Meu Coração e Outros Buracos Negros

Meu Coração e Outros Buracos Negros Jasmine Warga

Resenhas - Meu Coração e Outros Buracos Negros

pajeujulia 15/04/2024

De fato foi uma ótima escolha ouvir Joji lendo esse livro.

Muito obrigada Alice por me indicar esse livro, eu gostei muito.

me identifico com umas coisas, prefiro nao comentar

Mips 26/03/2024

Um bom livro sobre suicidiO e depressão
Gostei bastante do livro, tem uma premissa muito interessante de parceiros de suicidi0, e ver os personagens se desenvolvendo a partir disso, encontrando alguns momentos bons em meio a sua tristeza avassaldora foi muito bom.

Retrata de uma maneira bem vívida a depressão e tudo que ela causa, Aysel a descreve como uma "lesma preta".

Minha única crítica é que por o livro tratar de um tema bastante sério, gostaria de que algumas coisas tivessem sido desenvolvidas melhores, da forma como acabou senti que faltou muita coisa.

Mas recomendo a leitura.

kellunt 25/03/2024

Ok
Já esperava pelo final, portanto, a escrita é boa os personagens são ok, mas não são la essas coisas e o trama envolveu o pai, porém, não teve o desenrolar da cena pai e filha. Além de que, não tinha necessidade de formar casal no livro, já que, eles não tem a química construída o suficiente.

Maria20991 23/03/2024

Meu Coração e Outros Buracos Negros
Que livro lindoooo!!
Além de tratar sobre um tema super importante e que merece atenção, o livro tem uma história bem fluida. Os personagens são bem construídos e suas relações também.
É um livro bem bom de ler e passa uma mensagem muito importante

sbryx 21/02/2024

Tenho muito a falar sobre esse livro...
Eu estava com baixas expectativas com esse livro pois li as resenhas e a maioria falava que o livro tratava a depressão dos personagens de forma leviana. Enquanto lia consegui perceber alguns pontos.

Durante o livro a passagem do tempo é clara e por conta disso fica um pouco evidente o quanto as coisas foram rápidas. Em 20 e poucos dias a Aysel se apaixonou por Roman e percebeu que tinha que viver. Na minha concepção é muito pouco tempo, principalmente em questão a continuar a viver. Pois não é com um click que você percebe que a vida vale a pena, é toda uma construção para perceber que apesar de toda dificuldade e m*rda a vida ainda é boa.

E isso leva a entender que a Aysel não tinha depressão e sim que era somente uma garota triste que se limitou a ver o mundo somente por uma perspectiva muito limitada sobre as coisas. E quem realmente tinha depressão, que é o Roman, a autora não deu a devida atenção para os sentimentos dele, para como ele lidava com a dor dele. O tanto que eu queria um pov dele explicando como ele sentia felicidade ao ver a Aysel feliz mas que esse sentimento não durava, é enlouquecedor.

Mais um ponto negativo sobre o livro é em questão as pontas soltas que ficaram. Quando o livro acabou eu fiquei ?????? pois não mostrou quando o Roman recebe alta do hospital e como ele vai lidar com isso. Eu gostaria de saber a reação dos pais do Roman quando descobrissem como os dois se conheceram. Queria muito ver a Aysel vendo o pai dela e sarando essa ferida. Queria que tivesse se aprofudado mais em relação a mãe da Aysel, pois eu senti que ela é uma mulher muito triste e que luta todos os dias contra essa tristeza e a filha dela que poderia entender e ajudar não vê que ela está assim. Queria ver até mais um pouco do relacionamento da Aysel com a Georgia.

Mas a autora para de contar a história desses personagens que são tão envolventes na metade do caminho, quando a história começa a ficar um pouco mais feliz.

Apesar de tudo, e desses pontos negativos que pontuei, vou dar 3 estrelas para esse livro. Os personagens são envolventes, os sentimentos deles não foram tão profundos quanto eu gostaria mas mesmo assim eu consegui entender e me envolver com eles. O plot é bom apesar do tempo ser muito curto e o final ficar a desejar.

Viviane 19/02/2024

Este livro veio até mim por meio de um projeto com vários outros amigos e quando recebi achei que não iria achar bom porém achei bem interessante o tema .

