The Serpent King

The Serpent King Jeff Zentner

Resenhas - The Serpent King

carlos 16/03/2016

"I've made books my life because they let me escape this world of cruelty and savagery."
The Serpent King conta a história de Dill, Lydia e Travis – três amigos no interior do Tennessee que estão prestes a iniciar o último ano do ensino médio. A história segue esses jovens durante todo o ano mais decisivo de sua adolescência que ora fortalece a amizade entre eles, ora causa conflitos.

Dill é um garoto assombrado pela reputação de sua família. Lydia é uma garota legal demais para a pequena cidade de For(r)estville. Travis está apenas tentando sobreviver aos temperamentos de seu pai. Os três tem sua maneira própria de se distanciarem do mundo: Dill através da música, Lydia em seu blog sobre moda, e Travis com livros de fantasia. Além disso, encontram um no outro um porto seguro no qual os problemas pessoais não os atingem.

Isso não acontece com frequência, mas senti que esse livro seria especial só de ler a sinopse. Já no primeiro capítulo, percebi que minha suspeita estava certa, e toda a leitura fluiu direcionada a 5 estrelas e um coração. Apesar de ser um livro novo, tenho certeza de que The Serpent King será citado como um dos representantes da literatura adolescente americana por muitos anos.

Uma das coisas que mais me cativaram no livro foi o modo como Jeff Zentner mostrou que, como pessoas, por mais que sejamos diretamente influenciados por nossa família e pelo lugar em que moramos, estes fatores só nos definem se os deixarmos. Os personagens passam toda a história tentando provar aos outros – e principalmente a si próprios – que eles são muito mais do que seus sobrenomes e endereços, pois somos nós quem construímos nosso destino. Basta coragem.

Gostaria de finalizar a resenha recomendando The Serpent King aos que gostaram de As Vantagens de Ser Invisível. Zentner coloca em seu livro a mesma mensagem de esperança pós-ensino médio que Stephen Chbosky nos deixou. O forte laço da amizade também é comum nas obras, além da profundidade com a qual problemas na adolescência e problemas familiares são tratados sem deixar o livro carregado de modo a dificultar a leitura.

Wes 13/08/2018

Nem sei o que escrever sobre ele, além de ser o primeiro do Jeff (aqueles fazendo o íntimo) e super combina com ele, já que o personagem principal é compositor e guitarrista e começar a fazer musicas quando tudo tá indo pra baixo.
Trazer a ideia de fanatismo religioso e pessoas que carregam a lenda do homem que matou uma cobra pra salvar a mulher e acabou se transformando no rei dos ofídios em busca de vingança na família, não é nada fácil ainda mais pro Dill que ainda carrega a culpa do pai, um pastor super famoso ser preso de repente e ver vendendo tudo pra pagar as dívidas que a cadeia nunca vai retribuir, e se não fossem seus amigos acho que ele não conseguiria reerguer a cabeça e seguir em frente. E por falar dos amigos, temos a Lydia que é uma garota super determinada e ao mesmo tempo bem questionável em seu blog famoso, se passando por uma ?vítima? da vida pacata do interior e tentando esconder quem estava ou esteve do seu lado o tempo todo, e um deles foi o Travis que bem... não apareceu muito como eu gostaria, ele teve poucos capítulos próprios na história é eu queria ver mais, mas o pouco que fui lendo foi me deixando mais devastado com o jeito como o pai dele o tratava só por ser gordo e gostar de ler livros de fantasia de um famoso escritor que se acha muito por sinal.
Enfim, foi um livro divertido no começo e foi caindo e ficando meio tedioso depois que acontece algo pro meio e os personagens ficam só conversando um com outro e tudo vira uma rotina interminável com pintadas de ciúmes e decisões que eles vão levar pra vida toda.