Lucas e Nicolas

Lucas e Nicolas Gabriel Spits

Resenhas - Lucas e Nicolas

Duda 25/07/2020

Confesso que esperava um pouquinho mais dessa leitura. Algumas situações me incomodaram muito em certos momentos.
Também senti que o autor poderia ter abordado um pouco mais sobre a família dos personagens, e explicado melhor certas atitudes e decisões tomadas pelos mesmos. Eu diria que é um livro razoável.
Hyte 14/09/2020minha estante
Tem uma continuação no Wattapad, chamada Lucas e Alex

Clarinha 10/07/2020

Gordofóbico e machista
Comecei esse livro com expectativas altas, após ler algumas resenhas que o descreviam como "fofo". Achei que fosse um livro sobre autodescoberta, aceitação e romance. Mas na realidade eu me deparei com um amontoado de esteriótipos, com muita gordofobia, machismo e racismo.

Em vários momentos, um dos protagonistas descreve as mulheres com as quais o pai se relaciona como "periguetes, com maquiagem borrada e acima do peso", "gorda, maquiada, com um top pequeno demais para a barriga que sai para fora, um cabelo loiro demais para a pele morena, as raízes escuras.", "quando Nicolas chega à sala, o pai está levantando e tirando a vagaba para dançar".

Em outras passagens, outro protagonista tira sarro de personagens gordos, em um momento, por exemplo, fala "você chegaria fedendo, Ulisses, porque é balofo e sua como um porco. Eu não.".

Sem contar que ao final do livro, uma menina é incluída no grupo e ela está lá apenas para perpetuar o esteriótipo da "menina amiga das gays", que acha o máximo todo aquele universo LGBTQIA+ e pessoas da comunidade fossem simplesmente "descolados e antenados". A mesma menina é vítima do machismo dos gays "descolados e antenados", que acham extremamente surpreendente que uma menina troque um pneu, afinal de contas, é uma mulher.

Até mesmo as tentativas de desconstrução da masculinidade frágil e tóxica são problemáticas e estereotipadas, com o personagem Matheus.

Enfim, tudo é problemático nesse livro e eu o concluí na força do ódio, apenas para reclamar com propriedade.
Hyte 14/09/2020minha estante
Eu realmente entendo essas problemáticas, mas você entende que na época desse livro isso não era uma pauta muito discutida?

Clarinha 23/09/2020minha estante
Hyte, infelizmente eu não entendo... É um livro de 2016, tudo isso já estava sendo discutido sim. Pautas feministas já estavam em alta há anos e o debate sobre o bullying também.

KitKath 09/09/2022

Prós e contras
O livro fala sobre dois garotos totalmente diferentes que, por ironia do destino ( ou não) acabam se encontrando.
Com uma leitura fluida, a obra consegue prender o leitor e o deixar curioso sobre o que vai acontecer ao decorrer da trama.
Sim, possui um palavreado um tanto quanto "inapropriado", assim dizendo. Também contém gatilhos como homofobia, o que já era de se esperar.
Apesar de todos os "contras", a narrativa tem seu potencial e é digno de um 3 estrelas.

brenoln 09/01/2023

Leve e fofo
Foi minha última leitura de 2022, foi uma leitura leve e fofa que eu estava precisando demais! Foi uma surpresa uma leitura nacional tão gostosa, tanto que li de um dia para o outro. A forma como o Lucas é desenvolvido nos seus sentimentos e na aceitação como um homem gay é ótima. Nicolas por outro lado já sabe muito bem que é gay, porém não gosta de mostrar que é, padrão e que usa seus privilégios pra isso, mas ver que quando mais novo ele sofreu o que o Lucas sofre e ver ele defendendo o Lucas foi tudo pra mim. Ver o squad Lucas, Nicolas, Laís e Matheus se formando foi o plot mais delicioso, deu pra ver a amizade maravilhosa que eles estavam formando. O final deixou aquele gostinho de MEU DEUS QUERO MAIS! Mas foi o suficiente ao mesmo tempo. O autor é super misterioso e simplesmente nem existe na internet, mas iria adorar ler outra obra dele.

Rickelmy.Pessoa 02/09/2021

Estava gostando da história, mas achei que possui várias passagens preconceituosas, muitas falas gordofóbicas e machistas, o que estragou completamente para mim a experiência de leitura desse livro, fiquei até o último momento esperando que algum dos personagens repensasse as falas preconceituosos e percebesse os erros, mas não rolou.

Luide Santos 11/01/2023

Alguém entendeu o final?
O livro é bom, tem momentos que incomoda com certeza não é o melhor romance que li é mal desenvolvido mas é bom pra passar o tempo, mas o final me bugou
Rah 11/01/2023minha estante
Exatamente!!!

Luide Santos 11/01/2023minha estante
Eu mesmo tô sem entender o final até agora

Nicolas.Hiromi 28/11/2016

Com uma escrita leve, agradável e "moderna", o livro me fez rir e me conectar com os personagens principais e secundários.

As partes de Lucas são, em sua maioria, mais divertidas e atuais: há várias referências à cultura pop e às redes sociais, fazendo com que o leitor mais jovem se identifique com a narrativa. Já nas partes de Nicolas, há um teor mais dramático e amargo. Cheguei a pensar no quão ingrato Lucas era em comparação a Nicolas, mas cada um dos garotos tem suas próprias batalhas a serem vencidas e ambos sofrem em realidades diferentes.

