Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim Ken Follett

Resenhas - Mundo Sem Fim

Fred Zanitti 16/03/2022

200 anos depois...
A história desse livro se passa 200 anos depois de "Os pilares da terra". Aqui acompanhamos
o desenvolvimento de Kingsbridge, até então a maior cidade da Inglaterra. Algumas referências aos personagens do livro anterior são mencionadas, especialmente a Jack Builder e ao prior Philip que foram os principais responsáveis pela construção da imponente catedral da cidade. Na época, a importância da cidade estava diretamente ligada ao tamanho da catedral nela existente. O Mundo sem Fim aborda o progresso da cidade, as feiras de comércio e a prosperidade do priorado, agora contando com um anexo para as freiras também. A história se passa num período em que o mundo foi assolado pela peste-negra e esse episódio trouxe vários questionamentos ao povo, principalmente no que dizia respeito aos métodos nada convencionais que os "médicos" utilizavam para curar os pacientes. Tudo ainda girava em torno da igreja, o poder dos monges, priores, bispos e arcebispos era absurdo. E nesse meio, como não poderia deixar de ser, a ganância, corrupção e injustiça eram os pilares dos líderes. Apesar disso, Kingsbrige prospera, especialmente graças a dois personagens fundamentais: Caris e Marthin. Caris foi uma visionária que conseguiu, entre outras coisas, fazer com que Kingsbridge fosse autossuficiente para produzir o escarlate, um tipo de tinta que antes só era possível conseguir importando da Itália. Marthin, da mesma linhagem de ótimos construtores como fora Jack e Tom Builder anteriormente. Como seus antecessores, Marthin foi hostilizado e ridicularizado por não ser o "queridinho" do priorado, enfrentou várias dificuldades até conseguir fazer com que suas ideias fossem levadas a sério e o povo constatasse que ele realmente era um mestre construtor. Depois de muitas batalhas vencidas, depois de passado o terrível período da peste as conquistas vieram e Kingsbridge pode respirar um pouco e continuar seu avanço ao progresso.

O livro nos traz o mesmo enriquecimento histórico do primeiro, e é incrível a riqueza de detalhes que o autor nos submete. Nem preciso dizer que recomendo a leitura, pois se leu o primeiro livro, com certeza o interesse pelos livros subsequentes só aumenta. Espetacular.

Josimar.Nunes 04/02/2020

null
Tão bom quanto Pilares da Terra, Mundo Sem Fim, volta a Kingsbridge e traz os personagens descendentes da primeira história, conflitos entre a igreja e a nobreza são mostrados novamente, além de eventos históricos como a Peste Negra e a Guerra dos 100 anos.

Wagneroliveirrah 29/03/2023

Livro Maravilhoso
Acabei de me dar conta de que não havia deixado minhas impressões sobre esta obra. Havia lido Os Pilares da Terra e ficara maravilhado com a narrativa do autor. Você se transporta para a época e consegue visualizar muito bem os cenários descritos. Obviamente a expectativa pela leitura da continuação da saga não seria pequena e Ken Follett não decepcionou: QUE LIVRÂO DA P....!!!! Maravilhoso mesmo. Não tem como não se envolver na leitura; este livro tem quase 1000 páginas e eu o devorei em cerca de 12 dias, de tão envolvente que a estória é. Vale a pena ler!!!!!!!!

Maitê Kp 30/03/2021

Duologia
Achei o segundo livro bom... cheio de reviravoltas. E o final não poderia ser diferente.

@Umpouquinhodemim 12/04/2023

Maravilhoso
Mas que livraço, mais uma vez fui arrebatada pela escrita do Ken, eu tive a sensação de fazer parte do cenário e ser amiga dos personagens, um calhamaço de quase 1000 páginas que nem sente a leitura,(embora eu demorei um pouquinho a mais, porque degustei essa leitura), um livro cheio de fortes emoções, envolvente, personagens bem construídos, com reviravoltas incríveis, guerra, paixão, conflitos familiares e com um final merecido para cada personagem.

LuisIV 24/09/2021

Como irei descrever essa experiência?
Simplesmente incrível!! Encontramos muitas das características de Pilares da terra aqui. Intrigas intermináveis, paixões indestrutíveis e é claro, uma baita história.

É um dos poucos escritores que conheço que tem a capacidade de criar um mundo tão vivo e visceral com tantos personagens e personalidades.

Não sei mais oq dizer, só LEIAM

Fábio Valeta 19/02/2020

O século XIV (1301-1400) foi um período bastante conturbado para a História Europeia. O período ficou conhecido por vários anos seguidos de colheitas abaixo do esperado, provocando fome. A guerra dos Cem anos (1337-1453) entre a Inglaterra e a França arrastou outros países em sua disputa e para piorar, uma doença desconhecida passou de forma avassaladora por todo o continente. Conhecida como Peste Negra, apenas ela foi responsável pela morte aproximada de 1/3 da população europeia. A Fome e a Guerra provocaram ainda mais mortandade.

