Before I Fall

Resenhas - Before I Fall

Sofia139 29/08/2022

A perfeição pura!
O livro é tão poético!
Dá tanta vontade de chorar em algumas partes específicas só por ser tão lindo.
Me ensinou tanto
Me identifiquei tanto com a Sam na parte de sentir tudo ao máximo!
Leiam!
Favorito!

Camis 26/02/2021

Chorei horrores, a história é linda, passa uma lição muito importante sobre a vida. É um dos meus livros favoritos!

Bitinha 07/04/2012

Juro que já comecei essa resenha três vezes e apaguei três vezes... Não consigo embromar um início da resenha pra dizer o quão incrível esse livro é. Se tornou um dos meus prediletos e estou com vontade de comprar um exemplar pra chamar de meu e reler sempre que me der na telha. Não farei um resumo, pois se torna desnecessário diante a sinopse.

Confissões que tenho a fazer: Confesso que a idéia de reviver o mesmo dia sete vezes me pareceu cansativa, mas muito pelo contrário: foi um dos pontos altos do livro; E confesso também que choro raramente lendo, ou assistindo algo... me lembro de ter chorado apenas no último volume de Jogos Vorazes, mas esse livro me arrancou lágrimas (e olha que eu sou realmente insensível o suficiente para não chorar!); Esse livro superou todas as expectativas que eu tinha pra ele, e garanto que quando crio expectativas, é pra valer!

Meu nariz torceu um pouquinho para Sam no começo pela forma que ela tratava a irmã, os pais e tudo alheio a ela. Mas eu senti uma ligação com o livro de uma forma que conforme Sam ia tomando conta do que aconteceu, ia progredindo, crescendo, me senti crescer junto com ela. Sam teve minha total compreensão durante todo o livro. Várias vezes eu me peguei aflita por perceber que não tinha como ela salvar as coisas que estavam a um fio de serem perdidas, incluindo a sua vida, a vida de outras pessoas e ainda o seu romance.

Não há um final feliz, na verdade, mas foi um fim suficiente ao livro onde as pontas foram amarradas; Quero dizer, mais especificamente, Sam encontrar "paz" no fim ao invés de ter seu "final feliz", foi o suficiente. A história é bem real por mostrar que há feridas que nós mesmos criamos em outras pessoas, ou feridas que essas pessoas carregam consigo que não podem ser curadas, que não podemos curá-las. Depois de ler esse livro, mesmo que soe completamente clichê, (meu Deus, estou a ponto de dizer algo que faz eu me sentir a rainha do clichê dos clichês!), você concordaria em dizer que há tantas e tantas coisas que não sabemos por trás de palavras, atos e das próprias pessoas...

Super recomendo! Minha avaliação pra esse livro é, com certeza, 5 (de 5). A narração é ótima, a forma em que Lauren Oliver expõe os acontecimentos, os sentimentos e constrói os personagens é incomparável!

Natália 29/01/2012

Intenso e Emocionante!!
O que falar de um livro que desperta diversos sentimentos no leitor?!Foi assim que eu me senti ao ler Before I fall de Lauren Oliver, uma mistura de raiva, esperança, emoção e tristeza.

Logo no primeiro capítulo do livro conhecemos a protagonista Samantha Kingston, conhecida por Sam. Ela e suas melhores amigas: Elody, Ally e Lindsay são as típicas garotas populares da escola Thomas Jefferson, que menosprezam e humilham todos que a cercam. Sam é bastante influenciável, superficial, mimada, inconseqüente e arrogante. Por isso a personagem causa certa antipatia no início da leitura, pois suas atitudes e comportamentos provocam angústia e desconforto no leitor. No entanto, quando Sam e as amigas voltam de uma festa organizada por um de seus colegas da escola, elas sofrem um acidente de carro e Samantha acaba morrendo. Só que ela acorda no outro dia e percebe que está revivendo novamente o dia anterior, o dia da sua morte e a partir desse momento a vida dela muda drasticamente.

