Walden

Walden Henry David Thoreau

Resenhas - Walden

Henrique_ 04/04/2017

"A vida que os homens louvam e consideram bem sucedida é apenas um tipo de vida" Thoreau
Vou ser do contra em relação a muitos leitores deste livro, que a tantos encantou. Inegavelmente é um clássico por ser atemporal. Mas para um mero leitor curioso, que sempre ouviu falar do livro, a leitura é chata, porque o relato é demasiado detalhista em relação à agrimensura, a profissão do Thoreau. Mas fora esse ponto, que toma praticamente todo o livro, as sacadas do autor são brilhantes e muito à frente de seu tempo, tanto é que inspiraram Gandhi e Martin Luther King. O que mais me chamou a atenção foi a atitude de desapego em relação às instituições, aos bens materiais, aos aspectos da vida que não somam à alma humana. Viver com pouco, com o necessário é algo, sem dúvida, a se pensar e repensar neste mundo de excessos.
"Não só a maioria dos luxos e muitos dos ditos confortos da vida não são indispensáveis, como são francos obstáculos à elevação da humanidade."
Thoreau, Henry David. Walden (Locais do Kindle 305-308). L&PM Editores.
"A vida que os homens louvam e consideram bem-sucedida é apenas um tipo de vida. Por que havemos de exaltar só um tipo de vida em detrimento dos demais?"
Thoreau, Henry David. Walden (Locais do Kindle 379-380). L&PM Editores.

André Coletti 04/09/2016

Inspirador
"I went to the woods because I wished to live deliberately, to front only the essential facts of life, and see if I could not learn what it had to teach, and not, when I came to die, discover that I had not lived." Com essa frase, Thoreau descreve sua principal motivação durante sua experiência de largar a caótica vida urbana, que tanto inspirou homens e mulheres a reformular suas visões de mundo. Uma das frases mais marcantes da literatura norte-americana, sendo citada em diversos livros e filmes, como pelo professor John Keating, interpretado por Robin Williams no longa Sociedade dos Poetas Mortos (1989). Um daqueles livros que nos motiva a largar tudo em busca de novos significados para a nossa existência, semelhante à sensação que se tem ao ver o filme Na Natureza Selvagem (2007).

Billy 29/08/2016

A bíblia da transcendência
O ano é 1845 (apesar de ser lançado somente nove anos depois), e o cenário é um país altamente industrializado, cuja essência perdeu-se entre a fumaça das fábricas e as vitrines de lojas. O autor, Henry David Thoreau tece amargas críticas à esse estilo de vida supérfluo e reflete sua própria existência, encaixado nesse plano onde habita. A ferramenta de sua reflexão é nada mais do que um retiro para um bosque nas redondezas da cidade de Concord, onde constrói uma cabana e sua própria horta, mostrando ao leitor como fugir do nascente capitalismo da forma mais autossuficiente possível.

leitora pernambucana 15/07/2016

walden - ou a vida nos bosques.
Esse livro é autobiografico. Nele Thoreau relata o período que viveu afastado de toda sociedade. Mas recebia em sua cabana,poucos amigos mais íntimos dele. O livro tem vários paragráfos reflexivos,muitos pensamentos sobre alguns assuntos que Thoreau pensava e escrevia sobre os mesmos. Um verdadeiro transcendentalista,considerado rebelde,misógino e outras tantas coisas. Nos deixa nestas páginas relatos esplêndidos de sua vida na natureza!

Neyrian 04/07/2016

Só amanhece o dia para o qual estamos despertos
Walden não é um livro tão fácil de ler, pois é tecido em detalhes minuciosos, desde a lista de materias utilizados para construir a cabana até o processo de congelamento do lago. Mas mesmo sendo prolixo em algumas passagens porque o autor não priorizava a clareza de estilo, trata-se de uma obra grandiosa. Vale a pena acompanhar Thoreau dia após dia na sua estadia no bosque, divagar nas suas observações sobre a natureza, nas viagens e no estímulo à exploração do interior da alma humana.

Trata-se de uma obra sobre ecologia, natureza, vida simples e o interior da alma humana. Uma obra que deveria ser indispensável para qualquer indivíduo que está passando pelo bosque da vida, desejando sentar-se tranquilo e pensativamente diante de toda agitação, ansiedade e frenesi impostas ao Homem desde o século XIX.

O meu desejo é gravar diversas passagens do livro na minha alma para nunca serem esquecidas, não é a toa que foi uma obra que influênciou grandes personalidades como Gandhi e Martin Luther King. Mas a lição final do livro deixará marcas profundas na minha vida: "Só amanhece o dia para o qual estamos despertos. O dia não cessa de amanhecer. O sol é apenas uma estrela da manhã".

