Walden

Walden Henry David Thoreau

Resenhas - Walden

Cesar Garcia 01/04/2024

Para refletir
Walden é um livro que fala de comunhão com a natureza, com se permitir enxergar aquilo que não se vê, de mudar sua percepção, de ser alguém único e presente.
Será que precisamos de tudo aquilo que nos oferecem, ideias, produtos e até mesmo companhia?
Talvez precisemos apenas silenciar e escutar um pouco só que a Natureza tem a nos dizer.
Um livro muito necessário.

Kyuketsu 21/03/2024

Reflexões de David Thoreau
Este denso livro compreende os registros de Thoreau quando de sua escolha em viver em meio à Natureza após os episódios que resultaram em sua prisão e posterior escrita do imortal e ensaio Desobediência Civil.

Recheados de reflexões estoicas envolvendo trivialidades, este livro nos permite compreender um pouco da visão de mundo do autor, cujo caráter e princípios o levaram ao "auto isolamento" por parte de seus concidadãos.

O primeiro e último capítulos me trouxeram a impressão de uma "Jornada do Herói" única, em que o autor, aparentemente movido por um grande censo de consciência espiritual, decide "viver a vida que veio para viver".

Em resumo, uma pseudo autobiografia (o "pseudo" certamente seria objeto de contestação por próprio Thoreau), sendo aqui de maneira proposicional empregada.

Mitha 12/03/2024

Bonito
O tipo de livro que eu sei que precisarei revisitar algumas vezes.

"Acho saudável ficar sozinho a maior parte do tempo. Ter companhia, mesmo a melhor delas, logo cansa e desgasta. Gosto de ficar só. Nunca encontrei melhor companhia do que a que a solidão me proporciona. Em geral, estamos mais solitários quando saímos e convivemos com os homens do que quando ficamos em nossos aposentos."

Faby 26/01/2024

Essencial
Em 1845, Thoreau construiu uma pequena cabana às margens do Lago Walden e ali viveu por 2 anos.

Walden, nada mais é que o relato de Thoreau durante os 2 anos que viveu isolado da sociedade.

Não é uma leitura fácil, pois ele descreve a rotina, os pequenos detalhes do dia a dia e seus principais questionamentos, contudo é uma leitura essencial.

É a segunda vez que leio Walden e ele nos faz questionar se realmente somos livres. Livres para contemplar a natureza. Livres para escolher nosso destino. Livres para viver a vida de uma forma plena.

Por fim, o relato de Thoreau em Walden, nos mostra o que realmente é essencial à nossa vida.
Não precisamos de muito para sermos felizes.

"Não há nada que se deva temer mais que o medo."

Soipaz 23/11/2023

Esse livro retrata um momento único na vida do autor, foi a porta que se abriu na minha mente sobre a filosofia do minimalismo

_vivics 18/11/2023

Livro que ensina muito sobre o momento presente, sobre atenção, simplicidade e sobre viver um dia de cada vez. Lindo demais!

"A luz que extingue nossos olhos é escuridão para nós. Só amanhece o dia para o qual estamos despertos. O dia não cessa de amanhecer. O sol é apenas uma estrela da manhã."

Pisi14 25/08/2023

A solidão como liberdade
Quem gostar do livro vai gostar do game sobre o livro, disponível na Steam, podendo vivenciar as páginas numa simulação gráfica da experiência de Thoreau

O autor sai de casa em busca de uma vivência numa área erma, de floresta, que o conduza a experimentar a vida integrado à natureza, à frugalidade e ao trabalho prático.
Thoreau faz de Walden seu refúgio da civilização urbana e lá medita sobre a liberdade, sobre economizar recursos e sobre a sua transformação mediante o contato com o ambiente em estado natural

Ele vive em solidão mas lá encontra provisoriamente a liberdade para pensar, refletir e escrever

Thiagookling 04/08/2023minha estante
Gostei da tua analise, concordo e discordo em partes...