O livro é contado em sete capítulos, cada um representando o mesmo dia, através do qual Sam tenha a chance de fazer o que é certo. A autora conseguiu fazer com que o livro não se tornasse repetitivo e cansativo, pelo contrário, a cada dia revivido por Sam acontecem novos fatos, que permite ao leitor conhecer mais sobre os personagens e se sentir intimamente ligado a eles.

No decorrer da leitura se torna evidente a evolução da personagem Sam, que deixa de ser uma garota fútil, para se tornar uma pessoa mais humana, que passa a compreender o significado da vida. Ela passa a descobrir o valor de tudo: das escolhas e que cada gesto ou até mesmo uma palavra pode fazer a diferença na vida de outras pessoas, seja de uma forma positiva ou não. A tentativa de Sam de concertar os erros cometidos me comoveu bastante e fez com que eu torcesse muito para que no fim, as coisas dessem certo para ela.

Os personagens Kent McFuller e Juliet Sykes são essenciais na transformação de Sam como pessoa e contribuem ,também, para que a história se torne mais interessante e emocionante. Kent é um personagem lindo, atencioso, responsável e apaixonado por Sam desde que eles eram crianças. As cenas dele e de Sam são perfeitas, sobretudo quando ela passa a enxergar além do visível e percebe a pessoa incrível que ele é.

Before I fall traz várias frases marcantes, que provocam intensa reflexão sobre a nossa vida e sobre nós mesmos. Lauren Oliver nos leva a compreender a conseqüência das nossas atitudes e o valor que as palavras têm na vida do outro. Por isso procure não julgar os personagens no início da leitura e dê uma chance ao livro, porque quando você terminar de lê-lo, tenho certeza, que tirará algum aprendizado dessa história e aprenderá a não desperdiçar as oportunidades que a vida nos dá, porque nem sempre temos uma segunda chance.

Laila 08/01/2012

Sam é do tipo que pode se considerar uma garota de sorte. Típica adolescente americana popular: ótimas amigas, namora o cara mais bonito e tem todos os outros privilégios que a popularidade traz. Porém naquela sexta-feira, em 12 de fevereiro algo dá errado. Sam vê sua vida ser interrompida precocemente.
Porém, confusa, ela acorda no dia seguinte como se nada houvesse acontecido. Como se ainda fosse aquela mesma sexta-feira e por mais sete vezes Sam revive o mesmo único dia, ela tem 7 chances de reviver seus erros e corrigí-los.

Confesso que no começo do livro fiquei com raiva de Sam e suas amigas. Sabe aquelas adolescentes fúteis que não pensam em nada exceto em si mesmas? Pois é... isso me irrita. Porém no decorrer do livro podemos perceber o porquê da autora ter feito a personagem e suas amigas assim. No fim da primeira sexta-feira de Sam, terminei o capítulo irritada com a perversidade da adolescência, mas com o decorrer das próximas sextas eu percebi que essa era justamente a intenção da autora, o mote do livro. Sam precisa perceber seus erros. E ela tem sete chances para isso.
A história tem uma linguagem muito jovem e acho que bastante gente pode se identificar com um ou outro acontecimento. A rotina da adolescência americana é descrita ali tal qual vemos em filmes ou outros livros. Algumas partes do livro são bastante cômicas, mas avalio o livro em geral como triste.
Apesar de, no começo, eu ter desanimado um pouco na leitura, o livro fica com um ritmo muito bom conforme os capítulos vão evoluindo. Podemos acompanhar a evolução da personalidade de Sam conforme ela vai entendendo quais reações os atos dela têm e com o passar das páginas aprendemos a gostar um pouco mais dela.

No Brasil o livro já pode ser encontrado sob o título de Antes Que Eu Vá, lançado pela Editora Intrínseca e com a mesma capa (que aliás é linda).

