Enxaqueca

Enxaqueca Oliver Sacks

Resenhas - Enxaqueca

ataines 19/06/2023

O livro é maravilhoso, eu não imaginava que poderia aprender tanto sobre a enxaqueca. O livro é bem completo e técnico, ele tem vários relatos de casos o que auxilia no entendimento.

Gisele.Schmoeller 31/03/2023

É um livro ao mesmo tempo didático e para pessoas leigas, porém indico que saiba um pouco sobre termos técnicos da área da saúde, principalmente relacionados a psicologia e neurologia.

Sacks é um autor incrível e disseca, realmente, a enxaqueca nesse livro. Me vi em muitos pontos nele, é possível utilizá-lo como uma ferramenta de estudo como também uma forma de autoconhecimento para trabalhar na própria enxaqueca. Enfim, recomendo a leitura para quem sofre desse caso, porém é uma leitura cansativa, pesada e longa.

Évelin Noah 12/08/2022

Oliver Sacks dispensa qualquer tipo de apresentação. Um médico incrível e um escritor melhor ainda.

Considero o livro Enxaqueca como um livro crucial, tanto para os profissionais da saúde, como para todos aqueles que sofrem dessa doença cercada de mistérios e incertezas.

Vale a pena a leitura!

Daniele 13/01/2022

É um livro técnico romanceado, numa leitura que flui
Enxaqueca -

Li este livro há muitos anos e estou a reler agora, já numa edição revisada. Oliver Sacks foi, sem dúvidas, uma das minhas maiores inspirações para consolidar minha decisão de ser neurocientista. Ainda em minha adolescência, já era leitora de seus livros, que são técnicos mas de uma fluidez impressionante e agradável. Nesta obra, que é a sua primeira, ele faz uma revisão de absolutamente tudo que já foi dito sobre esta que é uma das síndromes mais curiosas da neurologia - e da qual eu sofro desde que me entendo por gente (minhas primeiras recordações é de ter acessos de enxaqueca ainda criança, desde os 4 anos de idade).

"( A enxaqueca ) É, antes de mais nada, um conjunto extremamente complexo e diversificado de síndromes nas quais a dor de cabeça nem sempre está presente."

Enxaqueca / Oliver Sacks. — São Paulo : Companhia de Bolso,
2015 (e-book)

site: https://www.amazon.com.br/dp/B00SVTLHV8/ref=as_sl_pc_as_ss_li_til?tag=dmpmodesto-20&linkCode=w00&linkId=787534d20f133a70ddf38a97d8569d11&creativeASIN=B00SVTLHV8

Bruce 15/03/2021

Obrigatório para quem sofre de enxaquecas clássicas
Livro de teor técnico mas imprescindível para quem, como eu, tem essa condição em sua vida. A manifestação das auras da enxaqueca é um fenômeno fascinante e de intrincado motivo biológico; Oliver Sacks faz um estudo de muita profundidade e amplitude sobre o tema, resultando num trabalho impecável. Recomendo fortemente para biólogos, médicos e demais profissionais da área da saúde, juntamente com aqueles que têm a condição enxaquecosa. Fora esse grupo de interessa talvez a leitura sem um tanto impalatável.

LG 12/07/2020

Enxaqueca para leigos e para não-leigos
O livro é muito bom. Oliver Sacks traz para o debate comum um grande tema de relevância especial na neurologia, a enxaqueca. O livro trata dos aspectos históricos da enxaqueca, suas bases fisiológicas, suas bases psicológicas e seu tratamento. Além de ressaltar, com uma variedade de casos clínicos, os aspectos sociais da doença e suas nuances - o que a torna um fenômeno de percepção subjetiva com bases fisiológicas comuns, mas manifestações bastante distintas nos indivíduos.
Embora seja a segunda edição, o livro está bastante desatualizado, alguns termos cairam em desuso, as cefaleias (dores de cabeça) foram reclassificadas e os tratamentos avançaram bastante desde o lançamento deste livro. Isso não tira a beleza da obra, tampouco o mérito desse brilhante neurologista e escritor, mas não é uma leitura definitiva.
Leitura obrigatória aos estudiosos da cefaliatria. Diria que é um excelente ponto de partida para os estudos.

Ba 23/02/2013

Tenho em papel

Nick 14/03/2011

É praticamente um livro Técnico/Científico.

Pra mim que sou da área de Ciências Exatas, não foi uma leitura fácil. Mas mesmo assim, foi bastante educativa e esclarecedora, já que sou um premiado com esse mal.

Para médicos e pra quem sofre de enxaqueca, recomendo que leiam. Pode ajudar bastante!

Achei o Tio Tungstênio (Também de Oliver Sacks) muito mais prazeroso de ler.
Tayná Moreira 02/12/2015minha estante
Acabei de achar ele. Sofro de enxaqueca e adorei, já quero comprar.