E quando se junta FOME, PESTE, GUERRA, provocando MORTE, boa parte da população religiosa tinha absoluta certeza de que os Quatro Cavaleiros do Apocalipse eram o princípio do fim do mundo.

É nesse período conturbado que se desenrola a História de “Mundo sem Fim”, continuação de outro romance do autor: o excelente “Pilares da Terra”. O Follett usa do mesmo terreno, a fictícia cidade de Kingsbridge (de acordo com o autor, existem várias vilas inglesas com o mesmo nome, mas que ele não descreveu nenhuma em particular), para narrar a história de 04 crianças que presenciam um crime, e como suas vidas se desenrolaram pelo período de mais de três décadas após esse fato.

Enquanto em Pilares é mostrado a construção de uma grande Catedral e consequentemente o surgimento de uma cidade ao redor dela, aqui temos uma Kingsbridge em clara decadência. Sua orgulhosa Catedral possui grandes rachaduras e parte dela corre o risco de desabar, sua ponte é precária e pequena, e o comércio está diminuindo a olhos vistos. Sua liderança tem pouca visão para resolver os problemas da cidade, fazendo com que um sentimento de nostalgia em relação a um passado grandioso vez ou outra apareça (dando ao autor a possibilidade de citar nomes como Phillip e Jack Builder, protagonistas do livro anterior, e mortos já há duzentos anos).

A partir das 04 crianças protagonistas, somos apresentados às classes sociais do período: Burguesia, Artesãos, Nobres e Servos. E presenciamos os conflitos de poder em uma sociedade em plena transformação. Apesar do período ser considerado como “Medieval”, a sociedade inglesa mudava rapidamente, seja devido aos servos que buscavam melhores condições de vida, seja a burguesia que não queria mais a intromissão da igreja e da nobreza em seus negócios. E é justamente essa transformação que é o foco de Follett ao narrar a história.

Enquanto em Pilares da Terra o ponto focal da trama era em torno da construção da Catedral e os mistérios envolvendo uma obscura execução, Mundo Sem Fim não possui exatamente uma trama norteadora. Existe um mistério, assim como no livro anterior, mas ele é bem menos importante. E a trama se move lentamente à medida que seus personagens crescem, se apaixonam, brigam, prosperam ou vão à ruína. Sempre misturando os acontecimentos fictícios com a História Inglesa.

Esse é o segundo livro do autor que leio, e sua capacidade em criar uma grande obra é repetida aqui. Mundo sem Fim é um livro enorme, tanto devido ao tamanho, com suas 1100 páginas, quanto pelo poder de sua narrativa.

Uma leitura altamente recomendada. "Coluna de Fogo", que continua a história de Kingsbridge no século XVI será minha próxima leitura.

Manezera 04/07/2021

Uma sequência que faz juz a Pilares da Terra
Nesse segundo volume retornamos ao condado de Shiring, mais precisamente a cidade de Kingsbridge, 200 anos após o primeiro volume da trilogia.

A história acompanha os descendentes de Jack e Aliena, Merthin e Ralf, cujo a família passa por dificuldades devido a perda do cargo de Conde, passando dificuldades para sustentar a família. Por isso, são obrigados a morar de favor no Priorado.

Lá, eles conhecem Caris, Gwenda e Thomas, aos quais a vida seguirá entrelaçada durante toda história.

@solitude_e_books 24/03/2020

Nunca Spoiler...@solitude_e_books
Mesmo não estando num bom momento pra poder escrever resenha, não poderia deixar de registrar minhas impressões sobre este livro, até porque essa foi até então a melhor leitura do ano.
Mundo sem fim vai se passar 200 anos após Pilares da terra sendo assim uma continuação, essa história se passa na Inglaterra do século XIX onde quatro crianças presenciam na floresta uma batalha pela sobrevivência, onde um cavaleiro entra em batalha contra seus perseguidores, após este combate sanguinário o cavaleiro enterra uma carta que contém um perigoso segredo que pode mudar o rumo da história.
O que me deixa mais fascinado com a narrativa do Follett é como ele consegue em um livro mesmo que seja um calhamaço, narrar a vida inteira de seus personagens passando por cada etapa até sua velhice e morte, é algo que beira a perfeição.

Amigos leiam Pilares da terra e Mundo sem fim pois estes livros trazem histórias maravilhosas com personagens cativantes que sem dúvidas te deixarão com saudades.

Bianca.Vemdrame 28/11/2021

Um dos melhores romances épicos!
A história se passa na Idade Média e é uma continuação de Os Pilares da Terra. Narrado com riqueza de detalhes, é impossível não perceber que o autor fez uma pesquisa bem aprofundada para escrever este livro. Algumas partes se tornam bastantes chocantes, e o enigma apresentado no início prende o leitor até o final. Maravilhoso!!
Paulo Henrique 28/11/2021minha estante
A saga toda de Kingsbridge é fantástica. Não deixe de ler "Coluna de Fogo" e "O Crepúsculo e a Aurora"!