Recomendo! :)

Resenha do http://blog-do-livro.blogspot.com/

Gio 20/12/2011

Viciei nesse livro do começo até o final. O jeito como a autora o escreveu, o modo como ele era narrado, esperando os momentos certos para dar cada detalhe... Bem, tudo isso, somado aos personagens complexos e bem estruturados (dá para perceber que todos têm seus pontos fortes e fracos, perceber os detalhes que em geral não percebermos no dia a dia e até mesmo a "caminhada" que a personagem principal tem, para absorver tudo o que está acontecendo), fez desse livro uma leitura memorável. Porém, só tive uma decepção: o final. Devorei esse livro em apenas um dia, esperando ansiosamente para descobrir como acabaria. Algo já me dizia que acabaria do modo como acabou, porém o modo como foi escrito, a velocidade, a cena em si, não me agradou. Deixou um gostinho de "mas como? é só isso?!". Apenas por isso não ganhou 5 estrelinhas.

Iris Figueiredo 03/02/2011

Para mais resenhas: www.literalmentefalando.com.br
O livro conta a história de Sam, uma garota popular que parece ter a vida normal e perfeita: um namorado lindo e cobiçado e as amigas mais populares de sua escola. Mas após voltar de uma festa, o carro em que ela estava se envolve em um acidente e ela morre. Só que ao invés da "luz no fim do túnel", Sam acorda de novo no dia dos namorados, o dia em que morreu.
Vivendo o mesmo dia durante sete vezes, Sam vai tentar correr para salvar a própria vida e mudar todas as situações que a fizeram desenrolar aquela situação.
Fiz vários comentários durante a leitura no twitter. Demorei mais do que o normal para ler o livro, pois tinha outras leituras pendentes para o blog - que devem ser prioridade. De início, o próprio livro me fez enrolar um pouco. Ele só tem sete capítulos: um para cada dia "repetido" de Sam. Essa "falta" de capítulo me atrasou, pois eles eram enormes e não tinha um lugar para parar, então eu lia em prestação. Mas existem uns títulos no meio dos capítulos, então você pode parar ali.
Os dois primeiros capítulos foram basicamente iguais. O primeiro detalhou mais o dia de Sam até a hora do acidente, no segundo, Sam ficou achando que era apenas um sonho. Apenas na terceira vez que ela passa a se dar conta e as coisas vão mudando.
Algumas vezes, Sam resolve dar um rumo completamente diferente para o seu dia, em outras, ela resolve curtir a família, mas quando se dá conta de que nada disso adianta, Sam resolve consertar o que deu errado naquele dia. Aí que a história começou a ficar mais interessante no meu ponto de vista, pois a Sam passa a se dar conta de tudo que fez de ruim e errado durante alguns anos e quer consertar... Mas nem tudo pode ser consertado.
O livro, assim como 13 Reasons Why, deixa uma lição não tão legal no final, mas verdadeira: nós temos que tomar cuidado com a forma como tratamos os outros, pois isso nos afeta diretamente.
Uma temática diferente e um livro não tão simples de ler como os outros YA, mas altamente recomendado se você tiver paciência até o final e não estiver esperando muito romance ou ações e etc.

Michelle 31/01/2011

Impressionante
Before I fall, da Lauren Oliver, é simplesmente impressionante!

Durante sete dias, Sam revive seu último dia de vida. Cansativo, não? Pois é aí que você se engana. O livro não é cansativo. A verdade não poderia estar mais longe disso. A cada linha a história se torna mais e mais cativante.

Bem, se você não foi a pessoa mais popular da escola; e, sofreu algum tipo brincadeira de mal gosto por parte das rainhas do colegial, com certeza você não vai gostar da Sam. Mas, é aí que a Lauren te fisga. E, te mostra uma verdade esquecida: nunca é tarde.

Nunca é tarde para dizer eu te amo. Nunca é tarde para se desculpar. Nunca é tarde para ajudar alguém. E, nunca é tarde para tentar ser uma pessoa melhor.

