A Política como Vocação

A Política como Vocação Max Weber

Resenhas - A Política como Vocação

Surrender_Nih 15/03/2023

Minhas anotações da leitura pra aula :)
Não é nem que seja uma resenha, só vou deixar salvo minhas anotações sobre a leitura caso eu perca o documento que usei pra anotar.

? coação física é o instrumento específico do Estado e o define
? Estado existe na condição de submissão dos homens dominados frente aos dominadores (relação de poder entre homens)
? 3 razões que justificam a dominação (a legitimam)
- Passado eterno/Poder Tradicional
- Poder através do Carisma (líderes carismáticos) - 2 tipos: profeta/mágico e chefe de guerra
- Poder Legal: Através das regras (algo mecânico)
? Obediência com motivos pessoais: retribuição material e prestígio social
? viver ?da? ou ?para? a política: política como fonte de renda e sua necessidade
- Resulta na necessidade de remuneração ao político, a fim de tornar o cargo disponível para toda a população e não só para aqueles com acúmulo de capital.
- Guerra de empregos dos partidos e projetos de negociação de diversos partidos empregados
? Responsabilidade do funcionário político de apenas obedecer, independente de sua convicção (aquilo que defende e acredita) assim como responsabilidade pessoal do chefe de estado de tomar decisões baseando-se no que acredita
*Demagogo? Uso da palavra escrita
*Jornalismo como trabalho político?
*Sistema caucus na Inglaterra?
? Boss no sistema plebiscitário, exemplo norte americano citado: negociador de cargos e patrocínio de partidos, geralmente ele próprio não atingindo cargos altos
- Sem orientação política ? O que importa é o nº de votos que pode conseguir
? Chefe político no controle de um partido faz com que tal partido perca sua vocação
? Necessidade de experiência no funcionalismo público (exemplo dos ajudantes do príncipe)
? 3 sentimentos do homem político:
- Paixão pela causa que defende
- Sentimento de responsabilidade
- Senso de proporção (fundamental ao chefe político): afastamento das pessoas para não ser influenciado
? Inimigo do homem político: vaidade
? Presença de moral em atos políticos: atos morais não pensam em consequências
Compelidos a recorrer a meios ruins e/ou desonestos para garantir fins bons
Moral não opera com o instrumento político da violência

Verônica 23/05/2017

A politica como vocação - Por: Pensamento Literário
Esse livro está nas referências bibliográficas do concurso para o qual estou estudando, mesmo sendo um livro didático, voltado para o conceito e compreensão da administração política resolvi resenhar. Então, Weber inicia sua obra levantando uma indagação sobre “o que é o Estado?”. O mesmo o define como o detentor da violência, aquele que promove a mesma e ainda a torna legítima. Sendo assim, o Estado consegue controlar e manipular essa “agressividade social”, e caso não conseguisse mais ter esse comando deixaria de ser o ”Estado”.
No primeiro momento Weber analisa e exemplifica o que seria a política por vocação. Em suas vertentes somos todos políticos e por isso a política acaba adquirindo vários significados e significantes. Entretanto esse apresenta a definição e consequentemente a diferença das posturas dos políticos, por isso “viver “para” a política” e “viver “da” política” tem sentidos diferentes. Dessa forma, o primeiro tem a finalidade de servi a uma causa, já o segundo tem como meta usufruir permanentemente da parte financeira que o cargo lhe proporciona. Então, esse utiliza de elementos textuais para explicar que o Estado Moderno é aquele que monopoliza o poder, sendo o único a utilizar a violência como padrão fundamental para influenciar decisões. Por isso, o paradoxo retratado pelo autor constantemente remete a questões rudimentares de que sempre ocorreu a dominação do homem sobre o homem.
Portanto ao retratar essa dominação e predomínio da humanidade Weber descreve três tipos de “ideias puras”. A primeira ele descreve como domínio tradicional, ou seja, é pautado na tradição e passado de geração a geração, como o governo monárquico. A segunda forma de autoridade é o poder carismático. Sua característica pauta-se na confiança, obediência e admiração por esse líder. E por fim temos o poder legal. Nesse sentido o autor o define como aquele baseado na legislação, isto é, em um estatuto regularizado guiado pelas formalizações da lei.
Sendo assim, o autor traça um paralelo histórico do desenvolvimento politico. Apontando que, a principio, eram necessários funcionários altamente capacitados para exercerem a função pública. O mesmo usa como o modelo os conselheiros dos príncipes. Conforme surgiu o parlamento ocorreu uma luta pelo poder, contudo nem mesmo a união de sujeitos por objetivos comuns foram capazes de dissuadir essa forma de governo. Como paradigma Weber relaciona diversos países como Inglaterra, os Estados Unidos, Alemanha dentre outros. Suas associações são pragmáticas; a função do funcionário politico consiste em administrar de forma apartidária, sem fazer política, assegurando e gerenciando questões governamentais com eficiência.
Por fim, temos a definição do homem politico e da ética. As qualidades do homem politico são: paixão, responsabilidade e o senso de proporção. A paixão é o desejo consciente, a devoção de trabalhar por um motivo, uma causa. A responsabilidade equivale-se ao sentimento de comprometimento, pois sem ele haveria falhas dentro da política. O senso de proporção é associado ao momento certo de agir ou não em prol de um resultado sensato.
Existem dois tipos de ética: a da convicção e a da responsabilidade. A ética da convicção não esta relacionada às ações do sujeito, mas da culpabilidade que empregam para suas atitudes, justificando seus equívocos com subsídios incoerentes, tendo assim a responsabilidade ligada a outros sujeitos, a sociedade ou a fé. A ética da responsabilidade correlaciona o delito do infrator ao mesmo, esse é responsabilizado por suas transgressões.
Dado o cenário politico brasileiro que estamos vivendo e para uma melhor compreensão de como funciona questões legislativas e politicas aconselho essa obra, entretanto ressalto que a mesmo é realmente para quem se interessa pela temática que esta sendo abordada. Não sei se tem muitas pessoas que leram esse livro, mas caso tenha e queira contribuir com opiniões construtivas, deixe seu comentário. Será uma discussão prazerosa.

site: http://pensaliterario.blogspot.com.br/2017/05/resenha-politica-como-vocacao.html#.WSRpLusrLIU