Jamille.Segantini 19/02/2024

Bom, porém não é um livro incrível.
O que mais me chamou atenção foi nesse livro, foi o título, mas ao decorrer da leitura, me vi diversas vezes entendendo e finalmente conseguindo conectar o que sentia/sinto, nas palavras da autora.
Não vou mais escrever pq tô real bem cansada, mas o livro vale a pena, não é ruim, porém traz algo mais infantil nas palavras e construções.

Dynne 14/02/2024

A mente é uma estrutura muito poderosa
Li esse livro por indicação da minha irmã, e confesso que fui com bastante desconfiança se gostaria mesmo, mas ao finalizar a leitura a primeira coisa que fiz foi agradecê-la pela indicação.

A autora traz personagens muito realistas no quesito de enxergar as coisas pela lente da depressão em que "a vida perdeu o brilho e nada mais motiva a continuar" e em nenhum momento ela romantiza suas ideias e falas.

A leitura é super rápida, a escrita é simples o que faz com que o livro não seja enfadonho ou cansativo de ler. O que, pra mim, é um ótimo ponto de equilibrio já que a história fala tanto de assuntos pesados e móbidos.

E a mensagem que fica quando vc terminar a leitura e percebe que a sua mente pode ser a sua melhor amiga ou a sua pior inimiga é de certa forma reconfortante, prq dá pra ver que nada é imutável, tudo pode se transformar e melhorar.

Sofia 09/01/2024

Surpreendente
Quando comecei a ler não achei que fosse gostar tanto da história quanto gostei. O livro é curto, li em umas 4h e valeu cada segundo. Me emocionei bastante com a história, queria esquecer que acabei de ler só pra ler novamente kkk amei muito.

theyas 03/01/2024

Honesta reação durante a leitura: choro choro CHORO

A história é a seguinte: Aysel tem vontade de morrer. Ela é só um borrão na existência. Ela parece decidida a morrer de fato, só não quer fazer sozinha. E quando entra em um site de suicídio ela conhece RobôCongelado, ou melhor Roman. E é claro, como se fosse uma festa, eles marcam um dia para por um fim nas suas vidas miseráveis.
Mas sabe quando você conhece alguém e de repente sua perspectiva muda? Aysel percebe que se sente mais leve, mais feliz. Sair com Roman não é tão ruim assim, não é?
Quanto mais próximo o dia fica, mais insuportável fica a ideia do suicídio em si.

Conforme a leitura fluía, eu não soube o que exatamente esperar. Eu chorei bastante, é um fato. É um livro que pesou para mim.
Lembrando, que nem sempre, só porque uma pessoa chora, outros leitores vão chorar também, ok?
Eu gostei que tudo foi retratado da forma que é. A depressão da Aysel é séria, e apesar de ela se sentir feliz em determinados momentos, ela continua com aquele sentimento horrível a corroendo. A escrita é simples e combina perfeitamente com a premissa dada.

Só tem uma pequena falha. Entendo que o foco não é extremamente na Aysel e sim, na situação vivida ali. Mas o pai dela desempenha um papel importante na formação da "lesma" dela e eu queria um aprofundamento nisso.
Tirando isso tudo certo!!

Eu também gostei demais quando a autora conta que o livro foi inspirado em um sentimento que ela teve após perder uma amiga.

Sim, eu recomendo mesmo.
?????+?

música: born to die e bored?

Wania Cris 18/12/2023

Raso que só...
Leitura de um projeto coletivo, iniciei o livro sem buscar qualquer informação sobre ele, aceitando o que ele quisesse me entregar. Uma pena que ele não tenha me entregado muita coisa...

A protagonista Aysel é egocêntrica e trata toda a questão que a envolve como sendo algo sobre ela, o que não é. É como se ela quisesse assumir o protagonismo do pai e isso a faz irritante. Logo no início do livro ela conhece Roman, que sofre do mesmo mal que ela, acha que tudo é sobre ele...

Achei a estória do Roman triste, mas não a ponto de justificar suas intenções. Aysel também estava mais perdida que comprometida e talvez por isso tenha se "recuperado" tão fácil assim (um abraço e pronto, a lesma preta se foi), o que só me confirma que faltou terapia e ocupação pra esses dois.

Achei uma narrativa simples demais, soluções fáceis demais, estória rasa demais e por isso terminei apenas com a boa sensação de concluir um livro numa maré ruim de leituras...

A tradução foi feita por Petê Rissati e não creio que ele pudesse fazer muita coisa pra salvar a obra.

Pra quem busca uma leitura que seja funcional, há coisas melhores por aí.