Enfim, eu poderia falar sobre os sete dias da Sam. O acontecimento, o dèjá vu, a negação, a revolta e tudo mais. Porém, não cabe a mim contar o quê houve. Você deve ler e sentir os sentimentos da Sam. Você deve perceber que nunca é tarde.
Michelle 16/02/2011minha estante
*déjà vu*

Amandha 04/12/2010

Esse livro é tão surpreendente! Eu não esperava que fosse tão bom, sem brincadeira. Quando eu comecei já tinha em mente que ia ser uma história normal, sem nada demais. Como eu me enganei.

Para continuar a ler a resenha, clique aqui:

Rafaelle 16/11/2010

Before I Fall
Sam é uma garota, que tem tudo o que uma garota da sua idade pode querer, é popular, tem as amigas perfeitas e um namorado maravilhoso.
Mas tudo isso muda em uma sexta-feira, quando ela e as amigas estão voltando de uma festa, e Sam morre, mas no outro dia, parece que nada tem acontecido, ela acorda sem entender, e logo percebe que está vivendo o dia anterior novamente, e assim é por 7 dias, desses quais ela acaba morrendo 4 vezes, por mais que tem impedir que as coisas aconteçam desta maneira, elas acabam acontecendo.
Confesso que no terceiro dia deste livro pensei em desistir, porque achei chato e cansativo a repetição dos fatos, então deixei ele de lado, e fui para outro, mas a curiosidade me fez voltar a ele, cansei de novo, li 4 outros livros antes de voltar para ele.
Mas finalmente e voltei, e li acho que dá metade para todo sem interrupções (não no mesmo dia), e finalmente me apaixonei por ele, não conseguia tirar a história da cabeça, e fiquei obcecada para saber como ela iria conseguir fazer os dias pararem de repetir. Não vou dizer, porque se alguém ler minha resenha antes de ler vai querer me matar né.
Mas uma coisa eu posso dizer: bendita hora em que eu não desisti definitivamente dele, uma dica para quem achar cansativo, é fazer que nem eu fiz. Bom, só não gostei muito do final, nem tudo é perfeito.

Jei_ 19/07/2011minha estante
Rafa, adorei a resenha..
Quero DESESPERADAMENTE esse livro #comofaz?

Mariana Dal Chico 15/10/2010

Você pode pensar que ele deve ser cansativo pois Sam revive seu último dia durante sete dias em 480 páginas com sete capítulos, mas as coisas não são bem assim. Lauren Oliver tem o dom de fazer cada dia bem diferente do outro, o que resulta em uma mistura de sentimentos pelos mesmos personagens.

Logo no começo do livro eu odiei a Sam, por tudo o que ela estava fazendo, pelo jeito que ela tratava sua irmãzinha, seus colegas de escola e a si mesma. Mas Lauren soube como fazer a Sam crescer diante dos meus olhos, aprender com seus erros, e quando eu achava que sabia o que vinha a seguir…. eu descobria que estava enganada, mesmo revivendo seu último dia de vida por sete vezes, cada dia uma nova surpresa saltava aos meus olhos e no fim, Sam se tornou uma personagem muito forte que não mediu esforços para ser feliz e se salvar.

Lauren usa vários temas importantes que devem ser mais discutidos entre os adolescentes: perda da virgindade, amor, amizade, família, excessos, popularidade e o mais importante: tudo o que você faz ou fala, sempre tem efeito em outra pessoa, positiva ou negativamente.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/10/review-resenha-before-i-fall.html

Psychobooks 15/10/2010

Uau! – essa palavra descreve o livro.

Li muitas resenhas positivas antes de começar a ler esse livro, e fui com uma grande expectativa para lê-lo, o problema de grandes expectativas é que muitas vezes elas trazem grandes decepções, mas não dessa vez. O livro me surpreendeu MUITO.