante
Ele foi lançado por último... E é um prelúdio, vem antes do Pilates da Terra....

Zorobabel 29/03/2022

Se prepare para sofrer, para sofrer muito! O livro é muito bom!
o livro é excelente! Você vai se pegar muitas vezes nesse livro entre a ressaca e a vontade de ler porque pense nuns personagens que sofrem! A narração é realmente muito envolvente e sempre queremos saber o que vai acontecer. O autor é absurdamente criativo quanto as situações do dia a dia e as descrições históricas estão entre as melhores que já li. Porém, as vezes a história deixa um gosto amargo no leitor, não do que acontece em si, mas dos desfechos, porque independente da situação os resultados são sempre os MESMOS. Não é que a história seja ruim, longe disso a história é incrível. Entretanto, há padrões que sempre se repetem, não de narrativa porque sempre há uma novidade, o que irrita são os desfechos porque aqui o vilão sempre vence, o mal sempre tem um trunfo, sempre chega na hora exata para brutalizar as pessoas "boas". Vamos falar dos 4 personagens principais. Pode ler que não tem spoiler.

Gwenda é muito astuta, ela veio de um lar corrompido e apesar dos seus esforços e de sua mente muito viva e afiada, todas as desgraças da Inglaterra acontecem com Gwenda, se cair um raio em qualquer parte da Inglaterra quem toma o choque é Gwenda. O autor tem prazer em tortura-la de todas as formas possíveis. Não importa a situação Gwenda sempre vai perder e até quando ela ganha ela perde também.

Caris é muito fácil de gostar, pois é uma personagem cheia de nuances, muito inteligente e bem articulada, os capitulos de Caris são excelentes, exceto pelos desfechos amargos. Me incomoda muito o clichê de que toda mulher pra ser forte tem de sofrer um aborto e ter um padrão sexual pré determinado, bem como ter um ímã para o sofrimento. Caris consegue ser brilhante e muito engenhosa, ela sempre vence as batalhas para perder a guerra, quase sempre ela tem um plano que funciona e cobra dela o preço mais alto. A capacidade de liderança dela é absurda e durante todo o livro você pensa que gostaria de ter uma líder como Caris. Tudo que Caris pode fazer para se auto sabotar ela fará, se há uma chance de ser feliz, ela vai recusar com todas as forças. As ideias dela beneficiam a todos ao seu redor, menos a ela mesma. Caris é muito diferente de Gwenda, Caris é como um escudo que te protege até ser feito em pedaços e Gwenda é como um rato se afogando numa tempestade.

Ralph é um personagem incômodo, tedioso, unilateral e unidemensional, pois ao contrário de Caris ele não tem nenhuma nuance. Ele é cruel e sádico sem nenhuma motivação, você não sente qualquer empatia por ele e parece ser o personagem favorito do autor. É estranho que Follet diga muitas vezes que Ralph é burro mas tudo que Ralph faz dá certo, se ele passar numa fonte de moedas, as moedas saem da água voando para sua bolsa. Ralph é MAU com todas as letras e ele é escandalosamente beneficiado por sua maldade. Toda pessoa por mais má que seja tem alguma motivação, alguma razão que o tendenciou a maldade, alguma explicação por mais distorcida que seja. Não há momentos de aparente bondade em Ralph, ele é um estuprador contumaz, você vai perder a conta de quantos estupros brutais ele vai cometer, quanto mais a vitima sente nojo e se debate mas ele sente satisfação. Serão inúmeros assasinatos sem qualquer motivo. Ler os capítulos de Ralph são um martírio porque ao contrário de Gwenda, Ralph sempre é beneficiado por suas maldades se o mar pegasse fogo em Kingsbridge os peixes apareceriam fritos em um fino banquete para Ralph. Parece que na Inglaterra tudo de bom que pode acontecer acontece com Ralph. Fiquei surpreso dele não terminar como rei da Inglaterra. Não é um vilão bem construído como Godwyn que você ama e odeia no livro. Além do mais você consegue entender Godwyn mesmo sem concordar com os meios que ele usa para alcançar seus objetivos. O que é estranho é que todos os personagens do livro sofrem de verdade praticamente o livro todo, exceto Ralph. Além disso, o autor se recusa a narrar qualquer evento de sofrimento dele, qualquer desconforto de Ralph é citado muito brevemente e claro, no passado. Parece que nada o aborrece por mais de 5 minutos. Nunca, eu digo NUNCA no livro todo veremos ele sofrer de fato. Fora a fixação que o autor tem no capanga dele Alan, que sempre é citado com sobrenome, como se houvesse outro Alan. Além disso, ele tem um final absolutamente broxante. O fim dele é digno da oitava temporada de Game of Thrones, simplesmente patética. Eu esperava mais do desfecho de Ralph, pois o autor é muito criativo, e o final dele foi absolutamente sem graça. Pela narrativa de Ralph o mal compensa e compensa muito.

