Algoritmos

Algoritmos José Augusto N. G. Manzano

Resenhas - Algoritmos

Flavio Barros 26/12/2014

Ótima introdução à programação
Eu tive a oportunidade de ler esse livro quando estava no ensino médio. Naquela época os computadores eram bem mais caros, tal que eu e meu irmão tínhamos um só para dividir. Como o tempo era restrito eu tive que aprender a "programar sem um computador" só lendo o livro. Mas posso garantir que com esse livro isso é possível! Na verdade esse livro não utiliza nenhuma linguagem de programação, ao invés disso ele utiliza o "português estruturado" que seria um linguagem com instruções em português, mas para a qual não existe um compilador. O leitor deve aprender os conceitos, fazer os exercícios, mas não implementar os programas em um computador, POR ENQUANTO!

Uma vez aprendido programação com o português estruturado, a transição para o Pascal é bastante natural, linguagem que acredito que os autores prepararam como o próximo passo. Depois trabalhei com C e outras linguagens e é bastante tranquilo. O Matlab é bastante parecido também e acho que pode ser um próximo passo para quem estiver estudando engenharia/matemática.

Enfim, a leitura é bem suave, os exemplos são muito bons e é um livro que aconselho para qualquer pessoa que pretende aprender a programar.
gbex 07/02/2015minha estante
Muito empolgante sua recomendação. Obrigado.

Claudio.Vargas 20/10/2016minha estante
Gostei foi muito objetivo.

JJ 29/12/2016

Um bom livro introdutório de algoritmos
Um bom livro introdutório de algoritmos. O autor não utiliza uma linguagem de programação propriamente dita, e sim, um português estruturado, Mazano é uma referência em lógica de programação, o livro possui uma linguagem simples, didática e com diversos exercícios práticos. Aborda conceitos de tomada de decisões, loopings, tabelas e sub-rotinas. Recomendo muito para iniciantes que estão aprendendo algoritmos e lógica de programação.

ntampinha 28/02/2018

Muito bom!!
Através do chamado "português estruturado" o livro visa ensinar ao leitor o princípio da programação, estruturando a lógica antes da linguagem. Com explicações, exemplos e muitos exercícios, qualquer pessoa leiga pode começar a se inteirar com o mundo dos algoritmos através deste livro.
É muito bom! Utilizei em meu curso de Programação e Desenvolvimento de Sistemas (IFSP - 2008/2009) e aprendi muito. Depois que se aprende a lógica da programação e a mexer com os algoritmos, fica muito fácil aprender e inserir a linguagem de programação no conhecimento que você adquiriu.
Aqui, o leitor não aprende nenhuma linguagem de programação em especial, mas aprende a manejar as informações como uma máquina (com entrada, processamento e saída de dados), a fazer loopings, tabelas e sub-rotinas. Depois de estudar por este livro, consegui aprender facilmente as linguagens de programação propriamente ditas; aprendi COBOL, Pascal, C, C++ e Java tranquilamente.
Recomendo muuuuito o livro!!!

Gilberto.Aparecido 13/09/2018

Mazano
Ótimo livro, o escritor é meu professor de lógica de programação .