Bianca.Vemdrame 28/11/2021minha estante
Próximas aquisições então. Obrigada pela dica Paulo Henrique!!

baby targaryen 11/04/2023

Mundo sem fim
Esse livro se passa 200 anos depois dos acontecimentos de os pilares da terra. Quatro crianças presenciam um conflito entre soldados na floresta e tem que manter segredo sobre o que viram. Duas delas se apaixonam, porém muitos conflitos e intrigas ocorrem durante suas vidas e a chegada da peste muda muitas coisas.
Mais uma vez aqui o Ken Follett consegue me deixar impressionada com a história, a escrita desse cara é simplesmente maravilhosa.
Eu tenho a vaga impressão de que esses livros sobre a cidade de Kingsbrigde nunca mais sairão da minha mente, e sou grata por isso antecipadamente.

Ruth Mello 19/03/2012

Saudade...
Esse é o tipo de livro que quando você termina de ler, sente saudades dos personagens.

Bem... Caris é minha personagem preferida, Merthin e Gwenda vêm em seguida e ao decorrer da leitura temi pela vida de cada um desses personagens e lamentei cada escolha errada que eles tomaram. Enfim... me vi devorando esse livro enorme, em pouquíssimo tempo, pois achei que leria em 1 mês ou mais!!!

A realidade cruel da Era em que se passa o livro, é um tanto chocante as vezes, mas é um livro fascinante. A crueldade existente no clero, a perseguição de mulheres acusadas de bruxaria por simplesmente serem inteligêntes, e a luta pelo poder acima de qualquer coisa, são revoltantes, e só de pensar que na Era medieval com certeza aconteceram coisas bem piores do que nessa história, me dá arrepios!

Mas o livro é excelente! Recomendo!

André 12/11/2012minha estante
Oi Ruth!

A Caris também é minha preferida, embora eu tenha tido vontade de esganar ela por algumas escolhas NÉ.

Boa resenha! Eu também escrevi uma (bem longa na verdade...) Caso leia e quiser conversar sobre o livro estou aqui.

@ALeituradeHoje 29/09/2017

Um prazer indescritível
Uma das coisas que me encanta nos livros é o poder que eles tem de me transportar para outro mundo, outro ambiente, outra vida. E nesse poder, alguns possuem mais força para esse “teletransporte” do que outros.
Um livro que me desliga completamente da realidade e faz meu coração acompanhar cada caminho dos personagens, me fazendo trancar a respiração, sentir o coração com aceleração alterada , é um livro que vai para a minha lista do “Supers”.
Mundo Sem Fim, é um desses livros. Ken Follet, para mim pela segunda vez, mostrou como é um escritor magnífico, com o dom para criar histórias emocionantes e envolventes. 150 anos após o desenrolar de Os Pilares da Terra, o escritor me apresenta aos descendentes dos personagens que tanto me cativaram no livro anterior. E foi capaz de me fazer amá-los e senti-los como da outra vez.
Os Pilares da Terra se passam no período histórico conhecido como A Anarquia, e O mundo sem Fim se passa durante a Guerra dos Cem Anos. E é um dos brilhantismos de Follet: Pegar momentos históricos e apresentar um historia paralela. A “contação” da história é tão importante quanto o momento famoso. É como se ele dissesse: Sabe todos aqueles acontecimentos importantes que o mundo estudou, que conhecemos ou já ouvimos falar? Pois é. Alem deles, as pessoas viviam. As pessoas “sem importância” existiram. Elas viveram, construíram, criaram, sofreram, nasceram e morreram.
Este livro, assim como Os Pilares, se passa em um período longo de anos, nos sendo permitido acompanhar a vida dos personagens. Como ganharam e perderam durante suas vidas. Elas são descritas em linhas cativantes e apaixonantes. Nada do que se possa escrever em uma resenha seria justa (opinião de quem amou, claro). O ideal é ler. Ler vai te transporta. Ler vai te fazer entender.
E termino claro, com um sentimento/descrição/expressão que me acompanhou nessa leitura: Ken Follet, seu lindo!!!
Wagner 30/09/2017minha estante
Excelente.

Vivi.Montarde 06/01/2020

Uma obra-prima!
Que livro!!!!! Incrível!!!!
Um dos melhores livros que li na vida. Ele tem 944 páginas, é enorme, mas cada página lida vale a pena.

Follett foi brilhante e fui totalmente envolvida pela história. Me senti em plena Idade Média enfrentando a peste negra rsrs

Amei a Caris, seu pai Edmund, a amiga Gwenda e o cavaleiro/monge Thomas. Mas o grande nome da história é mesmo Caris. Follett sabe como criar uma protagonista feminina forte. Só lembrar tb da Aliena de Pilares. Aliás esse livro é o segundo da trilogia. O primeiro é Pilares da Terra, igualmente maravilhoso. Em Mundo sem fim a história se passa 200 anos depois com os descendentes de Pilares da Terra.

Leia, leia, leia.
Janaina Edwiges 07/01/2020minha estante
Que bom que foi uma leitura prazerosa! Começou o ano com o pé direito nas leituras, amiga :)

Vivi.Montarde 07/01/2020minha estante
Verdade, Jana! Comecei bem o ano né :)
Esse livro é maravilhoso!