Lucas e Nicolas Gabriel Spits

Resenhas - Lucas e Nicolas

Mikaaell 06/04/2024

Podia ser mais.
Os personagens são interessantes, cada um tem sua própria personalidade e jeito de agir apesar de não ter muito da história de cada um. No final esperei saber um pouco sobre mais sobre o que aconteceu antes e logo depois, é como se todas as páginas te fizesse esperar por algo maior que nunca chega.

Cássio Cipriano 29/02/2024

Fácil de se identificar e um contexto típico de cidade pequena.
Li esse livro há muito tempo e vi que não tinha o resenhado aqui. Acabei encontrando no aplicativo de notas do celular algumas anotações da época e resolvi elaborar uma resenha em cima delas.
Lembro que comprei o livro numa época em que ainda era difícil encontrar histórias com protagonismo LGBTQIAPN+, e considerando que isto foi em 2016, não faz tanto tempo assim, e lembro que consegui me identificar bastante pelo fato de se passar no colegial e em uma cidade pequena, e eu cresci em cidade pequena. Porém, como muitas histórias daquela época, esta explora dores e violências de ser uma pessoa LGBTQIAPN+, algo que hoje em dia me afasta um pouco das narrativas, mas não necessariamente é um ponto negativo, pois enquanto a realidade não mudar, é importante haver histórias que retratem essas dores, trazendo reflexões.
No entanto, algumas problemáticas me incomodaram no livro. Apesar de ter sido lançado por uma grande editora, há errinhos consideráveis de gramática e de pontuação. Não sei se ao longo dos anos isto foi corrigido em novas tiragens, mas na que eu comprei, há esses errinhos, além de algumas questões na história que reforçam discursos machistas e heteronormativos. Só para ter ideia, este são alguns trechos que eu destaquei: "A periguete do bar está na sala com o pai. Gorda, maquiada, com top pequeno demais para a barriga que sai para fora, um cabelo loiro demais para a pele morena, as raízes escuras." ou "Aquele lá era especialista em comer as trintonas da academia". Mano, são tantas ofensas e preconceitos nesses trechos tão pequenos, que eu fico em choque.
Tem também o fato do Nicolas representar aquele ideal de gay heteronormativo aceito pela sociedade, algo que fica nítido nesse trecho: "Ele não tem dúvida do que gosta, de quem ele é. Nicolas é homossexual. Pode ser forte, masculino, não tem nada a ver com a imagem da bichinha que divulgam na mídia." Eu entendo exatamente o que o autor quis passar aqui, porque eu cresci nos anos 90 e 2000, numa época em que a mídia reforçava muitos estereótipos pejorativos do gay, e eu cresci querendo me distancias daquela imagem, mas... é possível quebrar um estereótipo sem querer reforçar outros, né? Querer dizer que o seu personagem é bem-resolvido com a sexualidade e não precisa se enquadrar em estereótipos do que é ser gay é uma coisa, mas aí você reforçar um ideial de masculinidade e enaltecer gay heteronormativa, é outra coisa, e eu até entendo as coisas aparecerem assim na história, por se tratar de uma narrativa em primeira pessoa, que reflete os pensamentos e as vivências de um adolescente, em um recorte temporal específico, mas me incomoda quando isso tá ali só jogado na narrativa, como um pensamento ou visão do seu personagem (o que é justificável, pois os personagens são pessoas, e pessoas podem ser horríveis), sem propor uma reflexão ou um debate mais amplo mesmo.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

sichaengay 18/02/2024

Lucas e Nicolas
Gostei muito do livro só senti falta de um desenvolvimento no casal principal porém adorei. Espero que tenha um segundo pq amaria ver lucas e nicolas enfrentando juntos os problemas.

Nanaa4a. 09/02/2024

é a típica história gay, do menino nerd e do atleta. achei um pouco parado no começo, mas não consegui parar de ler. oq me fez ficar apaixonada nesse livro foi o final, a referência foi tão...? realmente é um livro bom.

Vítor 10/12/2023

Lucas e Nicolas
Nem sei se posso chamar de um romance ou um bromance.
O enredo da historia é simplesmente maravilhosa, mas dava pra explorar ainda mais os personagens. A família de Nicolas? o final não foi agradável ao meu ver. Eu esperei muuuito, e não teve nada.

joaoost 17/10/2023

Show de horrores
Vou começar falando da ÚNICA coisa boa desse livro: Nicolas. Sério, é o único personagem minimamente interessante e que te dá algum tipo de empatia pela situação vivida, ainda assim, nada demais.

O problema aqui não é ser uma história clichê de adolescentes e descobertas sexuais etc (até porque eu adoro essa narrativa ), mas sim como tudo está repleto de ofensa disfarçada de piada.