Arsenio Meira 06/10/2015

O POETA DE TODOS OS LAGOS
Foi Henry David Thoreau quem ensinou o homem do século XIX a olhar a natureza, e a
si próprio. É em redor de Concord, Massachusetts, que ele observou minuciosamente a natureza - identificando árvores, flores e gramíneas, anotando o regresso das aves na primavera, medindo e dialogando com o nível das águas dos rios, os anéis das árvores e o tamanho das sementes.

Vivendo embora no século dezenove, ele é um precursor do moderno discurso ambientalista, pois reivindica a necessidade de conservar a natureza como uma espécie clarividente de essencial domínio de vitalidade e de diversidade.

Balizado por um saber científico, Thoreau, no entanto, não descura a vida em seus semblantes menos ornados e deseja alcançar os ritmos e os padrões universais, tendo sempre à mão uma linguagem poética: confessa ter grande fé numa semente; perante uma semente, prepara-se para esperar maravilhas.

Quando no ano de 1845 decide deixar a sua casa e ir viver para uma cabana que ele mesmo construiu junto ao lago Walden, Thoreau sabia o que procurava. Ele foi para os bosques porque pretendia viver deliberadamente, defrontar-se apenas com os fatos essenciais da vida, e ver se podia aprender o que ela tinha a ensinar-lhe, em vez de descobrir à hora da morte que não tinha vivido.

Apostado em registrar a natureza envolvente, Thoreau viaja ao logo dos rios Merrimack e Concord em 1844 .Mas é com Walden, obra de 1854, e o centro de toda a sua produção literária, que Thoreau deixa um imperecível legado à humanidade. Vivendo quase dois anos junto ao lago Walden, o seu quotidiano é constituído pela observação de tudo aquilo que o rodeia: as águas do lago que desaguam no rio Concord, as mutações que se operam de acordo com a estação do ano.

Ao lado das referências às framboesas, às amoras, ao mirtilo,ao carvalho e ao sumagre, a presença constante da água: Um lago é o traço mais belo e expressivo da paisagem, preconizou .

Assinalando a presença de insetos patinadores, enaltece a transparência das águas. O âmago do livro de Thoreau parte da natureza para fazer o homem olhar-se a si mesmo, ou seja,o seu pensamento responde às associações que a paisagem lhe suscita.

Se as águas de Walden são serenas, já as dos rios remetem para a passagem, para a
fluidez: a vida em nós é como a água no rio: repleta do que não sabemos. Exceto Henri Thoreau: ele sabia.
Marta Skoober 06/10/2015minha estante
Bela resenha, Arsenio!

Arsenio Meira 06/10/2015minha estante
Agradeço a vc, Marta, ao Márcio, Carla e demais amigos pela indicação deste livro inesquecível, o integrante mais novo da minha mesa de cabeceira! Um abraço grande

Simone de Cássia 06/10/2015minha estante
Arsenio, desculpe a intromissão na conversa alheia mas, "vão combiná" que essa sua mesa de cabeceira deve ser do tamanho de uma caçamba de trucking, né? rs rs

Márcio_MX 06/10/2015minha estante
Sua resenha ficou perfeita, Arsenio!
Fico imensamente feliz por uma indicação minha ter sido proveitosa para um leitor inveterado como você, um leitor que tem uma experiência grande sempre é mais difícil de agradar e surpreender.
Que bom que tive uma pequena contribuição na sua bibliografia, assim como você já me influenciou várias vezes observando seus comentários e resenhas.

Márcio_MX 06/10/2015minha estante
Sua resenha ficou perfeita, Arsenio!
Fico imensamente feliz por uma indicação minha ter sido proveitosa para um leitor inveterado como você. Um leitor que tem uma experiência grande sempre é mais difícil de agradar e surpreender.

kkkkk, Simone, mas isso não é bom? ! Abraços
Márcio, eu é que lhe agradeço a generosidade e o seu olhar arguto e sensível de leitor que tem por excelência o gosto e o amor à literatura. Valeu! Um abraço a todos!

Carla Porto 06/10/2015minha estante
Sabia, por ousar saber. Assim aprendeu o que a natureza tinha a ensinar, e descobriu à hora da morte que quão tinha vivido. Um GRANDE homem que passeou por aqui e nos honrou com seu aprendizado! Legal, Arsenio!

Arsenio Meira 06/10/2015minha estante
Minha amiga, é isso! Ousou, e disse não à inércia de não ir lá! Você escreveu lindo, e qualquer palavra a mais é desnecessária. Um abraço imenso

Maria Isabel 06/10/2015minha estante
Linda, linda resenha!
bjos
Ps - recebi o Uruguaio e te enviei aquele livro.