Acho que a proposta de Thoreau nos leva a algo próximo ao tribalismo.
Um povo indigena isolado não vive uma vida muito distinta da proposta por Thoreau. Note, é compreensível essa proposição, não quer dizer que seja aplicável ao nosso tempo (embora hajam povos que vivam dessa forma). Se ler o ensaio _andar à pé_ do mesmo Thoreau, verá trechos em que ele questiona por exemplo, o surgimento de linhas telefônicas entre dois pontos distintos da nação, que possivelmente essas pessoas nem tenham o que de fato falar com outras.

O que vejo de Thoreau, é uma critica a o que hoje chamamos de globalização. Quase uma busca por um primitivismo, que se pensarmos, é como vivemos enquanto espécie a maior parte do tempo até o surgimento da agricultura que nos levou a assentamentos permanente, mas que cronologicamente é recente à nossa espécie.

E mais, é preciso pensar que Thoreau vivia em uma nação recém surgida, e que se no surgir dessa nação as propostas de Thoreau fosse base, talvez não houvessem sequer discussões sobre propriedade privada, o que você argumenta ser o entrave pra por exemplo, plantarmos.

Mas acho que é um livro mais para repensarmos nossos modos, do que de fato aplicável ao nosso tempo, ao menos não completamente. ;-)

jbueno2023 09/04/2023

Antigo mas atual
Thoreau, embora tenha vivido entre 1817 e 1862, deixou-nos muitos ensinamentos, principalmente sobre vida simples e sustentável. Ele ensinou como fazer uma casa gastando pouco, viver com o mínimo necessário e aproveitar o que a natureza proporciona. É uma leitura lenta, mas muito agradável, recomendo ?.

André Silva 12/03/2023

Uma ode à Natureza
Henry David Thoreau é um apaixonado pela Natureza.
Neste livro, relata-nos a experiência que teve ao mudar-se para uma cabana em pleno Lago Walden, distanciado da civilização norte-americana.
Conta-nos o que aprendeu, como viveu e que ensinamentos retirou dessa experiência, de uma forma apaixonada e livre.
Thoreau consegue, por fim, que as conclusões filosóficas que retira de cada lição dada pela Natureza façam valer a pena todas as extensas descrições sobre a fauna e flora, que pouco me interessaram.

ViviGreg. 20/02/2023

Impossível terminar esse livro tendo a mesma visão da vida, da sociedade, da natureza e de tudo. Nós faz refletir e nós questionar sobre cada coisa que nos cerca, cheio de frases e pensamentos impactantes, que, mesmo tenho sido escrito no século XIX, se encaixa completamente no mundo em que vivemos hoje.
Já sou uma reclusa de tudo e esse livro me deu mais vontade ainda de me isolar no mato kkkkk adorei de verdade

DBAlves 13/01/2023

Walden
Thoreau, foi um intelectual excêntrico decidido a se isolar num local afastado, próximo ao lago Walden, conta tuda sua saga desde a escolha do local, construção da casa, plantações, caminhadas noturnas, nevascas, vizinhos distantes e muito mais. Buscando uma vida com significado, decidiu que o luxo e o conforto seriam dispensáveis e que estava disposto provar que qualquer um poderia, com os conhecimentos necessários, ter uma vida autossustentável no campo.

nico 22/12/2022

precisava ler
eu li esse livro porque eu precisava, já vi eles sendo referenciado em vários livros, músicas e filmes e precisava saber do que as pessoas tanto falavam.

o livro não me decepcionou mas eu já esperava isso mesmo então não me surpreendeu também. é bem interessante ver o mundo pela perspectiva do autor e acho uma leitura muito boa pra quando vc quer questionar tudo.

é claro que, o livro é velho, tem coisas preconceituosas e problemáticas então é importante ressaltar isso.

mas, recomendo.

Cinara... 08/12/2022

Favorito sempre!
"Acho saudável ficar sozinha na maior parte do tempo. Ter companhia, mesmo a melhor, logo se torna cansativo e dispersivo. Amo ficar só. Nunca encontrei companhia tão sociável quanto a solidão."

Um dos livros favoritos da minha vida, posso reler umas 1000x mas essa sempre será a frase da minha existência!
Perfeito!