Apesar de conter alguns clichês, não acho que tenham sido ruins. Adorei a forma como o autor trabalhou a questão da masculinidade/feminilidade, principalmente da masculinidade tóxica que leva à intolerância e à própria homofobia internalizada. Algumas partes chegavam a cortar o meu coração. Mas apesar do drama, a história não deixou de ser divertida e me deixou com uma sensação de "heartwarming".

Espero que as editoras deem mais atenção a livros como esse, principalmente aqueles escritos por autores nacionais. A literatura LGBT tem ganhado mais espaço nos últimos tempos, mas a literatura nacional ainda está atrás se compararmos com a literatura estrangeira (e principalmente a estadunidense). Queremos mais histórias como essa, que são contadas na realidade brasileira e que permitem aos leitores se identificar com elas.

karen472 08/06/2020

Mas o que foi isso??
O começo tava legal, de boas. Mais ai chego no final e eu fiquei tipo (???)
Fico me perguntando se eu li errado ou sei lá, mas como pode o final acabar assim? Pelo menos poderia ter mais um aprofundamento no romance dos personagens. Me sinto iludida.

kote 26/10/2020

sanduíche de atum
nossa esse livro foi um SACO!
detesto falar mal de livro nacional, mas nesse caso não tem como defender
tem umas coisas que acontecem que são tão favoráveis pro protagonista e outras que são tão injustas que chega a ser forçado
o desenvolvimento? não existe
só situações jogadas a esmo
minha pior leitura do ano
Betons Liguer 12/01/2021minha estante
Tô triste que estou achando a mesma coisa e odeiooooooo falar mal de livro nacional

kote 13/01/2021minha estante
e o pior é que tinha tudo pra ser bom mas o autor cagou e muito na hora de desenvolver

Betons Liguer 13/01/2021minha estante
Kkkkk acabei a leitura agr. Mds que final péssimo.

JosA381 13/05/2021

O livro tem uma escrita bem confusa algumas vezes e a história tem alguns pontos bem problemáticos, porém tem momentos que foram bem descontraídos e que acabou por ser uma leitura razoável.

Cássio Cipriano 29/02/2024

Fácil de se identificar e um contexto típico de cidade pequena.
Li esse livro há muito tempo e vi que não tinha o resenhado aqui. Acabei encontrando no aplicativo de notas do celular algumas anotações da época e resolvi elaborar uma resenha em cima delas.
Lembro que comprei o livro numa época em que ainda era difícil encontrar histórias com protagonismo LGBTQIAPN+, e considerando que isto foi em 2016, não faz tanto tempo assim, e lembro que consegui me identificar bastante pelo fato de se passar no colegial e em uma cidade pequena, e eu cresci em cidade pequena. Porém, como muitas histórias daquela época, esta explora dores e violências de ser uma pessoa LGBTQIAPN+, algo que hoje em dia me afasta um pouco das narrativas, mas não necessariamente é um ponto negativo, pois enquanto a realidade não mudar, é importante haver histórias que retratem essas dores, trazendo reflexões.
No entanto, algumas problemáticas me incomodaram no livro. Apesar de ter sido lançado por uma grande editora, há errinhos consideráveis de gramática e de pontuação. Não sei se ao longo dos anos isto foi corrigido em novas tiragens, mas na que eu comprei, há esses errinhos, além de algumas questões na história que reforçam discursos machistas e heteronormativos. Só para ter ideia, este são alguns trechos que eu destaquei: "A periguete do bar está na sala com o pai. Gorda, maquiada, com top pequeno demais para a barriga que sai para fora, um cabelo loiro demais para a pele morena, as raízes escuras." ou "Aquele lá era especialista em comer as trintonas da academia". Mano, são tantas ofensas e preconceitos nesses trechos tão pequenos, que eu fico em choque.
Tem também o fato do Nicolas representar aquele ideal de gay heteronormativo aceito pela sociedade, algo que fica nítido nesse trecho: "Ele não tem dúvida do que gosta, de quem ele é. Nicolas é homossexual. Pode ser forte, masculino, não tem nada a ver com a imagem da bichinha que divulgam na mídia." Eu entendo exatamente o que o autor quis passar aqui, porque eu cresci nos anos 90 e 2000, numa época em que a mídia reforçava muitos estereótipos pejorativos do gay, e eu cresci querendo me distancias daquela imagem, mas... é possível quebrar um estereótipo sem querer reforçar outros, né? Querer dizer que o seu personagem é bem-resolvido com a sexualidade e não precisa se enquadrar em estereótipos do que é ser gay é uma coisa, mas aí você reforçar um ideial de masculinidade e enaltecer gay heteronormativa, é outra coisa, e eu até entendo as coisas aparecerem assim na história, por se tratar de uma narrativa em primeira pessoa, que reflete os pensamentos e as vivências de um adolescente, em um recorte temporal específico, mas me incomoda quando isso tá ali só jogado na narrativa, como um pensamento ou visão do seu personagem (o que é justificável, pois os personagens são pessoas, e pessoas podem ser horríveis), sem propor uma reflexão ou um debate mais amplo mesmo.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

Yara Prado 13/10/2020

Divertido e profundo
Consegue tratar de assuntos delicados e sérios sem perder o bom humor e faz um recorte interessante sobre a vida escolar também. Gostei, mas acho que pecou com relação ao tratamento das mulheres na história, desmerecendo-as.

Letícia Vítor 28/06/2020minha estante
nossa! Concordo com cada palavra