Merthin
Esse é outro personagem fácil de gostar: um "mocinho" clássico. Ele é inteligente, esforçado e sempre bem intencionado. A justiça de Merthin é um pouco distorcida, pois ele sempre passa a mão pela cabeça de Ralph. Além disso para ele a regra é injusta se aplicada a ele e a alguém que ele goste, mas se for em outra pessoa tudo bem. Todos pedem ajuda a Merthin mas ele nunca consegue ajudar ninguém. Todas as vezes que ele é acionado sempre parece promissor, mas nunca dá em nada. Apesar disso ele não é nem de longe mal, ele é charmoso, competente e inteligente, muito ágil quando o assunto beneficia a ele mesmo, mas caso seja outra pessoa que precise dele, ele vai beirar a apatia/inercia.

Se você gosta de história estilo novela, com muito sofrimento, você vai amar Mundo sem fim pois vai se ver sofrendo com o que falei anteriormente. E como já disse antes o livro é MUITO BOM!
Em suma,
Gwenda sempre terá uma mente afiada e rápida. Terá a ideia certa na hora certa e por mais que ela se esforce a desgraça achará um jeito de encontra-la, como alguém que lutou muito por uma laranja que na verdade estava podre. Caris vai fazer alguma coisa corajosa e fora da caixa, mas no fim vai se dar mal ou se auto sabotar. Ralph vai fazer alguma maldade, especialmente com mulheres e crianças, vai estuprar e matar por puro sadismo e sairá não apenas totalmente impune como ainda receberá algum generoso benefício. Merthin vai se deitar com todas as moças da Inglaterra, ser muito criativo e sofrer sanções de alguém menos inteligente e mais poderoso que ele.
No livro haverá também diversas cenas de sexo mas elas não são jogadas ou forçadas como vi alguém dizer numa resenha, elas se encaixam na história de maneira natural.
Lore 29/03/2022minha estante
Aaaaa me deu um gás para ler mais, e concordo com sua opinião sobre os personagens, pelo pouco que já vi

Karini.Couto 30/03/2022minha estante
Arrasou!

Ary Seldon 24/07/2022minha estante
Fiquei com a pulga atrás da orelha em saber o que aconteceu a personagem Elizabeth, antigo Affair de Menthin e algoz de Caris no convento. Depois que Menthin volta de Florença, sequer é mencionado o caso deles e depois q os monges fogem da peste pela primeira vez, ela aparece pela última vez, jamais é citada na história depois disso, pensei até q havia me distraído ou esquecido q morreu em alguma momento, mas depois busquei até no livro e ela jamais é votada depois, pra uma personagem q foi até importante em alguns momentos da história.

Zorobabel 27/08/2022minha estante
De repente foi embora kkkk

Lore 03/11/2023minha estante
Voltei depois para dizer que não poderia concordar mais. É um livro para você se prender e passar raiva na mesma medida

Renata Rezende 18/07/2022

É muito bom!
Realmente, a parte da construção, das obras, da inovação tecnológica repete muito o que aconteceu no 1° livro, 'Os Pilares da Terra'. O autor também repete a mesma dinâmica amorosa do casal principal. Esses dois detalhes, em algumas vezes, deixam a leitura cansativa. Mas não é nada que se prolongue ou faça desanimar.

O cenário é muito bem desenhado porque o tempo todo a gente consegue ter uma percepção muito clara do lugar onde os personagens estão. E é tudo lindo.

Nesse livro acontece a peste. E é muito o que acabamos de passar com o Covid19. Mesmo drama, mesmas incertezas, tentativa e erro, isolamento social, máscaras, higienização das mãos... muitas mortes, economia enfraquecida.
A semelhança é impressionante.

Agora é recuperar o fôlego e partir para o 3° livro.