O tempo inteiro o livro te passa na cara as características "europeias" do Nicolas, que o tornam intocável e desejado pelo mundo inteiro. A gordofobia como algo normal vinda do Lucas - um dos principais da história, o machismo a cada 3 páginas de algum personagem aleatório a troco de nada, sem contar nos esteriótipos de fala e personalidade em 98% dos personagens. Foi um verdadeiro sufoco.

História simples, mas repleta de silenciosos ataques. Não perca seu tempo.
Andre350 17/10/2023minha estante
Eita!

joaoost 18/10/2023minha estante
Foi triste amg

domnsantos 27/08/2023

Péssimo
Personagens extremamente estereotipados e nada cativantes (o personagem principal é muito chato) e o casal não tem química, coloquei muita expectativa em cima desse livro porém me decepcionei bastante, além do mais tem muita gordofobia pra cima de um dos antagonistas, o que não é a melhor maneira de se abordar um vilão

Carlão 16/06/2023

Livro cheio de estereótipos heteronormativos, gordofóbico e falas machistas em muitos momentos. Não percam tempo lendo!

Herbert.Juan 10/04/2023

Um bom clichê
Esse livro é fofo, não é algo muito innovador, segue a linha de clichê, porém eu gostei pq sou apaixonado por clichês.

Zabel0 23/02/2023

Sanduíche de atum é bom
Um livro bem leve, razoável. Tó de ressaca literária e foi a única coisa que consegui ler.
Tem todos os clichês juntos, mas é um romance gostosinho básico e MUITO 2016(tudo a ver com o ano de postagem).
E sanduíche de atum é bom sim, Lucas.

Luide Santos 11/01/2023

Alguém entendeu o final?
O livro é bom, tem momentos que incomoda com certeza não é o melhor romance que li é mal desenvolvido mas é bom pra passar o tempo, mas o final me bugou
Rah 11/01/2023minha estante
Exatamente!!!

Luide Santos 11/01/2023minha estante
Eu mesmo tô sem entender o final até agora

brenoln 09/01/2023

Leve e fofo
Foi minha última leitura de 2022, foi uma leitura leve e fofa que eu estava precisando demais! Foi uma surpresa uma leitura nacional tão gostosa, tanto que li de um dia para o outro. A forma como o Lucas é desenvolvido nos seus sentimentos e na aceitação como um homem gay é ótima. Nicolas por outro lado já sabe muito bem que é gay, porém não gosta de mostrar que é, padrão e que usa seus privilégios pra isso, mas ver que quando mais novo ele sofreu o que o Lucas sofre e ver ele defendendo o Lucas foi tudo pra mim. Ver o squad Lucas, Nicolas, Laís e Matheus se formando foi o plot mais delicioso, deu pra ver a amizade maravilhosa que eles estavam formando. O final deixou aquele gostinho de MEU DEUS QUERO MAIS! Mas foi o suficiente ao mesmo tempo. O autor é super misterioso e simplesmente nem existe na internet, mas iria adorar ler outra obra dele.

Kehyvert 06/01/2023

Quando o livro traz emoções ( risada) isso significa que deve ser lido por todos.
Para quem quer se divertir um pouco, entrar na vida doidona de adolescente fora da casinha. Estre livro è para você!

- negação da sexualidade
- posso ou não posso ser alguém?
- amor ou só amizade?
- o amor dos amigos

A amizade sem dúvidas è um dos pontos que achei super importante neste livro... Junto com o fato de se conhecer como uma pessoa homossexual.

"Essa cidade è do babado mesmo"

Aquele livro que traz o gostinho do Brasil em palavras.

- gírias
- bofes
- babados
- uns malucos aí

Quem você acha que è um "qualquer" que está passando na sua vida ( ou em um determinado momento), pode lhe ajudar mais na frente. Seja o melhor de você sempre!

Livro bom demais!!

maria15487 01/01/2023

melhor jeito de começar 2023
mds?? minha primeira leitura de 2023 e eu devorei esse livro em um dia praticamente, confesso que no começo eu estava com receio de iniciar essa leitura, pois ele não era muito conhecido ou aclamado. todavia, as pessoas estão perdendo a maravilha que essa obra é, de uma maneira leve e fluída aborda o começo, tipo bem o iniciozinho mesmo do romance entre lucas e nicolas que deixa com um gostinho de quero mais. o livro em si traz consigo alguns gatilhos, a exemplo da homofobia.
com toda certeza do mundo, eu queria uma continuação, a qual abordasse mais a relação do casal e explorasse mais os personagens secundários que possuem histórias de grande potencial,

Theo.Maya 07/12/2022

Gostinho de quero mais...
A história é ótima. Simplesmente te deixa entusiasmado com cada detalhe dos personagens e acaba sendo uma introdução muito boa do relacionamento deles. Torço que tenha uma continuação, porque, para mim, foi como se fosse os primeiros 2-3 episódios de uma temporada. Apesar disso a história está bem amarrada e o autor conseguiu me tirar um sorriso que não esperava ao conectar o final com o início... Clichê? Sim... Mas gostei.