Something Like Fate

Something Like Fate Susane Colasanti

Resenhas - Something Like Fate

Lauryane.Reis 24/11/2023

Que bomba é essa??
Uma história que no início pareceu interessante, porém ao decorrer foi ficando chata e muito mal resolvida. A Lani??? Gente, que personagem chata. Respeito as crenças que ela tem em destino, pedras, leituras de cartas... Porém creio que ela baseia muito a vida dela nessas coisas.
Confesso, eu ria horrores quando ela falava algo como, "Hm, hoje a lua está cheia. Significa renovação", ou, "Vou pegar a minha pedrinha aqui para equilibrar meu humor" KKKKKK.
Além disso, que personagem mais mal resolvida. Durante todo o livro ela fica preocupada com o que os outros vão pensar, vão comentar ou como ela pode agradá-los. Quando a bomba toda explodiu e descobriram que ela estava com o Jason, ela se afastou dele como se ele não fosse nada. Como se ela precisasse da aprovação da Erin para continuar namorando, porque se ela não concedesse, ela não poderia. Jason disse algo no final que foi muito real, "?Did you ever consider how I felt when you decided we couldn?t see each other anymore?? he said. ?Do you have any idea how hard that was for me? Because it really hurt, Lani. I agreed to it because I hated to see you so sad. But you never asked me what I wanted.? E isso foi tudo o que pensei, foi difícil para ela, mas ela estava tão focada sobre o que os outros pensariam e sobre ela mesma, que ela esqueceu que ele também estava ali. Que ele também sentiria se ela fosse embora, que ela não estava namorando com um boneco que ela poderia dizer, "Não gosto mais de você" e depois de um tempo voltar dizendo que se arrependia e queria uma nova chance.
Decepciona com ela, sinceramente. Esse é o tipo de livro que não é um lixo total, mas tem muito a melhorar.
Seria muito mais o tipo que uma adolescente de 12 anos fanfiqueira iria AMAR ler, ou o meu eu mais nova iria gostar. Isso afetou bastante também minha opinião sobre o livro.
Por serem adolescentes, tem alguns conflitos que para nós de fora, e mais velhos, olhamos e pensamos "mds, isso seria tão fácil de se resolver". Porém para quem tem 16 anos não seria.
Não sei se foi por isso, mas não consegui me conectar com os personagens, achei todos muito superficiais. Até mesmo o romance da Leni e do Jason não consegui me envolver como geralmente faço em outros romances. Enfim, recomendo? Se você tiver entre 10 e 15 anos, sim. Leria novamente? Nem a pau.

Gabriela 24/08/2013

Essa e outras resenhas: www.maisumcapitulo.com
Bom, em primeiro lugar gostaria de dizer que esse é o primeiro livro da autora que leio. Tinha esse livro aqui em casa há muito tempo, mas aproveitando que o livro seria lançado pela editora Novo Conceito sob o título de Tipo Destino, finalmente o tirei da estante e li. Então vamos lá.

Lani e Erin são melhores amigas desde sempre. Quando mais novas, combinavam em tudo; tinham os mesmos gostos, iam para os mesmos lugares, eram como carne e unha. Mas aí a vida aconteceu: as duas cresceram, passaram a se interessar por outras coisas e Lani já não se sentia tão a vontade com o antigo círculo de amigos como antes. Porém, não é assim tão simples para as duas se distanciarem, uma vez que as duas amigas se envolveram em um acidente de carro e uma acabou salvando a vida da outra, o que torna o elo que as une muito mais difícil de ser quebrado. E aí Erin se apaixona por Jason e tem certeza absoluta que vai casar com ele. E a Lani meio que começa a gostar do mesmo cara. E agora?

Assim que li a sinopse do livro me interessei em lê-lo, porque digamos que eu já vivi experiências parecidas duas vezes (uma vez no lugar da "amiga traída" e uma vez no lugar da "amiga que se apaixona por quem não devia"). Particularmente, eu sou uma pessoa bem tranquila e sei que a vida serve pra te ferrar uma vez atrás da outra e que certas cagadas (tipo você se apaixonar pelo namorado da sua amiga ou a sua amiga se apaixonar pelo seu namorado) acontecem. É, gente, é chato. Mas acontece, fazer o que? Então eu estava bem ansiosa e esperançosa em relação a esse livro. Esperava me divertir, um pouco de lição de moral, essas coisas de sempre. E isso em partes aconteceu, mas... como eu posso falar isso de uma maneira que não vá magoar? Eu não gostei do livro.

Acho que quem acompanha o blog há um tempo sabe que eu sou bem exigente com livros, e uma das coisas que eu mais prezo é que a estória soe real. E não digo só pelo lado contemporâneo, porque já li muitos livros de fantasia que eram muito reais, tendo como um exemplo óbvio a série Harry Potter. É claro que nada daquilo é real, mas te faz sentir como se fosse real, não é? Pois bem. Personagens que soem reais, situações que soem reais, isso é o que mais me faz amar ou odiar um livro. E esse livro, infelizmente, não me convenceu. Tá, mas por que? Vamos lá.