Tato 06/02/2023

Maravilhoso
O que falar de Mundo sem fim. É uma continuação maravilhosa de "os pilares da terra", claro que não chega aos pés do primeiro livro, mas o que temos aqui é fantástico.
Terminei o livro em 1 mês.
O livro é cheio de reviravoltas impressionantes. Você sente ódio e amor pelos personagem, é um grande novelão que quando chega o horário de ler vc pega o livro e fala "deixa eu ver onde deixei Carris e Mertin" e segue a historia a partir daí.
O livro também faz leves referencias aos personagens anteriores, você finda vendo Jack em Mertin, Tom em Caris e por ai vai...
O livro é fantástico!

Cintia295 21/06/2022

Gostei mais de Pilares da Terra porém não tirei em nada o mérito desse livro que é perfeito, os personagens são incríveis, você ama, odeia, torce, da raiva de suas escolhas, depois quer entrar no livro e salvar alguns, matar outros kkkkk.
Escrita impecável, fluída, apesar que achei esse livro mais pesado, com cenas mais torturantes e sexual.

Silver Se7e 15/08/2010

RECOMENDO
O livro foi perfeito, assim como seu predecessor, Os Pilares da Terra.

Ele começa com quatro crianças presenciando um assassinato e segue por mais de meio século no cenário do priorado de Kingsbridge, tristezas e felicidades são muitas.

A história desses quatro personagens têm um magnetismo muito forte, é difícil largar o livro, é difícil conter as muitas emoções que ele proporciona. Os vilões são magníficos, ainda mais porque os três grandes vilões da trama são parentes muito próximos dos protagonistas, isso torna sua maldade muito maior. Outro detalhe importante que deve ser lembrado é a raça, a fibra e a inteligência das mulheres dessa história, muito admirável mesmo. Os homens não ficam atrás, têm ambições boas e ruins, e ambas são grandes ambições e suas lutas para alcançá-las são magníficas.

Fiquei muito ligado com os mocinhos, mas também, um pouco, com os vilões, já que acompanhei a vida de todos desde o começo.

O melhor das tragédias, alegrias, amor e intrigas resumem o que será encontrado nessas páginas.

O final é espetacular, não poderia ser melhor. O ruim do livro é que só durou 950 páginas. Vou sentir muitas saudades de cada personagem.

Marilia 29/06/2021

Mais uma obra prima do Ken
A história é bem completa, gosto que não é muito descritivo, com uma trama bem envolvente.
Não dou 5/5 pois acho q esse livro dele desenvolveu mais o romance do que o contexto histórico.

Victoria Ogando 05/08/2020

Uma "continuação"....
Mundo sem fim pode ser classificada como uma "continuação" do livro Pilares da Terra, sem ser realmente uma continuação do mesmo. Já que Pilares da terra não necessitaria de uma. Um livro independe do outro para ser lido. Neste livro segue mais um capitulo de Kingsbridge, 2 séculos depois da historia de Pilares da terra, mostra a ascensão do priorado e de uma certa forma a "queda" durante a peste que assolou a Europa entre 1340 e 1353... As histórias paralelas são bem tramadas nesse livro e os envolvimentos entre os personagens são bem desenvolvidos. Mostra o que alguns personagens são capazes de fazer (entre coisas boas e ruins apesar da grande maioria pode ser classificada como ruim) para consegui chegar aonde pretende estar.

Nanda 13/07/2014

E o "Mundo sem Fim" acaba
Confesso que eu pensava que não conseguiria terminar de ler este livro de 941 páginas em pouco tempo, muito pelo contrário, que eu iria passar a eternidade com ele, nunca chegando a enfrentá-lo de fato. Porém, o oposto ocorreu. Aproveitei as férias e encarei esta incrível narração que é Mundo sem Fim.

Encantei-me com a história. Desde o princípio até a última página. Pensei que fosse ficar entediada com os detalhes que eu já sabia que havia escritos por Ken Follett. Mas percebi que são justamente esses detalhes que fazem o livro se tornar real em minha mente.

O autor não focou em apenas um ou dois personagens, mas sim em um condado inteiro. Cada fato retratado foi de muita importância, chegando a um ponto onde muitos deles se interligavam a outro posterior.

Merthin, Caris, Ralph, Gwenda e tantos outros, desde a infância, crescendo na medida em que meus olhos vão percorrendo as páginas, vendo tudo e todos mudarem.