Arsenio Meira 06/10/2015minha estante
Recebi hoje! Vc é demais mil vezes. Obrigado, depois eu te mando uma mensagem.
bjos

Horroshow 13/09/2015

Inteligente e reflexivo
Resenha por Mikael Nogueira

Em 1845, cansado com a sociedade americana atual devido ao crescente industrialismo e comercialismo, H. D. Thoreau resolveu tirar dois anos, dois meses e dois dias de sua vida para se isolar completamente em uma cabana à beira do Lago Walden. Durante esses anos de solidão, ele dedicou seu tempo para refletir sobre os mais diversos assuntos que nos cercam, originando uma das maiores obras já escrita.

No decorrer desse livro, somos inseridos nos pensamentos críticos e ácidos de um homem recluso que deseja evitar o mundo que tem se tornado supérfluo. Em sua escrita, se torna evidente de que sua intenção não era tornar a obra um sucesso literário. Beirando a divagação, Walden traz algo que se assemelha a um diário, onde ele depositou toda sua indignação, ideias desenvolvidas durante sua vida e, principalmente, ao tempo dedicado apenas às vozes de sua cabeça em seu período de isolação social.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/09/walden-h-d-thoreau.html

Valério 29/07/2015

Curioso
Em Walden, o autor relata sua experiência pessoal ao abandonar todo o conforto da vida em sociedade e se isolar em uma pequena cabana no meio do mato, próxima ao lago cujo nome dá título ao livro. Ali o autor fica por aproximadamente dois anos, vivendo à base do que planta, caça e pesca. Há filosofia que poderia ser utilizada ainda nos dias atuais, sobre a importância demasiada que damos ao dinheiro e, em especial, às aparências. O livro, escrito ainda no século 19, já aponta como as pessoas se endividam para ter o que não podem, para mostrar para quem não importa algo que não fará tanta diferença em suas vidas. O autor quis demonstrar que uma vida simples pode ser virtuosa e feliz. E ali viveu sozinho.
Além da filosofia, o autor faz várias análises geográficas do local. O livro é interessante, mas por vezes fica um pouco cansativo, especialmente na parte das análises geográficas, que me lembraram o início do livro "Sertões", de Euclides da Cunha.

Talita 28/05/2015

As reflexões da vida no bosque
Com certeza não foi escrito com a intenção de ser um grande sucesso literário. Antes, Thoreau somente expõem seus pensamentos, por vezes de maneira que beira a divagação, que são sempre profundos e filhos de de uma extensa reflexão da vida.
Em seu primeiro capítulo, que apesar de ser intitulado "Economia", ele demonstra sua maneira de pensar, claramente rebelde às convenções e às regras da sociedade, e toca mais de um assunto, como o trabalho, as pessoas, o consumismo e o Estado, entre outros.
Os capítulos seguintes vão ficando cada vez mais leves, na medida que ele parece se focar e decide escrever sobre o tema proposto, a vida no bosque. Seguem descrições de sua casa, sua rotina e do ambiente. Mas não deixa de posicionar sua opiniões em momento algum.
Sem dúvida um livro essencial, que com certeza abrirá para o leitor as portas de novas considerações e quebrará com muitos misticismos que ainda se entranham em nossa vida.

Barrera 14/05/2015

Mais ou menos
algumas frases boas, mas n explora mto essas ideias.

parece mais um imenso guia de botanica e cultivar a propria horta

Márcio_MX 09/04/2015

O verdadeiro filósofo
31/03/2015 2% (6 de 336)
"Depois de ler sobre os judeus em Auschwitz, será bom ouvir o "profeta" Thoreau, em seu livro que é considerado um guia para uma viagem interior.
Ótima apresentação por Eduardo Bueno."

01/04/2015 11% (38 de 336)
"Um livro publicado em 1854, mas totalmente atemporal, tudo o que ele discorreu até agora serve para 2015. Thoreau começa criticando a sociedade na parte econômica em seus mínimos detalhes como as roupas:
"...pois as roupas são apenas nossa película mais externa e nosso invólucro mortal."

E sobre as moradias próprias e de aluguel, sendo muito bacana observar os valores da época para salário, casa própria e vestuário. Somos livres de fato ou um rebanho guiado por nossa civilidade?" Nota: 4

02/04/2015 22% (75 de 336)
"Visualizar a imagem de Thoreau fazendo sua casa no lago, interagindo com a natureza, não como protagonista, mas como parte integrante de todo o sistema, realmente dá vontade de largar tudo e partir para viver.
Finalmente encontrei alguém que compartilha minha opinião sobre as cortinas: “... Aliás, eu comentaria que não gasto nada com cortinas, pois não tenho quem me espreite de fora a não ser o sol e a lua, e estes muito me agrada que espreitem dentro de casa.”. Rsrsrs.

