A Caixa de Pandora

Dora Panofsky

Resenhas - A Caixa de Pandora

Natan Falconi 17/01/2023

"Belo mal"
Muito do meu fascínio pela "caixa" de Pandora é por conta da diversidade de interpretações e significados que o mito carrega. Esse livro serviu para mostrar que o tema é ainda mais complexo do que eu imaginava e me deixou ainda mais encantado.

Eu gosto de interpretar o mito como uma alegoria ao conhecimento, embora não tenha encontrado essa interpretação especificamente no livro. Para mim, a caixa fechada representa a ignorância; é mais fácil deixá-la assim. A partir do momento que o homem a abre, instigado pela curiosidade, ele toma conhecimento do mundo, mas liberta toda dor e sofrimento causada pelo saber. É um caminho sem volta; uma vez aberta, é impossível fecha-la. A única coisa que nos resta é a esperança, manifestada de diversas formas.

Sobre o livro, é um pouco diferente do que eu esperava. Os autores não focam tanto na origem do mito em si; eles partem do pressuposto de que o leitor já o conhece, para desenvolver a sua trajetória ao longo do tempo e as transformações que ele sofre através das diferentes sociedades, o que não deixa de ser interessante, mas não esgota a profundidade da mitologia grega original.

? | Citação: "Pandora é a primeira mulher, a maldade em forma de beleza, ou 'belo mal'; ela abre a caixa proibida, de onde saem todos os males que a humanidade haveria de herdar; somente a esperança permaneceu."