Merthin, um cara inteligente, que desde criança já tinha a habilidade para a carpintaria, conseguindo seu espaço, ao longo do tempo, no meio social; apaixonado por uma só mulher, Caris. Ela, que o conquistou por sua determinação, esperteza, que não se deixava levar tão facilmente. O que esses dois não passaram juntos?? Enfrentaram o céu e a terra para conseguirem ter uma vida normal um ao lado do outro.

Gwenda... pobre Gwenda. O que falar da mulher que tanto batalhou por algo melhor, que tentou e nunca desistiu?? Mesmo em uma vida cheia de complicações e problemas que nunca pareciam ter fim, ela procurava um caminho, fazia de tudo para proteger aqueles a quem amava e a si mesma.

Ralph. Mesmo quando menino, já possuía os traços de um sanguinário. Um rapaz ambicioso, valente, que passava dos limites para satisfazer seus desejos. Apesar de em diversos momentos emergir uma sensação de raiva pelos atos por ele cometidos, acho que tive pena dele por ser quem era. Poderia ter sido alguém diferente, com um bom coração.

Godwyn. Diferentemente de Ralph, o outro vilão de Mundo sem Fim, embora fosse um devoto da Igreja, utilizava-se de estratégias bem elaboradas para conquistar o que queria.

Philemon, Thomas, Annet, Elfric, Phillippa, Petranilla, Wulfric, e tantos outros, fizeram com que essa história se tornasse mais fantástica ainda. Gostaria de poder falar um pouco sobre cada um, mas acho que isso seria impossível sem dar alguns bons spoilers (rsrs).

Com certeza foi um dos melhores livros que eu já li, é daquele tipo de livro que quando terminamos, ficamos com aquela sensação de vazio, como se uma parte de você fosse embora. Espero poder desfrutar de outros romances de Ken Follett, e me aventurar quem sabe em um novo mundo sem fim.

stsluciano 11/07/2009

Narrativa envolvente (mas pega pesado na "anatomia")
Mundo sem Fim abrange um período de 34 anos: de 1º de novembro de 1327 à novembro de 1361, nas vidas de Caris Whooler, Merthin Fitzgerald, Ralph Fitzgerald e Gwenda Wighleigh – descendentes dos personagens do livro de maior sucesso do escritor, Os Pilares da Terra – que se conhecem durante a Feira do Velocino de 1327, e a partir de então têm suas vidas entrelaçadas depois de presenciarem uma perseguição a um cavaleiro. Os acontecimentos daquele ano, mais precisamente os ocorridos durante na Feira do Velocino, traça o futuro dos quatro, de forma trágica, tanto para a menina rica Caris Whooler, quanto para os filhos de um Lord em desgraça, Merthin e Ralph Fitzgerald. O livro relata a vida em um dos maiores vilarejos da Inglaterra naquele tempo, Kingsbridge, em como a sociedade tinha de ser subserviente ao clero, aos nobres, assim como as mulheres aos homens. Não há justiça aparente, e quem se atreve a buscá-la sofre as consequências das sanções impostas por lordes rancorosos e padres sem escrúpulos.

Não se pode negar que seja cativante, pois é. Acompanhar a vida dos quatro personagens principais e as transformações pelas quais passam ao longo da narrativa é fascinante, uma luta é desbravada a cada momento, e existem inimigos muitas vezes maiores que os próprios personagens, nas figuras mais improváveis, como o próprio orgulho, o medo, um pai, um tio ou as injustas leis. A vida não é fácil na Inglaterra do século XIV.

Por falar na narrativa, uma coisa que me incomodou um pouco foi o realismo, não sei se esse é o estilo de Follett, mas creio que nada se acrescenta num livro ao se descrever cenas de nudez ou sexo claramente e com um vocabulário um tanto quanto franco. Não era o que eu esperava encontrar num romance histórico, mas o fato me fez lembrar de um livro de Raymond Chandler – não me lembro o título no momento – onde Philip Marlowe cuidava de um escritor de romances históricos classificado por ele como baratos, daqueles com milhares de páginas, cenas de sexo explícito e vendidos a um preço baixo. Sinto muito Follett, seu livro se encaixa na descrição, apesar de eu ter gostado da obra como um todo.