Chama-me a atenção também a erudição do autor, ora fala de tribos indígenas e africanas com seus costumes, ora cita os filósofos gregos e lendas escandinavas e algumas vezes fala dos consagrados, Shakespeare, Darwin e Isaac Newton." Nota: 4

03/04/2015 31% (103 de 336)
"Nesse capitulo Thoreau fala sobre a leitura. Coincidentemente ele diz com outras palavras o que li no ultimo livro "A terra inteira e o céu infinito", que o passado nos fala através dos livros e a nossa voz se torna a do escritor:
"... O símbolo do pensamento de um antigo se torna a fala de um moderno."" Nota: 4

04/04/2015 45% (150 de 336)
"Me deu uma vontade de ir à Floresta da Tijuca!" Nota: 4

05/04/2015 59% (198 de 336)
""Entendi o que os orientais querem dizer com contemplação e renuncia a atividade. De modo geral, eu não me importava como transcorriam as horas.
"...passava os meados da noite pescando num barco ao luar, ao som da serenata das corujas e raposas, e de tempos em tempos ouvindo ali por perto o chiado de algum pássaro desconhecido." Nota: 4

07/04/2015 73% (244 de 336)
"E chegou o inverno... Naquela região de Boston é muito, mas muito frio, fico imaginando como foi ficar sozinho na floresta a beira do lago nessas condições!"Nota: 4

09/04/2015 100% (336 de 336)
"Lindo o pensamento de Thoreau fazendo analogia da Natureza com o corpo humano!
“mas isso pelo menos sugere que a Natureza tem entranhas, e nisso também ela é mãe da humanidade.”

Ele foi um raro filosofo que viveu coerentemente com seus ideais, no sentido mais extremo, crítico ferrenho da sociedade como um todo, viveu conforme pensou e pensou o que viveu:
“andar junto com o Construtor do universo, se puder -; não viver neste século XIX agitado, nervoso, alvoroçado, trivial, mas me postar ou me sentar pensativamente enquanto ele passa.”

Algumas pessoas lamento não ter conhecido pessoalmente e ter tido aquela meia hora de prosa, Thoreau com certeza foi uma delas! Fico imaginando o que ele diria do nosso século, com suas facilidades maravilhosas (Internet, celular, rede sociais, aviões, etc.) que deveriam nos dar mais tempo para a contemplação e meditação, mas que nos fazem escravos do mesmo!

Agradeço a Ana Paula Sinueh pela dica de leitura desse livro."Nota: 5
Ana Paula Sinueh 09/04/2015minha estante
Agora é partir para "Na natureza selvagem". Heheheh. A menos que tu queira ler Tolstói antes, outro inspirador de Chris Mcandless.

Márcio_MX 09/04/2015minha estante
Vou partir para "Na natureza selvagem" em breve, mas antes tenho umas pendências na meta de leitura. Acho que daqui a uns três livros eu chego lá ;)

Marta Skoober 06/02/2021minha estante
Favorito, ainda que goste de cortinas!

Michel 04/02/2015

Prefira a tradução de Astrid Cabral
Me parece ainda a melhor tradução desta obra para o português.

Lucas 02/02/2015

Viver deliberadamente para quando morrer não descobrir que de nada vivi
Poderia escrever uma dissertação maçante sobre como esse livro foi substancial à minha formação como indivíduo, mas estreitarei em poucas palavras minha mensagem. Descobri Walden no Ensino Médio por intermédio de um professor de Sociologia, desde então reli esse cânone de Henry D. Thoreau três vezes.

Nesse livro, autobiográfico, descobrimos e nos encantamos com os relatos de Thoreau que, cansado com os males da civilização e das maçantes práticas sociais impostas e consideradas como indissociáveis da vida moderna, decide isolar-se da urbanização e viver por alguns anos deliberadamente em um lago denominado Walden.

Lá ele descobre o real sentido de viver e como que a vida moderna é um mal a ser combatido, de forma que nós, seres humanos, ao regressar de certa forma às origens, podemos encontrar paz e liberdade, essa que pode ser considerada o ponto chave de todo o livro.

Thoreau era um anarquista verde, para ele o Estado oprimia os seus cidadãos e por isso não poderíamos desfrutar de uma plena liberdade se não nos distanciássemos desse inferno. Esse livro inspirou milhares de pessoas e Walden, junto com A Desobediência Civil, foi livro de cabeceira de Gandhi, como também da geração Beat americana dos anos 1950/1960.
Sem esquecer que foi um dos livros, junto com a obra de Tolstói, que motivou Christopher McCandless a largar tudo que tinha e seguir sua jornada nômade pelos Estados Unidos em busca da liberdade e felicidade plena.

Apesar de ter dito que seria sem delongas, termino essas breves linhas indicando a leitura desse livro. Talvez não lhe signifique nada, porém há um grande potencial de mudar drasticamente a sua vida, para melhor.