Uma coisa que me irritou bastante foi esse negócio do acidente. Acho que o que eu vou dizer pode ser um spoiler, mas nem é um spoiler tãooo grande assim, então leia por sua conta e risco. O negócio é o seguinte: as duas estão no carro, o carro cai num rio. Aí uma das garotas meio que se paralisa de medo e a outra diz "ei, vamos pro banco de trás, lá tá sem água". Elas vão e esperam o resgate, que logo chega. E aí a outra garota fica tipo "EI EU SALVEI SUA VIDA VOCÊ ME DEVE SUA VIDA" e, cara, você só falou pra ela ir pro banco de trás? Sabe, não me convenceu.

Outra coisa que me irritou um pouco foi o fato do Jason e da Erin nem serem assim NAMORADOS OFICIAIS, sabe? Eles só davam uns beijos e tal. Mas como a estória se passa lá fora e lá eles não são tão liberais assim em relação a quem você beija ou deixa de beijar, eu até entendo. Mas uma coisa que me tirou do sério mesmo foi o fato de a namorada do cara ficar menos tempo com ele do que a amiga?? Era tudo muito conveniente, estavam os três juntos e de repente a Erin saia e deixava Lani e Jason juntos. Estavam os três dando um rolê e coincidentemente Lani e Jason acabavam indo embora juntos. E aí, camaradas, a Erin decide passar DOIS MESES num lugar que só dá pra se comunicar por carta (???) e fala "amiga, aproveita que eu vou tá longe e passa um tempo com o Jason, será bom para vocês se conhecerem melhor" tipo?? Por favor, né. Achei tudo muito "oh, que coincidência!", e pra mim não colou.

No entanto algumas coisinhas salvaram, uma delas sendo a singularidade dos personagens. Não achei os personagens bem construídos como um todo, mas eles tinham algumas características pessoais muito legais e criativas, como o Jason ser conhecido como o "cara dos círculos perfeitos" porque uma vez ele foi na lousa durante a aula e desenhou um círculo bem redondinho. Eu consigo ver isso acontecendo na vida real, e é desse tipo de coisa que eu costumo gostar. No mais, a leitura flui e prende - mesmo achando tudo meio previsível, não conseguia largar o livro um só minuto. Sei que vai parecer meio estranho, mas recomendo a leitura. Não é porque não funcionou para mim que não funcionará para ninguém, então não deixe de ler apenas porque eu não gostei. Aproveita que tá sendo lançado em português pela editora Novo Conceito, leia e depois volte aqui pra dizer o que achou!

Something Like Fate, por Susane Colasanti
ISBN: 9780670011469
Editora: Viking Juvenile
Páginas: 288
Inglês: Fácil

Nii. 23/04/2011

Depois de “When it happens” (gostei +/-) e “Waiting for you”(gostei -) não resistir e fui pegar (o e-book mesmo) mais um livrinho da Susane Colasanti para ler. Sei lá o porquê! Acho que essas autoras que dividem minha opinião sempre me desafiam. Humm...

Pois bem, “Something Like Fate” foi o meu preferido dos três... Gostei da história, dos personagens! Não é nenhum “divisor de águas”, mas é legal.

Lani e Erin são amigas desde pequenas. E a ligação entre elas só aumentou depois de um acidente que sofreram juntas. É um vinculo difícil de desconsiderar, então imaginem como Lani não ficou quando conheceu Jason, o atual namorado de Erin, e descobriu que eles tinham muito em comum, como verdadeiras almas gêmeas?

Esse é o grande quê do livro. Lani tentando conviver com o fato de que seu ‘destino’(ela é muito ligada nisso. Destino, previsões... inclusive o nome do livro é uma referência a isso) é o namorado da melhor amiga. Mas essa situação não fica por ai, já que Jason também corresponde.

Com essa reciprocidade, a situação só complica. O que é mais importante, a amizade com Erin ou ter Jason? Como contar a Erin como eles se sentem?... As férias que Erin vai passar em um acampamento é o momento em que Lani e Jason vão reconhecer seu sentimento um pelo outro e é sem dúvida o cenário para as partes mais lindas. Não tem como deixar de torcer pelos dois! Mas também é difícil acompanhar como todos recebem a noticia deles juntos e todo o desenrolar da amizade entre Lani e Erin depois disso *momentos tensos*

A Lani é uma personagem carismática, mas confesso que algumas vezes eu realmente fiquei querendo matá-la, principalmente por aquelas atitudes clássicas de protagonistas de YA’s. O leitor sabe que não é legal, mas ela vai lá e faz.

O livro trás ainda algumas outras temáticas, além do tema central e da fixação de Lani pelo destino. O amigo que enfrenta problemas com o pai para assumir sua sexualidade e toda a questão ecológica defendida com veemência por Lani.

-A capa é um espetáculo à parte. Não tem melhor forma de caracterizar a história. -

Gostei, mas ainda quero ver mais dessa autora. Falta alguma coisa para eu ficar “UAU”. Ainda não me sentir assim em nenhum livro dela, mas não vou desistir. Haha