Anna 28/01/2011minha estante
Concordo plenamente. O livro tem seus bons momentos, mas as cenas de sexo são um tanto chulas, com descrições escatológicas que empobreceram a obra!

stsluciano 29/01/2011minha estante
Anna,

É bem por aí. Sem as cenas de sexo - que me fazem pensar que Follet tem algum problema quanto a isso - o livro seria 5 estrelas.

Leprechaun 03/06/2011minha estante
Vejo que muita gente concorda com isso. De certa forma incomodou muita gente, me incluo neste grupo. Ele pode ter algum problema com isso, mas talvez seja pelo simples fato de atingir o leitor, por mais que talvez tenha sido desagradável. Pelo menos espero que seja por ai, mas que ele diminua isso nos livros futuros.

stsluciano 03/06/2011minha estante
Leprechaun,

Concordo com você. Pode ser uma tática para atingir o leitor - com uma bofetada, rs - e funciona, pois incomoda grande parte de seus leitores. O que é uma pena: a trama em si é ótima, e passaria ainda melhor sem esses percalços.

Leonardo Zanon 11/12/2012minha estante
Quando li as resenhas aqui no skoob antes de ler o livro, pensei que o livro descrevia cenas eróticas muito fortes, porém acho isso um comentário exagerado. Não acho que isso seja relevante numa obra tão bem escrita, achei as descrições das cenas de sexo super normais, reais apenas.

Bianca 10/05/2020

Eu absolutamente amei esse livro. A história é cheia de reviravoltas, e os personagens me cativaram de uma forma absurda. Conta a história de cinco personagens que vivem na Baixa Idade Média e como a vida deles vai se desenrolando com os mais diversos acontecimentos. Me fez torcer por alguns personagens, vibrar quando tudo dava errado para outros, virar noites lendo porque precisava saber o que acontecia mais pra frente. Na minha opinião, o livro é perfeito, a história é escrita com maestria e se encaixa perfeitamente no final.

Gus 29/09/2020

Frases reflexivas
"Na verdade você não quer que eu avance muito depressa para não o ultrapassar. E não quer que eu deixe a cidade pana não perder o controle que tem sobre mim, pensou Godwyn, num relance de percepção."

"- O que pretende fazer?
- Confiar em Deus.
- Aqueles que confiam em Deus e plantam uma semente, podem ter uma colheita abundante. Mas você não está plantando a semente."

"Ele é capaz de fazer qualquer coisa. Não tem escrúpulos, não tem moral. Meu pai tinha um associado que estava sempre disposto a fazer o trabalho sujo: criar boatos, espalhar intrigas venenosas, fomentar discórdias. Homens assim podem ser valiosos."

"Como faria com um cachorro feroz que atava os intrusos. Ele é perigoso, mas vale a pena."

"Thomas é um homem com um segredo. E um segredo é sempre uma fraqueza."

"Uma mulher não exigiria que o assunto fosse resolvido hoje, ainda mais quando todos sabem que a decisão não seria final. Ela não arriscaria um não pela chance de um talvez."

"Mas não queria as coisas que acompanhavam o casamento. Queria um amante, não um amo; queria viver com ele, não dedicar a vida a ele."

"O pior negociador do mundo é o homem que acredita que é esperto."

"Ela não sabia por que fizera isso: a intuição a orientava e resolveu segui-la, para o bem ou para mal."

"Não nasci para ser feliz. Mas ajudo as pessoas, ganho a vida e sou livre."

"Você tirou o poder de tomar minhas decisões. Tratou-me como seu pai a tratava, como uma coisa a ser controlada, não como uma pessoa. Não importa se estou certo ou errado. O que importa é que cabe a mim decidir, não a você. Mas não pode perceber isso, assim como seu pai também não percebeu o que tirou de você quando a vendeu."

"É como a causa fraqueza na nave sul; Se você não pode ver, talvez esteja provocando um desgaste invisível... e você não saberá até que tudo desabe à sua volta."

"Era espantoso, pensou Caris, como a verdade podia ser apenas um pouco distorcida para parecer sinistra. Ela sabia o que havia realmente acontecido. Merthin não partilhava sentimento com outra. Mas um encantamento satânico dava uma história muito melhor."

Silvia 09/03/2022

Leiam...
Ken Follet mais uma vez nos entorpece com sua narrativa. Continuação do livro Pilares da Terra. Imperdível