A Mística Feminina

A Mística Feminina Betty Friedan

Resenhas - Mística Feminina

Isagerada 04/08/2022

é uma leitura interessante e com um viés bem político. faz a gente refletir e valorizar um pouco mais a possibilidade de termos nosso próprio corre hoje em dia invés de estarmos ainda presa nesse tipo de mentalidade (apesar de ela ainda ser comum). li coisas que não concordei, li coisas que grifei, li coisas que nem havia pensado ainda mas fizeram sentido. um bom livro político no geral. uma leitura que vale a pena.
xxxxxxxxxx 04/08/2022minha estante
Ótima avaliação ?

Ruthiane 13/03/2022

Betty Friedan trouxe outra perspectiva para o feminismo em sua luta por equidade entre gêneros, ela insistiu em colocar a figura do marido como aliada e que o conceito de família não deveria ser rejeitado, mas sim reconfigurado. Por isso, Betty foi considerada uma feminista burguesa pelo grupo mais radical do movimento.

Apesar de muito criticada por parte do movimento, obra também ensina sobre o que é o movimento feminista e o motivo pelo qual ele existe. Mostra que para ser feminista e lutar pela causa, não necessariamente é preciso estar à margem da sociedade, ou não casar nem ter filhos porque ser mulher é "muito mais que isso".

Friedman ainda coloca que o fato das opiniões divergirem dentro do feminismo, não deve existir uma linha mais feminista que outra, pois há um sentimento é inerente a todas. Porque há muitas mulheres no mundo e é preciso entender que nem todas as opiniões estarão em sintonia. Entretanto, na inquietude por seus direitos, todas se identificam e se unem.

Jo 23/01/2022

importante!
não digo que é uma das leituras mais agradáveis do mundo: é um pouco repetitivo e com muitas informações. contudo, é uma leitura EXTREMAMENTE importante pra entender a história das mulheres.

gosto muito do epílogo, que faz perceber como esse livro impactou a maneira de vida das mulheres no final das contas. Da uma esperança. saber que a ideia, e o reconhecer dela, podem mudar estruturas. Muito orgulho do caminho que essas mulheres traçaram.

o livro tras dados muito importantes, que mostram a realidade da mulher estadunidense depois da 2a Guerra, e desse retorno ao lar. É bizarra a manipulação que foi feita pra que isso tenha acontecido. Mas faz muito sentido que foi por isso que as mulheres infelizmente, voltaram para aquele estado.

Ponto fortíssimo; Betty friedan metendo o pau em freud, OBRIGADA MULHER!!!!

Jo 23/01/2022

importante!

Ponto fortíssimo; Betty friedan metendo o pau em freud, OBRIGADA MULHER!!!!

Julia.Dani 30/12/2021

A mística feminina
Bibliografia muito importante para todas as feministas. A autora fala sobre o sentimento de vazio das mulheres que largam tudo ou não constroem carreira para cuidar da família. A Betty Friedan foi, e ainda é, muito importante para luta feminista e essa obra também.

visreading 14/11/2021

muito bom, mas é um livro que parte da perspectiva e dos problemas de uma mulher branca falando de outras mulheres brancas, então por vezes tem aquele toque de um olhar superficial sobre algumas questões

Kelly296 10/11/2021

Uma vez li uma frase "primeiro nos cortam as asas, depois nos culpam por não saber voar". Esse livro explica muito bem como as midias em gerais influenciam na vida de nós mulheres, colocando a gente em lugares sem que a gente questione se realmente gostaríamos de estar ali. Betty Friedan vai questionar o que aconteceu com as mulheres que estavam na luta no Movimento das Sufragistas mas logo depois adormeceram de novo e pararam de lutar por conta de uma felicidade vendida através da família, com casamento e filhos mas que futuramente gerou muitas mulheres depressivas e infelizes com a própria vida.
ketellygc 10/11/2021minha estante
ansiosissíma p ler esse!

Lucila 08/09/2021

Essencial
Leitura essencial para mulheres e meninas.
Para perceber e descontruir o manual de como devemos ser.

Erica 19/07/2021

Essencial
Concordo que é um livro necessário, mas um pouco maçante. No começo me gatilhou mto, achei bem atual o problema, várias coisas q ainda ouvimos da "família tradicional" e das igrejas (principalmente evangélica), mas a escrita é repetitiva, os capítulos enrolam mto num assunto q poderia ser tratado em poucas páginas. Porém, recomendo a leitura, pois nos leva a entender um pouco mais do q mulheres passaram para que chegássemos aqui.

mands 06/07/2021

mística feminina
em meio a rede televisiva em alto e bom som um ?secretário de saúde? disse que a preferência do horário matutino para a vacinação das mulheres deve-se ao fato de possibilitar a volta dela cedo para casa para preparar o almoço. e é exatamente sobre essa ótica que Betty desenvolve ?Mística Feminina?. Apesar do recorte extremamente específico( mulheres brancas e heterossexuais), a ideia central da obra é abordar a norma social e imagem da mulher fundamentalmente como mãe e esposa após o término da Segunda Guerra e os mecanismos de persuasão( revistas, teorias psicanalíticas, instituições ..)
Insiro aqui um recorte do ?guia da boa esposa(1955)
(12) seu objetivo: certificar-se de que sua casa é um lugar de paz, ordem e tranquilidade, onde seu marido pode se renovar em corpo e espírito?
Apesar da ideia de homens provedores do lar e mulheres como responsáveis pelo trabalho doméstico e cuidado dos filhos parecer ultrapassada, em momentos atuais com o crescimento e popularidade de alas extremamente conservadoras você facilmente encontra discursos que abraçam essa ótica.
| o que me incomoda no livro é parecer que ela está falando por varias mulheres quando na verdade é um grupo reduzido e não associar claramente o capitalismo como causador das desigualdades

eu daria 3.8 ??

Ailauany 05/07/2021

A mística feminina permite, até encoraja, que as mulheres ignorem a questão da sua dientidade. A mística diz que podem responder à questão "Quem sou eu?" com "Esposa do Tom, mãe da Mary"

Luiza 23/06/2021

A segunda onda...
Estou sempre me debruçado em obras que abordam a condição feminina e considero esse livro obrigatório.

A leitura é bem agradável, flui com facilidade. É extremamente interessante.

Retrato de uma época, ainda permanece uma obra atual. Recomendo.

Nathália 21/06/2021

Excelente compilado sobre a mística feminina
A autora traz detalhadamente como se desenvolveu a mística desde o início do feminismo enquanto política e sua ascensão assim que o movimento perdeu força. Incomodei-me um pouco com alguns comentários liberais, mas são totalmente aceitáveis uma vez que a sua obra inaugura uma discussão importantíssima sobre o tema e mostra toda a coragem de Friedan para questiona-lo.
Recomendadíssimo!

Bia 19/06/2021

A mística feminina
Acredito que a mística feminina não estava presente apenas naquela época. Ainda vejo resquícios dela depois de todas as falas da autora. Precisamos continuar a lutar pela igualdade e pelos direitos femininos. Já evoluímos, mas precisamos evoluir muito mais.
Esse livro é extremamente necessário para quem quer entender sobre feminismo, igualdade e escolhas